[ANPPOM-Lista] Africanias - Jornadas e Grupo de Pesquisa

Eliana Maria de Almeida Monteiro da Silva ms.eliana em usp.br
Seg Nov 27 23:53:36 BRST 2017


Querida Camila, queridos colegas,
Acho que não me expliquei bem no email anterior, quando falei da
participação da Antonilde Rosa na rede Sonora.
Não estava querendo contar a você, Camila, logicamente, pois você é membro
da rede ha tanto tempo quanto eu e tantas outras e outros!
Queria contar à comunidade da ANPPOM que, entre tantas militancias, a
Antonilde também milita pelas mulheres na música atraves da Sonora.
Abraços!
Eliana


Em segunda-feira, 27 de novembro de 2017, Eliana Maria de Almeida Monteiro
da Silva <ms.eliana em usp.br> escreveu:

> Obrigada Camila por compartilhar este importante e lindo evento do Grupo
> de Pesquisas Africanias,
> do qual faz parte a cantora e pesquisadora Antonilde Rosa.
> Ela é integrante da rede Sonora e tem contribuído muitíssimo para o nosso
> conhecimento sobre o que se refere à cultura negra, bem como a movimentos
> de valorização e resistência das mulheres negras em geral.
> Parabéns à UFRJ e sua Escola de Música por promover iniciativas como
> estas, que enriquecem o dia a dia da nossa comunidade acadêmica e musical!
> Abraços
> Eliana Monteiro da Silva
>
> 2017-11-26 15:34 GMT-02:00 Camila Durães Zerbinatti <camiladuze em gmail.com
> <javascript:_e(%7B%7D,'cvml','camiladuze em gmail.com');>>:
>
>> Olá,
>>
>> Compartilhando algumas informações. Soube hoje do Africanias através da
>> Antonilde Rosa, a quem agradeço pela divulgação.
>>
>>
>> Saudações,
>> Camila.
>>
>> - - - - - - -
>>
>>
>>
>>
>> *​1) ​"Jornada Africanias”: herança africana na música erudita brasileira*
>>
>> No Rio de Janeiro, um evento na Escola de Música da UFRJ, uma das mais
>> antigas do país, investiga a herança africana na música brasileira, em
>> especial, a erudita. Professores e pesquisadores de diversas partes do
>> país
>> se reuniram para participar do “Jornada Africanias”, série de concertos e
>> debates sobre esse legado.
>>
>> http://www.tvt.org.br/jornada-africanias-heranca-africana-
>> na-musica-erudita-brasileira/
>>
>> - - - -
>>
>>
>> *2) Facebook do Grupo de Pesquisa "Africanias", da UFRJ:*
>> https://www.facebook.com/africaniasufrj/
>>
>> - - - -
>>
>>
>> *3) Página do Grupo de Pesquisa Africanias:* https://ppgm.
>> musica.ufrj.br/africanias/
>>
>> Africanias
>>
>> Andrea Albuquerque Adour da Camara, *coordenadora*
>> *Babalawo* Sandro Fatorere, *membro externo* (Afoxé Ómó Ifá)
>> Sônia Maria de Melo Queiroz, *membro externo *(UFMG)
>> Elisângela Santos, *membro externo* (CEFET)
>> Jonas dos Santos Maia, *membro externo*
>> Jonas Soares Lana, *membro externo *(PUC-RJ)
>> Lenine Alves dos Santos, *membro externo *(UNICAMP)
>> Ronal Xavier Silveira, *membro externo *(UFRJ)
>> Sergio Anderson de Moura Miranda, *membro externo *(UEMG)
>> Veruschka Bluhm Mainhard, *membro externo *(UFRJ)
>> Yeda Antonita Pessoa de Castro, *membro externo *(UNEB)
>> Alberto José Vieira Pacheco, *docente*
>> Frederico Machado de Barros, *docente*
>> Samuel Araujo, *docente*
>> Marcelo Henrique Andrade Coutinho, *discente* (doutorando)
>> Antonilde Rosa Pires, *discente* (mestranda)
>> Carlos Eduardo Fecher, *discente* (mestrando)
>> Daniel Salgado da Luz Moreira, *discente* (mestrando)
>> Filipe de Matos Rocha, *discente *(mestrando)
>> Jonas dos Santos Maia, *discente* (mestrando)
>> Ana Daniela dos Santos Rufino, *discente* (graduanda)
>> Eduardo Fonseca de Brito Lyra, *discente* (Ensino Médio)
>>
>> O Grupo de Pesquisa *Africanias* propõe a compreensão da presença africana
>> nos diferentes gêneros da música brasileira, através do estudo
>> sistemático,
>> contando com a participação de pesquisadores de diferentes áreas e
>> instituições. Tal presença foi espargida, desde o século XVI, período em
>> que o modelo econômico adotado por Portugal em sua colônia utilizou mão de
>> obra escrava, submetendo os povos locais, chamados por seus colonizadores
>> genericamente de índios e povos africanos, trazidos sobretudo da África
>> sub-saariana.
