[ANPPOM-Lista] Fwd: Fim da obrigatoriedade do ensino de artes

Camila Zerbinatti camiladuze em gmail.com
Sex Set 23 12:58:33 BRT 2016

De: Mércia Pinto <mercia em yawl.com.br>
Data: 23 de setembro de 2016 12:36
Assunto: RES: [ANPPOM-Lista] Fim da obrigatoriedade do ensino de artes
Para: Camila Zerbinatti <camiladuze em gmail.com>

Me pergunto como vão ficar os processos de entrada para os cursos de
Artes/Música nas universidades. Acaba com PAS? Além disso me preocupa a
própria posição das licenciaturas. Como e pra que ter cursos de licenciatura
a nível superior? Como sou aposentada, quero dizer que nos anos 60, as lutas
contra o acordo MEC-USAID levaram milhares de pessoas as ruas contra as
reformas e a retirada de disciplinas. O ensino polivalente obrigava
professores sem nenhuma formação a ministrar disciplinas variadas e o
resultado foi catastrófico. Estudávamos música mas dáva-mos aulas tb. de
teatro, dança, estudos sociais (OSPB). Tudo isto para que fizessem a
propaganda de que estavam melhorando a condição dos mais necessitados.
Abriram dezenas de escolas públicas e os professores realmente se sentiam
literalmente tontos sem saber o que e como ensinar. O pior era a censura
constante. Denúncias vazias eram o que mais se viam no ambiente escolar.
Mércia