[ANPPOM-Lista] CHAMADA DE TRABALHOS - SONOLOGIA 2019 : International Conference on Sound Studies

Fernando Henrique de Oliveira Iazzetta iazzetta em usp.br
Qui Ago 16 23:48:57 BRT 2018


Colegas,

Em 2016 realizamos uma conferência internacional, o ***SONOLOGIA 2016: out
of phase - International Conference on Sound Studies**. *O evento contou
com um grande número de pesquisadores e teve uma significativa repercussão
no Brasil e no Exterior.

Agora estamos felizes em anunciar a segunda edição do evento, o ***SONOLOGIA
2019: I/O***, que acontecerá entre 9 e 12 de abril de 2019, em São Paulo. A
chamada de trabalhos está aberta e as informações sobre o evento podem ser
encontradas em: http://www2.eca.usp.br/sonologia/2019

Convidamos a todos para que visitem o site e ajudem na divulgação do
evento. Transcrevo abaixo algumas informações sobre o ***SONOLOGIA 2019:
I/O**.*

Abraços,
Fernando Iazzetta
____________________________________
CHAMADA DE TRABALHOS - SONOLOGIA 2019 : International Conference on Sound
Studies

Nesta segunda edição, **SONOLOGIA: International Conference on Sound
Studies** propõe como tema o acrônimo I/O. Mobilizada metaforicamente, a
ideia de input/output oferece uma potente chave de leitura para se pensar
as mais variadas e problemáticas relações entre “eu” e “outro” (I/other),
bem como “dentro” e “fora” (inside/outside). Reforçando questões de
alteridade, subjetividades, limites, fronteiras e atravessamentos – sejam
culturais, territoriais ou disciplinares –, convidamos à submissão de
trabalhos dedicados a relações particulares e contingentes que
desestabilizam as teorias e práticas hegemônicas nos estudos do som. Embora
a presença da barra [/] no acrônimo I/O pareça apontar para noções de
oposição, ela tem por finalidade tensionar os limites de cada categoria e
sugerir continuidades e cruzamentos possíveis entre os termos postos em
relação.

• Política do som e do fazer sonoro. Institucionalização de práticas
artísticas e da pesquisa. Ativismo sonoro. Violência, guerra, táticas de
controle e tortura sônica.
• O papel da técnica e da tecnologia no fazer sonoro e na escuta.
Perspectivas críticas sobre o reaproveitamento de tecnologia, precariedade,
luteria experimental.
• Os discursos sobre a escuta e as práticas sonoras. Aspectos de
legitimação, política, lugar, alteridade, gênero ou raça, a partir de
perspectivas não binárias, não-normativas, pós-coloniais ou
contra-hegemônicas.
• Identidade e alteridade nas práticas sonoras na América Latina. Questões
acerca de hibridismo, interculturalismo, mestiçagem, transnacionalidade.
• Materialidades e imaterialidades do som. Estudos críticos sobre
materialismos sônicos e limites da auralidade. Debates sobre ontologias na
cultura do som e do áudio.
• Som e territorialidades. Políticas do espaço e poéticas da memória e do
esquecimento em práticas como caminhadas, paisagens e cartografias sonoras,
instalações, gravações de campo e trabalhos site-specific.
• Atravessamentos entre som, corpo, voz e visualidade. Estudos sobre
presença, performances e práticas artísticas que envolvem teatro, dança,
audiovisual, performance e literatura, implicadas em suas contingências e
particularidades.
• (In)disciplinas no processo de criação sonora. Limites e rupturas em
práticas criativas individuais e coletivas. Interação humano/não-humano.
Propostas alternativas de documentação e de compartilhamento de processos
criativos.

** Diretrizes para submissão**

Envie seu resumo estendido (em português, espanhol ou inglês) contendo no
máximo 800 palavras, acompanhado de uma pequena biografia (50 palavras),
para o e-mail sonologia em usp.br até as 23:59h (GMT-3) do dia 1º de outubro
de 2018. Confirmaremos o recebimento da proposta entre 24 e 48 horas após o
envio.

Os trabalhos selecionados deverão ser enviados (em Inglês) em sua versão
final até 25 de fevereiro de 2019, com os modelos ODT / MS Word fornecidos
(por nós) (no máximo 7000 palavras no formato A4).


-- 
Fernando Iazzetta
Departamento de Música - ECA/USP
NuSom -  Núcleo de Pesquisas em Sonologia


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