[ANPPOM-Lista] Africanias - Jornadas e Grupo de Pesquisa

Camila Durães Zerbinatti camiladuze em gmail.com
Dom Nov 26 15:34:27 BRST 2017


Olá,

Compartilhando algumas informações. Soube hoje do Africanias através da
Antonilde Rosa, a quem agradeço pela divulgação.


Saudações,
Camila.

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*​1) ​"Jornada Africanias”: herança africana na música erudita brasileira*

No Rio de Janeiro, um evento na Escola de Música da UFRJ, uma das mais
antigas do país, investiga a herança africana na música brasileira, em
especial, a erudita. Professores e pesquisadores de diversas partes do país
se reuniram para participar do “Jornada Africanias”, série de concertos e
debates sobre esse legado.

http://www.tvt.org.br/jornada-africanias-heranca-africana-
na-musica-erudita-brasileira/

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*2) Facebook do Grupo de Pesquisa "Africanias", da UFRJ:*
https://www.facebook.com/africaniasufrj/

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*3) Página do Grupo de Pesquisa Africanias:* https://ppgm.
musica.ufrj.br/africanias/

Africanias

Andrea Albuquerque Adour da Camara, *coordenadora*
*Babalawo* Sandro Fatorere, *membro externo* (Afoxé Ómó Ifá)
Sônia Maria de Melo Queiroz, *membro externo *(UFMG)
Elisângela Santos, *membro externo* (CEFET)
Jonas dos Santos Maia, *membro externo*
Jonas Soares Lana, *membro externo *(PUC-RJ)
Lenine Alves dos Santos, *membro externo *(UNICAMP)
Ronal Xavier Silveira, *membro externo *(UFRJ)
Sergio Anderson de Moura Miranda, *membro externo *(UEMG)
Veruschka Bluhm Mainhard, *membro externo *(UFRJ)
Yeda Antonita Pessoa de Castro, *membro externo *(UNEB)
Alberto José Vieira Pacheco, *docente*
Frederico Machado de Barros, *docente*
Samuel Araujo, *docente*
Marcelo Henrique Andrade Coutinho, *discente* (doutorando)
Antonilde Rosa Pires, *discente* (mestranda)
Carlos Eduardo Fecher, *discente* (mestrando)
Daniel Salgado da Luz Moreira, *discente* (mestrando)
Filipe de Matos Rocha, *discente *(mestrando)
Jonas dos Santos Maia, *discente* (mestrando)
Ana Daniela dos Santos Rufino, *discente* (graduanda)
Eduardo Fonseca de Brito Lyra, *discente* (Ensino Médio)

O Grupo de Pesquisa *Africanias* propõe a compreensão da presença africana
nos diferentes gêneros da música brasileira, através do estudo sistemático,
contando com a participação de pesquisadores de diferentes áreas e
instituições. Tal presença foi espargida, desde o século XVI, período em
que o modelo econômico adotado por Portugal em sua colônia utilizou mão de
obra escrava, submetendo os povos locais, chamados por seus colonizadores
genericamente de índios e povos africanos, trazidos sobretudo da África
sub-saariana.

O termo *Africania *foi assim explicitado por Yeda Pessoa de Castro: *“designa
o legado linguístico-cultural negroafricano … que se converteu em matrizes
partícipes da construção de um novo sistema cultural e linguístico que, no
Brasil, se identifica como brasileiro”* .

Diversos povos africanos provenientes de diferentes etnias, línguas e
culturas, que aqui se encontraram, entoaram seus cantos e construíram seus
instrumentos, manifestando sua presença em sons no novo mundo. Desde o
século XVI há documentos e relatos que apontam o encantamento provocado por
esta cultura nos relatos dos viajantes. O encontro entre tais saberes e a
música de origem europeia foi campo de interesse de diversos compositores,
em diferentes gêneros e estilos musicais e possibilitou a composição de
amplo repertório onde podemos perceber o eco da presença africana.
Entretanto, este repertório é muitas vezes mal compreendido, em decorrência
da dificuldade de compreensão do vocabulário e das tradições africanas que
o cercam.

*Instituições e Pesquisadores Parceiros*

   - CEA (Centro de Estudos Africanos) da UFMG
   Pesquisadora Dra Sônia Queiroz (Faculdade de Letras – UFMG)
   - NEAB (Núcleo de Estudos Africanos) do CEFET
   Pesquisadora Dra. Elisângela Santos
   - Afoxé Ómó Ifá
   Pesquisador: Babalorixá Sandro Fatorere

*Referências Bibliográficas*

ANDRADE, Mario de. Aspectos da música brasileira. Belo Horizonte: Vila
Rica, 1991.
BÂ, Amadou Hampaté.A tradição viva. In: KI-ZERBO, Josephet ali (Ed.).
História da África. v. I: Metodologia e pré-história da África. São Paulo:
UNESCO, 1980.

