[ANPPOM-Lista] Africanias - Jornadas e Grupo de Pesquisa

Eliana Maria de Almeida Monteiro da Silva ms.eliana em usp.br
Seg Nov 27 13:25:27 BRST 2017


Obrigada Camila por compartilhar este importante e lindo evento do Grupo de
Pesquisas Africanias,
do qual faz parte a cantora e pesquisadora Antonilde Rosa.
Ela é integrante da rede Sonora e tem contribuído muitíssimo para o nosso
conhecimento sobre o que se refere à cultura negra, bem como a movimentos
de valorização e resistência das mulheres negras em geral.
Parabéns à UFRJ e sua Escola de Música por promover iniciativas como estas,
que enriquecem o dia a dia da nossa comunidade acadêmica e musical!
Abraços
Eliana Monteiro da Silva

2017-11-26 15:34 GMT-02:00 Camila Durães Zerbinatti <camiladuze em gmail.com>:

> Olá,
>
> Compartilhando algumas informações. Soube hoje do Africanias através da
> Antonilde Rosa, a quem agradeço pela divulgação.
>
>
> Saudações,
> Camila.
>
> - - - - - - -
>
>
>
>
> *​1) ​"Jornada Africanias”: herança africana na música erudita brasileira*
>
> No Rio de Janeiro, um evento na Escola de Música da UFRJ, uma das mais
> antigas do país, investiga a herança africana na música brasileira, em
> especial, a erudita. Professores e pesquisadores de diversas partes do país
> se reuniram para participar do “Jornada Africanias”, série de concertos e
> debates sobre esse legado.
>
> http://www.tvt.org.br/jornada-africanias-heranca-africana-
> na-musica-erudita-brasileira/
>
> - - - -
>
>
> *2) Facebook do Grupo de Pesquisa "Africanias", da UFRJ:*
> https://www.facebook.com/africaniasufrj/
>
> - - - -
>
>
> *3) Página do Grupo de Pesquisa Africanias:* https://ppgm.
> musica.ufrj.br/africanias/
>
> Africanias
>
> Andrea Albuquerque Adour da Camara, *coordenadora*
> *Babalawo* Sandro Fatorere, *membro externo* (Afoxé Ómó Ifá)
> Sônia Maria de Melo Queiroz, *membro externo *(UFMG)
> Elisângela Santos, *membro externo* (CEFET)
> Jonas dos Santos Maia, *membro externo*
> Jonas Soares Lana, *membro externo *(PUC-RJ)
> Lenine Alves dos Santos, *membro externo *(UNICAMP)
> Ronal Xavier Silveira, *membro externo *(UFRJ)
> Sergio Anderson de Moura Miranda, *membro externo *(UEMG)
> Veruschka Bluhm Mainhard, *membro externo *(UFRJ)
> Yeda Antonita Pessoa de Castro, *membro externo *(UNEB)
> Alberto José Vieira Pacheco, *docente*
> Frederico Machado de Barros, *docente*
> Samuel Araujo, *docente*
> Marcelo Henrique Andrade Coutinho, *discente* (doutorando)
> Antonilde Rosa Pires, *discente* (mestranda)
> Carlos Eduardo Fecher, *discente* (mestrando)
> Daniel Salgado da Luz Moreira, *discente* (mestrando)
> Filipe de Matos Rocha, *discente *(mestrando)
> Jonas dos Santos Maia, *discente* (mestrando)
> Ana Daniela dos Santos Rufino, *discente* (graduanda)
> Eduardo Fonseca de Brito Lyra, *discente* (Ensino Médio)
>
> O Grupo de Pesquisa *Africanias* propõe a compreensão da presença africana
> nos diferentes gêneros da música brasileira, através do estudo sistemático,
> contando com a participação de pesquisadores de diferentes áreas e
> instituições. Tal presença foi espargida, desde o século XVI, período em
> que o modelo econômico adotado por Portugal em sua colônia utilizou mão de
> obra escrava, submetendo os povos locais, chamados por seus colonizadores
> genericamente de índios e povos africanos, trazidos sobretudo da África
> sub-saariana.
