[ANPPOM-Lista] Avaliando a ANPPOM

Carolina Couto ana.carol.couto em gmail.com
Qui Set 7 18:22:31 BRT 2017


Prezados, boa noite!

Estou acompanhando com muito interesse a discussão desse email.
Observei que Renato Borges menciona mensagem de Angela, que não aparece
visível para mim.
Se possível, gostaria muito que fosse reencaminhada, para que eu pudesse
lê-la também.

abçs

ana carolina couto

<https://www.avast.com/sig-email?utm_medium=email&utm_source=link&utm_campaign=sig-email&utm_content=webmail>
Livre
de vírus. www.avast.com
<https://www.avast.com/sig-email?utm_medium=email&utm_source=link&utm_campaign=sig-email&utm_content=webmail>.
<#DAB4FAD8-2DD7-40BB-A1B8-4E2AA1F9FDF2>

Em 7 de setembro de 2017 18:08, Renato Borges <renatoptborges em gmail.com>
escreveu:

> Prezadas Adriana e Angela,
>
> sou doutorando no PPGM-UNIRIO sob orientação da Prof. Martha Ulhôa, no
> início do terceiro ano do curso, escrevendo tese sobre a pesquisa em música
> no Brasil. Acompanho as mensagens na lista, mas, como normalmente não me
> manifesto por aqui, achei que cabia uma apresentação.
>
> Fiquei muito feliz com os seus e-mails, sobretudo nos tópicos sobre o
> estado do campo (2.2 do email da Adriana e questões trazidas pela Angela),
> pois boa parte do meu esforço de pesquisa tem sido dedicada, por incrível
> que pareça, a levantar dados que teoricamente seriam simples de termos à
> mão. Em relação a alguns PPG, dados como a quantidade de dissertações/teses
> defendidas ou o ano de implantação do programa são verdadeiros mistérios,
> apesar das várias tentativas em descobri-los. Curiosamente, essa semana
> mesmo eu estava terminando de preparar uma listagem de linhas de pesquisa
> de 14 PPG de música brasileiros, que apresentarei num colóquio na UNIRIO
> mês que vem. Envio a lista no final do meu email, para não perturbar a
> leitura da mensagem, já adiantando a questão 2.2 do email da Adriana.
>
> A questão da rotatividade dos pesquisadores (ingressos e “desistências”) é
> algo que particularmente me interessa. Em comunicação escrita com Fernando
> Vago e apresentada no II Congresso da TeMA esse ano, apontamos o número de
> que, dos 220 autores que submeteram comunicações para Composição ou Teoria
> e Análise Musical na ANPPOM entre 2012 e 2016, apenas oito (3,6%) autores
> estavam presentes nas cinco edições e nada menos que 160 (72,7%)
> apresentaram em apenas um ano. A nossa comunicação no Congresso da TeMA tem
> muitos dados em relação a essas duas subáreas da ANPPOM em 2012-2016. Às
> vezes, ela tem número até demais, mas a ideia era de fato registrar
> informações que pudessem fundamentar discussões mais à frente. A professora
> Ilza Nogueira divulgou a publicação dos anais aqui na lista da ANPPOM há
> uns dois meses, mas segue o link para agilizar:
> https://drive.google.com/file/d/0B25FEDImmu_uLVFwZ0JDREZiQ3c/view . Nosso
> texto está na página 146.
>
> Gostaria também de indicar, no mesmo link, a comunicação escrita pela
> Camila Durães Zerbinatti, Isabel Nogueira e Tânia Neiva, que discutem o
> próprio meio da pesquisa também.
>
> Por fim, mas não menos importante, gostaria de parabenizar a presença de
> debatedores nas conferências do EITAM4, relatado pela Adriana. Funcionou
> muito bem. O envolvimento prévio dos debatedores com os conferencistas
> permitiu perguntas muito pertinentes aos temas das conferências, assim como
> uma aproximação das falas originais com o nosso contexto (buscando pontes
