[FWD cdmc] - 34/2006 -

CDMUSICA cdmusica em unicamp.br
Sexta Setembro 15 11:25:18 BRT 2006


FWD cdmc - 34/2006

Centro de Documentacao de Musica Contemporanea
CDMC-Brasil/UNICAMP http://www.unicamp.br/cdmc/
(membro da IAMIC - The International Association of Music Information
Centres)

Diretor: Jorge Ruben Tapia

Edicao e Direcao: J. A. Mannis (orientador)

Producao e Montagem do FWD cdmc: Denis Koishi (estagiario)

************************************************************************
************************************************************************

Noticias somente em texto simples, sem figuras nem tabelas, enviar a:
cdmusica em unicamp.br 

Para receber/cancelar o recebimento do FWD cdmc enviar seu pedido a
cdmusica em unicamp.br 

************************************************************************
************************************************************************


CDMC-Brasil/Unicamp 
2006
patrocinio
P E T R O B R A S


************************************************************************
************************************************************************




1 -	PROGRAMACAO: II BIENAL DE RIBEIRAO PRETO (15-16/Set - Ribeirao
Preto, SP, BRASIL)

2 -	CONCERTO: Grupo PIAP - Grupo de Percussao da UNESP. Obras de CERVO,
TAKANO, GREEN, CAGE, FORD, ALMEIDA PRADO (17/Set, 11:00hs - Sala Sao Paulo,
Sao Paulo, SP)

3 -	RADIO MEC: Serie Especial - A Musica de Ricardo Tacuchian (Out/2006
- Rio de Janeiro, RJ)

4 -	GAUDEAMUS PRIZE 2006: Lefteris Papadimitriou (GRECIA) e GABRIEL
PAIUK (ARGENTINA)

5 -	MASTERCLASS: RAFFAELE TREVISANI (flauta, ITALIA). (18-19/Set,
14:30hs - Curitiba, PR, BRASIL)

6 -	EDITAL: Selecao de Candidatos - Pos Graduacao UFRGS (06/Nov/2006 -
Porto Alegre, RS, BRASIL)

7 -	EDITAL: Selecao de Candidatos - Pos-Graduacao em Musica da UFPB
(11/Set - Joao Pessoa, PB, BRASIL)

8 -	CONCERTO: JOSIAS MATSCHULAT e THIAGO BERTHOLDI (piano). (11/Out -
Montreal, CANADA)

9 -	CONCERTO: MARCUS JULIUS LANDER (clarinete) e THELMA SOUSA (piano).
Obras de POULENC e BERNSTEIN (21/Out, 16:00hs - Fellowship Church, Sao
Paulo, SP)

10 -	CONCERTO COMENTADO: NEY FIALKOW (piano), JOAO MARCOS COELHO
(comentarios). Obras de SHOSTAKOVICH (16/Set, 20:30hs - Campinas, SP,
BRASIL)

11 -	PALESTRA-CONCERTO: "A Transmodernidade em Gilberto Mendes", ANTONIO
EDUARDO (23/Set, 13:00hs - TH Hall, Sao Paulo, SP)

12 -	VIDEO: DOCUMENTALES - Registro de obras de PIERRE BOULEZ, LUIGI
NONO, GILBERTO MENDES (20/Set, 19:30hs - Montevideo, URUGUAI)

13 -	LANCAMENTO: CD "Canticos ao Menino Jesus", WALTER WEISZFLOG
(baritono) e SELMA ASPRINO (orgao). (26/Set, 20:30hs - MuBE, Sao Paulo, SP)

14 -	CONCERTO: Orquestra Sinfonica Municipal de Campinas. Obras de CARLOS
GOMES (16-17/Set - Campinas, SP, BRASIL)

15 -	CHAMADA PARA ARTIGOS: Revista "Em Pauta" (31/Out - Porto Alegre, RS,
BRASIL)

16 -	CONCERTO: Orquestra Sinfonica de Sergipe. Reg. GUILHERME MANNIS
(29/Set, 21:00hs - Aracaju, SE, BRASIL)

17 -	RECITAL: Homenagem a Magda Tagliaferro (26/Set, 21:00hs - Teatro
Cultura Artistica, Sao Paulo, SP)

18 -	CONCERTO: "Jovens Talentos De Pernambuco" (27/Set, 19:30hs - Recife,
PE, BRASIL)

19 -	PUBLICATION : Dissonanz/Dissonance #95 (Set/2006 - Lausanne, SUICA)

20 -	CONCERTO: Quarteto Tau (28/Set, 19:30hs - Osasco, SP, BRASIL)

21 -	CALL FOR PAPERS: 5th European Workshop on Evolutionary Music and Art
(01/Nov/2006 - Valencia, ESPANHA)

22 -	CALL FOR PAPERS: IASPM Canada and IASPM-US 2007 Joint Conference:
Boundaries, Blockades and Bridges (01/Nov/2006 - Boston, EUA)

23 -	CALL FOR PAPERS: New Music and the Musical Canon - A Symposium on
Composition in the Twenty-first Century (30/Nov/2006 - Hong Kong, CHINA)




********************************************
********************************************




1 - 	PROGRAMACAO: II BIENAL DE RIBEIRAO PRETO (15-16/Set - Ribeirao
Preto, SP, BRASIL)




