[ANPPOM-Lista] [etnomusicologiabr] ARSC Conference 2017: Call for Presentation Proposals

Carlos Palombini cpalombini em gmail.com
Sáb Out 8 19:52:01 BRT 2016

Martha, de acordo com o que me disse Bia Lessa, tudo o que o IMS tem está
online. Eles dão acesso a áudios não comprimidos, mas por um preço
exorbitante. Pelo menos, era assim quando verifiquei, há muitos anos.
Provavelmente você possa ouvir gravações sem compressão in loco, mas se
elas houverem sido transferidas com o mesmo tipo de processamento que os
arquivos em streaming...  Quanto aos discos propriamente ditos, não sei se
é possível ouvi-los. Em todo o caso a coleção é numericamente modesta.
Nirez é bem mais preciso quanto a datas que a *Discografia brasileira*.
Parece que ele tem os diários de gravação da Victor brasileira, ou alguns
deles, pelo menos. Ele se havia disposto a ceder cópias a Seubert. O acervo
Nirez deve ter diários de gravação da Odeon também, ou pelo menos cópias de
alguns, pois ele dá, para "Gargalhada", o ano 1906, que me parece o correto
(por uma série de razões que não cabe detalhar aqui), enquanto a
*Discografia* dá "aproximadamente, 1907 a 1912". Os diários de gravação são
importantes porque são os únicos documentos que permitem datar precisamente
os registros. Franceschi reproduziu alguns em seu segundo livro sobre a
Odeon. Infelizmente, como você sabe, ele desentendeu-se com a família
Figner. Você pode ver que a discografia Victor da UCSB é precisa ao ponto
de identificar as tomadas que foram ou não lançadas. Da última vez que
falei com Seubert ele me disse que estava colaborando com o IMS, mas os
resultados desse trabalho ainda não apareceram. Infelizmente, o IMS é o
melhor que temos, por enquanto. Abraço, Carlos