[ANPPOM-Lista] Avaliando a ANPPOM

José Orlando Alves jorlandoalves2006 em gmail.com
Qui Set 7 09:37:17 BRT 2017


Parabéns pelo excelente texto, Adriana!!! Assino em baixo também!
abr
Orlando

Em 4 de setembro de 2017 18:43, Adriana Lopes da Cunha Moreira <
adrianalopes em usp.br> escreveu:

> Obrigada, Martha, pela oportunidade.
>
>
>
> Obrigada Palombini e Flávia pelas opiniões.
>
>
>
> Acordei inspirada e redigi uma mensagem longuíssima. Preparem-se!
>
>
>
> Inicio parabenizando tanto a atual diretoria como todas as anteriores. Esse
> trabalho voluntário trabalhosíssimo das diretorias é de extrema importância
> para que todos possamos ter garantidas oportunidades de nos conhecer e
> reconhecer enquanto área, de maneira constante e presencial. Lembrando de
> todas as atuações da ANPPOM, no que se refere ao congresso anual, ao
> contato presencial anual com as diversas realidades dos diversos programas
> de pós-graduação brasileiros, às publicações, às listas de discussões, à
> interação com outras práticas artísticas via ARJ, à interação com
> instituições governamentais etc.
>
>
>
> Em relação aos congressos, penso que a soma dos contatos profissionais e
> pessoais, estabelecidos tanto *online* como presencialmente, seja um
> privilégio do nosso tempo. Acredito que os congressos presenciais,
> concertos presenciais e aulas presenciais somados ao uso da tecnologia para
> “contatos imediatos” sejam uma boa opção.
>
>
>
> Nesses momentos de autoanálise, creio que a soma de pequenas ações possam
> ter um resultado muito bom. Sendo assim e acreditando sempre a renovação
> das estruturas já existentes, sem que novas precisem desnecessariamente ser
> criadas do zero, seguem as minhas primeiras sugestões:
>
>
>
> *1. Envolvimento dos recém-doutores nas atividades avaliativas,
> organizativas e decisórias.*
>
>
>
> Atualmente os membros experientes da Associação estão mais envolvidos nas
> instâncias organizativas e os mais jovens participam como usuários.
> Acredito que ambos os estratos precisem ser envolvidos em todas as
> instâncias do congresso.
>
>
>
> Testamos um formato na subárea de Teoria e Análise Musical deste ano. Os
> pares de avaliadores foram organizados de maneira que havia um parecerista
> recém-doutor e um experiente, sendo os eventuais desempates realizados por
> um parecerista experiente. Em geral, os pareceres foram mais completos em
> relação aos dos anos anteriores (na minha opinião), foram necessários
> poucos desempates e não tivemos reclamações dos autores. Com isso, os
> recém-doutores aos poucos vão entendendo como são feitos os trabalhos de
> fundo da Associação, vão ocupando as funções mais organizativas e vamos nos
> renovando.
>
>
>
> Para que exista maior dinamismo nas comunicações, conferências e palestras
> em mesas redondas, os recém-doutores poderiam ocupar a posição de
> debatedores. Tivemos uma experiência muito positiva no EITAM4 do corrente
> ano, quando contamos com 3 debatedores (recém-doutores ou doutorandos) por
> conferência. Nos congressos da ANPPOM, os debatedores poderiam participar
> da escolha dos temas e dos conferencistas, manter contato com os
> palestrantes e debatedores durante os 2 meses que antecedem o congresso,
> discutindo previamente os temas, e levar preparadas perguntas a serem
> feitas aos convidados e autores durante suas apresentações no congresso. No
> EITAM4 as conferências já se iniciaram no nível alto que queríamos, sem
> exposições introdutórias desnecessárias, e as diversas interações com os
> presentes foram muito dinâmicas.
>
>
>
> *2. Os Grupos de Trabalho teriam uma função política, sendo mantido o
> espaço das comunicações para a função científica.*
>
>
>
> Esta sugestão foi trazida pelo GT5 deste ano, intitulado “Composição,
> Teoria e Análise Musical”, consta no documento de conclusão dos trabalhos e
> em breve estará no site da ANPPOM.
>
>
>
> Essa instância da ANPPOM seria o espaço reservado para repensarmos
> constantemente a própria associação, os programas e a área de Música,
> propondo ações. Seria o espaço para que a troca de experiências entre os
> membros da ANPPOM pudesse redundar em alguma (pelo menos esperança de)
> atuação política estrutural. Acrescento aqui algumas sugestões de temas:
>
>
>
> 2.1 *“A CAPES somos nós: sugestões para a próxima versão do Documento da
> Área de Música”*, seria voltado a discussões de cada ponto do documento,
> incluindo sugestões que possam ser consideradas durante próxima a redação
> do mesmo,  naturalmente sabendo-se que a área responde por uma parte do
> documento, sendo a outra parte de responsabilidade de instâncias técnicas
> da agência.
>
>
>
> 2.2 *“Repensando as áreas de concentração e linhas de pesquisa dos
