[ANPPOM-Lista] Resultado del 1er Concurso de Composición para Ensamble de Cámara de Ibermúsicas

Eliana Maria de Almeida Monteiro da Silva ms.eliana em usp.br
Ter Nov 13 08:30:40 -02 2018

Prezados e prezadas,
Como pesquisadora da obra e da trajetoria de compositoras, principalmente
latino-americanas, não posso deixar de comentar o fato inédito de um
compositor ganhar um concurso sob um pseudônimo feminino. Realmente é um
fato inédito e digno de pesquisa.
Até a última bienal de música contemporãnea brasileira, uma das duas
contempladas entre mais de sessenta homens usara pseudônimo masculino,
Patricia De Carli. A outra era artista consagrada, Marisa Resende, que
teve, se não me falha a memoria, sua obra escolhida sem passar pelo sistema
cego de concurso.
Isso significará a predileção por  uma estética masculina de composição,
reconhecida e apreciada por um juri composto exclusivamente por homens, ou
uma simples coincidência?
De qualquer forma, é um avanço. E um atestado de que ha mais mistérios
entre o céu e a terra do que supõe a vã pesquisa musicológica de gênero.
Abraços!

Eliana Monteiro da Silva
ECA USP Sonora