> para conhecimentos não usuais nas nossas discussões e expandindo as
> discussões com o que temos a oferecer). Espero que a ideia se espalhe!
>
> Um abraço a todos,
>
> Renato Borges
>
> ~
>
> Linhas de pesquisa de PPG em música no Brasil (levantamento em 04/09/2017)
>
> PPGMUS-UDESC
> 1. Processos e Práticas em Educação Musical
> 2. Música e Sociedade
> 3. Processos Criativos em Interpretação e Composição Musical
>
> PPGMUS-UFBA
> 1. Composição
> 2. Educação Musical
> 3. Etnomusicologia
> 4. Execução Musical
> 5. Musicologia
>
> PPG MÚSICA-UFG
> 1. Música, Criação e Expressão
> 2. Música, Educação e Saúde
> 3. Música, Cultura e Sociedade
>
> PPGMUS-UFMG
> 1. Educação Musical
> 2. Música e Cultura
> 3. Performance Musical
> 4. Processos Analíticos e Criativos
> 5. Sonologia
>
> PPGM-UFPB
> 1. Processos e Práticas Composicionais
> 2. Processos e Práticas Educativo-Musicais
> 3. Música, Cultura e Performance
> 4. História, Estética e Fenomenologia da Música
> 5. Dimensões Teóricas e Práticas da Interpretação Musical
>
> PPGMÚSICA-UFPR
> 1. Cognição/Educação Musical
> 2. Composição Musical
> 3. Musicologia / Etnomusicologia
>
> PPGMÚSICA-UFRGS
> 1. Composição
> 2. Educação Musical
> 3. Musicologia/Etnomusicologia
> 4. Práticas Interpretativas
>
> PPGM-UFRJ
> 1. Música, Educação e Diversidade
> 2. Etnografia das Práticas Musicais
> 3. História e Documentação da Música Brasileira e Ibero-americana
> 4. Poéticas da Criação Musical
> 5. Práticas Interpretativas e seus Processos Reflexivos
>
> PPGMUS-UFRN
> 1. Processos e Dimensões da Formação em Música
> 2. Processos e Dimensões da Produção Artística
>
> PPGMUS-UnB
> 1. Processos e produtos na criação e interpretação musical
> 2. Concepções e vivências no ensino e aprendizagem da música
> 3. Teorias e Contextos em Musicologia
>
> PPG em Música-UNESP
> 1. (Mestrado) Abordagens históricas, estéticas e educacionais do processo
> de criação, transmissão e recepção da linguagem musical
> 2. (Mestrado) Epistemologia e práxis do processo criativo
> 3. (Doutorado) Música, Epistemologia e Cultura
> 4. (Doutorado) Teoria e Práxis do Processo Criativo
>
> PPG em Música-UNICAMP
> 1. Estudos instrumentais e Performance musical
> 2. Música, Cultura e Sociedade
> 3. Música, Linguagem e Sonologia
>
> PPGM-UNIRIO
> 1. Ensino-aprendizagem em Música
> 2. Etnografia das Práticas Musicais
> 3. Documentação e História da Música
> 4. Linguagem e Estruturação Musical
> 5. Processos Criativos em Música
> 6. Teoria e Prática da Interpretação
>
> PPG em Música-USP
> 1. Teoria e Análise Musical
> 2. Musicologia e Etnomusicologia
> 3. Performance
> 4. Questões interpretativas
> 5. Música e educação: processos de criação, ensino e aprendizagem
> 6. Sonologia: criação e produção sonora
>
>
> ________________________________________
> anppom-l em listas.unicamp.br
> Lista de Discussão dos Associados da ANPPOM - Associação Nacional de
> Pesquisa e Pós-Graduação em Música
> https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l
>
> Conforme deliberado na Assembleia Geral realizada em 24 de agosto de 2016,
> das 17 às 19 horas, no Auditório da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da
> Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, B. Horizonte – Não são
> veiculadas nesta lista mensagens contendo ANEXOS.
>



-- 
Depto de Música
Universidade Federal de Pernambuco
(81) 9 8245-5449 VIVO e Whatsapp


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L