******************************************** 






From: Rubens Ricciardi 
Sent: Wednesday, September 06, 2006 8:05 PM
Subject: [ANPPOM-L] Antonio Menezes e Edson Zampronha na II Bienal de
Ribeirao Preto


A II Bienal de Musica de Ribeirao Preto prossegue na proxima semana com as
seguintes atracoes:

Dia 15 de setembro, sexta-feira, as 10h30
Masterclass de Violoncelo com Antonio Menezes
Local: Sala de Concertos da Tulha (Departamento de Musica de Ribeirao Preto
da ECA-USP)

Entrada Gratuita 

Dia 15, sexta-feira, as 16h

Oficio de Compositor com Edson Zampronha (IA-UNESP)
Local: Sala de Concertos da Tulha do Departamento de Musica de Ribeirao
Preto da ECA-USP

Entrada Gratuita



Dia 16 de setembro, sabado, as 21h

Orquestra Sinfonica de Ribeirao Preto
Claudio Cruz (regente) & Antonio Menezes (violoncelo)

"Concerto para violoncelo" de Elgar, "Sinfonia Novo Mundo" de Dvorak,
Estreia mundial de Edson Zampronha e "Werther" de Alexandre Levy (resgate
historico-musicologico da USP de Ribeirao Preto - Editora da OSESP).

Local: Theatro Pedro II 
Precos: Inteira: R$15,00 e Meia R$7,50












********************************************
********************************************




2 - 	CONCERTO: Grupo PIAP - Grupo de Percussao da UNESP. Obras de CERVO,
TAKANO, GREEN, CAGE, FORD, ALMEIDA PRADO (17/Set, 11:00hs - Sala Sao Paulo,
Sao Paulo, SP)




******************************************** 








De: Jos e Luiz Martinez [mailto:rudrasena em uol.com.br] 
Enviada em: segunda-feira, 11 de setembro de 2006 23:01
Assunto: PIAP Concerto de percussao - domingo - 17 de setembro



Grupo PIAP - Grupo de Percussao da UNESP

Direcao: John Boudler Co-direcao: Carlos Stasi e Eduardo Gianesella


Integrantes: Augusto Moralez, Charles Augusto, Danilo Valle, Elson Leonidas,
Gilberto Rodrigues, Herivelto Brandino, Leonardo Gorosito, Marcia Fernandes,
Marcos Matos, Mariane Claro (piano), Nat Calan, Patricia Vieira, Pedro
Takano, Rafael Alberto, Roberto Frota e Ronan Gil


CONCERTOS DOMINICAIS NA SALA SAO PAULO
BRASIL & EUA - Musica Percussiva
Domingo dia 17 de setembro de 2006 as 11h00


PROGRAMA

Dimitri Cervo (Brasil, 1968)
Toccata Amazonica, op.14b (2004)
Solista: Mariane Claro, piano

Pedro Takano (Brasil, 1981)
Quarteto para Caixas (2005) +

George H. Green (EUA, 1893-1970)
Jovial Jasper (arranjo William Cahn)
Solista: Danilo Valle, xilofone

John Cage (EUA, 1912-1992)
Third Construction (1941)

Mark Ford (EUA, 1958)
Afta-Stuba! (2000)
Estreia oficial do PercuTRIZ - Trio Percussivo

Almeida Prado (Brasil, 1943)
Concerto do Descobrimento do Brasil (1999) ++
Solista: Mariane Claro, piano
 
+ - primeira audicao
++ - primeira audicao brasileira
 
 

O programa do concerto do Grupo PIAP - Grupo de Percussao do Instituto de
Artes da UNESP, dirigido por John Boudler desde 1978, foi especialmente
desenvolvido para o grande palco da Sala Sao Paulo. Estamos orgulhosos com o
convite para apresentar nosso trabalho neste recinto maravilhoso, buscando
continuar com a receita das nossas apresentacoes oferecendo um programa
historico, ecletico e divertido. Neste sentido teremos obras escritas entre
1941 e 2005, composicoes de dois continentes, musica programatica,
minimalismo, grandes estreias, muito ritmo e uma imensa gama de timbres
apresentados pelos dezessete integrantes do conjunto. Bom concerto !!



OS ARTISTAS
 
Grupo PIAP - Grupo de Percussao da UNESP
Direcao: John Boudler Co-direcao: Carlos Stasi e Eduardo Gianesella

O Grupo PIAP - Grupo de Percussao do Instituto de Artes da UNESP foi criado
por John Boudler em 1978, para o aperfeicoamento academico-artistico de seus
integrantes e como veiculo de divulgacao do repertorio para percussao no
Brasil. Formado pelos alunos do Curso de Bacharelado em Percussao da UNESP,
o Grupo PIAP tambem conta com eventuais convidados, proporcionando uma
oportunidade de aprimoramento cameristico. Pelo Grupo ja passaram mais de 60
integrantes que se apresentam, estudam e/ou ainda trabalham por todo o
Brasil e em mais de 40 paises nos cinco continentes.