>>
>> O termo *Africania *foi assim explicitado por Yeda Pessoa de Castro:
>> *“designa
>> o legado linguístico-cultural negroafricano … que se converteu em matrizes
>> partícipes da construção de um novo sistema cultural e linguístico que, no
>> Brasil, se identifica como brasileiro”* .
>>
>> Diversos povos africanos provenientes de diferentes etnias, línguas e
>> culturas, que aqui se encontraram, entoaram seus cantos e construíram seus
>> instrumentos, manifestando sua presença em sons no novo mundo. Desde o
>> século XVI há documentos e relatos que apontam o encantamento provocado
>> por
>> esta cultura nos relatos dos viajantes. O encontro entre tais saberes e a
>> música de origem europeia foi campo de interesse de diversos compositores,
>> em diferentes gêneros e estilos musicais e possibilitou a composição de
>> amplo repertório onde podemos perceber o eco da presença africana.
>> Entretanto, este repertório é muitas vezes mal compreendido, em
>> decorrência
>> da dificuldade de compreensão do vocabulário e das tradições africanas que
>> o cercam.
>>
>> *Instituições e Pesquisadores Parceiros*
>>
>>    - CEA (Centro de Estudos Africanos) da UFMG
>>    Pesquisadora Dra Sônia Queiroz (Faculdade de Letras – UFMG)
>>    - NEAB (Núcleo de Estudos Africanos) do CEFET
>>    Pesquisadora Dra. Elisângela Santos
>>    - Afoxé Ómó Ifá
>>    Pesquisador: Babalorixá Sandro Fatorere
>>
>> *Referências Bibliográficas*
>>
>> ANDRADE, Mario de. Aspectos da música brasileira. Belo Horizonte: Vila
>> Rica, 1991.
>> BÂ, Amadou Hampaté.A tradição viva. In: KI-ZERBO, Josephet ali (Ed.).
>> História da África. v. I: Metodologia e pré-história da África. São Paulo:
>> UNESCO, 1980.
>>
>> CASTRO, Yeda Pessoa de. Falares africanos na Bahia: um vocabulário
>> afro-brasileiro. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Letras; Topbooks,
>> 2005.
>>
>> KAGAME, Alexis. A percepção empírica do tempo e concepção da história no
>> pensamentu bantu. In: As culturas e o tempo: estudos reunidos pela UNESCO
>> por Paul Ricoeur e outros. São Paulo: Editora da Universidade de São
>> Paulo,
>> 1975.
>>
>> MACHADO FILHO, Aires da Mata.O negro e o garimpo em Minas Gerais. Rio de
>> Janeiro: José Olímpio, 1943.
>>
>> MARTINS, Leda. Performances do tempo espiralar. In RAVETTI, Graciella,
>> ARBEX, Márcia (org). Performance, exílio, fronteiras: errâncias
>> territorias
>> e textuais. Belo Horizonte, Pós-Graduação em Letras, Estudos Literários,
>> UFMG, 2002.
>>
>> MUKUNA, Kasadi wa. Contribuição bantu na música popular brasileira:
>> perspecitvas etnomusicógicas. São Paulo: Terceira Margem, 2006.
>>
>> QUEIROZ, Sônia. Pé preto no barro branco:a lingua dos negros da Tabatinga.
>> Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998.
>>
>> Africanias no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq
>> <http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9708922482557392>
>>
>> Africanias no Facebook <https://www.facebook.com/africaniasufrj/>
>>
>> - - - - -
>>
>>
>> *4) Evento da I Jornada Africanias:* https://www.facebook.com/events/
>> 442829856112026/ <https://www.facebook.com/events/442829856112026/>
>>
>> *- - - - - *
>>
>>
>> *5) Texto de divulgação no site da UFRJ:*
>>
>> "Jornadas debatem africanias
>>
>>
>> Escrito por Francisco Conte
>> Ter, 14 de Novembro de 2017 09:07
>>
>> Iniciativa da professora e pesquisadora Andrea Adour e com apoio do
>> Programa de Pós-Graduação em Música da Escola de Música (PPGM), acontece
>> dias 21, 22 e 23 de novembro a primeira edição das Jornadas Africanias da
>> UFRJ. Com extensa programação, o evento reúne recitais e palestras no
>> Prédio I da Escola de Música (Sala da Congregação e Salão Leopoldo Miguez)
>> e no Prédio III (Edifício Ventura).