>
> O termo *Africania *foi assim explicitado por Yeda Pessoa de Castro:
> *“designa
> o legado linguístico-cultural negroafricano … que se converteu em matrizes
> partícipes da construção de um novo sistema cultural e linguístico que, no
> Brasil, se identifica como brasileiro”* .
>
> Diversos povos africanos provenientes de diferentes etnias, línguas e
> culturas, que aqui se encontraram, entoaram seus cantos e construíram seus
> instrumentos, manifestando sua presença em sons no novo mundo. Desde o
> século XVI há documentos e relatos que apontam o encantamento provocado por
> esta cultura nos relatos dos viajantes. O encontro entre tais saberes e a
> música de origem europeia foi campo de interesse de diversos compositores,
> em diferentes gêneros e estilos musicais e possibilitou a composição de
> amplo repertório onde podemos perceber o eco da presença africana.
> Entretanto, este repertório é muitas vezes mal compreendido, em decorrência
> da dificuldade de compreensão do vocabulário e das tradições africanas que
> o cercam.
>
> *Instituições e Pesquisadores Parceiros*
>
>    - CEA (Centro de Estudos Africanos) da UFMG
>    Pesquisadora Dra Sônia Queiroz (Faculdade de Letras – UFMG)
>    - NEAB (Núcleo de Estudos Africanos) do CEFET
>    Pesquisadora Dra. Elisângela Santos
>    - Afoxé Ómó Ifá
>    Pesquisador: Babalorixá Sandro Fatorere
>
> *Referências Bibliográficas*
>
> ANDRADE, Mario de. Aspectos da música brasileira. Belo Horizonte: Vila
> Rica, 1991.
> BÂ, Amadou Hampaté.A tradição viva. In: KI-ZERBO, Josephet ali (Ed.).
> História da África. v. I: Metodologia e pré-história da África. São Paulo:
> UNESCO, 1980.
>
> CASTRO, Yeda Pessoa de. Falares africanos na Bahia: um vocabulário
> afro-brasileiro. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Letras; Topbooks,
> 2005.
>
> KAGAME, Alexis. A percepção empírica do tempo e concepção da história no
> pensamentu bantu. In: As culturas e o tempo: estudos reunidos pela UNESCO
> por Paul Ricoeur e outros. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo,
> 1975.
>
> MACHADO FILHO, Aires da Mata.O negro e o garimpo em Minas Gerais. Rio de
> Janeiro: José Olímpio, 1943.
>
> MARTINS, Leda. Performances do tempo espiralar. In RAVETTI, Graciella,
> ARBEX, Márcia (org). Performance, exílio, fronteiras: errâncias territorias
> e textuais. Belo Horizonte, Pós-Graduação em Letras, Estudos Literários,
> UFMG, 2002.
>
> MUKUNA, Kasadi wa. Contribuição bantu na música popular brasileira:
> perspecitvas etnomusicógicas. São Paulo: Terceira Margem, 2006.
>
> QUEIROZ, Sônia. Pé preto no barro branco:a lingua dos negros da Tabatinga.
> Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998.
>
> Africanias no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq
> <http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9708922482557392>
>
> Africanias no Facebook <https://www.facebook.com/africaniasufrj/>
>
> - - - - -
>
>
> *4) Evento da I Jornada Africanias:* https://www.facebook.com/events/
> 442829856112026/
>
> *- - - - - *
>
>
> *5) Texto de divulgação no site da UFRJ:*
>
> "Jornadas debatem africanias
>
>
> Escrito por Francisco Conte
> Ter, 14 de Novembro de 2017 09:07
>
> Iniciativa da professora e pesquisadora Andrea Adour e com apoio do
> Programa de Pós-Graduação em Música da Escola de Música (PPGM), acontece
> dias 21, 22 e 23 de novembro a primeira edição das Jornadas Africanias da
> UFRJ. Com extensa programação, o evento reúne recitais e palestras no
> Prédio I da Escola de Música (Sala da Congregação e Salão Leopoldo Miguez)
> e no Prédio III (Edifício Ventura).
>
>
> Andrea coordena o Grupo de Pesquisas Africanias, ligado ao PPGM, que propõe
> a compreensão da presença africana nos diferentes gêneros da música
> brasileira, através do estudo sistemático, contando com a participação de
> pesquisadores de diferentes áreas e instituições.
