[ANPPOM-Lista] Toda canção de liberdade vem do cárcere: homofobia, misoginia e racismo na recepção da obra de Mário de Andrade (convite para defesa de tese, 26 fev.)
Carlos Palombini
cpalombini em gmail.com
Qui Fev 15 22:32:29 BRST 2018
"Toda canção de liberdade vem do cárcere: homofobia, misoginia e racismo na
recepção da obra de Mário de Andrade"
J
orge Vergara
PPGM-UNIRIO
S
egunda feira
,
26 de fevereiro de 2018, 14
:00
Resumo
No primeiro capítulo, o autor explica como o jornal *Folha da Noite*
(1923), a *Revista de antropofagia* (1929) e o jornal* Dom Casmurro* (1939)
produziram processos públicos para reprochar Mário de Andrade com ideias
racistas, misóginas e homofóbicas. A maior parte dos textos que o autor
relaciona para apresentar a campanha da *Folha da Noite* é desconhecida dos
pesquisadores de Mário de Andrade.
No segundo capítulo alguns aspectos de *Paulicea desvairada* (1922)
implicam a empatia de Mário de Andrade com figuras de homoerotismo e
subalternidade. A estilização em *Paulicea* é testemunho de como a
sociedade condenou práticas e pessoas à ignomínia e ao silêncio. No
terceiro capítulo o autor interpreta alguns discursos sobre música de Mário
de Andrade. Esses discursos contestam autoritarismos e preconceitos
disseminados no imaginário da época. O autor descobriu a figura dos “moços
bonitos” na poesia, em músicas e em textos de jornais e revistas. A figura
implica homossexualidade, efeminação, travestismo e prostituição masculina.
Os poemas “A caçada” e “Nocturno” de *Paulicea desvairada* e “Cabo Machado”
de *Losango cáqui* (1926) confrontam o leitor com a figura do mulato em
composições que fundem subalternidade, música e nacionalidade. As ideias de
raça, modernização, masculinidade e nacionalismo têm caráter
anti-autoritário em *Paulicea desvairada* e *Losango cáqui*. A pesquisa
relaciona textos de revistas, jornais, literatura médica, livros, músicas e
a correspondência de Mário de Andrade. Conceitos da teoria *queer*, do
feminismo, da musicologia, da história da medicina, da história do Brasil e
da crítica literária são confrontados com os textos de Mário de Andrade e
de seus contemporâneos.
Banca defesa de tese de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Música da
UNIRIO
,
segunda feira
,
26 de fevereiro de 2018, 14
:00,
na sala Guerra-Peixe no Instituto Villa-Lobos
,
Centro de Letras e Artes
,
Av. Pasteur 436
,
fundos, 22290-240
,
Urca
,
Rio de Janeiro.
Banca:
Adriana Facina (UFRJ);
Adriana Carvalho Lopes (UFRRJ);
Carole
Gubernikoff (UNIRIO); Martha Ulhôa (UNIRIO). Suplentes: Mónica Vermes
(UFES); Daniel Quaranta (UNIRIO).
Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L