[ANPPOM-Lista] história hoje 6/11, 2017: música e ensino de história

Paulo de Tarso Camargo Cambraia Salles ptsalles em usp.br
Qua Maio 24 15:41:56 BRT 2017


Uau, obrigado Carlos, excelente material.
Abraço
Em qua, 24 de mai de 2017 às 14:24, Carlos Palombini <cpalombini em gmail.com>
escreveu:

> Sumário
>
> Editorial <https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/370>
> Cristiani Bereta da Silva
> 10.20949/rhhj.v6i11.370 <http://dx.doi.org/10.20949/rhhj.v6i11.370>
> PDF <https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/370/217>
> 01-02
> Apresentação do Dossiê Música e Ensino de História
> <https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/352>
> Olavo Pereira Soares, Miriam Hermeto
> 10.20949/rhhj.v6i11.352 <http://dx.doi.org/10.20949/rhhj.v6i11.352>
> PDF <https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/352/241>
> 03-06
> Dossiê
>
> Rasuras da História: samba, trabalho e Estado Novo no ensino de História
> <https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/338>
> Adalberto Paranhos
> 10.20949/rhhj.v6i11.338 <http://dx.doi.org/10.20949/rhhj.v6i11.338>
> PDF <https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/338/221>
> 07-30
> Canção, ensino e aprendizagem histórica
> <https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/333>
> Luciano de Azambuja
> 10.20949/rhhj.v6i11.333 <http://dx.doi.org/10.20949/rhhj.v6i11.333>
> PDF <https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/333/222>
> 31-56
> Decantando a República: um encontro entre o historiador e o compositor
> popular <https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/316>
> Bruno Viveiros Martins
> 10.20949/rhhj.v6i11.316 <http://dx.doi.org/10.20949/rhhj.v6i11.316>
> PDF <https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/316/223>
> 57-77
> A música nas aulas de história: o debate teórico sobre as metodologias de
> ensino <https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/325>
> Olavo Pereira Soares
> 10.20949/rhhj.v6i11.325 <http://dx.doi.org/10.20949/rhhj.v6i11.325>
> PDF <https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/325/224>
> 78-99
> O canto de Clara: possibilidades de ensino-aprendizagem da história
> afro-brasileira <https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/311>
> Luciano Magela Roza
> 10.20949/rhhj.v6i11.311 <http://dx.doi.org/10.20949/rhhj.v6i11.311>
> PDF <https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/311/225>
> 100-117
> Relato de viagem: o livro Apologia da História e o uso de canções no ensino
> de disciplinas da Área de Teoria e Metodologia da História
> <https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/335>
> Edmilson Alves Maia Junior
> 10.20949/rhhj.v6i11.335 <http://dx.doi.org/10.20949/rhhj.v6i11.335>
> PDF <https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/335/226>
> 118-141
> Entrevista
>
> Entrevista – Marcos Napolitano História e música popular: entre a
> historiografia contemporânea e as práticas de ensino na Educação Básica
> <https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/353>
> Olavo Pereira Soares, Miriam Hermeto
> 10.20949/rhhj.v6i11.353 <http://dx.doi.org/10.20949/rhhj.v6i11.353>
> PDF <https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/353/227>
> 142-146
> Falando de História hoje
>
> História em quadrinhos e ensino de História
> <https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/332>
> Douglas mota xavier de Lima
> 10.20949/rhhj.v6i11.332 <http://dx.doi.org/10.20949/rhhj.v6i11.332>
> PDF <https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/332/228>
> 147-171
> Ensino de História: como a extensão universitária potencializa a formação
> profissional <https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/321>
> Érika Oliveira Amorim
> 10.20949/rhhj.v6i11.321 <http://dx.doi.org/10.20949/rhhj.v6i11.321>
> PDF <https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/321/229>
> 172-190
> Gênero e reconhecimento no funk carioca: perspectivas para o ensino na
> educação básica <https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/347>
> Carlos Eduardo Dias Souza, Gladysmeire Guimarães Silva
> 10.20949/rhhj.v6i11.347 <http://dx.doi.org/10.20949/rhhj.v6i11.347>
> PDF <https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/347/230>
> 191-215
> E-Storia
>
> História por Música: aplicações de um projeto de música popular e ensino de