>>
>>
>> Andrea coordena o Grupo de Pesquisas Africanias, ligado ao PPGM, que
>> propõe
>> a compreensão da presença africana nos diferentes gêneros da música
>> brasileira, através do estudo sistemático, contando com a participação de
>> pesquisadores de diferentes áreas e instituições.
>>
>> A escolha do termo foi inspirada no trabalho da etnolinguista Yeda Pessoa
>> de Castro, professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Para
>> Castro,
>> que desenvolveu uma série de pesquisas sobre a participação da cultura
>> africana na constituição no português falado no País, "podemos entender
>> marcas de africanias como a bagagem cultural submergida no inconsciente
>> iconográfico do contingente humano negro-africano entrado no Brasil em
>> escravidão, que se faz perceptível na língua, na música, na dança, na
>> religiosidade, no modo de ser e de ver o mundo".
>>
>> A programação, que pode ser consultada em detalhes no final da matéria,
>> destaca a conferência da professora, poeta, ensaísta e dramaturga Leda
>> Martins (UFMG), além de mesas redondas e outras atividades. Inbteressados
>> devem se inscrever atrvés de formulário online.
>> Na parte musical do evento, homenagem do grupo Sodade Brasilis, criado
>> pelo
>> professor da EM Sérgio Alvares, a Pixinguinha; e recitas que realçam as
>> africanias ds obras de Mignone, Lorenzo Fernandez e Waldemar Henrique.
>>
>> O Coral Brasil Ensemble também marcará presença. Sob regência de Maria
>> José
>> Chevitarese, executa obras de Marlos Nobre, Francisco Mignone e Liduíno
>> Pitombeira.
>>
>>
>> SERVIÇO
>>
>> Escola de Música. Prédio I, Rua do Passeio, 98, Lapa - Rio de Janeiro -
>> RJ.
>> CEP: 20.021-290. Edifício Ventura Corporate Towers, Avenida República do
>> Chile, 330, 21º andar, Torre Leste; CEP 20031-170
>>
>>
>> I Jornada Africanias UFRJ
>> Escola de Música UFRJ
>> Dias, 21, 22 e 23 de novembro.
>>
>> Dia 21
>>
>> Prédio Ventura – Av. Chile 330, 21. Andar
>> Sala 2116
>>
>> 9:30 – Abertura.
>> 10:00– Conferência: O tempo espiralar – Profa. Dra. Leda Martins
>> 11:30 – Mesa temática: O Tempo – Pauxy Nunes, Katiuscia Ribeiro. Andrea
>> Adour (mediadora)
>> 12:30 – GT: Projetos ITAB - Andrea Adour (Africanias), Leda Martins
>> (Cantares)
>> 13:00 – Almoço
>>
>> Prédio 1 – Rua do Passeio, 98
>> Sala da Congregação
>>
>> 14:00 – Sodade Brasilis – Prof. Sérgio Alvares
>> 15:00 – Duo Pretas – Sulamita Lages (piano) e Ana Lia Alves (voz)
>> 16:00 – Africanias com e Compositores : Felipe Matos. "Jongos #2 – Dual".
>> Intérpretes: Matheus Martins (clarinete) e Viviane Sobral (piano). Vídeo
>> comentado: "M´ukulu". Intérpretes: Sacravox – Valéria Matos (regente) e
>> Renato Mendonça (dança. )Eduardo Cameniezki: "Cantos Proverbiais
>> Africanos". Intérpretes: Duo Adour. "Pomba Gira". Intérpretes: Quinteto de
>> sopros, organização Prof. Albert Katar, soprano, Yasmini Vargas.
>> 17:00– Café
>> 17:30 – Eduardo Lira (percussão)
>> 18:00 - Recital Palestra - Africanias em Babi de Oliveira (Alunos da UFRJ
>> e
>> da FAETEC). Orientação: Andrea Adour e Jonas Maia.
>> 19:00 – Africanias com Brasil Ensemble. Regente: Maria José Chevitarese.
>>
>>
>> Dia 22
>>
>>
>> Prédio Ventura – Av. Chile 330, 21. Andar
>> Sala 2116
>>
>> 9:30 – Grupo Africanias (GT) (Antonilde Pires, Daniel Salgado, Jonas Maia,
>> Ana Daniela Rufino, Ivette e Vitor Abalada)
>> 11:00 – Mesa temática: Língua e Memória – Regina Meirelles, Babalawo
>> Sandro
>> Fatorere, Andrea Adour (mediadora)
>> 12:00 – GT: Africanias no PPGM, PROMUS e na Extensão– Alberto Pacheco
>> (Caravelas), Veruschka Mainhard (PROMUS), Maria Alice (Novas Musicologias)
>> e Andrea Adour (Caravelas, APHECAB e Africanias)
>> 13:00 – Almoço.
