[ANPPOM-Lista] Sobre a Cátedra Indiana de Música

luigi antonio Irlandini cosmofonia.lai em gmail.com
Qua Mar 2 08:37:58 BRT 2016


Caro Carlos,
parabéns por ter sido escolhido para a cátedra da UI Bloomington! Tenho
certeza que a sua presença aí (lá?) vai ser muito enriquecedora para você e
eles. Eu estive na Jacobs em 2007 como compositor visitante e fiquei muito
impressionado com quão fervilhante este lugar é em termos de performances e
palestras. Muuuuuuuito frio também. Aproveite!
abraços,
Luigi

Prof. Dr. Luigi Antonio Irlandini
cosmofonia.lai em gmail.com

https://sites.google.com/site/cosmofonialai/

*https://www.youtube.com/channel/UC6jbZ8Tcz4Czvv-vMNa8Wjw
<https://www.youtube.com/channel/UC6jbZ8Tcz4Czvv-vMNa8Wjw>https://soundcloud.com/luigi-antonio-irlandini
<https://soundcloud.com/luigi-antonio-irlandini>*

Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
Centro de Artes - CEART
Departamento de Música - DMU
Programa de Pós-Graduação em Música - PPGMUS
Grupo de Pesquisa Processos Músico-Instrumentais
Linha de Pesquisa: Teoria e Prática da Criação Musical




2016-03-01 21:41 GMT-03:00 Carlos Sandroni <carlos.sandroni em gmail.com>:

> Olá colegas,
>
> Acredito que muitos colegas devem ter visto a chamada da Cátedra Indiana
> de Música, aberta até o final de março.
>
> Como fui o mais recente beneficiário desta cátedra (agosto-dezembro 2015),
> resolvi escrever este email para incentivar candidaturas de colegas. A
> cátedra é uma oportunidade única para a área de música no Brasil, já que é
> destinada especificamente a professores/as desta área. O email acabou
> ficando longo, desculpem, a intenção é trazer informações de interesse
> geral.
>
> Indiana é um estado do chamado Mid-West norte-americano. O campus
> principal da universidade fica na cidade de Bloomington, uma cidade
> universitária a duas horas da capital (Indianápolis) e a quatro horas de
> Chicago (no estado vizinho do Illinois).
>
> Os atrativos da Universidade de Indiana para a área de música são muitos.
> O primeiro é a própria Jacobs School of Music, considerada uma das três
> melhores dos Estados Unidos, e segundo alguns, a melhor. A ênfase maior da
> Jacobs é a performance, sobretudo na tradição clássica Ocidental (incluindo
> um Instituto de Música Antiga que foi fundado por ninguém menos que Thomas
> Binkley). A área de composição também é forte. Na parte mais teórica, eles
> contam com departamentos de Educação Musical, Teoria Musical e Musicologia.
> Não tem Etnomusicologia na Jacobs, mas nem por isso colegas
> etnomusicólogos/as devem desanimar, ao contrário!
>
> A Universidade de Indiana tem pelo menos dois pontos fortes para
> etnomusicólog em s. Um é o Departamento de Etnomusicologia e Folclore, que é
> separado da escola de música, mas que é muito expressivo também. Basta
> dizer que a sede oficial da Society for Ethnomusicology funciona neste
> departamento. E foi em Indiana que Bruno Nettl se tornou etnomusicólogo,
> sob a orientação de George Herzog. O setor de Etnomusicologia é dirigido
> hoje por Ruth Stone. A interlocução com os estudos de Folclore é
> estimulante; foi por exemplo graças à interlocução com folcloristas de lá,
> como Richard Bauman e outros, que os debates em torno da performance (no
> sentido antropológico) ganharam muito fôlego na etnomusicologia.
>
> O outro ponto forte para etnomusicólog em s são os Archives of Traditional
> Music, fundados por Herzog e George List em 1954. É a mais importante
> coleção de gravações de campo dos Estados Unidos, e uma das maiores do
> mundo. Foi lá, por exemplo, que Xavier Vatin encontrou em 2014 a gravação
> da voz do Mário de Andrade, que ninguém no Brasil conhecia. Neste meu
> semestre lá, encontrei também gravações de xangô de Recife, feitas nos anos
> 1940, também desconhecidas por aqui.
>
> Voltando à escola de música, o instituto ao qual o/a beneficiári/a da
> cátedra fica mais diretamente ligado é o Centro de Música Latino Americana,
> hoje dirigido pelo etnomusicólogo Javier León (um ex-orientando de Gerard
> Béhague). O Centro é um ambiente de trabalho excelente, e proporciona
> condições excepcionais no que se refere a espaço de trabalho e
> convivialidade.
>
> Finalmente, o/a beneficiário/a da bolsa também será acolhido/a pelo Centro
> de Estudos do Caribe e da América Latina (CLACS), que é um instituto do que
> os americanos chamam de "area studies", congregando sociólogos, estudiosos
> de cultura e literatura, e outros interessados em América Latina/Caribe. A
> universidade conta também com um importante departamento de Espanhol e
> Português, com forte interesse pelo Brasil. A conexão com o CLACS e o
> departamento de Espanhol/Português, ou seja, a possibilidade de relacionar
> pesquisas musicais com o contexto social e cultural mais amplo, foi muito
> bem vinda no meu período lá.
>
> Isto é apenas um depoimento pessoal. Espero estar contribuindo para que
> muit em s colegas, de nossas diferentes sub-áreas, se animem a apresentar
> suas candidaturas.
>
> Saudações do
> Sandroni
>
>
> --
> Carlos Sandroni
> Departamento de Música, UFPE
> Programa de Pós-Graduação em Antropologia, UFPE
> Programa de Pós-Graduação em Música, UFPB
> Telefones:
> (81) 2126 8596 / 8597 (UFPE)
> (81) 9811 1473 (Celular)
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> Rua César Loureiro, 75/103
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