[ANPPOM-Lista] Congresso ANPPOM 2019

Guilherme Goldberg guilherme_goldberg em hotmail.com
Seg Ago 20 00:31:11 BRT 2018


Caros colegas,

Ao mesmo tempo que lhes desejo um ótimo XXVIII Congresso, gostaria, neste momento, de propor aos associados da ANPPOM o Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas como sede do XXIX Congresso, em 2019. Com esse objetivo, trazemos aqui um pouco da sua história e das suas potencialidades.

É uma história que começou há 100 anos, em 1918, quando foi fundado o Conservatório de Música de Pelotas, administrado por uma diretoria cujo primeiro presidente foi o Dr. Francisco Simões e o diretor técnico o Professor Antônio Leal de Sá Pereira, considerado desde 2004 Patrimônio Cultural do Estado do Rio Grande do Sul.

Digno de nota que, entre os primeiros professores do Conservatório de Musica de Pelotas, Sá Pereira, diretor e professor de piano, imprimiu o foco na valorização da música brasileira e da música de câmara, e Andino Abreu, professor de canto, foi o responsável pela divulgação do repertório da mais nova musica brasileira da época, sendo um dos primeiros intérpretes de Camargo Guarnieri e responsável pela realização, em Paris, das primeiras gravações mundiais das canções de Villa-Lobos, com Lucília Villa-Lobos, esposa do compositor, ao piano.

No ano da fundação da Universidade Federal de Pelotas, em 1969, o Conservatório tornou-se unidade agregada, permanecendo assim até 1983, quando foi definitivamente incorporado como unidade universitária. Como tal, seu Curso de Graduação em Canto e Instrumentos foi reconhecido pelo Governo Federal como curso universitário, através do decreto n° 67.289, de 1970, oferecendo as habilitações em Canto, Piano, Violino, Violão e Flauta.

Em 2010 o Conservatório de Música passou a fazer parte do Centro de Artes da UFPel, uma das maiores unidades acadêmicas da Universidade Federal de Pelotas, com cerca de 1400 estudantes de Graduação e de Pós-Graduação, oferecendo atualmente 17 cursos nas áreas de Artes Visuais, Cinema, Dança, Design, Música e Teatro.

Dentre estes, os cursos de Bacharelado em Música e os cursos de Licenciatura e Bacharelado em Artes Visuais tiveram sua origem em instituições que antecedem a própria criação da Universidade em 1969. Enquanto os cursos de Bacharelado em Música nasceram no Conservatório de Música, os cursos de Artes Visuais tiveram origem na Escola de Belas Artes, que completará 70 anos em 2019. Ambas instituições fazem parte hoje do Centro de Artes como órgãos suplementares e espaços que privilegiam a extensão e a pesquisa.

O Conservatório de Música, dedicado à oferta de diversos cursos para a comunidade, como iniciação musical e instrumental, além de concertos mensais gratuitos, também sedia o Centro de Documentação Musical da UFPel, bem como o Laboratório de Ciências Musicais. Ainda faz parte do Centro de Artes o Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG), situado no centro da cidade de Pelotas, com exposição de seu acervo que conta com mais de 3 mil obras.

Especificamente quanto aos cursos de graduação em música ofertados, há a Licenciatura e os Bacharelados em Canto, Flauta, Piano, Violão, Violino, Composição, Ciências Musicais e Música Popular.

O viés da pesquisa em música desenvolvida no Centro de Artes mostra-se tanto pelos grupos de pesquisa nele sediados, - Grupo de Pesquisa Estudos Interdisciplinares em Ciências Musicais (2012), Grupo de Pesquisa em Ciências Musicais (2014) e Grupo de Estudos em Etnomusicologia (2015), bem como o Núcleo de Música Contemporânea (NuMC, 2009), este ligado aos cursos de Performance Musical e Composicão Musical - vinculados ao Bacharelado em Música, quanto aos eventos científicos nacionais e internacionais consolidados em seu calendário, como o Encontro de Pesquisa em Música, que está na sua III edição, e o Simpósio Internacional Música e Crítica, em sua II edição.

Reforçando a proposta interdisciplinar de atuação do Centro de Artes da UFPel, destamos o bacharelado em Ciências Musicais, criado em 2008 via projeto REUNI, primeiro curso dessa área de conhecimento a ser implementado no país e recentemente reconhecido (Portaria nº 794 de 26/07/2017). Tal curso, ao oferecer diferentes possibilidades do fazer científico em música, tem sido responsável pela inserção de discentes em projetos de pesquisas, onde auxiliam tanto na pesquisa de acervos musicológicos quanto na pesquisa de campo, resultando em suas participações de eventos científicos costumeiramente destinados a pós-graduandos. Neste sentido é importante destacar que vários dos nossos formandos continuaram seus estudos em programas de pós-graduação em diversos estados brasileiros e instituições internacionais.

Tal exemplo resgata a perspectiva da criação de um Programa de Pós-Graduação em Música na UFPel, estimando-se que, em até três anos, seja possível apresentar aos órgãos competentes uma proposta de implementação.

Sendo assim, e considerando-se que há mais de uma década não há Congresso da ANPPOM no Rio Grande do Sul, vejo que tal candidatura seria pertinente a uma instituição de ensino superior tão comprometida com a pesquisa em música.

É isto que há para o momento.

Abraços a todos.

Prof. Dr. Luiz Guilherme Goldberg
Bacharelado em Ciências Musicais - CA/UFPel
Coordenador do Laboratório de Ciências Musicais - Centro de Documentação Musical
Grupo de Pesquisa Estudos Interdisciplinares em Ciências Musicais


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L