[ANPPOM-Lista] Clipping da AdUnB - ações contra fusão do MCTI e Comunicações (31/05/2016)

Camila Zerbinatti camiladuze em gmail.com
Qua Jun 1 17:17:13 BRT 2016


Olá professora Beatriz,

aumentando este clipping, A luta pelo fim do MCTI na Science: "*Days after
Temer assumed office, the government merged the science ministry with the
communications ministry, leaving researchers fearing for what's left of
their already diminished budgets. Meanwhile, pro-development forces are
moving ahead on a constitutional amendment that could speed approval for
dams, highways, mines, and other megaprojects*."

http://science.sciencemag.org/content/352/6289/1044


Saudações,
Camila.

Em 1 de junho de 2016 01:56, Beatriz Magalhães Castro <
bmagalhaescastro em gmail.com> escreveu:

> Clipping da AdUnB - ações contra fusão do MCTI e Comunicações
>
>
>
>
> *No Senado, cientistas reforçam repúdio à fusão do Ministério de CT&I*
>
>
>
> Em audiência pública organizada pela CCT ontem, a presidente da SBPC,
> Helena Nader, afirmou que é preciso entender que a área de ciência,
> tecnologia e inovação deve ser uma política de Estado. Os senadores também
> se manifestaram, de forma unânime, contra a fusão e chamaram a medida de
> “insana” e “absurda”
>
> Leia mais
> <http://www.sbpcnet.org.br/site/noticias/materias/detalhe.php?id=5112>
>
>
>
> *SBPC se mantém firme contra fusão do MCTI*
>
>
>
> Na última quarta-feira, 25, cientistas se reuniram com o ministro Gilberto
> Kassab no escritório da Presidência da República, em São Paulo (SP),
> oportunidade em que foi destacada a necessidade de recuperar e manter as
> fontes de fomento para pesquisa, desenvolvimento e inovação.
>
> Leia mais
> <http://www.sbpcnet.org.br/site/noticias/materias/detalhe.php?id=5115>
>
>
>
> *Cientistas criam frente contra a fusão de ministérios*
>
>
>
> A exemplo de artistas e intelectuais que se uniram pela volta do
> Ministério da Cultura, cientistas, pesquisadores e professores
> universitários se mobilizam contra a fusão dos Ministérios da Ciência
> Tecnologia e Inovação (MCTI) e das Comunicações. Nesta quarta-feira, 25,
> cem deles participaram do lançamento da Frente Contra a Extinção do MCTI,
> na Coordenadoria de Pós-Graduação em Engenharia (Coppe) da Universidade
> Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
>
> Leia mais <http://www.abc.org.br/article.php3?id_article=7832>
>
>
>
> *Vetos ao Marco Legal de CT&I são mantidos pelo Senado Federal*
>
>
>
> No dia 24 de maio, o Senado Federal aprovou a manutenção dos oito vetos
> feitos pela presidente afastada, Dilma Rousseff, ao Marco Legal de Ciência,
> Tecnologia e Inovação (CT&I) (Lei 13.243/2016), sancionado em 11 de janeiro
> de 2016, com aprovação do texto integral por deputados e senadores. Na
> Câmara, a votação havia sido contrária aos cortes feitos pela presidente à
> legislação, mas o Senado acabou derrubando a decisão. Desde janeiro, a
> comunidade científica se engaja para derrubar os vetos.
>
> Leia mais <http://www.abc.org.br/article.php3?id_article=7831>
>
>
>
>
> *Em nota, FNE fala sobre desafios da CONAE e fortalecimento dos Fóruns
> estaduais*
>
>
>
> O Fórum Nacional de Educação (FNE) vem a público apresentar a 40ª Nota
> Pública, aprovada em sua última reunião. A nota dispõe sobre a criação,
> implementação e fortalecimento dos Fóruns Permanentes de Educação
> (Estaduais, Distrital e Municipais), especialmente com vistas à realização
> da Conferência Nacional de Educação (Conae 2018). "Esta Nota cumpre
> encaminhamento proposto pelo pleno ampliado que se reuniu, dia 10 de maio,
> no sentido de estimular o fortalecimento dos Fóruns de Educação nos
> estados, Distrito Federal e municípios", explica o coordenador do FNE,
> Heleno Araújo.
>
> Leia mais
> <http://proifes.org.br/noticia/1477/em-nota-fne-fala-sobre-desafios-da-conae-e-fortalecimento-dos-foruns-estaduais>
>
>
>
> *Entidades pedem recriação de grupo instituído para propor cotas em
> pós-graduação*
>
>
>
> Organizações não governamentais ligadas à educação pedem que governo
> reconvoque o grupo de trabalho criado em setembro de 2015 para propor
> políticas afirmativas que favoreçam a inclusão de estudantes negros,
> pardos, indígenas ou com necessidades especiais nos cursos de pós-graduação.
>
> Leia mais
> <http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2016-05/entidades-pedem-recriacao-de-grupo-instituido-para-propor-cotas-em-pos>
>
>
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