Ao longo de seus vinte e oito anos de atividades o Grupo tem colhido grandes
sucessos, firmando-se no cenario artistico nacional atraves de concertos e
gravacoes em disco, radio e televisao. Apresentou-se nos principais
Festivais de Musica do Brasil - Bahia, Minas Gerais, Para, Parana, Rio de
Janeiro, Rio Grande do Sul e Sao Paulo. Entre suas atividades, merecem
destaque: 1o. lugar no II Premio Eldorado de Musica e a gravacao de dois LPs
- 1986; turne pelos EUA, apresentando onze concertos de Saint Louis a Nova
York - 1987; Premio Lei Sarney, como Revelacao na Categoria Grupo
Instrumental - 1988; Premios Mambembe e APCA (Associacao Paulista de
Criticos de Artes) de Melhor Trilha Sonora pela participacao na peca
Pericles, Principe de Tiro de William Shakespeare - 1995; Projeto LinC da
Secretaria de Cultura do Estado de Sao Paulo - 1997; lancamento do primeiro
CD do Grupo - 1998; indicacao na categoria Melhor Grupo de Musica de Camara
pelo IV Premio Carlos Gomes - 1999; apresentacao no Festival Percusiones del
Mundo na Cidade do Mexico com transmissao ao vivo via internet - 2000; e
eleito pela APCA o Melhor Conjunto de Camara na categoria Musica Erudita -
2003. Desde 1995 o Grupo conta com o apoio da Pro-Reitoria de Extensao da
UNESP.
 
 
PercuTRIZ - Trio Percussivo e formado por tres alunos do segundo ano do
Curso de Bacharelado em Percussao da UNESP. Herivelto Brandino (19),
Leonardo Gorosito (22) e Rafael Alberto (19) foram bolsistas no 37o.
Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordao (2006), onde tiveram a
oportunidade de estudar percussao com Eduardo Leandro. Animados, na volta a
Sao Paulo formaram um trio com o apoio e a orientacao de John Boudler. TRIZ
e uma sigla russa que representa uma metodologia estruturada para a
inovacao, criada na decada de quarenta pelo brilhante pensador Genrich
Altshuller. A sigla (transcrito para o nosso alfabeto como Teoria Rechenia
Izobretatelskih Zadatchi) foi adotada internacionalmente nos anos 70 e
significa "Teoria da Solucao Inventiva de Problemas". TRIZ como um estudo da
excelencia, configura-se na juncao da abstracao, compilacao e organizacao
das melhores maneiras inovadoras de resolver problemas na forma de
estrategias e principios. PercuTRIZ - Trio Percussivo tem o desafio de
incorporar e aplicar este significado em seus trabalhos musicais e
artisticos.

Mariane Claro (22) e aluna do segundo ano do Curso de Bacharelado em Piano
da UNESP na classe de Andre Rangel. Sua formacao inclui estudos na Fundacao
das Artes de Sao Caetano do Sul e no Conservatorio Dramatico e Musical "Dr.
Carlos de Campos" em Tatui, respectivamente, com as professoras Claudia
Siste e Miriam Braga. Participou ainda em masterclasses de renomados musicos
como Francois Dumont, Gerald Robins, Lorna Griffitt, Marek Zebrowski, Luis
Senise, Maria Jose Carrasqueira, Olga Kiun, Basinia Shulman, Amaral Vieira,
Flavio Augusto e Ricardo Castro. Voltando da Franca onde estudou durante o
mes de julho (2006) com Bernard Flavigny, ainda mais recentemente assistiu o
Curso de Extensao Universitaria de Musica Contemporanea Norte Americana para
Piano: John Cage - que foi ministrado pela pianista Beatriz Roman.
















********************************************
********************************************




3 - 	RADIO MEC: Serie Especial - A Musica de Ricardo Tacuchian (Out/2006
- Rio de Janeiro, RJ)




******************************************** 







De: [mailto:anppom-l-bounces em iar.unicamp.br] Em nome de Rtacuchi
Enviada em: terca-feira, 12 de setembro de 2006 22:24
Assunto: [ANPPOM-L] 70 Anos de Radio MEC



A MUSICA DE RICARDO TACUCHIAN
Serie Especial em comemoracao aos 70 ANOS DA RADIO MEC



A partir de 1o. de outubro de 2006, durante tres meses seguidos, a Radio MEC
FM 98.9 apresentara programas semanais de uma hora dedicados a musica e aos
interpretes do maestro Ricardo Tacuchian. Serao, ao todo, 13 programas que,
alem da musica do compositor, apresentara entrevistas com personalidades do
meio musical brasileiro.
 
Este projeto e uma Serie Especial do Programa Compositores Brasileiros
(todos os domingos, as 22 horas) e faz parte das comemoracoes dos 70 anos da
Radio MEC. A producao e apresentacao e de Jorge Ayer












********************************************
********************************************




4 - 	GAUDEAMUS PRIZE 2006: Lefteris Papadimitriou (GRECIA) e GABRIEL
PAIUK (ARGENTINA)




******************************************** 








De: Gaudeamus - Marie-Anne Eij [mailto:Marie-Anne.Eij em gaudeamus.nl] 
Enviada em: segunda-feira, 11 de setembro de 2006 10:32
Assunto: The Gaudeamus Prize 2006: Two Winners



THE GAUDEAMUS PRIZE 2006: TWO WINNERS




At the last concert of the International Gaudeamus Music Week 2006, which
took place in Amsterdam, The Netherlands from 3 to 10 September, the
Gaudeamus Prize was awarded to Lefteris Papadimitriou (Greece, 1977) and
Gabriel Paiuk (Argentina, 1975). The prize money will not be shared: both
composers will receive the complete award of 4.500 Euros, intended as a
commission for a new work to be performed at the next edition of the
International Gaudeamus Music Week in 2007. 

