[ANPPOM-Lista] Avaliando a ANPPOM - mensagens iniciais da Ângela e do Mannis

Flávia Camargo Toni flictis em usp.br
Sáb Set 9 00:56:56 BRT 2017


Olá a todos, vou na linha dos colegas que se desculparam por não revisarem
seus textos porque acho que o mais importante tem sido este espaço para
conversarmos o que "esquecemos" de falar dias atrás lá na Unicamp, de
maneira espontânea.
Quando o Mannis escreveu sobre a falta de representatividade política de
nossa Associação eu me lembrei de um mecanismo meio perverso do qual temos
feito parte, porque não me lembro de valorizarmos em nossos concursos de
títulos o quesito "associações das quais o candidato faz parte", como fazem
os colegas norteamericanos, por exemplo. Será porque entre nós não
valorizamos a vida associativa, como perguntei anteriormente?
No entanto, ao discutirmos o esvaziamento dos congressos, me pergunto se
isto é sintomático, se tem ocorrido em outras áreas, ou se é o nosso caso
particular. Avancei um pouco na especulação e me pergunto se tem a ver com
o fato de que hoje temos muitas revistas online que divulgam de forma bem
mais eficiente aquilo que temos estudado, o que não acontecia há uns 20 ou
30 anos e faz com que não tenhamos mais certa "imediatez" para conhecer o
que todo mundo e cada um estuda.
No entanto, quem participa de associações internacionais ou vai a
congressos no exterior também se dá conta de que nas "Associações de
Ofícios" há muitos temas que ajudam a esquentar o ambiente de discussão,
como a presença de editoras especializadas e comitês representativos de
associações próximas que participam de fóruns de debates; ou ainda o fato
de que entre as realizações de dois congressos grandes as pessoas
organizavam vários encontros regionais que aproximam os semelhantes, como
por exemplo: curso de atualização em domínio X, Y ou Z.
Isto sem contar na organização de fundos para financiamento dos alunos que
não tem bolsa ou dinheiro para participarem do Congresso, como por exemplo:
brechó de livros e discos antigos com arrecadação doada para os alunos;
rifa de qualquer coisa em bom estado, entre outras possibilidades.
Mas acho que não menos importante é a mediação que nós professores devemos
estabelecer entre a Associação e nossos orientandos, incentivando-os e
acompanhando o amadurecimento das reflexões que eles encaminham para os
Congressos. Isto sem dúvida evita que alguns trabalhos sejam submetidos de
forma prematura ou, eventualmente, sejam rejeitados pelos pareceristas.
E bom final de semana!
Flávia

2017-09-08 22:10 GMT-03:00 Martha Tupinambá de Ulhoa <mulhoa em unirio.br>:

> Espero que provoque mais contribuições! O Renato está atento e depois
> compila as mensagens.
>
>
>
> ---------- Mensagem encaminhada ----------
>
> De: Angela Lÿfffffchning <angela_luehning em yahoo.com.br>
>
> Data: 2 de setembro de 2017 21:22
>
> Assunto: reflexões sobre a ANPPOM
>
>
>
> Car em s colegas,
>
> Acho que ainda estou sob certo efeito de “overdose anppom´iana” depois de
> uma semana na Unicamp. Mas precisando retornar as tantas coisas urgentes na
> próxima semana, a nossa última semana de semestre na UFBA, com várias
> defesas pela frente, gostaria de aproveitar o momento de lembranças frescas
> e mandar algumas reflexões para vocês sobre a nossa associação.
>
> Talvez sejam apenas quase devaneios que surgiram a partir das minhas
> reflexões pessoais e algumas conversas com colegas ao longo do evento ou,
> então, apenas sejam questões que para vcs não são problemas ou
> inquietações. A partir desta premissa, mando este rasurado, escrito sem
> muito rebuscamento ou revisão, para aquelas pessoas com as quais mais
> conversei, sem nenhuma distinção formal ou institucional, mas apenas
> pensando na ANPPOM.
>
> Na retrospectiva de poucas horas de retorno algumas coisas chamaram minha
> atenção, muito a partir do relatório de Margarete que recebi através de
> minha colega Laila, coordenadora do meu PPGMUS.  Pois, me dei conta que
> pouquíssimos/as coordenadores/as ficaram mais que um ou dois dias no
> evento. Mas, não seriam eles/ elas as pessoas chaves nesse processo da
> discussão sobre a Pós-graduação? Não apenas no encontro temático/ técnico,
> mas em geral?
>
> Quer dizer, a sua ausência seria algo sintomático e mais profundo? Ou seria
> apenas uma questão de “acessibilidade” geográfica ou financeira, com a
> atual situação de contenção de gastos? Ou seria o período de duração,
> bastante longo para permitir a participação de mais pessoas? Ou teria ainda
> outras explicações também para a baixa adesão e os números estagnados, se
> não números em queda, de associados/ participantes efetivos (como Mannis
> mostrou)?
>
> Parece que a ANPPOM é de quem está lá, um pequeno grupo que quase sempre
> está lá (não estou criando tautologia, mas querendo ser mais incisiva), mas
> ela não parece ser daqueles tantos outros que foram alguma vez só e não
> voltaram depois de ter apresentado um trabalho, situação provavelmente
> sugerido pelo orientador, ou daqueles que nunca foram, mas são de uma
> programação de pós-graduação em música. Por que? Quais seriam os possíveis
> motivos?
>
> A ANPPOM não seria (ou deveria ser) a representação coletiva da pós em
> música? Pelo menos para isso ela foi criada. Portanto, pergunto o que
> podemos fazer para que ela se torne um objeto de desejo das pessoas (não no
> sentido comercial/ capitalista), mas no sentido da importância intrínseca?
> Será que falta divulgação, convite, conscientização, uma programação “na
> crista da onda”, lugares aprazíveis? (O último palestrante mencionou a
> questão do turismo acadêmico). Quais temas, formatos, procedimentos fariam
> parte de um “pacote” interessante?
>
> Ou então, trata-se de uma questão geracional? Pois, observem a quantidade
> de cabeças grisalhas (ou retocadas): em todos os encontros há mais pessoas
> de minha/ nossa faixa etária, do que os (bem) mais novos, a não ser os
> estudantes da IES anfitriã.  Como seria possível reverter isso? As questões
> da ANPPOM foram (e ainda são) importantes apenas para um público
> específico, mas não mais para um outro, mais novo? Isso acontece também em
> outras associações (na ANPOCS, na ANPED, p.ex.)? O que a geração jovem
> considera importante?
>
> Seria interessante fazer um estudo de levantamento destas informações nas
> inscrições, no banco de dados de sócios, quantos são de longas datas, desde
> quando, quantos foram apenas uma ou duas vezes, qual o recorte geracional
> específico em termos estatísticos? Poderia até cruzar-se os dados de origem
> geográfica e locais de encontro, mesmo que estes, efetivamente tem
> acontecido mais no Sudeste (o que, obviamente tem a ver com a própria
> distribuição da Pós no país). Isso seria um caminho para nos conhecermos e
> entendermos melhor?
>
> Em relação ao perfil dos congressos, faria sentido propor a discussão
> plenária específica de temas que nos atormentam (ou pelo menos deveriam nos
> preocupar) e já surgiram em parte neste nosso último encontro:  o mercado
> de trabalho para egressos (e futuros ingressantes), a formação de
> orientadores e professores de nível superior, uma abordagem detida sobre a
> própria história da trajetória da carreira de magistério superior (a
> questão de contratação/ concurso, desde quando etc.), a inflexibilidade e
> defasagem dos currículos, a questão de pós-graduandos que são pais e mães
> de família, trabalham etc.? Ou então, ter a presença de representantes de
> outras associações enquanto não existir a associação das associações,
> vislumbrada na última mesa.
>
>
>
> ==============
>
> ---------- Mensagem encaminhada ----------
>
> De: José Augusto Mannis <jamannis em unicamp.br>
>
> Data: 3 de setembro de 2017 11:18
>
> Assunto: Re: reflexões sobre a ANPPOM
>
> Angela
>
> Agradeço por sua msg bem como pelo excelente relato do GT de Ética com
> ótimas sugestões.
>
> Busco atender a seu e-mail como um apelo silencioso de todos. Esta não é
> uma crítica que estou fazendo, apenas externando uma impressão pessoal que
> entendo pertinente 'as suas colocações.
>
> Sinto que o único elo entre a ANPPOM e os associados seja o Congresso, como
> um espaço de publicação e uma pessoa jurídica de legitimação formal de uma
> classe. Infelizmente nada mais além disso.
>
> A efetiva integração entre os programas não consigo avaliar, mas de onde
> estou nunca ouço que alguma medida ou implementação está sendo tomada ao
> meu redor de maneira coordenada entre todos os programas no país.
>
> Isso caracteriza praticamente uma relação unívoca entre os membros e a
> associação, na qual cada um busca tirar o proveito do qual necessita.
>
> Esse desinteresse do indivíduo pelo grupo coletivo pode ter várias causas.
>
> Uma delas sinto estar acontecendo desde muitos anos: a falta de presença
> política da ANPPOM junto a órgãos governamentais, políticas públicas,
> manifestações públicas representando a classe diante de acontecimentos
> impactantes.
>
> A parte as representações de Área permanentes CAPES e CNPq que é uma
> conquista que estamos mantendo muito bem, não somos consultados nem
> convidados a integrar grupos de trabalho, conselhos, equipes como outras
> associações similares (ABNT, Congresso, Ministérios, Secretarias etc.) de
> caráter extraordinário. Não temos representantes atuando em decisões de
> Normas e definição de Politicas públicas fora da nossa representação de
> Área CNPq CAPES que está estável.
>
> Parece que incorporamos o complexo de que não somos ouvidos e que não somos
> importantes, não sei de talvez pelo universo de associados que nem chega a
> 2.000 membros, nossa opinião não pudesse contar muito. Porém, pessoalmente
> acredito mais na qualidade de ação do que na quantidade de ações.
>
> Os associados poderiam despertar mais interesse e motivação por uma
> associação que visivelmente demonstrasse estar se mobilizando pelas causas
> coletivas da classe. Que se mostrasse forte, presente, ágil, ativa e
> propositiva diante de acontecimentos que nos afetam a todos. Se todos se
> sentirem amparados e unidos através da ANPPOM todos estarão mais próximos
> dela.
>
> Repito, esta não é uma crítica, mas uma proposta de visão para tentar
> enfrentar um problema real e presente.
>
>
>
> >
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