[ANPPOM-Lista] [etnomusicologiabr] ARSC Conference 2017: Call for Presentation Proposals

flictis em usp.br flictis em usp.br
Dom Out 9 08:55:28 BRT 2016


Pois é Carlos, pois é, Martha, mas eu acho que estamos falando de coisas diferentes porque a mim surpreende é o fato do pessoal da ARSC já ter constituído este campo de estudos há 50 anos, no mínimo. Ou seja, os registros sonoros constituem um tema de pesquisa, de fato. E quando a gente pensa que ali temos alguns modelos de estudo, como os projetos que o Carlos enumerou, vem o México e faz sabem o que? Uma Fonoteca Nacional que é ABSOLUTAMENTE REPLETA DE IDÉIAS NOVAS para a divulgação da música gravada, bem como para o registro dos sons de cada recanto do país. Como exemplo deste segundo movimento, as "Paisagens sonoras do México" são captadas com duas maneiras de reprodução do som, multicanal ou stereofonica, e além de demonstrar os sons de cada recanto daquele enorme país, estimula que as fonotecas regionais - todas em rede - tenham acesso a materiais que não são standartizados. 
Mas para os que se interessam pelo assunto, aproveito para divulgar uma nova lista que acabamos de criar, para discutir assuntos relacionados a Fonotecas! 
E bom domingo para every body! 

Flávia ----- Mensagem original -----

> De: "Carlos Palombini" <cpalombini em gmail.com>
> Para: "etnomusicologiabr" <etnomusicologiabr em yahoogrupos.com.br>,
> anppom-l em listas.unicamp.br
> Enviadas: Sábado, 8 de Outubro de 2016 19:51:57
> Assunto: Re: [ANPPOM-Lista] [etnomusicologiabr] ARSC Conference 2017:
> Call for Presentation Proposals

> Martha, de acordo com o que me disse Bia Lessa, tudo o que o IMS tem
> está
> online. Eles dão acesso a áudios não comprimidos, mas por um preço
> exorbitante. Pelo menos, era assim quando verifiquei, há muitos anos.
> Provavelmente você possa ouvir gravações sem compressão in loco, mas
> se
> elas houverem sido transferidas com o mesmo tipo de processamento que
> os
> arquivos em streaming... Quanto aos discos propriamente ditos, não
> sei se
> é possível ouvi-los. Em todo o caso a coleção é numericamente
> modesta.
> Nirez é bem mais preciso quanto a datas que a *Discografia
> brasileira*.
> Parece que ele tem os diários de gravação da Victor brasileira, ou
> alguns
> deles, pelo menos. Ele se havia disposto a ceder cópias a Seubert. O
> acervo
> Nirez deve ter diários de gravação da Odeon também, ou pelo menos
> cópias de
> alguns, pois ele dá, para "Gargalhada", o ano 1906, que me parece o
> correto
> (por uma série de razões que não cabe detalhar aqui), enquanto a
> *Discografia* dá "aproximadamente, 1907 a 1912". Os diários de
> gravação são
> importantes porque são os únicos documentos que permitem datar
> precisamente
> os registros. Franceschi reproduziu alguns em seu segundo livro sobre
> a
> Odeon. Infelizmente, como você sabe, ele desentendeu-se com a família
> Figner. Você pode ver que a discografia Victor da UCSB é precisa ao
> ponto
> de identificar as tomadas que foram ou não lançadas. Da última vez
> que
> falei com Seubert ele me disse que estava colaborando com o IMS, mas
> os
> resultados desse trabalho ainda não apareceram. Infelizmente, o IMS é
> o
> melhor que temos, por enquanto. Abraço, Carlos
> ________________________________________
> anppom-l em listas.unicamp.br
> Lista de Discussão dos Associados da ANPPOM - Associação Nacional de
> Pesquisa e Pós-Graduação em Música
> https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l

> Conforme deliberado na Assembleia Geral realizada em 24 de agosto de
> 2016, das 17 às 19 horas, no Auditório da Fundação de Apoio e
> Desenvolvimento da Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais,
> B. Horizonte – Não são veiculadas nesta lista mensagens contendo
> ANEXOS.


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