[ANPPOM-Lista] Falecimento de Cecília Conde

Carlos Sandroni carlos.sandroni em gmail.com
Sex Out 5 22:02:11 BRT 2018

Prezados e prezadas colegas,

Eu só soube no início desta semana que Cecília Conde faleceu no Rio de
Janeiro, no dia 11 de setembro passado, aos 86 anos. Não sei se muitos
colegas receberam a triste notícia, mas acho que é necessário falar sobre
ela em nossas listas. Para quem não a conhecia: Cecília Conde foi uma
grande educadora musical, e exerceu um papel importante no início da
Pós-Graduação em Música no Brasil. Junto com José Maria Neves, criou a
revista *Pesquisa e Música* no Conservatório Brasileiro de Música,
instituição fundada por seu tio, o compositor Lorenzo Fernandez. *Pesquisa
e Música *surgiu no início dos anos 1980, um momento em que, salvo engano,
havia, no máximo, mais uma publicações acadêmica consagrada à Música em
circulação no país.
Também com José Maria Neves e outros colegas, ela criou no CBM, no início
dos anos 1980, um curso de mestrado em Música que foi um dos primeiros a
funcionar no Brasil. Funcionou por alguns anos como mestrado, depois passou
a funcionar como curso de Especialização.
Cecília foi também compositora, sobretudo para teatro, me parece. Talvez
outros colegas possam acrescentar elementos a estas referências.
Em todo caso, devo a Cecília Conde meu primeiro emprego como professor de
ensino superior. Por volta de 1988 ou 1989, Ricardo Tacuchian foi para os
Estados Unidos e a cadeira de Sociologia da Música na PG do CBM ficou sem
professor. Cecília me contratou para a vaga. Lecionei no CBM até ir para a
França em 1991. Meu contato direto com ela se limitou a este período, mas
ela sempre me pareceu ser uma pessoa luminosa e dedicada à Música, e às
Artes, de uma maneira muito aberta, muito produtiva.
Cecília já está fazendo falta.
Sandroni

--
"We can change the world, and all it takes is the right word choice,
syntax, and who knows how many drafts".

Carlos Sandroni
Departamento de Música, UFPE
Programa de Pós-Graduação em Música, UFPE