[ANPPOM-Lista] Fwd: PEDIDO DE APOIO CONTRA A CENSURA E LIBERDADE DE EXPRESSÃO LITERÁRIA

Érica Gomes ericaunicentro em gmail.com
Sex Maio 11 20:12:17 BRT 2018

*PEDIDO DE APOIO CONTRA A CENSURA E LIBERDADE DE EXPRESSÃO LITERÁRIA*

*Quem sou?*

Meu nome é *Norbert Heinz*. Sou escritor de literatura infantil e contador
de histórias de Guarapuava, PR. Tenho 30 anos, dos quais *11 anos* dedicados
à carreira literária. Meu trabalho é escrever, editar e publicar livros,
além de visitar escolas levando contação de histórias, oficinas e feiras de
livros. Meus livros passam por avaliação de profissionais gabaritados, os
quais prestam consultoria e auxiliam na correção linguística/pedagógica.
Tenho esta preocupação de envolver vários profissionais na construção dos
meus livros com o intuito de melhorar a qualidade e evoluir como escritor.
Sempre que visito uma escola, seja no meu município ou em outro, apresento
os livros com antecedência à equipe pedagógica responsável, num gesto de
transparência e confiança no material desenvolvido.

Para mais informações, acesse meu portfólio completo AQUI
<http://www.mediafire.com/file/zy9wqm92adyjv0w/portfolio_2018_norbert.pdf>.

*O que aconteceu?*

Em comemoração ao dia do livro (18/04) fui convidado pela Casa da Cultura
de Guarapuava (localizada na R. Alcione Bastos, 211 - Alto da XV, 85065-020
<https://maps.google.com/?q=R.+Alcione+Bastos,+211+-+Alto+da+XV,+85065-020&entry=gmail&source=g>)
para fazer contação de histórias no dia 20/04 (sexta-feira). Como sempre,
não cobrei cachê. O que pedi foi a liberação para comercializar os meus
livros (a compra não era obrigatória). Enviei com antecedência a tabela de
preços com descontos de mais de 50% para que os preços ficassem acessíveis
aos alunos (os quais foram avisados na escola).

Compareci na Casa da Cultura às 13:30 onde contei histórias para 135 alunos
do terceiro ano da Escola Municipal Padre Estanislau Cebula e 24 alunos do
quarto ano do Magistério do Colégio Estadual Visconde de Guarapuava.

Após a contação, abri para vendas e autógrafos. Vendi 34 livros, autografei
alguns e fiquei de passar na escola autografar o restante na semana
seguinte.

No mesmo dia 20/04 após as 18 horas recebi uma ligação de uma funcionária
da Casa da Cultura. Ela perguntava qual era o conteúdo de um dos livros
vendidos e relatou que uma mãe havia denunciado na ouvidoria por *apologia
à ideologia de gênero *e que a secretária estava em São Paulo e precisava
de uma justificativa para retornar para a mãe em questão. Eu disse que tudo
estava bem, pois o livro havia passado pela equipe pedagógica do município.

Como havia combinado com a equipe da Casa da Cultura para acompanhá-la nas
escolas na semana seguinte, fui informado que as atividades foram
suspensas.

Segunda-feira dia 23/04 fui até a ouvidoria da prefeitura. Nada constava
lá. Então fui até a Secretaria de Educação e fui informado que a denúncia
foi feita diretamente na Secretaria... A responsável pela equipe pedagógica
me recebeu e questionou se o livro havia realmente sido liberado e que os
meus livros precisariam passar novamente por uma avaliação. Possuo um
ofício liberando os livros do ano de 2016, o qual eu pedi antes de imprimir
os exemplares na gráfica. Nenhum livro que levei nas escolas deixei de
comunicar a equipe pedagógica da Secretaria de Educação.

Para saber mais sobre minhas visitas nas escolas, acesse minha página AQUI
<https://www.facebook.com/escritor.norb/>.

*Quais são as minhas reivindicações?*

Sempre tive um profundo respeito pela Secretaria de Educação e Cultura de
Guarapuava, assim como pelo Departamento de Cultura. Há muitos anos
desenvolvo atividades e conto com a parceria deles. Nunca fui indicado por
contatos e sempre precisei mostrar serviço para conquistar meu espaço. O
que me causou estranhamento foi questionarem meu trabalho, assim como meus
livros e minha conduta. O fato de me suspenderem das atividades e de não
apresentarem a denúncia por escrito também me parece algo incomum. Até
agora, sou o *único prejudicado* e* injustamente acusado*. Quero uma
resposta clara e que a pessoa que denunciou seja identificada e *responda
judicialmente pelo fato*. E mais, quero que a Secretaria se comprometa em
não prejudicar minha carreira diante desse fato infundado e isolado. Quero
continuar meu trabalho com transparência e sem censura, levando literatura
para todas as escolas que sempre me recebem com muito carinho e admiração.

*Como você pode ajudar?*

Este e-mail foi encaminhado para diversas pessoas, das quais algumas
conhecem meu trabalho e o livro Amor é Amor. Peço que encaminhem para
outros contatos que possam ajudar.

*Para quem ainda não conhece o livro citado, pode acessar o PDF
gratuitamente* AQUI
<http://www.mediafire.com/file/z2yd9jbjvd19v5m/Amor_e_Amor_Norbert_Heinz_Ana_Terra_2016.pdf>
.

Também fiz um* vídeo* onde conto a história do livro. Clique AQUI
<https://www.youtube.com/watch?v=CzTEfbziGdw&t=1s> para acessar meu canal.

*Estou pedindo apoio!* Você pode enviar uma carta repudiando a denúncia e a
censura do livro e do meu trabalho. A carta pode ser individual ou coletiva
(o modelo a ser seguido é livre) e deve ser encaminhada (assinada, de
preferência) diretamente no meu e-mail escritor.norbert em gmail.com. Reunirei
as cartas juntamente com uma notificação para apresentar minhas
reivindicações.

Seu apoio é de extrema importância! Se não puder enviar uma carta,
compartilhe com seus contatos que já será de grande valia.

Um grande abraço!

--

______________________________

AVISO: A informação contida neste e-mail, bem como em qualquer de seus
anexos, é CONFIDENCIAL e destinada ao uso exclusivo do destinatário acima
referido(s), podendo conter informações sigilosas e/ou legalmente
protegidas. O uso não autorizado ou a divulgação do seu conteúdo são
proibidos e passíveis de ações e indenizações judiciais cabíveis.
Caso você não seja o destinatário desta mensagem, informamos que qualquer
divulgação, distribuição ou cópia deste e-mail e/ou de qualquer de seus
anexos é absolutamente proibida.
Solicitamos que o remetente seja comunicado imediatamente, respondendo esta
mensagem, e que o original desta mensagem e de seus anexos, bem como toda e
qualquer cópia e/ou impressão realizada a partir destes, sejam
permanentemente apagados e/ou destruídos.

WARNING: The information in this email, and any its annexes, is
CONFIDENTIAL and is intended only for use of the addressee above may
contain legally privileged and/or secret information. Unauthorized use or
dissemination of its content are prohibited and may be liable to legal
procedures and compensation.

If you are not the addressee of this message, please note that any
dissemination, distribution or copying of this email and/or any attachments
thereto, is strictly prohibited.

We request that the sender immediately notify answering this message, and
that the original of this message and its attachments, and any and all
copies and/or printout from these, are permanently deleted and/or destroyed.

--
*  Érica Dias Gomes*
Chefe do Departamento de Arte