[ANPPOM-Lista] [etnomusicologiabr] ARSC Conference 2017: Call for Presentation Proposals

Martha Tupinambá de Ulhoa mulhoa em unirio.br
Sáb Out 8 18:50:55 BRT 2016


No momento o Nirez já está trabalhando com o IMS. O filho dele está fazendo
o serviço de transferência.

O Nirez me ajudou com a discografia de Bahiano e Mário Pinheiro até 2015.
De fato, a Discografia tem erros e está incompleta. Pelo que eu sei a
Fundação Joaquim Nabuco "ripou" a Discografia.

Quanto aos cilindros não pesquisei o suficiente, a não ser para verificar a
coincidência de repertório no Catálogo da Casa Edison de 1902.

Não estou nada satisfeita com o serviço do IMS para o público em geral,
pela dificuldade em até ouvir em streaming. Só que não entrei em contato
para saber se poderia ter acesso irrestrito ao material mecânico.

Em sábado, 8 de outubro de 2016, Carlos Palombini cpalombini em gmail.com
[etnomusicologiabr] <etnomusicologiabr em yahoogrupos.com.br> escreveu:

>
>
>
> Martha,
>
> Sim, existe a *Discografia brasileira* e o site do Instituto Moreira
> Salles, mas se você os for comparar com os projetos da UCSB verá que não há
> comparação possível. Para começar, é verdade que os cilindros foram
> produzidos por pouco tempo no Brasil, pelo menos segundo Franceschi, mas,
> que eu tenha conhecimento, não sobreviveu um para ser ouvido. Franceschi
> dizia ter uma coleção, o que é feito dela, não se sabe. Me disse ele que
> eram todos inaudíveis porque a cera do núcleo teria um quociente de
> dilatação mais alto que a cera externa, e esta acabava por se romper. Neste
> quesito apenas, veja o que você encontra na UCSB:
>
> The UCSB Library has several major collections of cylinders. The Todd
>> Collection consists of approximately 6,000 cylinders, ranging from brown
>> wax to late Blue Amberols. It is especially strong in two- and four-minute
>> Edison wax cylinders. The Blanche Browning-Rich Collection consists of
>> approximately 1,200 Blue Amberol cylinders from unplayed dealer's
>> inventory, acquired by the library in 2002 from the Rich family of Ogden,
>> Utah. The collection of the late author and discographer William R. Moran
>> is especially strong in operatic cylinders, including many Edison rarities.
>> The Library of Congress, Bowling Green State University, UCLA, UW Madison,
>> and Western Michigan University also contributed cylinders to the project
>> for digitization. The Fred Williams collection consists of over 1,000
>> cylinders of concert and military band recordings. The Edouard Pecourt
>> collection contains over 3,000 French cylinders. Other smaller collections
>> of cylinders have been acquired from various donors
>> <http://cylinders.library.ucsb.edu/donate.php>.
>>
>
>
> Segundo fato: as transferências do IMS são muito ruins ou péssimas, embora
> não sejam tão imprestáveis quanto as do selo Revivendo, que consegue fazer
> o violão de Sinhô soar como um sintetizador. Quando eu estudava a canção
> "Gargalhada", gravada por Eduardo das Neves, provavelmente em 1906, David
> me disse que tinha alguns 78s brasileiros. Mandei a transferência do IMS
> pra ele verificar o que haviam feito e o técnico ficou chocado: me disse
> que parecia que haviam gravado embaixo d'água. Ele fez duas transferências
> para mim a partir da cópia que eles possuem.
>
> Terceiro fato: quem e qundo e como realizou as transferências do IMS?
> Mistério! Quanto à UCSB, veja você mesma:
>
> Cylinders were transferred using a French-made Archeophone, using custom
>> Shure styli from Expert Stylus in England. The audio was converted from
>> analog to digital using a CEDAR ADA (through 2014) or Prism ADA (after
>> 2014) and captured at 44.1kHz with a bit depth of 24 bits in Steinberg
>> Wavelab software running on a PC. Starting in 2014, raw files were captured