CASTRO, Yeda Pessoa de. Falares africanos na Bahia: um vocabulário
afro-brasileiro. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Letras; Topbooks,
2005.

KAGAME, Alexis. A percepção empírica do tempo e concepção da história no
pensamentu bantu. In: As culturas e o tempo: estudos reunidos pela UNESCO
por Paul Ricoeur e outros. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo,
1975.

MACHADO FILHO, Aires da Mata.O negro e o garimpo em Minas Gerais. Rio de
Janeiro: José Olímpio, 1943.

MARTINS, Leda. Performances do tempo espiralar. In RAVETTI, Graciella,
ARBEX, Márcia (org). Performance, exílio, fronteiras: errâncias territorias
e textuais. Belo Horizonte, Pós-Graduação em Letras, Estudos Literários,
UFMG, 2002.

MUKUNA, Kasadi wa. Contribuição bantu na música popular brasileira:
perspecitvas etnomusicógicas. São Paulo: Terceira Margem, 2006.

QUEIROZ, Sônia. Pé preto no barro branco:a lingua dos negros da Tabatinga.
Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998.

Africanias no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq
<http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9708922482557392>

Africanias no Facebook <https://www.facebook.com/africaniasufrj/>

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*4) Evento da I Jornada Africanias:* https://www.facebook.com/events/
442829856112026/

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*5) Texto de divulgação no site da UFRJ:*

"Jornadas debatem africanias


Escrito por Francisco Conte
Ter, 14 de Novembro de 2017 09:07

Iniciativa da professora e pesquisadora Andrea Adour e com apoio do
Programa de Pós-Graduação em Música da Escola de Música (PPGM), acontece
dias 21, 22 e 23 de novembro a primeira edição das Jornadas Africanias da
UFRJ. Com extensa programação, o evento reúne recitais e palestras no
Prédio I da Escola de Música (Sala da Congregação e Salão Leopoldo Miguez)
e no Prédio III (Edifício Ventura).


Andrea coordena o Grupo de Pesquisas Africanias, ligado ao PPGM, que propõe
a compreensão da presença africana nos diferentes gêneros da música
brasileira, através do estudo sistemático, contando com a participação de
pesquisadores de diferentes áreas e instituições.

A escolha do termo foi inspirada no trabalho da etnolinguista Yeda Pessoa
de Castro, professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Para Castro,
que desenvolveu uma série de pesquisas sobre a participação da cultura
africana na constituição no português falado no País, "podemos entender
marcas de africanias como a bagagem cultural submergida no inconsciente
iconográfico do contingente humano negro-africano entrado no Brasil em
escravidão, que se faz perceptível na língua, na música, na dança, na
religiosidade, no modo de ser e de ver o mundo".

A programação, que pode ser consultada em detalhes no final da matéria,
destaca a conferência da professora, poeta, ensaísta e dramaturga Leda
Martins (UFMG), além de mesas redondas e outras atividades. Inbteressados
devem se inscrever atrvés de formulário online.
Na parte musical do evento, homenagem do grupo Sodade Brasilis, criado pelo
professor da EM Sérgio Alvares, a Pixinguinha; e recitas que realçam as
africanias ds obras de Mignone, Lorenzo Fernandez e Waldemar Henrique.

O Coral Brasil Ensemble também marcará presença. Sob regência de Maria José
Chevitarese, executa obras de Marlos Nobre, Francisco Mignone e Liduíno
Pitombeira.


SERVIÇO

Escola de Música. Prédio I, Rua do Passeio, 98, Lapa - Rio de Janeiro - RJ.
CEP: 20.021-290. Edifício Ventura Corporate Towers, Avenida República do
Chile, 330, 21º andar, Torre Leste; CEP 20031-170


I Jornada Africanias UFRJ
Escola de Música UFRJ
Dias, 21, 22 e 23 de novembro.