>
> A escolha do termo foi inspirada no trabalho da etnolinguista Yeda Pessoa
> de Castro, professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Para Castro,
> que desenvolveu uma série de pesquisas sobre a participação da cultura
> africana na constituição no português falado no País, "podemos entender
> marcas de africanias como a bagagem cultural submergida no inconsciente
> iconográfico do contingente humano negro-africano entrado no Brasil em
> escravidão, que se faz perceptível na língua, na música, na dança, na
> religiosidade, no modo de ser e de ver o mundo".
>
> A programação, que pode ser consultada em detalhes no final da matéria,
> destaca a conferência da professora, poeta, ensaísta e dramaturga Leda
> Martins (UFMG), além de mesas redondas e outras atividades. Inbteressados
> devem se inscrever atrvés de formulário online.
> Na parte musical do evento, homenagem do grupo Sodade Brasilis, criado pelo
> professor da EM Sérgio Alvares, a Pixinguinha; e recitas que realçam as
> africanias ds obras de Mignone, Lorenzo Fernandez e Waldemar Henrique.
>
> O Coral Brasil Ensemble também marcará presença. Sob regência de Maria José
> Chevitarese, executa obras de Marlos Nobre, Francisco Mignone e Liduíno
> Pitombeira.
>
>
> SERVIÇO
>
> Escola de Música. Prédio I, Rua do Passeio, 98, Lapa - Rio de Janeiro - RJ.
> CEP: 20.021-290. Edifício Ventura Corporate Towers, Avenida República do
> Chile, 330, 21º andar, Torre Leste; CEP 20031-170
>
>
> I Jornada Africanias UFRJ
> Escola de Música UFRJ
> Dias, 21, 22 e 23 de novembro.
>
> Dia 21
>
> Prédio Ventura – Av. Chile 330, 21. Andar
> Sala 2116
>
> 9:30 – Abertura.
> 10:00– Conferência: O tempo espiralar – Profa. Dra. Leda Martins
> 11:30 – Mesa temática: O Tempo – Pauxy Nunes, Katiuscia Ribeiro. Andrea
> Adour (mediadora)
> 12:30 – GT: Projetos ITAB - Andrea Adour (Africanias), Leda Martins
> (Cantares)
> 13:00 – Almoço
>
> Prédio 1 – Rua do Passeio, 98
> Sala da Congregação
>
> 14:00 – Sodade Brasilis – Prof. Sérgio Alvares
> 15:00 – Duo Pretas – Sulamita Lages (piano) e Ana Lia Alves (voz)
> 16:00 – Africanias com e Compositores : Felipe Matos. "Jongos #2 – Dual".
> Intérpretes: Matheus Martins (clarinete) e Viviane Sobral (piano). Vídeo
> comentado: "M´ukulu". Intérpretes: Sacravox – Valéria Matos (regente) e
> Renato Mendonça (dança. )Eduardo Cameniezki: "Cantos Proverbiais
> Africanos". Intérpretes: Duo Adour. "Pomba Gira". Intérpretes: Quinteto de
> sopros, organização Prof. Albert Katar, soprano, Yasmini Vargas.
> 17:00– Café
> 17:30 – Eduardo Lira (percussão)
> 18:00 - Recital Palestra - Africanias em Babi de Oliveira (Alunos da UFRJ e
> da FAETEC). Orientação: Andrea Adour e Jonas Maia.
> 19:00 – Africanias com Brasil Ensemble. Regente: Maria José Chevitarese.
>
>
> Dia 22
>
>
> Prédio Ventura – Av. Chile 330, 21. Andar
> Sala 2116
>
> 9:30 – Grupo Africanias (GT) (Antonilde Pires, Daniel Salgado, Jonas Maia,
> Ana Daniela Rufino, Ivette e Vitor Abalada)
> 11:00 – Mesa temática: Língua e Memória – Regina Meirelles, Babalawo Sandro
> Fatorere, Andrea Adour (mediadora)
> 12:00 – GT: Africanias no PPGM, PROMUS e na Extensão– Alberto Pacheco
> (Caravelas), Veruschka Mainhard (PROMUS), Maria Alice (Novas Musicologias)
> e Andrea Adour (Caravelas, APHECAB e Africanias)
> 13:00 – Almoço.
