[ANPPOM-Lista] Fake News - o próximo alvo somos nós

Carolina Couto ana.carol.couto em gmail.com
Qua Out 31 09:13:10 BRT 2018


Prezados colegas, bom dia!

Obrigada pelo retorno de vocês. Ao ler as mensagens aqui, estive pensando
que teríamos que trabalhar sobre 3 questões, a princípio. Claro que são
ideias iniciais que precisam de mais reflexão, e conto com a ajuda de vocês
no apontamento de problemas e/ou ajustes sobre essas ideias. Vou elencá-las:

1. *Proteção jurídica às tentativas de intimidação*: após o episódio da
deputada de SC, Ana Carolina Campagnolo (PSL - SC), de criar um canal de
denúncia contra professores, e do próprio Jair Bolsonaro divulgar vídeo
pedindo que os alunos gravassem e denunciassem professores, algumas
entidades já estão alertas e em mobilização. As pessoas estão divulgando
mecanismos de proteção jurídica que asseguram a liberdade de cátedra, e
instruindo os colegas a como se protegerem nessas situações. Isso é
importante. Enquanto alguns mecanismos jurídicos ainda funcionarem nesse
país, precisamos conhecê-los e acioná-los sempre que preciso for.
Infelizmente isso talvez passe a ser uma realidade a ser incorporada pela
nossa categoria daqui para frente.

2. *Criação e divulgação da imagem positiva da educação e dos profissionais
da educação:* a campanha de Bolsonaro foi muito inteligente e assertiva.
Entenderam muito melhor do que o PT, ou que qualquer outro partido, como a
comunicação ocorre nos dias de hoje e a usou a seu favor. Precisamos, penso
eu, usar das mesmas estratégias. Uma das ações que considero importante é a
criação e divulgação de informes que relatem, de forma clara e direta para
estar num diálogo com a população de todas as camadas, não só vários os
aspectos importantes da educação, como também alerte sobre as intenções
entreguistas e usurpadoras do próximo governo para o setor da educação.
Penso que a população precisa ser "bombardeada" com informes do tipo: papel
da escola, direito constitucional à educação gratuita e de qualidade,
importância da universidade para o desenvolvimento do país, exemplos de
pesquisas de impacto direto na qualidade de vida das pessoas, etc.

3. *Desarme rápido de FAKE NEWS:* Penso eu que essa questão seja a mais
importante e mais complexa. Já conhecemos a estratégia das Fake News e já
sabemos que ela continuará sendo usada. Quando o PT se deu conta de que
eram as Fake News que minavam a sua campanha (não só as Fakes, sim, mas
nada com proporções comparáveis ao estrago), Inês já era morta. Por isso
acredito que identificar rapidamente os canais de divulgação e combatê-los
de pronto seja imprescindível. Descobri que há um professor da UFMG,
Fabrício Benevenuto, que coordena um projeto de pesquisa para combater as
Fake News. Esse mesmo professor foi chamado pelo TSE para auxiliar na
tentativa de barrar as Fakes. Talvez seja interessante pensar em contatá-lo
para compartilhar a preocupação que deu origem a esse email, e saber melhor
o que podemos fazer. <
https://br.sputniknews.com/noticias-eleicoes-2018-brasil/2018101812473685-tse-fake-news-whatsapp/
>
<https://www.youtube.com/watch?v=6cHFRYeaWSk>
<https://homepages.dcc.ufmg.br/~fabricio/>
Outro mecanismo de combate é serviço de denúnicas do Whatsapp. Mas para que
as pessoas façam as denúncias, é preciso divulgar amplamente que tal
mecanismo existe.  <
https://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/whatsapp-divulga-tutorial-para-denunciar-quem-divulga-fake-news-e-spam/
>

Foi isso que pensei até o momento. Continuo desejando ouvi-los.

Abraços
Ana Carolina Couto

Em ter, 30 de out de 2018 às 19:48, Carlos Palombini <cpalombini em gmail.com>
escreveu:

> Paulo,
>
> São Paulo acabou de eleger, pelo PDT, uma jovem deputada cuja plataforma é
> a educação pública.
>
>
> http://ovigilantems.com.br/noticia/brasil-amp-mundo/19011/jovem-da-periferia-que-se-formou-em-harvard-e-eleita-deputada-federal-em-sp
>
> Le mar. 30 oct. 2018 à 19:13, Paulo de Tarso Camargo Cambraia Salles <
> ptsalles em usp.br> a écrit :
>
> Concordo com Carolina.
> > Acho que está mais que na hora de pensarmos em estabelecer uma
> > representatividade FORTE nas esferas legislativas. Se eles têm bancadas
> BBB
> > (da bala, do boi e da bíblia), está mais do que na hora de nos fazer
> > representar com pautas nossas. Candidatos que falem por nós professores,
> > artistas e estudantes. Do jeito que está, estamos fora do jogo
> democrático
> > e temos uma pálida defesa de nossos pontos de vista e necessidades.
> > Abraços.
> >
> ________________________________________
> anppom-l em listas.unicamp.br
> Lista de Discussão dos Associados da ANPPOM - Associação Nacional de
> Pesquisa e Pós-Graduação em Música
> https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l
>
> Conforme deliberado na Assembleia Geral realizada em 24 de agosto de 2016,
> das 17 às 19 horas, no Auditório da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da
> Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, B. Horizonte – Não são
> veiculadas nesta lista mensagens contendo ANEXOS.
>


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