> história <https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/334>
> Carlos Eduardo de Freitas Lima
> 10.20949/rhhj.v6i11.334 <http://dx.doi.org/10.20949/rhhj.v6i11.334>
> PDF <https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/334/231>
> 216-236
> História Hoje na sala de aula
>
> As três durações de Fernand Braudel no Ensino de História: proposta de
> atividade <https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/330>
> Ricardo Marques de Mello
> 10.20949/rhhj.v6i11.330 <http://dx.doi.org/10.20949/rhhj.v6i11.330>
> PDF <https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/330/232>
> 237-254
> Ditadura militar sob o olhar de composições musicais
> <https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/297>
> Flavia Jovelino Silva
> 10.20949/rhhj.v6i11.297 <http://dx.doi.org/10.20949/rhhj.v6i11.297>
> PDF <https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/297/242>
> 255-271
> Flipped classroom em História e Geografia de Portugal: contributos de um
> estudo numa turma do 5º ano <https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/305>
> Cláudia Rolo, Pedro Teixeira Pereira
> 10.20949/rhhj.v6i11.305 <http://dx.doi.org/10.20949/rhhj.v6i11.305>
> PDF <https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/305/234>
> 272-294
> Na trilha sonora da História: a canção brasileira como recurso
> didático-pedagógico na sala de aula
> <https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/322>
> Luís Guilherme Ritta Duque
> 10.20949/rhhj.v6i11.322 <http://dx.doi.org/10.20949/rhhj.v6i11.322>
> PDF <https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/322/235>
> 295-314
> Resenhas
>
> Nobres vagabundos: a malandragem entre a adesão e a resistência ao
> trabalhismo durante o Estado Novo
> <https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/312>
> Bruno Vinícius Leite de Morais
> 10.20949/rhhj.v6i11.312 <http://dx.doi.org/10.20949/rhhj.v6i11.312>
> PDF <https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/312/236>
> 315-319
> Textos e contextos do ensino de História
> <https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/348>
> Mauro Cezar Coelho
> 10.20949/rhhj.v6i11.348 <http://dx.doi.org/10.20949/rhhj.v6i11.348>
> PDF <https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/348/237>
> 320-324
> Artigos
>
> Teoria, metodologia e história ensinada: miradas a partir do Pibid
> <https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/313>
> Carmem Zeli de Vargas Gil, Caroline Pacievitch, Mara Cristina de Matos
> Rodrigues
> 10.20949/rhhj.v6i11.313 <http://dx.doi.org/10.20949/rhhj.v6i11.313>
> PDF <https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/313/238>
> 325-348
> A escrita didática da História na década de 1980: um ponto de reflexão para
> as intensas disputas públicas pelos sentidos da História ensinada no Brasil
> contemporâneo <https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/343>
> Jean Carlos Moreno
> 10.20949/rhhj.v6i11.343 <http://dx.doi.org/10.20949/rhhj.v6i11.343>
> PDF <https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/343/239>
> 349-368
> Prefácios, direções, advertências: orientações ao professor nos livros
> didáticos (1880-1930) <https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/344>
> Fabio Ribeiro
> 10.20949/rhhj.v6i11.344 <http://dx.doi.org/10.20949/rhhj.v6i11.344>
> PDF <https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/344/240>
> 369-394
>
> https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/issue/view/11/showToc
>
> --
> carlos palombini, ph.d. (dunelm)
> professor de musicologia ufmg
> professor colaborador ppgm-unirio
> ufmg.academia.edu/CarlosPalombini <http://goo.gl/KMV98I>
> www.researchgate.net/profile/Carlos_Palombini2
> ________________________________________
> anppom-l em listas.unicamp.br
> Lista de Discussão dos Associados da ANPPOM - Associação Nacional de
> Pesquisa e Pós-Graduação em Música
> https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l
>
> Conforme deliberado na Assembleia Geral realizada em 24 de agosto de 2016,
> das 17 às 19 horas, no Auditório da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da
> Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, B. Horizonte – Não são
> veiculadas nesta lista mensagens contendo ANEXOS.
>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L