Papadimitriou received the prize for Black and White, a composition for
chamber orchestra and piano, performed on September 8th at the "Muziekgebouw
aan 't Y " by the Radio Kamer Filharmonie and pianist Ashley Hribar
conducted by Etienne Siebens. Gabriel Paiuk received the prize for his
electronic sound installation Res Extensa, which was set up in the
"Muziekgebouw aan 't Y " during the entire Music Week. An Honorable Mention
was awarded to Marco Momi (Italy, 1978) for Les Mots, performed on September
5th by the Asko Ensemble and soprano Monique Krus conducted by Bas Wiegers.
Composers who receive an Honorable Mention do not receive a commission, but
may propose a new or recent work for performance during the following
Gaudeamus Music Week. 

The Gaudeamus Prize and the honorable mention were awarded by jury members
Jurgen Brauninger (South Africa), Sam Hayden (England) and Calliope Tsoupaki
(The Netherlands). For this year's International Gaudeamus Music Week, which
was open to composers under 31, the Gaudeamus Foundation received more than
400 scores from all over the world; the jury subsequently selected twenty
works to compete for the Gaudeamus Prize 2006. 


Gaudeamus
Contemporary Music Center
Piet Heinkade 5
1019 BR Amsterdam
The Netherlands
Telephone: +31 - 20 - 5191800
info em gaudeamus.nl 
www.gaudeamus.nl



INTERNATIONAL GAUDEAMUS MUSIC WEEK 2006


Gaudeamus Prize: Lefteris Papadimitriou (Greece, 1977)

Composer and performer Lefteris Papadimitriou was born in Volos, Greece, and
currently lives in Athens. He studied composition with Iannis Ioannidis and
has written numerous compositions for various combinations of live
instruments and electronic media. He is currently working on his PhD at the
Department of Musicology of the University of Athens. Papadimitriou often
performs live electronic music with the use of laptops. A recent live work,
Jollywood, was in collaboration with Marios Tsagaris and is based entirely
on midi sounds. He is interested in applying electronic techniques to
acoustic music and in the exploration of acoustic musical expressiveness in
the medium of electronic music.


GAUDEAMUS PRIZE: GABRIEL PAIUK (ARGENTINA, 1975)

After his BA in music from the CEAMC (Center of Advanced Studies in
Contemporary Music) in Buenos Aires, composer and pianist Gabriel Paiuk
continued his studies in composition at this center. His works have been
performed in Berlin by the Kammerensemble Neue Musik Berlin, and in Buenos
Aires, where he was composer in residence at the Experimental Centre of the
Colon Theatre in 2003. In 2000 he formed and conducted the Gabriel Paiuk
ensemble specifically for the performance of his 35-minute piece Otilinas, a
mixture of composed and improvised music. His electronic piece Res Extensa
has been released on Sedimental Records. As a pianist he has premiered
pieces at new music festivals and is particularly focused on improvisation,
performing regularly in Buenos Aires since 2000, as well as in Berlin,
Brussels, Barcelona, London, Paris, Amsterdam, Lisbon and New York, together
with internationally acclaimed improvisers such as Andrea Neumann, Jason
Kahn, Axel Doerner, Burkhard Beins, Rhodri Davies, Keith Rowe, Lucio Capece,
and Robin Hayward.


Honorable Mention: Marco Momi (Italy, 1978)

Marco Momi studied piano and composition with M.F. Spaventi and A. Ballista
in Perugia, and with Ivan Fedele in Strasbourg, graduating with honors.
Currently studying with Fabio Cifariello Ciardi, he also studied with
Clarence Barlow, Richard Ayres and Martijn Padding at the Royal Conservatory
in The Hague, and with Brice Pauset, Joshua Fineberg and Stefano Gervasoni.
He has won Rotary scholarships and the Musica Prize, and was selected as
finalist and prizewinner at the 7th Youth International Music Forum, 'What's
Next-Nuova Consonanza', the International Composition Competition F.
Evangelisti in Rome, and the Third Seoul International Competition. His
music has been performed at various festivals, including Nuova Consonanza
(Rome, 2003, 2004), Polytechnic of Arts (Milan, 2003), Compositori a
Confronto (Reggio Emilia, 2004), International Music Forum (Kiev, 2001),
"Musica " (Strasbourg, 2004), Music Today 2005 (Seoul), and Gaudeamus
International Music Week (Amsterdam, 2005). His music has been broadcast by
Rai Radio 3 in Italy and the VPRO in The Netherlands, and recorded for Max
Research.












