[ANPPOM-Lista] Sobre a nota da Capes e os cortes das bolsas

whvalent whvalent em terra.com.br
Seg Ago 6 09:13:35 BRT 2018

Bom dia, Carolina e demais,
Expresso minha satisfação com os termos e, sobretudo, pela união.  Que esta se mantenha nas próximas reivindicações. Abraços e boa semana Heloísa

Enviado do meu smartphone Samsung Galaxy.
-------- Mensagem original --------De: Carolina Couto <ana.carol.couto em gmail.com> Data: 06/08/18  07:55  (GMT-03:00) Para: André Guerra Cotta <agcotta em gmail.com> Cc: anppom-l em listas.unicamp.br Assunto: Re: [ANPPOM-Lista] Sobre a nota da Capes e os cortes das bolsas
Saiu nota unificada de associações ligadas às Artes, entre elas a Anppom
(ABEM, ABET, TEMA, ABRAPEM, ABRATEM, ABCM, ANDA, FAEB, ABRACE, SOCINE):

"Exmo. Sr. Ministro Rossiele Soares da Silva,

As Associações abaixo nomeadas, representantes da área de Artes, somam-se à
comunidade acadêmico-científica do país para expressar sua extrema
apreensão frente aos cortes propostos ao orçamento da CAPES para o ano de
2019 e com as consequências que tal medida pode trazer à pesquisa, à
formação de professores e à educação brasileira em geral.

O orçamento da CAPES já tem sofrido severos cortes nos últimos anos, o que
tem imposto a seus programas seríssimas restrições. Novos cortes, como o
proposto para o orçamento de 2019, atingirão um número ainda maior de
estudantes, docentes e pesquisadores(as), podendo trazer danos
irreversíveis para o ensino, a pesquisa e a pós-graduação no país.

Em nota publicada no dia 1º de agosto deste ano, o Presidente da CAPES,
Abílio Baeta Neves, relatou que, com o referido orçamento proposto para
2019, além da suspensão do pagamento das bolsas de pós-graduação, serão
afetados o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência
(PIBID), o Programa de Residência Pedagógica e o Programa Nacional de
Formação de Professores da Educação Básica. Também, sofrerão prejuízos o
Sistema UAB (Universidade Aberta do Brasil) e os mestrados profissionais da
ProEB (Programa de Mestrado Profissional para Qualificação de Professores
da Rede Pública de Educação Básica). E, ainda, acordos de cooperação
internacional já firmados pelo governo brasileiro com diversas instituições
de ensino estrangeiras  serão seriamente prejudicados.

Vimos, portanto, reiterar o apelo que o Presidente da CAPES fez à Vossa
Excelência. É imperioso que um orçamento adequado seja incondicionalmente
defendido, haja vista a imprescindibilidade da pasta em tela para o
desenvolvimento científico, econômico, cultural e social do país.
Reiteramos, ainda, a necessidade de Vossa Excelência atuar junto aos demais
Ministros, pois tais cortes propostos poderão afetar perniciosamente todas
as áreas que dão alicerce à nação.

Em defesa da CAPES e dos demais órgãos do Sistema Nacional de C&T, como o
CNPq e as FAPs, que são patrimônios do povo, subscrevemo-nos.

Associações da área de Artes"