[ANPPOM-Lista] Curso Fundamentos da Pesquisa (Módulo 2)
Sonia Ray
soniaraybrasil em gmail.com
Sáb Nov 25 12:01:46 BRST 2017
Laboratorio de Performance e Cognição Musical <lpcmufg em hotmail.com>
*Por favor, divulguem!*
*CURSO DE EXTENSÃO NA EMAC-UFG*
(MUNDO LPCM: CRIAÇÃO ARTÍSTICA, ENSINO E PESQUISA EM MÚSICA – PROEC 2016)
*FUNDAMENTOS DA PESQUISA EM PERFORMANCE MUSICAL-Parte 2*
Ministrado pela Profa. Dra. Sonia Ray (UFG)
*Data: 14 e 15 de dezembro de 2017*
*Horário: das 14h00 as 18h00 no LPCM (EMAC-UFG)*
*Aula1: Quinta 14/dez/2017*
*Considerações sobre a Escrita Acadêmica*
Distinção entre a escrita cotidiana, formal e sofisticada
A leitura como objeto de estudo da escrita
Sentença Tópico e Ideia Controle (aplicações em trabalhos acadêmico)
*Organização e utilização de autores na revisão*
Somente o novo = ignora o histórico do tema
Somente o que lhe interessa = ignora o contexto
Somente o antigo = desatualização
*A citação e sua pertinência*
Citação Direta
Citação Indireta
*Sobre estruturação do projeto de pesquisa*
Nível (objetivo)
Normas de submissão, avaliação e prazos
Partes obrigatórias
Partes opcionais
Questões éticas
Sobre formatação (ABNT, Chicago, APA)
*Aula 2: Sexta 15/dez/2017*
*Síntese das dimensões do projeto de pesquisa em música*
Projeto de Pesquisa para o Trabalho Final de Curso de Graduação (TCC)
Projeto de Pesquisa da Iniciação Científica (IC, com ou sem bolsa)
Projeto de Pesquisa para o Curso de Especialização
Projeto de Pesquisa para o Curso de Mestrado Acadêmico
Considerações sobre o Mestrado Profissional
Projeto de Pesquisa para o Curso de Doutorado
Projeto de Pesquisa para o Estágio de Pós-Doutorado
*Dimensões de textos de Divulgação de Pesquisa*
Resumo
Resumo expandido
Relato de Experiência
Artigo
Dissertações e Teses
*Considerações sobre expressão oral*
Observando os vícios de linguagem
Distinção entre expressão oral cotidiana, formal e sofisticada
A fala e o material apresentado em slides
*Referências preliminares:*
Abbagnano, Nicola. *Dicionário de Filosofia*. 6ª ed. São Paulo: Martins
Fontes, 2012.
Arnaudet, M. L.; Barrett, M. E. *Approaches to Academic Reading and Writing*.
N.Jersey: Prentice-Hall, 1984. p.2-10.
Barros, A. J. S.; Lehfeld, N. A. S. *Fundamento de Metodologia Científica*.
2ª ed. São Paulo: Pearson, 2000.
Borém, Fausto; Ray, Sonia. Pesquisa em performance musical no Brasil no
século XXI: problemas, tendências e alternativas. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE
PÓS-GRADUANDOS, 2, 2012, Rio de Janeiro. *Anais...* Rio de Janeiro: Unirio,
2012. v. 1. p. 121-168.
Borgdorff, Henk. *The Conflict of the Faculties*: perspectives on artistic
research and academia. Amsterdam: Leiden University Press, 2012.
Alvez-Mazzotti, A.J.;Gewandsnajder, F. *O Método nas Ciências Naturais e
Sociais*. São Paulo: Pioneira, 1998.
Ray, Sonia (Org.). *Performance Musical e suas Interfaces*. Goiânia:
Irokun/Vieira, 2005.
Vieira, J. A. Teoria do Conhecimento e Arte. Transc. Sonia Ray. *Música
Hodie*, v.9, n.2. Goiânia: PPG Música da UFG, 2009. p.11-24.
*CURSO DE EXTENSÃO NA EMAC-UFG*
(MUNDO LPCM: CRIAÇÃO ARTÍSTICA, ENSINO E PESQUISA EM MÚSICA – PROEC 2016)
*FUNDAMENTOS DA PESQUISA EM PERFORMANCE MUSICAL-Parte 2*
Ministrado pela Profa. Dra. Sonia Ray (UFG)
*Data: 14 e 15 de dezembro de 2017*
*Horário: das 14h00 as 18h00 no LPCM (EMAC-UFG)*
*INSCRIÇÃO*
Para se inscrever você deve enviar um e-mail para <lpcmufg em hotmail.com> com a
ficha abaixo preenchida e o comprovante de pagamento anexos.
Nome da conta: FUNAPE (LPCM - LABORATÓRIO MUSICAL)
Banco do Brasil Ag. 0086-8 Corrente - 18.937-5
Centro de Custo: 10.033 (Obs: Se não conseguir colocar o centro de custo,
faça o depósito em nome da FUNAPE e mande o comprovante legível, por favor)
*Externos R$ 140,00 (Comunidade UFG R$70,00)*
*DADOS OBRIGATÓRIOS*
Nome (como no certificado):
Data de nasc:
Telefones para contato:
e-mail:
Categoria: presencial ( ) à distancia ( ). Se à distância, informe
seu skype name*: _____________
Vinculo com a UFG: Não ( ) Sim ( ). Se sim, matrícula/siape:
____________________
OBS:
1) presença obrigatória em 100% do tempo para obtenção de certificado.
2) é responsabilidade do aluno estar com skype aberto 10 minutos antes da
aula para testes.*
------------------------------
Laboratorio de Performance e Cognição Musical <lpcmufg em hotmail.com>
Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L