********************************************
********************************************




5 - 	MASTERCLASS: RAFFAELE TREVISANI (flauta, ITALIA). (18-19/Set,
14:30hs - Curitiba, PR, BRASIL)




******************************************** 








De: Andre Sinico da Cunha [mailto:andre.sinico em iar.unicamp.br] 
Assunto: Masterclasse em Curitiba - Raffaele Trevisani - flautista



MASTERCLASSE EM CURITIBA - RAFFAELE TREVISANI - FLAUTISTA



Acabo de receber uma mensagem do maestro Emanuel Martinez, pedindo para
divulgar a masterclasse do Raffaele Trevisani - flautista italiano, no
Teatro Guaira - Curitiba - Parana, nos dias 18 e 19 de setembro as 14:30
horas.

Inscricoes gratuitas ate dia 15 setembro: na coordenacao da orquestra pelo
(41) 3304 7983 ou por e-mail orquestra em cctg.pr.gov.br











********************************************
********************************************




6 - 	EDITAL: Selecao de Candidatos - Pos Graduacao UFRGS (06/Nov/2006 -
Porto Alegre, RS, BRASIL)




******************************************** 









De: [mailto:anppom-l-bounces em iar.unicamp.br]
Em nome de lucianadelben
Enviada em: quarta-feira, 13 de setembro de 2006 12:56
Assunto: [ANPPOM-L] Selecao Mestrado e Doutorado - PPG Musica da UFRGS



Comunicamos que estao abertas as inscricoes para a selecao ao Mestrado e ao
Doutorado do Programa de Pos-Graduacao em Musica da Universidade Federal do
Rio Grande do Sul nas seguintes areas de concentracao: 

- Mestrado: Composicao, Educacao Musical, Praticas Interpretativas (orgao,
piano, violino);

- Doutorado: Composicao, Educacao Musical, Praticas Interpretativas (orgao,
piano).

As inscricoes serao realizadas no periodo de 04 de setembro a 06 de novembro
de 2006 e as provas ocorrerao entre os dias 11 e 14 de dezembro de 2006.

O Edital de Selecao esta disponivel em www.artes.ufrgs.br (Pos-Graduacao >
Musica).

Outras informacoes podem ser obtidas junto a Secretaria do Programa:
Tel.: (51) 3316-3641 / 3316-3642
Fax: (51) 3226-8772
e-mail: ppgmus em ufrgs.br


Luciana Del Ben
PPG Musica UFRGS












********************************************
********************************************




7 - 	EDITAL: Selecao de Candidatos - Pos-Graduacao em Musica da UFPB
(11/Set - Joao Pessoa, PB, BRASIL)




******************************************** 










De: [mailto:anppom-l-bounces em iar.unicamp.br] Em nome de Felipe Avellar de
Aquino
Enviada em: segunda-feira, 11 de setembro de 2006 18:06

Assunto: [ANPPOM-L] Selecao Mestrado UFPB



11/09/2006 - 14h50
Pos Graduacao em Musica da UFPB publica edital para selecao de candidatos

Na Universidade Federal da Paraiba (UFPB) o Programa de Pos-Graduacao em
Musica (PPGM) acaba de publicar o edital que regulamenta as condicoes de
ingresso, por via de Exame de Selecao, no Programa, em nivel de Mestrado,
nas areas de concentracao em Praticas Interpretativas (nas sub-areas
Violino, Violoncelo, Contrabaixo, Trombone, Trompete, Canto e Piano),
Composicao e Etnomusicologia, para o primeiro semestre do ano letivo de
2007.

Serao oferecidas 20 vagas ao todo, distribuidas de acordo com as ofertas de
cada orientador.

As inscricoes devem ser feitas de 31 de outubro a 18 de novembro de 2006,
das 8h as 12h, na Coordenacao do PPGM, no Departamento de Musica, ou pelos
Correios, com a apresentacao do comprovante de pagamento da taxa (GRU) no
valor de R$50,00.

Os interessados podem obter todas as informacoes sobre o referido edital
pela Internet, na pagina da programa: www.cchla.ufpb.br/ppgm, ou pelo
telefone (83) 3216 7005 ou (83) 3216 7122.










********************************************
********************************************




8 - 	CONCERTO: JOSIAS MATSCHULAT e THIAGO BERTHOLDI (piano). (11/Out -
Montreal, CANADA)



******************************************** 









From: "Sandra Reis" <sandramontreal em hotmail.com>
Reply-To: cercledemusicologie em groupesyahoo.ca
Subject: [cercledemusicologie] Re: Ier Concours Nationale de Piano Cite de
Belo Horizonte (Bresil)
Date: Thu, 07 Sep 2006 10:52:39 -0300



IER CONCOURS NATIONALE DE PIANO CITE DE BELO HORIZONTE (BRESIL)


Belo Horizonte, capitale de la province de Minas Gerais, Bresil, a patronne
le Ier Concours National de Piano Cite de Belo Horizonte, du 14 au 18 Juin
2006.

Le Concours a ete une promotion de l' OAP de l' Universite Federale de Minas
Gerais et de la Fondation Municipale de Culture de la Mairie de Belo
Horizonte.

Les objectifs ont ete: 1) stimuler les jeunes pianistes virtuoses (jusqu' a
35 ans); 2) promouvoir la meilleure formation musicale possible de l'
audience; 3) stimuler la diffusion de la musique savante bresilienne; 4)
stimuler les echanges culturels inter-institutionnels. 

