[ANPPOM-Lista] história hoje 6/11, 2017: música e ensino de história

Carlos Palombini cpalombini em gmail.com
Qua Maio 24 14:23:58 BRT 2017


Sumário

Editorial <https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/370>
Cristiani Bereta da Silva
10.20949/rhhj.v6i11.370 <http://dx.doi.org/10.20949/rhhj.v6i11.370>
PDF <https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/370/217>
01-02
Apresentação do Dossiê Música e Ensino de História
<https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/352>
Olavo Pereira Soares, Miriam Hermeto
10.20949/rhhj.v6i11.352 <http://dx.doi.org/10.20949/rhhj.v6i11.352>
PDF <https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/352/241>
03-06
Dossiê

Rasuras da História: samba, trabalho e Estado Novo no ensino de História
<https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/338>
Adalberto Paranhos
10.20949/rhhj.v6i11.338 <http://dx.doi.org/10.20949/rhhj.v6i11.338>
PDF <https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/338/221>
07-30
Canção, ensino e aprendizagem histórica
<https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/333>
Luciano de Azambuja
10.20949/rhhj.v6i11.333 <http://dx.doi.org/10.20949/rhhj.v6i11.333>
PDF <https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/333/222>
31-56
Decantando a República: um encontro entre o historiador e o compositor
popular <https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/316>
Bruno Viveiros Martins
10.20949/rhhj.v6i11.316 <http://dx.doi.org/10.20949/rhhj.v6i11.316>
PDF <https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/316/223>
57-77
A música nas aulas de história: o debate teórico sobre as metodologias de
ensino <https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/325>
Olavo Pereira Soares
10.20949/rhhj.v6i11.325 <http://dx.doi.org/10.20949/rhhj.v6i11.325>
PDF <https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/325/224>
78-99
O canto de Clara: possibilidades de ensino-aprendizagem da história
afro-brasileira <https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/311>
Luciano Magela Roza
10.20949/rhhj.v6i11.311 <http://dx.doi.org/10.20949/rhhj.v6i11.311>
PDF <https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/311/225>
100-117
Relato de viagem: o livro Apologia da História e o uso de canções no ensino
de disciplinas da Área de Teoria e Metodologia da História
<https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/335>
Edmilson Alves Maia Junior
10.20949/rhhj.v6i11.335 <http://dx.doi.org/10.20949/rhhj.v6i11.335>
PDF <https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/335/226>
118-141
Entrevista

Entrevista – Marcos Napolitano História e música popular: entre a
historiografia contemporânea e as práticas de ensino na Educação Básica
<https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/353>
Olavo Pereira Soares, Miriam Hermeto
10.20949/rhhj.v6i11.353 <http://dx.doi.org/10.20949/rhhj.v6i11.353>
PDF <https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/353/227>
142-146
Falando de História hoje

História em quadrinhos e ensino de História
<https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/332>
Douglas mota xavier de Lima
10.20949/rhhj.v6i11.332 <http://dx.doi.org/10.20949/rhhj.v6i11.332>
PDF <https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/332/228>
147-171
Ensino de História: como a extensão universitária potencializa a formação
profissional <https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/321>
Érika Oliveira Amorim
10.20949/rhhj.v6i11.321 <http://dx.doi.org/10.20949/rhhj.v6i11.321>
PDF <https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/321/229>
172-190
Gênero e reconhecimento no funk carioca: perspectivas para o ensino na
educação básica <https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/347>
Carlos Eduardo Dias Souza, Gladysmeire Guimarães Silva
10.20949/rhhj.v6i11.347 <http://dx.doi.org/10.20949/rhhj.v6i11.347>
PDF <https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/347/230>
191-215
E-Storia

História por Música: aplicações de um projeto de música popular e ensino de
história <https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/334>
Carlos Eduardo de Freitas Lima
10.20949/rhhj.v6i11.334 <http://dx.doi.org/10.20949/rhhj.v6i11.334>
PDF <https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/334/231>
216-236
História Hoje na sala de aula

As três durações de Fernand Braudel no Ensino de História: proposta de
atividade <https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/330>
Ricardo Marques de Mello
10.20949/rhhj.v6i11.330 <http://dx.doi.org/10.20949/rhhj.v6i11.330>
PDF <https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/330/232>
237-254
Ditadura militar sob o olhar de composições musicais
<https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/297>
Flavia Jovelino Silva
10.20949/rhhj.v6i11.297 <http://dx.doi.org/10.20949/rhhj.v6i11.297>
PDF <https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/297/242>
255-271
Flipped classroom em História e Geografia de Portugal: contributos de um
estudo numa turma do 5º ano <https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/305>
Cláudia Rolo, Pedro Teixeira Pereira
10.20949/rhhj.v6i11.305 <http://dx.doi.org/10.20949/rhhj.v6i11.305>
PDF <https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/305/234>
272-294
Na trilha sonora da História: a canção brasileira como recurso
didático-pedagógico na sala de aula
<https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/322>
Luís Guilherme Ritta Duque
10.20949/rhhj.v6i11.322 <http://dx.doi.org/10.20949/rhhj.v6i11.322>
PDF <https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/322/235>
295-314
Resenhas

Nobres vagabundos: a malandragem entre a adesão e a resistência ao
trabalhismo durante o Estado Novo
<https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/312>
Bruno Vinícius Leite de Morais
10.20949/rhhj.v6i11.312 <http://dx.doi.org/10.20949/rhhj.v6i11.312>
PDF <https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/312/236>
315-319
Textos e contextos do ensino de História
<https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/348>
Mauro Cezar Coelho
10.20949/rhhj.v6i11.348 <http://dx.doi.org/10.20949/rhhj.v6i11.348>
PDF <https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/348/237>
320-324
Artigos

Teoria, metodologia e história ensinada: miradas a partir do Pibid
<https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/313>
Carmem Zeli de Vargas Gil, Caroline Pacievitch, Mara Cristina de Matos
Rodrigues
10.20949/rhhj.v6i11.313 <http://dx.doi.org/10.20949/rhhj.v6i11.313>
PDF <https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/313/238>
325-348
A escrita didática da História na década de 1980: um ponto de reflexão para
as intensas disputas públicas pelos sentidos da História ensinada no Brasil
contemporâneo <https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/343>
Jean Carlos Moreno
10.20949/rhhj.v6i11.343 <http://dx.doi.org/10.20949/rhhj.v6i11.343>
PDF <https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/343/239>
349-368
Prefácios, direções, advertências: orientações ao professor nos livros
didáticos (1880-1930) <https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/344>
Fabio Ribeiro
10.20949/rhhj.v6i11.344 <http://dx.doi.org/10.20949/rhhj.v6i11.344>
PDF <https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/344/240>
369-394

https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/issue/view/11/showToc

-- 
carlos palombini, ph.d. (dunelm)
professor de musicologia ufmg
professor colaborador ppgm-unirio
ufmg.academia.edu/CarlosPalombini <http://goo.gl/KMV98I>
www.researchgate.net/profile/Carlos_Palombini2


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L