[ANPPOM-Lista] Sobre a Cátedra Indiana de Música

mcamara em usp.br mcamara em usp.br
Qua Mar 2 16:38:07 BRT 2016


Obrigado pelas informações, caro Carlos. 
Abs, 
Marcos 

----- Mensagem original -----

> De: "Carlos Sandroni" <carlos.sandroni em gmail.com>
> Para: "anppom-l" <anppom-l em iar.unicamp.br>, "etnomusicologiabr"
> <etnomusicologiabr em yahoogrupos.com.br>
> Enviadas: Terça-feira, 1 de Março de 2016 21:41:37
> Assunto: [ANPPOM-Lista] Sobre a Cátedra Indiana de Música

> Olá colegas,

> Acredito que muitos colegas devem ter visto a chamada da Cátedra
> Indiana de Música, aberta até o final de março.

> Como fui o mais recente beneficiário desta cátedra (agosto-dezembro
> 2015), resolvi escrever este email para incentivar candidaturas de
> colegas. A cátedra é uma oportunidade única para a área de música no
> Brasil, já que é destinada especificamente a professores/as desta
> área. O email acabou ficando longo, desculpem, a intenção é trazer
> informações de interesse geral.

> Indiana é um estado do chamado Mid-West norte-americano. O campus
> principal da universidade fica na cidade de Bloomington, uma cidade
> universitária a duas horas da capital (Indianápolis) e a quatro
> horas de Chicago (no estado vizinho do Illinois).

> Os atrativos da Universidade de Indiana para a área de música são
> muitos. O primeiro é a própria Jacobs School of Music, considerada
> uma das três melhores dos Estados Unidos, e segundo alguns, a
> melhor. A ênfase maior da Jacobs é a performance, sobretudo na
> tradição clássica Ocidental (incluindo um Instituto de Música Antiga
> que foi fundado por ninguém menos que Thomas Binkley). A área de
> composição também é forte. Na parte mais teórica, eles contam com
> departamentos de Educação Musical, Teoria Musical e Musicologia. Não
> tem Etnomusicologia na Jacobs, mas nem por isso colegas
> etnomusicólogos/as devem desanimar, ao contrário!

> A Universidade de Indiana tem pelo menos dois pontos fortes para
> etnomusicólog em s. Um é o Departamento de Etnomusicologia e Folclore,
> que é separado da escola de música, mas que é muito expressivo
> também. Basta dizer que a sede oficial da Society for
> Ethnomusicology funciona neste departamento. E foi em Indiana que
> Bruno Nettl se tornou etnomusicólogo, sob a orientação de George
> Herzog. O setor de Etnomusicologia é dirigido hoje por Ruth Stone. A
> interlocução com os estudos de Folclore é estimulante; foi por
> exemplo graças à interlocução com folcloristas de lá, como Richard
> Bauman e outros, que os debates em torno da performance (no sentido
> antropológico) ganharam muito fôlego na etnomusicologia.

> O outro ponto forte para etnomusicólog em s são os Archives of
> Traditional Music, fundados por Herzog e George List em 1954. É a
> mais importante coleção de gravações de campo dos Estados Unidos, e
> uma das maiores do mundo. Foi lá, por exemplo, que Xavier Vatin
> encontrou em 2014 a gravação da voz do Mário de Andrade, que ninguém
> no Brasil conhecia. Neste meu semestre lá, encontrei também
> gravações de xangô de Recife, feitas nos anos 1940, também
> desconhecidas por aqui.

> Voltando à escola de música, o instituto ao qual o/a beneficiári/a da
> cátedra fica mais diretamente ligado é o Centro de Música Latino
> Americana, hoje dirigido pelo etnomusicólogo Javier León (um
> ex-orientando de Gerard Béhague). O Centro é um ambiente de trabalho
> excelente, e proporciona condições excepcionais no que se refere a
> espaço de trabalho e convivialidade.

> Finalmente, o/a beneficiário/a da bolsa também será acolhido/a pelo
> Centro de Estudos do Caribe e da América Latina (CLACS), que é um
> instituto do que os americanos chamam de "area studies", congregando
> sociólogos, estudiosos de cultura e literatura, e outros
> interessados em América Latina/Caribe. A universidade conta também
> com um importante departamento de Espanhol e Português, com forte
> interesse pelo Brasil. A conexão com o CLACS e o departamento de
> Espanhol/Português, ou seja, a possibilidade de relacionar pesquisas
> musicais com o contexto social e cultural mais amplo, foi muito bem
> vinda no meu período lá.

> Isto é apenas um depoimento pessoal. Espero estar contribuindo para
> que muit em s colegas, de nossas diferentes sub-áreas, se animem a
> apresentar suas candidaturas.

> Saudações do
> Sandroni

> --

> Carlos Sandroni
> Departamento de Música, UFPE
> Programa de Pós-Graduação em Antropologia, UFPE
> Programa de Pós-Graduação em Música, UFPB
> Telefones:
> (81) 2126 8596 / 8597 (UFPE)
> (81) 9811 1473 (Celular)
> Endereço:
> Rua César Loureiro, 75/103
> Casa Forte - 52060-350
> Recife - PE

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Prof. Dr. Marcos Câmara de Castro 
Compositor e Professor do Departamento de Música da FFCLRP-USP 
Editor da Revista da Tulha http://www.revistas.usp.br/revistadatulha 
Membro do NAP-CIPEM Núcleo de Apoio à Pesquisa em Ciências da Performance em Música 
Líder do Grupo de Pesquisa EsTraMuSE - Estudos Transdisciplinares em Música, Sociedade, Educação 
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4094693495303397 
Universidade de São Paulo 
Campus de Ribeirão Preto (SP), BRASIL 
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http://lattes.cnpq.br/8866596468646798 
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