Dia 21

Prédio Ventura – Av. Chile 330, 21. Andar
Sala 2116

9:30 – Abertura.
10:00– Conferência: O tempo espiralar – Profa. Dra. Leda Martins
11:30 – Mesa temática: O Tempo – Pauxy Nunes, Katiuscia Ribeiro. Andrea
Adour (mediadora)
12:30 – GT: Projetos ITAB - Andrea Adour (Africanias), Leda Martins
(Cantares)
13:00 – Almoço

Prédio 1 – Rua do Passeio, 98
Sala da Congregação

14:00 – Sodade Brasilis – Prof. Sérgio Alvares
15:00 – Duo Pretas – Sulamita Lages (piano) e Ana Lia Alves (voz)
16:00 – Africanias com e Compositores : Felipe Matos. "Jongos #2 – Dual".
Intérpretes: Matheus Martins (clarinete) e Viviane Sobral (piano). Vídeo
comentado: "M´ukulu". Intérpretes: Sacravox – Valéria Matos (regente) e
Renato Mendonça (dança. )Eduardo Cameniezki: "Cantos Proverbiais
Africanos". Intérpretes: Duo Adour. "Pomba Gira". Intérpretes: Quinteto de
sopros, organização Prof. Albert Katar, soprano, Yasmini Vargas.
17:00– Café
17:30 – Eduardo Lira (percussão)
18:00 - Recital Palestra - Africanias em Babi de Oliveira (Alunos da UFRJ e
da FAETEC). Orientação: Andrea Adour e Jonas Maia.
19:00 – Africanias com Brasil Ensemble. Regente: Maria José Chevitarese.


Dia 22


Prédio Ventura – Av. Chile 330, 21. Andar
Sala 2116

9:30 – Grupo Africanias (GT) (Antonilde Pires, Daniel Salgado, Jonas Maia,
Ana Daniela Rufino, Ivette e Vitor Abalada)
11:00 – Mesa temática: Língua e Memória – Regina Meirelles, Babalawo Sandro
Fatorere, Andrea Adour (mediadora)
12:00 – GT: Africanias no PPGM, PROMUS e na Extensão– Alberto Pacheco
(Caravelas), Veruschka Mainhard (PROMUS), Maria Alice (Novas Musicologias)
e Andrea Adour (Caravelas, APHECAB e Africanias)
13:00 – Almoço.

Sala da Congregação

14:00 – Africanias em Francisco Mignone. Silas Barbosa (piano) e Nathalia
Trigo (soprano)
!4:30 – Africanias e Lorenzo Fernandes. Silas Barbosa (piano) e Veruchka
Mainhard (soprano)
15:00 – Africanias na América Latina. Ronal Silveira (piano)
16:00 – Alberto Pacheco (tenor - UFRJ) e Nícolas de Souza Barros (guitarra
romântica e arranjos – UNI-RIO)
17:00 – Mussambê: Mariana Bernardes (voz e violão), Rita Gama (voz e
percussão), Tina Werneck (voz e violino) e Beth Marques(voz e percussão)
17:30 – Café
18:00 – Africanias em Waldemar Henrique. Viviane Sobral (piano) e Marcelo
Coutinho (barítono).

Salão Leopoldo Miguez

19:00 – Afoxé Ómó Ifá

Dia 23

14 horas: Vissungo - Spirito Santo
15 horas: Conversa plenária: Música, Religião e Universidade
Mediação: Profs. Samuel Araujo e Freaderico Barros, Escola de Música da UFRJ
Convidadas/os:
- Prof.a. Dra. Valeria Mattos, Escola de Música da UFRJ
- Alunas/alunos de canto coral
- Ialorixá Paula de Odé, Afoxé
- Pastor Isaías Campos dos Santos, Igreja Batista
- Lucas Assis, Grupo de Pesquisas em em Etnomusicologia Dona Ivone Lara
- Caio Mendes Muniz, Grupo Malungo
Organização: Laboratório de Etnomusicologia, Grupo de Pesquisas Africanias,
Programa de Pos-Graduação em Música e Centro Acadêmico da Escola de Música
(CAEM).

FOCO

As relações entre música e diferentes formas de religiosidade no tempo e no
espaço têm sido intensas e mutuamente enriquecedoras, gerando formas de
musicalidade e repertórios que contribuem significativamente à formação de
musicistas e da cidadania nas mais diversas sociedades, e em particular,
nas instituições universitárias. Nestas, e notoriamente nas universidades
públicas, a convivência entre músicas, culturas e religiosidades têm
proporcionado oportunidades de diálogo e compreensão recíprocas quer
através do ensino e da pesquisa, quanto da performance.

No entanto, há evidência de que haja divergência quanto à pertinência de
tal diversidade à formação universitária, o que gera questionamentos,
quando não ações polêmicas, que requerem espaço para debate púbico, razão
de ser desta conversa plenária.

DINÂMICA

Mediadores e pessoas convidadas abrirão a conversa com falas rápidas (em
torno de 5 minutos), seguindo-se o debate com todas e todos presentes."
Jornadas debatem africanias
http://www.musica.ufrj.br/index.php?option=com_content&
view=article&id=2012:jornadas-debatem-africanias&catid=55:
destaques&Itemid=86


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