Les prix suivants ont ete offerts aux laureats par la Fondation Muncipale de
Culture de Belo Horizonte: Ier Prix: concert en Europe , billet d' avion,
sejour de sept jours et R$ 10 000; Deuxieme Prix: un concert au Canada ou
aux Etats- Unis, billet d' avion, sejour de sept jours et R$ 7 000,00;
Troisieme Prix: un concert au Canada ou aux Etats-Unis, billet d' avion,
sejour de sept jours et R$ 5000,00.

Les examens ont ete: 1) Eliminatoires (environ 30 minutes): une Sonate
classique (premier mouvement); une piece romantique; une oeuvre bresilienne;
2) Finale: Recital de 40 minutes (20 minutes pour presenter un repertoire de
libre choix et 20 minutes pour presenter des oeuvres savantes bresiliennes. 

Le Concours a attire les meilleurs jeunes pianistes virtuoses du Bresil qui
sont venus de plusieurs provinces pour cette competition artistique et les
resultats du Premier Concours National de Piano Cite de Belo Horizonte ont
ete magnifiques: 27 jeunes tres talentueux et bien prepares se sont
presentes pour cette competition qui s' est passee a la salle du
Conservatoire UFMG (180 places) qui est tres belle et contient un magnifique
piano de concerts.

On a pu choisir les virtuoses les plus talentueux pour diffuser la musique
bresilienne savante a l' exterieur. Les deux laureats qui devront jouer a
Montreal le 11 octobre, a la Salle Papineau-Couture (Faculte de Musique de
l' Universite de Montreal) sont Josias Matschulat (21 ans) et Thiago
Bertoldi (20 ans).

Je remercie beaucoup le grand appui de M. Sylvain Caron, de M. Rejean
Poirier, de M. Jacques Boucher et de Mme. Madeleine Bedard dans la
resolution concernante la cession de la salle Papineau-Couture de la Faculte
de Musique de l' UdM pour les concerts des laureats Josias Matschulat et
Thiago Bertholdi qui, pour leur talent et leur virtuosite, y meritent de
jouer. 

Je suis la Coordinatrice generale du Concours mais a Montreal, on a la
precieuse et dynamique contribution pour l' organisation du Concert (le 11
octobre) de Mme. Claudette Berthiaume Zavada, Martine Rheaume, Daniela
Procopio et Mme. Elda Alvarez (Consulat du Bresil a Montreal).

On pense que cet evenement sera bien important pour les riches echanges
artistiques et culturels possibles entre Belo Horizonte et Montreal, entre
l' UdM et l' UFMG. 

J' ai le plaisir d ' inviter tous les membres du Cercle de Musicologie a
assister au beau concert des pianistes bresiliens Josias Matschulat et
Thiago Bertholdi le 11 octobre, a 19;30h , a la Salle Papineau-Couture de la
Faculte de Musique de l' UdM.


Sandra Loureiro de Freitas Reis ( Prof. Emerite de l' UFMG - Faculte de
Musique, membre du Conseil Curateur de la Fondation Municipale de Culture de
la Cite de Belo Horizonte (MG), membre du Cercle de Musicologie de l'
Universite de Montreal, Directrice Artistique des series Concerts du
printemps et Concerts d' Automne de l' OAP-UFMG)
















********************************************
********************************************




9 - 	CONCERTO: MARCUS JULIUS LANDER (clarinete) e THELMA SOUSA (piano).
Obras de POULENC e BERNSTEIN (21/Out, 16:00hs - Fellowship Church, Sao
Paulo, SP)




******************************************** 











De: grace busch [mailto:loriflbr em yahoo.com] 
Enviada em: quinta-feira, 7 de setembro de 2006 12:18
Assunto: Musica na Fellowship



Musica na Fellowship

21 de outubro de 2006

16 horas

Fellowship Church

rua Carlos Sampaio 107

tel: 3253 7609


Marcus Julius Lander - Clarinete

Thelma Sousa - Piano


Obras de Jean Xavier Lefevre, Camile Saint-Saens, Francis Poulenc e Leonard
Bernstein










********************************************
********************************************




10 - 	CONCERTO COMENTADO: NEY FIALKOW (piano), JOAO MARCOS COELHO
(comentarios). Obras de SHOSTAKOVICH (16/Set, 20:30hs - Campinas, SP,
BRASIL)




******************************************** 










De: fialkow [mailto:fialkow em terra.com.br] 
Enviada em: domingo, 10 de setembro de 2006 15:16
Assunto: Shostakovich no CPFL, Campinas


"O diario musical de Shostakovich - III"

Dois preludios e fugas da Serie de 24 - opus 87 e 24 Preludios - opus 34 Ney
Fialkow (piano).

Comentarios de Joao Marcos Coelho

Espaco Cultural CPFL, Campinas, em 16 de setembro, as 20h30min, entrada
franca.