>> at 24 bits and 96kHz. Files were edited and normalized and then processed
>> with CEDAR's Series X and Series X+ Declicker, Decrackler, Dehisser, and
>> Debuzzer units. After "cleaning," a third file, dithered down to 16 bits,
>> was created. Surrogate files for online distribution are created via batch
>> process. After 2009, cylinder transfers have been captured simultaneously
>> as raw and processed wav files by splitting the digital signal, routing one
>> channel through the CEDAR/Prism components and recombining them and
>> capturing simultaneously on the DAW as two mono wav files.
>>
>
> Quarto fato: a *Discografia brasileira*, além de incompleta, é vaga.
> Lê-se, por exemplo: "A série 70.000 deve situar-se, aproximadamente, entre
> 1908 e 1912". Eu comentei esse fato com a responsável pelo setor de música
> no IMS e ela me disse que isso era suficiente. Depois disso, não tive muito
> o que conversar com ela, porque se a diretora acha que 2 de agosto é a
> mesma coisa que 7 de setembro... Entre na DAHR, clique em >> search >>
> names, e digite "Pinheiro". Você obterá dois links: um para as gravações
> dele como violonista, outro para as gravações como cantor. Clique em
> qualquer um deles e verifique que tipo de informações você tem ali e em que
> tipo de apresentação.
>
> Quinto fato: o catálogo do IMS é péssimo. Há contradições gritantes entre
> os catálogos dos acervos Franceschi e Tinhorão, e ninguém parece se
> preocupar com isso.
>
> Sexto fato: você não pode baixar arquivos a não ser que instale Audio
> Hijack. Na UCSB, você pode encolher entre streaming e download em MP3.
> Antigamente, no site piloto, era possível inclusive baixar áudio sem
> compressão.
>
> Sétimo fato: a *Discografia brasileira*, além de vaga, está incompleta.
> Tenho um volume anotado por Abel Silva, que deu-se ao trabalho de completar
> o que pode.
>
> Oitavo fato: você encontra datas mais precisas no Acervo Nirez, mas não se
> sabe de onde nem como nem por que. Além do que, já não é possível acessá-lo
> porque o site está infectado. Tente você mesma: arquivonirez.com.br.
>
> Finalmente, seria possível fazer algo parecido talvez a partir de um
> esforço coletivo, por exemplo, do IMS, da Fundação Joaquim Nabuco, do
> Acervo Nirez, do Centro Cultural Vergueiro, e, principalmente, da coleção
> do selo Revivendo, que não sei onde foi parar, mas é a maior do Brasil.
> desde que abordada por profissionais, e não por amadores que gostam de
> ouvir Sinhô tocar sintetizador.
>
> Abraço,
>
> Carlos
>
> 2016-10-08 16:31 GMT-03:00 Martha Tupinambá de Ulhoa <mulhoa em unirio.br
> <javascript:_e(%7B%7D,'cvml','mulhoa em unirio.br');>>:
>
>> Mas existe a Discografia Musical Brasileira 78 rpm... A expertise no
>> restsuro também tem. Pena que o  acesso às coleções esteja de algum modo
>> restrito no site do IMS. Cada vez que tento escutar tem um novo plugin que
>> nem sempre funciona para uma analfabeta funcional em internet como eu.
>> Uma solução ótima para o problema de copyright foi alcansado pelo Museu do
>> Fado. Apenas as gravações em 78 rpm estão completamente abertas.
>>
> __._,_.___
> ------------------------------
> Enviado por: Carlos Palombini <cpalombini em gmail.com
> <javascript:_e(%7B%7D,'cvml','cpalombini em gmail.com');>>
> ------------------------------
> Responder através da web
> <https://br.groups.yahoo.com/neo/groups/etnomusicologiabr/conversations/messages/10769;_ylc=X3oDMTJybWJyM2ZmBF9TAzk3NDkwNDM3BGdycElkAzE3OTEyNjM1BGdycHNwSWQDMjEzNzExMTE2OQRtc2dJZAMxMDc2OQRzZWMDZnRyBHNsawNycGx5BHN0aW1lAzE0NzU5NjEzODQ-?act=reply&messageNum=10769>
>> <javascript:_e(%7B%7D,'cvml','cpalombini em gmail.com?subject%5Cx3dRes:+Re:+%5BANPPOM-Lista%5D+%5Betnomusicologiabr%5D+ARSC+Conference+2017:+Call+for+Presentation+Proposals');>
> • através de email
