[ANPPOM-Lista] :: SONOLOGIA 2016 - out of phase :: 25 vagas para ouvintes

Fernando Iazzetta iazzetta em usp.br
Sex Out 14 13:14:16 BRT 2016



Prezados(as) colegas, 


Entre 22 e 25 de novembro realizaremos a conferência SONOLOGIA 2016 - out of phase em São Paulo. Além de cerca de 50 comunicações de autores de 19 países, teremos mesas redondas e 4 palestrantes convidados: Rodolfo Caesar, Georgina Born, Cathy Lane e Ana Maria Ochoa . Para quem quiser participar, mesmo sem apresentar trabalho, estão abertas 25 vagas para ouvintes que deverão ter disponibilidade para assistir ao evento todo. As informações estão na chamada abaixo. Como são poucas vagas, sugiro aos interessados que se inscrevam o quanto antes. O site do evento é http://www2.eca.usp.br/sonologia 


Abraços, 
Fernando Iazzetta, Lílian Campesato e Rui Chaves 
Comissão Organizadora do SONOLOGIA 2016 
____________________________________________________________________________________________________________________ 




​ 


SONOLOGIA 2016 - Out of Phase é uma conferência internacional voltada para o campo dos Estudos do Som. O evento é marcado pela ênfase na pesquisa transdisciplinar envolvendo diferentes instâncias culturais, políticas, artísticas e exploratórias em que o som tem papel protagonista. 
Durante o evento serão apresentadas 4 palestras proferidas por convidados de renome internacional, cerca de 50 comunicações de pesquisa e mesas de debate. 


O SONOLOGIA 2016 - Out of Phase é uma parceria entre o Centro de Pesquisa e Formação do SESC e o Núcleo de Pesquisas em Sonologia da USP. 
Mais informações sobre o evento podem ser obtidas em: http://www2.eca.usp.br/sonologia 


O NuSom – Núcleo de Pesquisas em Sonologia da Universidade de São Paulo – Brasil, é um centro dedicado à investigação acadêmica num ambiente interdisciplinar que integra disciplinas voltadas para os estudos do som, para a reflexão crítica sobre a música e as artes sonoras e para a pesquisa no campo das técnicas e tecnologias musicais. 
Comitê Organizador: Fernando Iazzetta, Rui Chaves e Lílian Campesato. 


* A língua oficial do evento é o inglês. Haverá tradução simultânea para as 4 palestras convidadas. 


Inscrições: 
Além da participação dos congressistas, serão abertas 25 vagas para participantes-ouvintes que deverão passar por um processo de pré-seleção. Os interessados devem enviar uma mensagem para o e-mail sonologia em usp.br até o dia 24/10/2016 contendo: 1) uma descrição do seu interesse em participar no SONOLOGIA 2016 - Out of Phase (até 300 palavras); e 2) um breve currículo (até 300 palavras). Os selecionados devem ter disponibilidade para assistir aos 4 dias do evento e receberão um certificado de participação. 


Comunicações de pesquisa: 
Durante o evento serão apresentadas cerca de 50 comunicações de pesquisa selecionadas entre mais de 160 propostas enviadas por artistas e pesquisadores originários de 27 países diferentes. Os temas trazem perspectivas que variam de abordagens historiográficas, filosóficas e culturais a reflexões estéticas e poéticas acerca do som na cultura e nas artes. 


Palestras: 
Serão apresentadas quatro palestras durante o evento com pesquisadores de renome internacional que vêm se dedicando ao campo dos estudos do som. 


Palestra 1: Dissolvendo o Objeto Sonoro 
Partindo do "objeto sonoro" como uma fundação, este trabalho persegue múltiplas mediações do som, a sua inserção nas sociabilidades e nos ambientes em que os sujeitos estão enredados, bem como a natureza multissensorial de experiência sonora. Este exercício, por meio dos sons, leva aos seus limites a concepção recente que toma o não-humano em uma relação de simetria com o humano. 
Com Georgina Born. 


Palestra 2: Uma escuta tecnografada: microfonia experimental 
O feedback entre o microfone e a cabeça resultou na ‘descoberta’ do irré (Myiarchus swainsonii). Esse processo tecnográfico será descrito, traçando analogias do balanço do trem com o pensamento de Paul Valéry (Valéry 1946), e do estado alterado de consciência para a musicologia de Douglas Kahn (Kahn 2001) com o racionalismo cartesiano. 
Com Rodolfo Caesar. 


Palestra 3: Porque não as nossas vozes?: novas escutas e novos mundos no universo sonoro imaginário 
A arte sonora oferece a oportunidade de criticar o mundo que ouvimos por meio de novas e diferentes possibilidades. Os artistas sonoros estariam assumindo o desafio de oferecer novas formas de saber e de transformação a partir de novas formas de escuta e compreensão? A arte sonora pode atuar como uma ferramenta de mudança radical? 
Com Cathy Lane. 


Palestra 4: Reverberando silêncios: as impossíveis fronteiras políticas do descolonialismo no campo dos estudos do som 
Esta palestra traça uma história de ontologias acústicas na sua relação entre som e escuta na América Latina e no Caribe. Aborda também a dificuldade de falar de volta para o - ou ser escutado pelo - Centro, particularmente no século do imperialismo Angloamericano e da devastação ambiental. 
Com Ana Maria Ochoa. 


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L