********************************************
********************************************




11 - 	PALESTRA-CONCERTO: "A Transmodernidade em Gilberto Mendes", ANTONIO
EDUARDO (23/Set, 13:00hs - TH Hall, Sao Paulo, SP)




******************************************** 









De: ANTONIO EDUARDO [mailto:anted em iron.com.br] 
Enviada em: sexta-feira, 8 de setembro de 2006 08:27
Assunto: TH Hall - A Transmodernidade em Gilberto Mendes



A TRANSMODERNIDADE EM GILBERTO MENDES



O pianista e musicologo Antonio Eduardo realizara uma palestra-concerto
sobre a obra pianistica de Gilberto, no dia 23 de Setembro de 2006, das 13h
as 18h, no TH Hall.

O TH Hall fica na Rua Itambe, no. 315 - Higienopolis - Sao Paulo/SP.

Antonio Eduardo e especialista na obra do compositor Gilberto Mendes, tendo
escrito diversos trabalhos e divulgado sua obra para piano dentro e fora do
pais - em concertos, palestras e gravacoes. Escreveu o livro "O
Antropofagismo na Obra pianistica de Gilberto Mendes", Annablume-Fapesp.


Promocao TH Hall

Taxa de Inscricao: R$ 60,00 (sessenta reais)
As inscricoes serao realizadas no local, no dia 23 de setembro de 2006.

Maiores informacoes:
anted em iron.com.br














********************************************
********************************************




12 - 	VIDEO: DOCUMENTALES - Registro de obras de PIERRE BOULEZ, LUIGI
NONO, GILBERTO MENDES (20/Set, 19:30hs - Montevideo, URUGUAI)




******************************************** 









De: NucleoMusicaNueva [mailto:nmnm em adinet.com.uy] 
Enviada em: domingo, 10 de setembro de 2006 21:19
Assunto: Nucleo Musica Nueva de Montevideo.



nucleo musica nueva de montevideo 

40 anos del nucleo musica nueva:

musica contemporanea en video



El miercoles 20 de setiembre a las 19:30 horas el Nucleo Musica Nueva
realizara la cuarta sesion de sus Jornadas 2006 de video en colaboracion con
el Instituto Goethe, en la sede de esta institucion, Canelones 1524 (entre
Salto y Martinez Trueba).

Este programa estara integrado por tres documentales con el registro de
obras de Pierre Boulez (Primera sonata), Luigi Nono ("A floresta e jovem e
cheia de vida") y Gilberto Mendes ("The sentimental gentleman of swing
revisited"), y un breve homenaje a Hans-Joachim Koellreutter, en el primer
aniversario de su muerte.

La sonata de Boulez es interpretada por Pierre-Laurent Aimard y comentada
por el propio compositor, en un film (hablado en frances) de 1995. El
documental sobre la obra de Nono (1965/1966) es una realizacion de Gianni Di
Capua, Italia, 1998. El homenaje a Koellreutter se hara con fragmentos de un
film de Teca Alencar de Brito, Brasil, 2001.

La entrada es libre.














********************************************
********************************************




13 - 	LANCAMENTO: CD "Canticos ao Menino Jesus", WALTER WEISZFLOG
(baritono) e SELMA ASPRINO (orgao). (26/Set, 20:30hs - MuBE, Sao Paulo, SP)




******************************************** 







De: ruthalfaia em globo.com [mailto:ruthalfaia em globo.com] 
Enviada em: segunda-feira, 11 de setembro de 2006 14:00
Assunto: FW: Lancamento do CD Canticos ao Menino Jesus/Walter





A Editora Melhoramentos convida para o recital de musica sacra em beneficio
da Fundacao Dorina Nowill para Cegos e para o coquetel de lancamento do CD +
livro



CANTICOS AO MENINO JESUS



Walter Weiszflog
Baritono


Selma Asprino
Organista

Participacao especial da atriz Nilda Maria, do tenor Alessandro Greccho e do
baixo Claudio Guimaraes.

26 de setembro de 2006, terca-feira, as 20h30 MuBE - Museu Brasileiro da
Escultura - Rua Alemanha, 221 - Jardim Europa

Valet parking no local

Valor do ingresso: R$ 20,00 Adquira o seu pelo telefone 0800-7701047,
de 2 a 6 , das 12 as 18h, ou na bilheteria do MuBE,
no dia do evento, a partir das 19h.




WALTER WEISZFLOG
Baritono

Walter Weiszflog iniciou seus estudos musicais na Escola Magda Tagliaferro,
em Sao Paulo, e formou-se em direito pela Universidade de Sao Paulo, antes
de continuar seus estudos no exterior. Em Londres, obteve o diploma do Royal
College of Music. Especializou-se em musica de camara em varios cursos de
verao na Europa. Completou seus estudos obtendo o Master of Music, com
Edward Zambara e Kenneth Griffith, pela Universidade do Tennessee, Estados
Unidos. Participou das master classes de Franco Iglesias e integrou a
Sociedade Brasileira de Opera. Mais recentemente, tem trabalhado sob
orientacao de Helly-Anne Caran. 

Apresenta-se regularmente nas principais salas de concerto em recitais
cameristicos, recitais liricos, concertos sinfonicos e participa de
festivais de musica. Tem feito tambem gravacoes especiais para a Radio e
Televisao Cultura de Sao Paulo.

Seu repertorio abrange os mais importantes compositores, do barroco aos
modernos, tendo ja apresentado ao publico, com muito sucesso, mais de
trezentas e trinta cancoes, incluindo primeiras audicoes de obras
brasileiras e internacionais.


