[ANPPOM-Lista] Resultado do Concurso Sílvio Romero 2017

Carlos Palombini cpalombini em gmail.com
Ter Nov 7 09:59:17 BRST 2017


*CONCURSO SÍLVIO ROMERO 2017*


O Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP) divulgou o
resultado do Concurso Sílvio Romero de 2017. Foram inscritos 20 trabalhos
monográficos, dentre os quais a Comissão Julgadora destacou a diversidade
de temas e a qualidade no seu desenvolvimento. Dois trabalhos receberão,
cada um, o prêmio de R$25 mil (1° lugar) e R$20 mil (2° lugar), e outros
dois, menções honrosas.


Instituído em 1959 e realizado pelo CNFCP, o Concurso Sílvio Romero de
monografias foi idealizado com o propósito de estimular a produção de
conhecimento científico sobre os diversos temas do folclore e da cultura
popular.


Lançado anualmente por edital, confere ao primeiro e segundo colocados
prêmios pagos em dinheiro, prevendo-se, ainda, até três menções honrosas,
selecionadas por comissão de especialistas indicados pelo CNFCP.



Confira a seguir os premiados:



*1º lugar*

*“A peregrinação das coisas: trajetórias de imagens de santos, ex-votos e
outros objetos de devoção”*

Autora: *Lilian Alves Gomes*

Instituição: Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu
Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), orientada por
Renata Menezes.


Nesta tese analiso as relações engendradas por imagens de santos, ex-votos
e outros objetos de devoção em situações nas quais os mesmos são
mobilizados para outros fins que não o culto religioso. Os dados que
subsidiam a pesquisa foram produzidos principalmente a partir de questões
suscitadas por um conjunto de obras — classificadas, em sua maioria, como
“arte popular” — entendidas neste trabalho como emaranhados de relações
tecidas no decurso de sua produção, circulação, exposição e mesmo
destruição. São esculturas, como os santos e exvotos, passando por
exposições e publicações delas decorrentes, tais como livros e catálogos;
pensadas como imiscuídas no fluxo da ação social de agentes diversos:
fornecedores de material, artistas, marchands, colecionadores,
folcloristas, intelectuais, restauradores, curadores, inventariadores,
museus, professores universitários, órgãos culturais etc.


*2º lugar*

*“Ruth Landes e a Cidade das Mulheres. Antropologia e matriarcado nos
candomblés da Bahia”*

Autora: *Jamie Lee Andreson*

Instituição: Programa de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos da
Universidade Federal da Bahia (UFBA), orientada por Maria Rosário Gonçalves
e Carvalho


Por meio de fontes primárias, como cartas pessoais, manuscritos e a coleção
de fotos tiradas no campo de pesquisa, essa monografia trata da experiência
de campo e os debates relacionados à antropóloga norte-americana, Ruth
Landes, no Brasil em 1938-1939. Examina, em detalhes, o relacionamento
colaborativo e romântico entre Ruth Landes e o intelectual baiano Edison
Carneiro Oferece uma análise comparativa entre a etnografia escrita e as
fotos tiradas durante a pesquisa de campo para aproximar a experiência de
Landes. Aborda a coleção de fotos como um rico registro histórico de
personagens influentes no desenvolvimento do Candomblé, e o campo de
estudos nos anos 1930. Coloca como suas interações no campo de pesquisa,
principalmente com as mulheres e crianças em bairros negros e pobres,
informavam as conclusões apresentadas nas publicações subsequentes. No
final, aborda as críticas da tese do matriarcado e homossexualidade e
coloca os trabalhos nos âmbitos dos estudos afro-brasileiros, da
antropologia feminista e pós-moderna, de modo a considerar seus
significados na academia e também a relevância da etnografia para abordar
estudos sobre os candomblés atuais na Bahia.



*1ª menção honrosa*

*“O toque do Gã: tipologia preliminar das linhas-guia do candomblé
Ketu-Nagô”*

Autor: *Edilberto de Macedo Fonseca*

Instituição: Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do
Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), orientado por Elizabeth Travassos


Este estudo visa estabelecer uma tipologia das *linhas-guia *dos candomblés
Ketu-Nagô praticados hoje na cidade do Rio de Janeiro, já que não foi
possível encontrar ainda uma tipificação dessas linhas-guia. Essa pesquisa
baseou-se em aulas particulares com os mestres percussionistas, os *alabês*;
em gravações dos ritmos feitas em estúdio; em pesquisa bibliográfica e
complementada por entrevistas com membros dos terreiros com os quais
estabeleceu-se relacionamento regular. Integrada aos rituais, a música nos
candomblés possui caráter sacralizador sendo inalienável à prática
religiosa. É por meio da música que será possível estabelecer relações
simbólicas entre os homens e as divindades cultuadas, os *orixás*.
Executadas pelo instrumento *gã*, ou *agogô*, as linhasguia constituem
padrões rítmicos que guiam o conjunto orquestral.





*2ª menção honrosa*

*“Na pata do cavalo: um estudo etnográfico com apostadores do turfe em
agências credenciadas do Jockey Club Brasileiro”*

Autor: *Rômulo Bulgarelli Labronici*

Instituição: Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade
Federal Fluminense (UFF), orientado por Lênin Santos Pires


Esta tese visa a consolidar uma construção etnográfica a partir de um longo
trabalho de campo com apostadores de turfe no contexto urbano do Rio de
Janeiro. De maneira geral, busco compreender os jogos de apostas como
práticas mediadoras de relações sociais. Concebido como produto e produtor
de arenas de sociabilidade que envolvem negociações, disputas e valores, de
modo que as noções de espaço, tempo e moralidade são estabelecidas à medida
que o jogo se desdobra. O foco aqui insere-se nas denominadas “Agências
Credenciadas do Jockey Club Brasileiro”, que se constituem enquanto espaços
dotados de uma sociabilidade masculina e como parte fundamental da vida de
jogadores, que articulam família, trabalho, diversão e onde a presença das
mulheres é constantemente coibida.


Deste modo, o entendimento das regras do jogo e seus desdobramentos, se
tornaram a base de observação dos limites morais com quais os jogadores
absorvem tal prática. Limites que envolvem gastos temporais, energéticos e
financeiros. Assim, o entendimento das nuances das apostas foi essencial
para compreensão do que está efetivamente sendo posto em jogo. Além do
dinheiro: conhecimento, prestígio e sorte são articulados nas distintas
formas de apostar. Neste sentido, o turfe enquanto uma competição entre
cavalos e homens terá, em sua relação com a natureza, o estabelecimento de
suas bases de consolidação das disputas entre jogadores, onde os cavalos
correm e os homens jogam.



*Comissão Julgadora:*

*Letícia Borges Nedel, *doutora em História e professora do Departamento de
História da Universidade Federal de Santa Catarina; *Luciana Prass, *doutora
em Música – Etnomusicologia, professora adjunta da Universidade Federal do
Rio Grande do Sul; *Roberta Sampaio Guimarães**,*doutora em Antropologia,
professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro; *Simone da
Silva Guerreiro,* doutora em Letras, professora adjunta da Universidade
Federal da Bahia; *Guacira Waldeck*, mestre em Antropologia, pesquisadora
do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular, como representante
institucional.


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