[ANPPOM-Lista] A produção sonora de mulheres: processos, práticas e poéticas em situações de deslocamentos, atravessamentos e interseccionalidades

Camila Zerbinatti camiladuze em gmail.com
Qua Out 5 04:31:26 BRT 2016


Olá,

Segue divulgação do Simpósio Temático *"A produção sonora de mulheres:
processos, práticas e poéticas em situações de deslocamentos,
atravessamentos e interseccionalidades"*, coordenado por Isabel Nogueira
(UFRGS) e Laila Rosa (UFBA), do Seminário Internacional Fazendo Gênero 11 &
13ª Women’s Worlds Congress (
http://www.wwc2017.eventos.dype.com.br/site/capa). Poderão apresentar
trabalhos nos Simpósios Temáticos (STs), sob a forma de Comunicação Oral,
doutoras/es, mestras/es, estudantes de pós-graduação e graduadas/os. O
período de inscrições acontecerá entre 27/09/2016 e *14/12/2016. *

Normas para envio:
http://www.wwc2017.eventos.dype.com.br/conteudo/view?ID_CONTEUDO=433



Saudações,
Camila.




122. A produção sonora de mulheres: processos, práticas e poéticas em
situações de deslocamentos, atravessamentos e interseccionalidades.

Coordenadoras/es:

*Isabel Porto Nogueira (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Laila
Rosa (Universidade Federal da Bahia)*
*Resumo*: Esse simpósio temático pretende congregar trabalhos que se
proponham discutir e refletir sobre a atuação e a produção artística e
cultural de mulheres no campo da música, tanto na área de performance,
interpretação, produção, composição, improvisação, como em qualquer prática
criativa que dialogue de alguma forma com o som, com foco em situações de
deslocamentos, atravessamentos e interseccionalidades, potencializando
questionamentos sobre as categorias naturalizadas e modelos hegemônicos.
Kimberlé Crenshaw (1991, p. 1245) ressaltou a importância da perspectiva da
interseccionalidade entre raça, gênero, classe social, sexualidade, e
outros marcadores sociais da diferença, para compreender os múltiplos
níveis de identidade quando consideramos o modo pelo qual o mundo social é
construído.
Esses panoramas nos mostram algumas das transformações que buscamos ao
mesmo tempo construir e estimular, mapeando os possíveis deslocamentos,
atravessamentos e transformações - objetivos e subjetivos - que as mulheres
que atuam na criação musical vivem ou viveram, seja em suas práticas ou em
suas formulações e reflexões teóricas e/ou poéticas.
Observamos em nossas próprias vivências, práticas e reflexões teóricas que
os aportes produzidos pelas críticas feministas, pelos estudos de gênero e
pelos feminismos contribuem para a compreensão das diversas dimensões dos
nossos papeis (político, de trabalho e performativos), assim como são
essenciais para o desenvolvimento de estratégias de enfrentamento às
matrizes de desigualdade no universo das músicas e da criação sonora. Numa
perspectiva antirracista, anticlassista, anti-lesbo-homo-transfóbica,
(entre outras matrizes de desigualdade) o simpósio busca dialogar com os
feminismos, os estudos de gênero, os cyberfeminismos, a produção
artística-musical-sonora de ou sobre mulheres e/ou em perspectivas de
gênero ou feministas, e com os artivismos, visando contribuir com os
protagonismos, deslocamentos, transformações, conexões e reposicionamentos
de artistas mulheres e lideranças culturais femininas nas músicas dentro de
uma proposta decolonial de criação de espaços de protagonismo e da promoção
de novas comunidades de aprendizagem.
Serão bem-vindos trabalhos em formatos abertos e dinâmicos, que incorporem
viéses críticos e não-normativos em suas próprias constituições, e que
proponham modos particulares de interação entre pesquisa, criação e
performance. A proposta foi gestada pela Sonora, Coletivo de Mulheres na
Musica.



*Palavras-chave*: Música e Gênero; Descolonialidade; Performance musical;
Criação Musical; Pesquisa Artistica

http://www.wwc2017.eventos.dype.com.br/simposio/view?ID_SIMPOSIO=118


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