> Programas de Pós-Graduação em Música”*, em que seria trazida pelos
> coordenadores do GT uma listagem das áreas de concentração e linhas de
> pesquisa de todos os programas do Brasil, além de exemplos de outros
> países, para que possamos pensar em transversalidades que acomodem com
> maior eficiência as nossas pesquisas individuais.
>
>
>
> 2.3 *“Maior integração entre as Graduações e Pós-Graduações em Música”*, em
> que problemas seriam diagnosticados e ações seriam propostas.
>
>
>
> 2.4 *“Subáreas e temas das seções de comunicação da ANPPOM”*, em que os
> próprios membros da Associação levantariam sugestões para a constante
> reelaboração das propostas para comunicações e painéis.
>
>
>
> 2.5 *“Desafios e proposições dos Coordenadores de Pesquisa dos
> Departamentos de Música no Brasil”*. Já que temos reunidos os coordenadores
> de pós-graduação e nem sempre os de pesquisa.
>
>
>
> *3. Haveria espaços para Recitais-Palestras, Oficinas, bem como outras
> atividades que venham a ser propostas pelos membros da ANPPOM.*
>
>
>
> Esta sugestão também foi trazida pelo GT 5 deste ano, intitulado
> “Composição, Teoria e Análise Musical”.
>
>
>
> Questionados a respeito da legitimidade dos estudos de caso trazidos por
> compositores, os presentes, ao invés de concordarem com sua extinção,
> sugeriram sua ampliação para Recitais-Palestras, em que a narrativa sobre a
> criação da obra seria seguida por sua audição. O mesmo talvez pudesse se
> aplicar às narrativas sobre a preparação da performance. Propostas de
> criação coletiva talvez pudessem estar abrigadas sob o espaço de Oficinas.
>
>
>
> Assim, os diversos congressos focados que têm sido criados para tratar de
> assuntos específicos da área de Música não ofuscariam a atuação do nosso
> congresso pluri-trans-inter-disciplinar no interior da área de Música, e
> cada membro poderia encontrar nos congressos da ANPPOM um espaço com o qual
> se identifique.
>
>
>
> Vida longa à ANPPOM!
>
>
>
> Adriana Lopes Moreira (USP)
>
>
>
>
> Profa. Dra. Adriana Lopes Moreira
> Teoria, percepção e análise musical
> Coordenadora da Graduação, CMU-ECA-USP
>
>
>
> ------------------------------
>
> *De: *"Martha Tupinambá de Ulhoa" <mulhoa em unirio.br>
> *Enviada: *2017/09/03 12:27:08
> *Para: *anppom-l em listas.unicamp.br
> *Assunto: *[ANPPOM-Lista] Avaliando a ANPPOM
>
> Prezados, terminado o congresso excelentemente organizado pelo PPG-MUS da
> UNICAMP, seria bom se pudéssemos avaliar não somente o congresso como
> também os rumos da ANPPOM.
>
> Na função de secretária me incumbi de organizar o cadastro e os números que
> tenho são meio desanimadores. Pouquíssimas pessoas consideram relevante ser
> membros da ANPPOM a não ser que estejam publicando nos anais ou na OPUS,
> quando é mandatória a filiação.
>
> Isto me leva a pensar que está na hora de fazermos uma avaliação crítica da
> atuação da associação e do que queremos dela. Sei que a diretoria atual
> (estou saindo) está organizando várias ações no interesse de alavancar a
> mesma, mas creio que os associados poderiam se manifestar...
>
> O que achou do congresso? Sua estrutura? O que deve permanecer? O que deve
> mudar?
>
> E a ANPPOM enquanto instituição?
>
> ======================
>
> Para sua informação:
>
> ASSOCIADOS ANPPOM em 25 de agosto de 2017
>
> 1580 ASSOCIADOS ATIVOS – migrados de cadastros anteriores
>
> 1093 ANUIDADES PAGAS ENTRE 2015 E 2017
>
> Em março de 2017 houve a migração para o novo sistema (registrando
> anuidades desde 2015)
>
>
> 346 PAGAS EM 2017
>
> 477 PAGAS EM 2016 /1392 EM ABERTO
>
> 270 PAGAS EM 2015 / 641 EM ABERTO EM 2015 = 911 CADASTROS
>
>
> Entre 2009 e 2017, num total de 665 nomes (total de associados), há 311
> saídas, 42 permanências (anuidades pagas em 2017) e 312 entradas ou seja, a
> permanência de apenas 6,3%. *
>
> *Relatório solicitado por Sonia Albano e realizado por Renato Borges.
>
> Att.
> Martha Tupinambá de Ulhôa
> PPGM - UNIRIO
> Secretária, ANPPOM
>
> +55 21 2287-3775 / cel: +55 21 99993-3775
>
> http://lattes.cnpq.br/5378800627543781
> https://unirio.academia.edu/MarthaUlhoa/Papers
> ________________________________________
> anppom-l em listas.unicamp.br
> Lista de Discussão dos Associados da ANPPOM - Associação Nacional de
> Pesquisa e Pós-Graduação em Música
> https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l
>
> Conforme deliberado na Assembleia Geral realizada em 24 de agosto de 2016,
> das 17 às 19 horas, no Auditório da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da
> Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, B. Horizonte – Não são
> veiculadas nesta lista mensagens contendo ANEXOS.
>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L