[ANPPOM-Lista] Sobre a Cátedra Indiana de Música

Cristina Maria Pavan Capparelli Gerling cgerling em ufrgs.br
Qua Mar 2 07:54:30 BRT 2016

Olá Sandroni e Colegas,

Concordo muitíssimo, o semestre que passei
lá (janeiro a maio de 2014) foi espetacular em todos os aspectos,
encorajo a todos que se beneficiem desta oportunidade,

Cordialmente,

Cristina

Em 2016-03-01 21:41, Carlos Sandroni escreveu:

> Olá
colegas,
> Acredito que muitos colegas devem ter visto a chamada da
Cátedra Indiana de Música, aberta até o final de março.
> Como fui o
mais recente beneficiário desta cátedra (agosto-dezembro 2015), resolvi
escrever este email para incentivar candidaturas de colegas. A cátedra é
uma oportunidade única para a área de música no Brasil, já que é
destinada especificamente a professores/as desta área. O email acabou
ficando longo, desculpem, a intenção é trazer informações de interesse
geral.
> Indiana é um estado do chamado Mid-West norte-americano. O
campus principal da universidade fica na cidade de Bloomington, uma
cidade universitária a duas horas da capital (Indianápolis) e a quatro
horas de Chicago (no estado vizinho do Illinois).
> Os atrativos da
Universidade de Indiana para a área de música são muitos. O primeiro é a
própria Jacobs School of Music, considerada uma das três melhores dos
Estados Unidos, e segundo alguns, a melhor. A ênfase maior da Jacobs é a
performance, sobretudo na tradição clássica Ocidental (incluindo um
Instituto de Música Antiga que foi fundado por ninguém menos que Thomas
Binkley). A área de composição também é forte. Na parte mais teórica,
eles contam com departamentos de Educação Musical, Teoria Musical e
Musicologia. Não tem Etnomusicologia na Jacobs, mas nem por isso colegas
etnomusicólogos/as devem desanimar, ao contrário!
> A Universidade de
Indiana tem pelo menos dois pontos fortes para etnomusicólog em s. Um é o
Departamento de Etnomusicologia e Folclore, que é separado da escola de
música, mas que é muito expressivo também. Basta dizer que a sede
oficial da Society for Ethnomusicology funciona neste departamento. E
foi em Indiana que Bruno Nettl se tornou etnomusicólogo, sob a
orientação de George Herzog. O setor de Etnomusicologia é dirigido hoje
por Ruth Stone. A interlocução com os estudos de Folclore é estimulante;
foi por exemplo graças à interlocução com folcloristas de lá, como
Richard Bauman e outros, que os debates em torno da performance (no
sentido antropológico) ganharam muito fôlego na etnomusicologia.
outro ponto forte para etnomusicólog em s são os Archives of Traditional
Music, fundados por Herzog e George List em 1954. É a mais importante
coleção de gravações de campo dos Estados Unidos, e uma das maiores do
mundo. Foi lá, por exemplo, que Xavier Vatin encontrou em 2014 a
gravação da voz do Mário de Andrade, que ninguém no Brasil conhecia.
Neste meu semestre lá, encontrei também gravações de xangô de Recife,
feitas nos anos 1940, também desconhecidas por aqui.

> Voltando à
escola de música, o instituto ao qual o/a beneficiári/a da cátedra fica
mais diretamente ligado é o Centro de Música Latino Americana, hoje
dirigido pelo etnomusicólogo Javier León (um ex-orientando de Gerard
Béhague). O Centro é um ambiente de trabalho excelente, e proporciona
condições excepcionais no que se refere a espaço de trabalho e
convivialidade.
> Finalmente, o/a beneficiário/a da bolsa também será
acolhido/a pelo Centro de Estudos do Caribe e da América Latina (CLACS),
que é um instituto do que os americanos chamam de "area studies",
congregando sociólogos, estudiosos de cultura e literatura, e outros
interessados em América Latina/Caribe. A universidade conta também com
um importante departamento de Espanhol e Português, com forte interesse
pelo Brasil. A conexão com o CLACS e o departamento de
Espanhol/Português, ou seja, a possibilidade de relacionar pesquisas
musicais com o contexto social e cultural mais amplo, foi muito bem
vinda no meu período lá.
> Isto é apenas um depoimento pessoal. Espero
estar contribuindo para que muit em s colegas, de nossas diferentes
sub-áreas, se animem a apresentar suas candidaturas.
> Saudações do

Sandroni --

> Carlos Sandroni
> Departamento de Música, UFPE

Programa de Pós-Graduação em Antropologia, UFPE
> Programa de
Pós-Graduação em Música, UFPB
> Telefones:
> (81) 2126 8596 / 8597