>>
>> Sala da Congregação
>>
>> 14:00 – Africanias em Francisco Mignone. Silas Barbosa (piano) e Nathalia
>> Trigo (soprano)
>> !4:30 – Africanias e Lorenzo Fernandes. Silas Barbosa (piano) e Veruchka
>> Mainhard (soprano)
>> 15:00 – Africanias na América Latina. Ronal Silveira (piano)
>> 16:00 – Alberto Pacheco (tenor - UFRJ) e Nícolas de Souza Barros (guitarra
>> romântica e arranjos – UNI-RIO)
>> 17:00 – Mussambê: Mariana Bernardes (voz e violão), Rita Gama (voz e
>> percussão), Tina Werneck (voz e violino) e Beth Marques(voz e percussão)
>> 17:30 – Café
>> 18:00 – Africanias em Waldemar Henrique. Viviane Sobral (piano) e Marcelo
>> Coutinho (barítono).
>>
>> Salão Leopoldo Miguez
>>
>> 19:00 – Afoxé Ómó Ifá
>>
>> Dia 23
>>
>> 14 horas: Vissungo - Spirito Santo
>> 15 horas: Conversa plenária: Música, Religião e Universidade
>> Mediação: Profs. Samuel Araujo e Freaderico Barros, Escola de Música da
>> UFRJ
>> Convidadas/os:
>> - Prof.a. Dra. Valeria Mattos, Escola de Música da UFRJ
>> - Alunas/alunos de canto coral
>> - Ialorixá Paula de Odé, Afoxé
>> - Pastor Isaías Campos dos Santos, Igreja Batista
>> - Lucas Assis, Grupo de Pesquisas em em Etnomusicologia Dona Ivone Lara
>> - Caio Mendes Muniz, Grupo Malungo
>> Organização: Laboratório de Etnomusicologia, Grupo de Pesquisas
>> Africanias,
>> Programa de Pos-Graduação em Música e Centro Acadêmico da Escola de Música
>> (CAEM).
>>
>> FOCO
>>
>> As relações entre música e diferentes formas de religiosidade no tempo e
>> no
>> espaço têm sido intensas e mutuamente enriquecedoras, gerando formas de
>> musicalidade e repertórios que contribuem significativamente à formação de
>> musicistas e da cidadania nas mais diversas sociedades, e em particular,
>> nas instituições universitárias. Nestas, e notoriamente nas universidades
>> públicas, a convivência entre músicas, culturas e religiosidades têm
>> proporcionado oportunidades de diálogo e compreensão recíprocas quer
>> através do ensino e da pesquisa, quanto da performance.
>>
>> No entanto, há evidência de que haja divergência quanto à pertinência de
>> tal diversidade à formação universitária, o que gera questionamentos,
>> quando não ações polêmicas, que requerem espaço para debate púbico, razão
>> de ser desta conversa plenária.
>>
>> DINÂMICA
>>
>> Mediadores e pessoas convidadas abrirão a conversa com falas rápidas (em
>> torno de 5 minutos), seguindo-se o debate com todas e todos presentes."
>> Jornadas debatem africanias
>> http://www.musica.ufrj.br/index.php?option=com_content&
>> view=article&id=2012:jornadas-debatem-africanias&catid=55:
>> destaques&Itemid=86
>>
>>
>> <https://www.avast.com/sig-email?utm_medium=email&utm_source
>> =link&utm_campaign=sig-email&utm_content=webmail>
>> Livre
>> de vírus. www.avast.com
>> <https://www.avast.com/sig-email?utm_medium=email&utm_source
>> =link&utm_campaign=sig-email&utm_content=webmail>.
>> <#DAB4FAD8-2DD7-40BB-A1B8-4E2AA1F9FDF2>
>> ________________________________________
>> anppom-l em listas.unicamp.br
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>> Lista de Discussão dos Associados da ANPPOM - Associação Nacional de
>> Pesquisa e Pós-Graduação em Música
>> https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l
>>
>> Conforme deliberado na Assembleia Geral realizada em 24 de agosto de
>> 2016, das 17 às 19 horas, no Auditório da Fundação de Apoio e
>> Desenvolvimento da Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, B.
>> Horizonte – Não são veiculadas nesta lista mensagens contendo ANEXOS.
>>
>
>


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