> <javascript:_e(%7B%7D,'cvml','etnomusicologiabr em yahoogrupos.com.br?subject%5Cx3dRes:+Re:+%5BANPPOM-Lista%5D+%5Betnomusicologiabr%5D+ARSC+Conference+2017:+Call+for+Presentation+Proposals');>
> • Adicionar um novo tópico
> <https://br.groups.yahoo.com/neo/groups/etnomusicologiabr/conversations/newtopic;_ylc=X3oDMTJmcDB0N2w4BF9TAzk3NDkwNDM3BGdycElkAzE3OTEyNjM1BGdycHNwSWQDMjEzNzExMTE2OQRzZWMDZnRyBHNsawNudHBjBHN0aW1lAzE0NzU5NjEzODQ->
> • Mensagens neste tópico
> <https://br.groups.yahoo.com/neo/groups/etnomusicologiabr/conversations/topics/10763;_ylc=X3oDMTM3ZXBsczNkBF9TAzk3NDkwNDM3BGdycElkAzE3OTEyNjM1BGdycHNwSWQDMjEzNzExMTE2OQRtc2dJZAMxMDc2OQRzZWMDZnRyBHNsawN2dHBjBHN0aW1lAzE0NzU5NjEzODQEdHBjSWQDMTA3NjM->
> (5)
> ABET (Associação Brasileira de Etnomusicologia)
> Utilize também o sítio do grupo: http://www.abetmusica.org.br
>
> Informações, inscrições e mensagens anteriores, além de outras informações
> sobre esta lista de discussões, no sítio http://br.groups.yahoo.com/
> group/etnomusicologiabr/
>
> A inscrição também pode ser feita enviando um emeio em branco para:
> etnomusicologiabr-subscribe em yahoogrupos.com.br
> <javascript:_e(%7B%7D,'cvml','etnomusicologiabr-subscribe em yahoogrupos.com.br');>
> Para enviar mensagem ao grupo utilize:
> etnomusicologiabr em yahoogrupos.com.br
> <javascript:_e(%7B%7D,'cvml','etnomusicologiabr em yahoogrupos.com.br');>
> O cancelamento é automático, basta enviar um emeio em branco para:
> etnomusicologiabr-unsubscribe em yahoogrupos.com.br
> <javascript:_e(%7B%7D,'cvml','etnomusicologiabr-unsubscribe em yahoogrupos.com.br');>
> Se não conseguir cancelar a inscrição informe à moderação enviando um
> emeio para:
> etnomusicologiabr-owner em yahoogrupos.com.br
> <javascript:_e(%7B%7D,'cvml','etnomusicologiabr-owner em yahoogrupos.com.br');>
> OBS: Se você tiver mais de um emeio, ao enviar, utilize como emissor, o
> emeio com o qual está inscrito no grupo. Se utilizar um endereço diferente
> o sítio não reconhecerá a operação.
> Contato com a moderação:
> etnomusicologiabr-owner em yahoogrupos.com.br
> <javascript:_e(%7B%7D,'cvml','etnomusicologiabr-owner em yahoogrupos.com.br');>
>
> Associação Brasileira de Etnomusicologia
> COMPORTAMENTO
> São bem-vindos: dicas de livros, textos, sítios, cursos, palestras,
> seminários etc, referentes ao tema. Não são bem-vindas e podem ocasionar a
> exclusão do emitente, o envio de mensagens que não correspondam ao objetivo
> do grupo, assim como termos ofensivos.
>
> FUNCIONAMENTO
> A rede é moderada.
> As mensagens fora do foco (puramente pessoais, agressões, fofocas),
> repetidas, com HTML e assuntos relacionados a administração da rede não são
> liberadas. Os participantes são leitores, correspondentes, comentaristas,
> articulistas, divulgadores e etc.
> Tem participantes de várias partes do Brasil e do exterior.
> A rede não tem HTML nem anexos, as mensagens são leves e sem vírus.
> Visite seu Grupo
> <https://br.groups.yahoo.com/neo/groups/etnomusicologiabr/info;_ylc=X3oDMTJmajhrdTlsBF9TAzk3NDkwNDM3BGdycElkAzE3OTEyNjM1BGdycHNwSWQDMjEzNzExMTE2OQRzZWMDdnRsBHNsawN2Z2hwBHN0aW1lAzE0NzU5NjEzODQ->
>
>    - Novos usuários
>    <https://br.groups.yahoo.com/neo/groups/etnomusicologiabr/members/all;_ylc=X3oDMTJnbWdsZXUwBF9TAzk3NDkwNDM3BGdycElkAzE3OTEyNjM1BGdycHNwSWQDMjEzNzExMTE2OQRzZWMDdnRsBHNsawN2bWJycwRzdGltZQMxNDc1OTYxMzg0>
>    1
>
> [image: Yahoo! Grupos]
> <https://br.groups.yahoo.com/neo;_ylc=X3oDMTJldmpjY2s5BF9TAzk3NDkwNDM1BGdycElkAzE3OTEyNjM1BGdycHNwSWQDMjEzNzExMTE2OQRzZWMDZnRyBHNsawNnZnAEc3RpbWUDMTQ3NTk2MTM4NA-->
> • Privacidade
> <https://info.yahoo.com/privacy/br/yahoo/groups/details.html> • Sair do
> grupo
> <javascript:_e(%7B%7D,'cvml','etnomusicologiabr-unsubscribe em yahoogrupos.com.br?subject%5Cx3dSair%2Bdo%2Bgrupo');>
> • Termos de uso <https://info.yahoo.com/legal/br/yahoo/utos/terms/>
>
> .
>
> __,_._,___
>


