[ANPPOM-Lista] Pareceres CAPES

Guilherme Goldberg guilherme_goldberg em hotmail.com
Qui Jul 27 17:11:48 BRT 2017

Caras e caros colegas,

Estou incomodado com uma situação que gostaria de compartilhar. Caso haja algum conselho, será bem vindo.

Em 21/07, após receber a informação da proposta do I Simpósio Internacional Música e Crítica não ter sido aprovada para o Edital PAEP, solicitei à CAPES algumas informações. Considerando que tivera aprovação na análise de mérito, estranhei que o resultado final mudasse drasticamente para não aprovado, o que é diferente de não classificado.
Enfim, amparado na Lei de Acesso a Informação (Lei nº 12.527/2011), solicitei que me informassem os critérios utilizados na avaliação, as pontuações obtidas e o ranqueamento.

Pois aí está o problema: a duras penas consegue-se extrair alguma informação. Não sem muita insistência na troca de mensagens, numa delas consegui saber o ranqueamento, e mais um tanto para que informassem os critérios. Ainda não sei as pontuações obtidas.

Daí pergunto: por que a CAPES tem tanta resistência e fornecer informações solicitadas à coordenação do projeto? O que ganha com esse segredo? Nada me impede de questionar, consequentemente, o que quer acobertar? Segredos não colaboram ao aperfeiçoamento dos projetos encaminhados, mas somente trazem desconfiança. Pois é assim que estou, desconfiando da lisura de um processo normatizado por um edital, cujo resultado vem numa frase.

Saudação
Luiz Guilherme Goldberg