[ANPPOM-Lista] Avaliando a ANPPOM

Renato Borges renatoptborges em gmail.com
Qui Set 7 18:08:06 BRT 2017

Prezadas Adriana e Angela,

sou doutorando no PPGM-UNIRIO sob orientação da Prof. Martha Ulhôa, no
início do terceiro ano do curso, escrevendo tese sobre a pesquisa em
música no Brasil. Acompanho as mensagens na lista, mas, como normalmente
não me manifesto por aqui, achei que cabia uma apresentação.

Fiquei muito feliz com os seus e-mails, sobretudo nos tópicos sobre o
estado do campo (2.2 do email da Adriana e questões trazidas pela
Angela), pois boa parte do meu esforço de pesquisa tem sido dedicada,
por incrível que pareça, a levantar dados que teoricamente seriam
simples de termos à mão. Em relação a alguns PPG, dados como a
quantidade de dissertações/teses defendidas ou o ano de implantação do
programa são verdadeiros mistérios, apesar das várias tentativas em
descobri-los. Curiosamente, essa semana mesmo eu estava terminando de
preparar uma listagem de linhas de pesquisa de 14 PPG de música
brasileiros, que apresentarei num colóquio na UNIRIO mês que vem. Envio
a lista no final do meu email, para não perturbar a leitura da mensagem,
já adiantando a questão 2.2 do email da Adriana.

A questão da rotatividade dos pesquisadores (ingressos e “desistências”)
é algo que particularmente me interessa. Em comunicação escrita com
Fernando Vago e apresentada no II Congresso da TeMA esse ano, apontamos
o número de que, dos 220 autores que submeteram comunicações para
Composição ou Teoria e Análise Musical na ANPPOM entre 2012 e 2016,
apenas oito (3,6%) autores estavam presentes nas cinco edições e nada
menos que 160 (72,7%) apresentaram em apenas um ano. A nossa comunicação
no Congresso da TeMA tem muitos dados em relação a essas duas subáreas
da ANPPOM em 2012-2016. Às vezes, ela tem número até demais, mas a ideia
era de fato registrar informações que pudessem fundamentar discussões
mais à frente. A professora Ilza Nogueira divulgou a publicação dos
anais aqui na lista da ANPPOM há uns dois meses, mas segue o link para
agilizar:
https://drive.google.com/file/d/0B25FEDImmu_uLVFwZ0JDREZiQ3c/view .
Nosso texto está na página 146.

Gostaria também de indicar, no mesmo link, a comunicação escrita pela
Camila Durães Zerbinatti, Isabel Nogueira e Tânia Neiva, que discutem o
próprio meio da pesquisa também.

Por fim, mas não menos importante, gostaria de parabenizar a presença de
debatedores nas conferências do EITAM4, relatado pela Adriana. Funcionou
muito bem. O envolvimento prévio dos debatedores com os conferencistas
permitiu perguntas muito pertinentes aos temas das conferências, assim
como uma aproximação das falas originais com o nosso contexto (buscando
pontes para conhecimentos não usuais nas nossas discussões e expandindo
as discussões com o que temos a oferecer). Espero que a ideia se espalhe!

Um abraço a todos,

Renato Borges

~

Linhas de pesquisa de PPG em música no Brasil (levantamento em 04/09/2017)

PPGMUS-UDESC
1. Processos e Práticas em Educação Musical
2. Música e Sociedade
3. Processos Criativos em Interpretação e Composição Musical

PPGMUS-UFBA
1. Composição
2. Educação Musical
3. Etnomusicologia
4. Execução Musical
5. Musicologia

PPG MÚSICA-UFG
1. Música, Criação e Expressão
2. Música, Educação e Saúde
3. Música, Cultura e Sociedade

PPGMUS-UFMG
1. Educação Musical
2. Música e Cultura
3. Performance Musical
4. Processos Analíticos e Criativos
5. Sonologia

PPGM-UFPB
1. Processos e Práticas Composicionais
2. Processos e Práticas Educativo-Musicais
3. Música, Cultura e Performance
4. História, Estética e Fenomenologia da Música
5. Dimensões Teóricas e Práticas da Interpretação Musical

PPGMÚSICA-UFPR
1. Cognição/Educação Musical
2. Composição Musical
3. Musicologia / Etnomusicologia

PPGMÚSICA-UFRGS
1. Composição
2. Educação Musical
3. Musicologia/Etnomusicologia
4. Práticas Interpretativas

PPGM-UFRJ
1. Música, Educação e Diversidade
2. Etnografia das Práticas Musicais
3. História e Documentação da Música Brasileira e Ibero-americana
4. Poéticas da Criação Musical
5. Práticas Interpretativas e seus Processos Reflexivos

PPGMUS-UFRN
1. Processos e Dimensões da Formação em Música
2. Processos e Dimensões da Produção Artística

PPGMUS-UnB
1. Processos e produtos na criação e interpretação musical
2. Concepções e vivências no ensino e aprendizagem da música
3. Teorias e Contextos em Musicologia

PPG em Música-UNESP
1. (Mestrado) Abordagens históricas, estéticas e educacionais do
processo de criação, transmissão e recepção da linguagem musical
2. (Mestrado) Epistemologia e práxis do processo criativo
3. (Doutorado) Música, Epistemologia e Cultura
4. (Doutorado) Teoria e Práxis do Processo Criativo

PPG em Música-UNICAMP
1. Estudos instrumentais e Performance musical
2. Música, Cultura e Sociedade
3. Música, Linguagem e Sonologia

PPGM-UNIRIO
1. Ensino-aprendizagem em Música
2. Etnografia das Práticas Musicais
3. Documentação e História da Música
4. Linguagem e Estruturação Musical
5. Processos Criativos em Música
6. Teoria e Prática da Interpretação

PPG em Música-USP
1. Teoria e Análise Musical
2. Musicologia e Etnomusicologia
3. Performance
4. Questões interpretativas
5. Música e educação: processos de criação, ensino e aprendizagem
6. Sonologia: criação e produção sonora