>
> Sala da Congregação
>
> 14:00 – Africanias em Francisco Mignone. Silas Barbosa (piano) e Nathalia
> Trigo (soprano)
> !4:30 – Africanias e Lorenzo Fernandes. Silas Barbosa (piano) e Veruchka
> Mainhard (soprano)
> 15:00 – Africanias na América Latina. Ronal Silveira (piano)
> 16:00 – Alberto Pacheco (tenor - UFRJ) e Nícolas de Souza Barros (guitarra
> romântica e arranjos – UNI-RIO)
> 17:00 – Mussambê: Mariana Bernardes (voz e violão), Rita Gama (voz e
> percussão), Tina Werneck (voz e violino) e Beth Marques(voz e percussão)
> 17:30 – Café
> 18:00 – Africanias em Waldemar Henrique. Viviane Sobral (piano) e Marcelo
> Coutinho (barítono).
>
> Salão Leopoldo Miguez
>
> 19:00 – Afoxé Ómó Ifá
>
> Dia 23
>
> 14 horas: Vissungo - Spirito Santo
> 15 horas: Conversa plenária: Música, Religião e Universidade
> Mediação: Profs. Samuel Araujo e Freaderico Barros, Escola de Música da
> UFRJ
> Convidadas/os:
> - Prof.a. Dra. Valeria Mattos, Escola de Música da UFRJ
> - Alunas/alunos de canto coral
> - Ialorixá Paula de Odé, Afoxé
> - Pastor Isaías Campos dos Santos, Igreja Batista
> - Lucas Assis, Grupo de Pesquisas em em Etnomusicologia Dona Ivone Lara
> - Caio Mendes Muniz, Grupo Malungo
> Organização: Laboratório de Etnomusicologia, Grupo de Pesquisas Africanias,
> Programa de Pos-Graduação em Música e Centro Acadêmico da Escola de Música
> (CAEM).
>
> FOCO
>
> As relações entre música e diferentes formas de religiosidade no tempo e no
> espaço têm sido intensas e mutuamente enriquecedoras, gerando formas de
> musicalidade e repertórios que contribuem significativamente à formação de
> musicistas e da cidadania nas mais diversas sociedades, e em particular,
> nas instituições universitárias. Nestas, e notoriamente nas universidades
> públicas, a convivência entre músicas, culturas e religiosidades têm
> proporcionado oportunidades de diálogo e compreensão recíprocas quer
> através do ensino e da pesquisa, quanto da performance.
>
> No entanto, há evidência de que haja divergência quanto à pertinência de
> tal diversidade à formação universitária, o que gera questionamentos,
> quando não ações polêmicas, que requerem espaço para debate púbico, razão
> de ser desta conversa plenária.
>
> DINÂMICA
>
> Mediadores e pessoas convidadas abrirão a conversa com falas rápidas (em
> torno de 5 minutos), seguindo-se o debate com todas e todos presentes."
> Jornadas debatem africanias
> http://www.musica.ufrj.br/index.php?option=com_content&
> view=article&id=2012:jornadas-debatem-africanias&catid=55:
> destaques&Itemid=86
>
>
> <https://www.avast.com/sig-email?utm_medium=email&utm_
> source=link&utm_campaign=sig-email&utm_content=webmail>
> Livre
> de vírus. www.avast.com
> <https://www.avast.com/sig-email?utm_medium=email&utm_
> source=link&utm_campaign=sig-email&utm_content=webmail>.
> <#DAB4FAD8-2DD7-40BB-A1B8-4E2AA1F9FDF2>
> ________________________________________
> anppom-l em listas.unicamp.br
> Lista de Discussão dos Associados da ANPPOM - Associação Nacional de
> Pesquisa e Pós-Graduação em Música
> https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l
>
> Conforme deliberado na Assembleia Geral realizada em 24 de agosto de 2016,
> das 17 às 19 horas, no Auditório da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da
> Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, B. Horizonte – Não são
> veiculadas nesta lista mensagens contendo ANEXOS.
>


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