[ANPPOM-Lista] divulgação de disciplina no PPGM - Unirio

Ale Fenerich fenerich em gmail.com
Ter Jul 17 13:11:14 BRT 2018


Olá a todxs,

Gostaria de divulgar uma disciplina que oferecerei na pós-graduação da
música da Unirio, aberta para alunos ouvintes, matriculados ou não.

Disciplina: Escuta, caminhadas e criação em música e arte sonora
( nome oficial: Seminários em Processos Criativos em Música I)

PPGM - Unirio

Horário: Terças-feiras das 9 às 12h
Sala Guerra-Peixe, Instituto Villa-Lobos
Unirio
Av. Pasteur, 436 - Urca, Rio de Janeiro - RJ, 22290-240
Inscrições:
Tel: 21-2542-2554
secensinoppgm em unirio.br
para não-alunos do PPGM-Unirio, inscrições de 26/07 a 02/08

Segue abaixo sua descrição:

Escuta, caminhadas e criação em música e arte sonora

proponente: prof. Alexandre Sperandéo Fenerich

A disciplina abordará trabalhos musicais e sonoros que busquem no espaço
público e na caminhada suas estratégias de criação. Pretende recolher uma
bibliografia que tome a questão da errância na geografia, nas artes e na
literatura, enfatizando suas decorrências na ideia de uma escuta disponível
às confluências entre exterior/interior de lugares, códigos
artístico-musicais ou contextos sociais. Abordará portanto algumas práticas
artísticas ligadas ao tema, como as flanâncias, as deambulações
surrealistas ou as derivas situacionistas (para se utilizar de uma
tipologia proposta em Jacques, 2014), a gravação de campo e a paisagem
sonora, certas propostas da música eletroacústica e da música experimental
e alguns trabalhos recentes que têm na ação direta do caminhar e na escuta
seus motes principais. Finalmente, se abrirá para a discussão e realização
de proposições musicais e artísticas de seus participantes.

Bibliografia:

ATTALI, Jacques. Noise: The Political Economy of Music. Minneapolis:
University of Minnessota Press, 2006.
BERENSTEIN, Paola. Elogio aos Errantes. Salvador: UDUFBA, 2014.
BLESSER, Barry & SALTER, Linda-ruth. Spaces speak, are you listening? -
experiencing aural architecture. Cambridge: The MIT Press, 2007.
BORN, Georgina (ed). 2013. Music, Sound and Space: Transformations of
Public and Private Experience. Cambridge University Press.
CACCURI, Vivian. Silent-walk. Disponível em:
http://viviancaccuri.net/Silent-Walk, acesso em 01/04/2018.
CAESAR, Rodolfo. Círculos Ceifados. Rio de Janeiro: 7 letras, 2008.
CARDIFF, Janet & MILLER, G. Bures. Alter Bahnhof Video Walk. In:
http://www.cardiffmiller.com/artworks/walks/bahnhof.html, acesso em
03/06/2018.
CARERI, Francesco. Caminhar e Parar. São Paulo: Editora Gustavo Gili, 2017.
CARERI, Francesco. Walkscapes - o caminhar como prática estética. São
Paulo: Editora Gustavo Gili, 2013.
CAVARERO, Adriana.Vozes plurais: filosofia da expressão vocal. Belo
Horizonte: Editora UFMG, 2011.
CHION, Michel. Le Promeneur écoutant: essais d'acoulogie. Paris: Édition
Plume, 1993.
CHION, Michel. Le Son. Paris: Armand Colin, 2010.
FELD, Steve. 2004. Doing anthropology in sound. American Ethnologist,
Volume 31 Number 4.
FERRARI, Luc & CAUX, Jacqueline. Presque Rien avec Luc Ferrari. Paris:
Éditions Main d'Oeuvre, 2002.
GOTTSCHALK, Jennie. Experimental music since 1970. New York: Bloomsbury,
2016.
JOSEPH, Branden W. “John Cage and the Architecture of Silence” Em: October.
Vol. 81, 1997. Boston: The MIT Press, 1997.
KIM-COHEN , Seth. In the Blink of an Ear – toward an non-cochlear sound
art. New York: Continuum, 2009.
KOPENAWA, Davi & ALBRET, Bruce. Entrevista concedida por Davi Kopenawa a
Bruce Albert. Disponível em:
http://pib.socioambiental.org/pt/povo/yanomami/2224, acesso em 23/05/2013.
KOPENAWA, Davi & ALBRET, Bruce. A Queda do Céu: palavras de um xamã
yanomami. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
LABELLE, Brandon. Acoustic Territories: sound cultures and everyday life.
New York: Bloomsbury, 2010.
LELY, John & SAUNDERS, James. Word Events: Perspectives on Verbal Notation.
New York: Continuum, 2012. LOCKWOOD, Annea. “bayou-borne” inStill listening
Pauline Oliveros. Disponível em
http://stilllisteningoliveros.com/bayou-borne/ - acesso em 02/04/2018.
MEDEIROS, Vânia.Conversas sobre Metafíficas Canibais. Disponível em
http://cargocollective.com/conspireedicoes/Conversas-sobre-Metafisicas-Canibais
– a c e s s o e m 01/04/2018. N E U H A U S , M a x .Listen. D i s p o n í
v e l e m http://www.max- neuhaus.info/soundworks/vectors/walks/LISTEN/ -
acesso em 01/04/2018.
REBELO, Pedro & VELLOSO, Rodrigo C. “Participatory sonic arts: the Som de
Maré project – towards a socially engaged art in the everyday”. In:
Emmerson, Simon (org.). The Routledge research companion to eletronic
music: reaching out with technology. New York: Routledge, 2018.
SANTOS, Milton. Técnica Espaço Tempo – Globalização e meio
técnico-científico informacional. São Paulo: Hugitec, 1994.
SANTOS, Milton. Elogio da Lentidão. São Paulo: Folha de São Paulo, 11 mar
2001.
SCHAFER, R. Murray. A Afinação do Mundo. São Paulo: Editora da Unesp, 1997.
SCHAUB, Mirjam. Janet Cardiff – the walk book. Viena: Thyssen-Bornemisza
Art Contemporary, 2005.
SCHROEDER, Franziska. (2016). Museum City - Improvisation and the
narratives of space. Organised Sound, 21(3), 249–259
SOLNIT, Rebeca. A História do Caminhar. São Paulo: Martins Fontes, 2016.


-- 
------------------------------------------
Alexandre Sperandéo Fenerich
prof. Adjunto Instituto Villa-Lobos - Unirio
Programa de Pós Graduação em Música - PPGM/UNIRIO
Editor da Revista Debates - Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Música


http://soundcloud.com/ale_fenerich
http://sussurro.musica.ufrj.br/fghij/f/fenerichale/fenerichale.htm
n-1.art.br
http://soundcloud.com/n-1-1

(55 21) 9973-91266


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L