[ANPPOM-Lista] Fake News - o próximo alvo somos nós

whvalent whvalent em terra.com.br
Qua Out 31 10:45:53 BRT 2018


Caros Ana Carolina, Carlos, Paulo de Tarso ( e quem mais comentar)Participo da lista da Compos e penso que poderíamos estender o diálogo. Posso encaminhar as mensagens à outra lista?AbraçosHeloísa Enviado do meu smartphone Samsung Galaxy.
-------- Mensagem original --------De : Carolina Couto <ana.carol.couto em gmail.com> Data: 31/10/2018  09:13  (GMT-03:00) Para: cpalombini em gmail.com Cc: anppom-l em listas.unicamp.br Assunto: Re: [ANPPOM-Lista] 
 	Fake News - o próximo alvo somos nós Prezados colegas, bom dia!Obrigada pelo retorno de vocês. Ao ler as mensagens aqui, estive pensandoque teríamos que trabalhar sobre 3 questões, a princípio. Claro que sãoideias iniciais que precisam de mais reflexão, e conto com a ajuda de vocêsno apontamento de problemas e/ou ajustes sobre essas ideias. Vou elencá-las:1. *Proteção jurídica às tentativas de intimidação*: após o episódio dadeputada de SC, Ana Carolina Campagnolo (PSL - SC), de criar um canal dedenúncia contra professores, e do próprio Jair Bolsonaro divulgar vídeopedindo que os alunos gravassem e denunciassem professores, algumasentidades já estão alertas e em mobilização. As pessoas estão divulgandomecanismos de proteção jurídica que asseguram a liberdade de cátedra, einstruindo os colegas a como se protegerem nessas situações. Isso éimportante. Enquanto alguns mecanismos jurídicos ainda funcionarem nessepaís, precisamos conhecê-los e acioná-los sempre que preciso for.Infelizmente isso talvez passe a ser uma realidade a ser incorporada pelanossa categoria daqui para frente.2. *Criação e divulgação da imagem positiva da educação e dos profissionaisda educação:* a campanha de Bolsonaro foi muito inteligente e assertiva.Entenderam muito melhor do que o PT, ou que qualquer outro partido, como acomunicação ocorre nos dias de hoje e a usou a seu favor. Precisamos, pensoeu, usar das mesmas estratégias. Uma das ações que considero importante é acriação e divulgação de informes que relatem, de forma clara e direta paraestar num diálogo com a população de todas as camadas, não só vários osaspectos importantes da educação, como também alerte sobre as intençõesentreguistas e usurpadoras do próximo governo para o setor da educação.Penso que a população precisa ser "bombardeada" com informes do tipo: papelda escola, direito constitucional à educação gratuita e de qualidade,importância da universidade para o desenvolvimento do país, exemplos depesquisas de impacto direto na qualidade de vida das pessoas, etc.3. *Desarme rápido de FAKE NEWS:* Penso eu que essa questão seja a maisimportante e mais complexa. Já conhecemos a estratégia das Fake News e jásabemos que ela continuará sendo usada. Quando o PT se deu conta de queeram as Fake News que minavam a sua campanha (não só as Fakes, sim, masnada com proporções comparáveis ao estrago), Inês já era morta. Por issoacredito que identificar rapidamente os canais de divulgação e combatê-losde pronto seja imprescindível. Descobri que há um professor da UFMG,Fabrício Benevenuto, que coordena um projeto de pesquisa para combater asFake News. Esse mesmo professor foi chamado pelo TSE para auxiliar natentativa de barrar as Fakes. Talvez seja interessante pensar em contatá-lopara compartilhar a preocupação que deu origem a esse email, e saber melhoro que podemos fazer. <https://br.sputniknews.com/noticias-eleicoes-2018-brasil/2018101812473685-tse-fake-news-whatsapp/><https://www.youtube.com/watch?v=6cHFRYeaWSk><https://homepages.dcc.ufmg.br/~fabricio/>Outro mecanismo de combate é serviço de denúnicas do Whatsapp. Mas para queas pessoas façam as denúncias, é preciso divulgar amplamente que talmecanismo existe.  <https://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/whatsapp-divulga-tutorial-para-denunciar-quem-divulga-fake-news-e-spam/>Foi isso que pensei até o momento. Continuo desejando ouvi-los.AbraçosAna Carolina CoutoEm ter, 30 de out de 2018 às 19:48, Carlos Palombini <cpalombini em gmail.com>escreveu:> Paulo,>> São Paulo acabou de eleger, pelo PDT, uma jovem deputada cuja plataforma é> a educação pública.>>> http://ovigilantems.com.br/noticia/brasil-amp-mundo/19011/jovem-da-periferia-que-se-formou-em-harvard-e-eleita-deputada-federal-em-sp>> Le mar. 30 oct. 2018 à 19:13, Paulo de Tarso Camargo Cambraia Salles <> ptsalles em usp.br> a écrit :>> Concordo com Carolina.> > Acho que está mais que na hora de pensarmos em estabelecer uma> > representatividade FORTE nas esferas legislativas. Se eles têm bancadas> BBB> > (da bala, do boi e da bíblia), está mais do que na hora de nos fazer> > representar com pautas nossas. Candidatos que falem por nós professores,> > artistas e estudantes. Do jeito que está, estamos fora do jogo> democrático> > e temos uma pálida defesa de nossos pontos de vista e necessidades.> > Abraços.> >> ________________________________________> anppom-l em listas.unicamp.br> Lista de Discussão dos Associados da ANPPOM - Associação Nacional de> Pesquisa e Pós-Graduação em Música> https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l>> Conforme deliberado na Assembleia Geral realizada em 24 de agosto de 2016,> das 17 às 19 horas, no Auditório da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da> Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, B. Horizonte – Não são> veiculadas nesta lista mensagens contendo ANEXOS.>-- Depto de MúsicaUniversidade Federal de Pernambuco(81) 9 8245-5449 VIVO e Whatsapp________________________________________anppom-l em listas.unicamp.brLista de Discussão dos Associados da ANPPOM - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Músicahttps://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-lConforme deliberado na Assembleia Geral realizada em 24 de agosto de 2016, das 17 às 19 horas, no Auditório da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, B. Horizonte – Não são veiculadas nesta lista mensagens contendo ANEXOS.


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