-- 
Martha Tupinambá de Ulhôa
PPGM - UNIRIO
Secretária, ANPPOM

+55 21 2287-3775 / cel: +55 21 99993-3775

http://lattes.cnpq.br/5378800627543781
https://unirio.academia.edu/MarthaUlhoa/Papers

-- 

------------------------------
(Pt-BR) Antes de imprimir, pense pense em seu compromisso com o Meio 
Ambiente. Nós preservamos o Meio Ambiente! E você? A UNIRIO não envia 
e-mails que solicitem senhas, dados bancários, informações pessoais, 
cadastramento ou recadastramento em sistemas. Cuidado, tais solicitações 
são fraudulentas. Caso você receba alguma mensagem desse tipo, não abra os 
arquivos anexos, não acione os links nela indicados e não siga nenhuma 
instrução. Também não preencha formulários ou envie qualquer tipo de 
informação. Esta mensagem pode conter informação confidencial ou 
privilegiada, sendo seu sigilo protegido por lei. Se você não for o 
destinatário ou a pessoa autorizada a receber esta mensagem, não pode usar, 
copiar ou divulgar as informações nela contidas ou tomar qualquer ação 
baseada nessas informações. Se você recebeu esta mensagem por engano, por 
favor, avise imediatamente ao remetente, respondendo o e-mail e em seguida 
apague-a. Agradecemos sua cooperação.

(EN)  Before printing, think about your commitment to the environment. We 
preserve the environment! And you? UNIRIO does not send emails requesting 
passwords, banking information, personal information, registration or 
re-registration systems. Care, such requests are fraudulent. If you receive 
such a message, do not open any attachments, do not activate the links contained 
therein and not follow any instructions. Nor fill forms or submit any 
information. This message may contain confidential or privileged 
information and its confidentiality is protected by law. If you are not the 
addressed or authorized person to receive this message, you must not use, 
copy, disclose or take any action based on it or any information herein. If 
you have received this message by mistake, please advise the sender 
immediately by replying the e-mail and then deleting it. Thank you for your 
cooperation.



Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L