[ANPPOM-Lista] Caneta desmanipuladora: "O funk, o espelho e o reflexo"

Luciano Morais lucianocesar78 em yahoo.com.br
Ter Jun 7 00:30:06 BRT 2016


Caro Carlos...

    Ficou ÓTIMO! Adorei a sua intervenção no xexelento. 
E, antes que me esqueça: 
"Fora Temer".
"Fica Dilma".

Abraço!
Luciano

> Em 6 de jun de 2016, às 00:00, Carlos Palombini <cpalombini em gmail.com> escreveu:
> 
> 
> Em texto de 24 de maio, Fábio Malini, coordenador do Laboratório de Estudos sobre Imagem e Cibercultura (Labic) do Departamento de Comunicação Social da Ufes, declara:
> 
>> Duas coisas novas no repertório virtual dos movimentos brasileiros. 1) O ‪#‎Vomitaço‬, esse dispositivo de slackativismo (ativismo de sofá) que paralisa qualquer forma de peleguismo em páginas de Facebook. Indicador de insatisfação, o #Vomitaço se tornou uma espécie de vacina contra o "comentarista de portal", com suas trolagens estúpidas, porque o #vomitaço inviabiliza que os radicais de direita ganhem plateia online. O #Vomitaço virou uma antiplateia, um selo da "reação negativa" no Facebook. Seca qualquer possibilidade de existência de audiência e, assim, bloqueia a influência de uma página no Facebook. O Vomitaço é assim uma máquina redutora de influência a partir de uma ação de excesso de atenção inóspita a uma página. 2) A caneta desmanipuladora, ou seja, esse cibermovimento de retitular, à mão, as machetes de capa de jornal impresso. Esse remix ataca o coração da indústria de notícia: a possibilidade de agendar a sociedade, reinterpretando os fatos sociais. A "desmanipulação" completa o largo ciclo de queda de credibilidade, do número de leitor e de vendas da imprensa de papel, demonstrando que o "pacto de Jucá" também desnudou todo esforço de certos grupos midiáticos (e de jornalistas pagos por estes) de ocultar a verdade (o golpe) para afirmar intere$$es corporativos (o apoio ao governo conservador). Em paralelo a tudo isso, segue, no mundo real, a multiplicação de atos, ocupações, paralisações, bloqueios de rua, greves, que demonstram que o #Vomitaço também está nas ruas.
> 
> Utilizei a ideia da caneta desmanipuladora de modo expandido para comentar o artigo de hoje de Artur Xexéu n'O Globo: "O funk, o espelho e o reflexo".
> 
> https://goo.gl/MfEJel
> 
> "Fora Temer!"
> 
> Carlos
> 
> -- 
> carlos palombini, ph.d. (dunelm)
> professor de musicologia ufmg
> professor colaborador ppgm-unirio
> www.proibidao.org
> ufmg.academia.edu/CarlosPalombini
> www.researchgate.net/profile/Carlos_Palombini2
> scholar.google.com.br/citations?user=YLmXN7AAAAAJ
> ________________________________________________
> Lista de discussões ANPPOM
> http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l
> ________________________________________________
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20160607/0d841a82/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L