SELMA ASPRINO
Organista

Selma Asprino diplomou-se em piano e virtuosidade pelo Conservatorio
Dramatico e Musical de Sao Paulo. Prosseguiu seus estudos na Faculdade de
Musica Santa Marcelina, obtendo a licenciatura plena em orgao erudito,
virtuosidade e educacao artistica. O Governo do Estado de Sao Paulo
conferiu-lhe, ainda, o certificado pelo Curso de Alta Interpretacao do Canto
de Camara e da Arte de Acompanhar. 

A sua intensa atividade musical levou-a a atuar em todo o pais e no exterior
em concertos corais e sinfonicos, musica de camara e como solista de orgao.
Integra varios grupos musicais e tem dedicacao especial em acompanhar
cantores e corais. Realizou gravacoes para a Radio e Televisao Cultura de
Sao Paulo e varios registros em CD, destacando-se Selma Asprino interpreta
Furio Franceschini, primeira gravacao mundial da obra sacra para orgao deste
grande compositor brasileiro, e os CDs de musica sacra Canticos de Natal,
Canticos a Virgem Maria, 



Salmos do Rei Davi, Canticos ao Pai Celestial e Canticos ao Amor Divino,
produzidos e interpretados pelo baritono Walter Weiszflog. Selma Asprino e
diretora musical e organista titular da Igreja Presbiteriana Jardim das
Oliveiras. Dedica-se tambem ao ensino do orgao, integrando o corpo docente
do Conservatorio Dramatico e Musical de Sao Paulo. 



TERCA-FEIRA, DIA 26 DE SETEMBRO DE 2006, AS 20H30
Duracao: 60 minutos
MuBE - Museu Brasileiro da Escultura
Rua Alemanha, 221, Jardim Europa - Sao Paulo - SP
Valor do ingresso: R$ 20,00 - valet parking no local
Adquira pelo telefone: 0800-7701047 de 2a. a 6a., das 12h as 18h, ou na
bilheteria do MuBE, no dia do evento, a partir das 19h. 




Outras informacoes com a assessoria de imprensa:

Ruth Alfaia
Telefones: (011) 8473 7587 e 3071 3361
ruthalfaia em globo.com 












********************************************
********************************************




14 - 	CONCERTO: Orquestra Sinfonica Municipal de Campinas. Obras de CARLOS
GOMES (16-17/Set - Campinas, SP, BRASIL)




******************************************** 








De: OSMC [mailto:contato em osmc.com.br] 
Enviada em: terca-feira, 12 de setembro de 2006 10:19
Assunto: Concerto Especial - Orquestra Sinfonica Municipal de Campinas [16
set - sab - 20h - 17 set - dom - 17h] 



Orquestra Sinfonica Municipal de Campinas


16 Set - sab - 20h - 17 Set - dom - 17h
Concerto Especial em Homenagem a Carlos Gomes (1836-1896) 
Local - Teatro Interno do Centro de Convivencia Cultural Carlos Gomes

Ingressos a venda somente na bilheteria do Teatro (19-3232-4148) 
valor diferenciado, de acordo com a localizacao da poltrona
(entre R$ 20,00 e R$ 50,00) 

Este concerto apresenta um grande elenco de cantores liricos de nivel
internacional e tambem conta com a participacao de uma das mais importantes
do Brasil, a campineira Niza Tank.

O programa consta de varios trechos das operas mais importantes do grande
Maestro Antonio Carlos Gomes.


Programa

IL GUARANY
Abertura
 Cancao do Aventureiro: Senza tetto, senza cuna
baritono: Amadeu Gois
Balata: C'era una volta un principe
soprano: Elizabeth Ratzersdorf
dueto: Sento una forza indomita
soprano: Niza de Castro Tank
tenor: Lenine dos Santos

SALVATOR ROSA
Canzonetta: Mia piccirella
soprano: Suzel Cabral
Scena ed Aria: Di sposo... di padre...
baixo: Carlos Eduardo Marcos

MARIA TUDOR
Romanza: Ogni rumor di passi
contralto: Celeste Moraes

Intervalo

LO SCHIAVO
Alvorada
Romanza: Comme serenamente
soprano: Suzel Cabral
Romanza: Cuando nasceste tu
tenor: Lenine dos Santos

FOSCA
Aria: Quale orribile peccato
soprano: Maria Cecilia Ribeiro da Silva

COLOMBO
Aria: Era un tramonto d'oro
baritono: Amadeu Gois
Dueto: L'anima spoglia
baritono: Amadeu Gois
baixo: Carlos Eduardo Marcos
Aria: Vittoria! Vittoria!
soprano: Niza de Castro Tank
Hino ao novo mundo
soprano: Niza de Castro Tank
soprano: Elizabeth Ratzersdorf
soprano: Suzel Cabral
soprano: Maria Cecilia Ribeiro da Silva
contralto: Celeste Moraes
tenor: Lenine dos Santos
baritono: Amadeu Gois
baixo: Carlos Eduardo Marcos
Regente: Carlos Fiorini


cantores liricos

Niza Tank, soprano
Celeste Moraes, contralto
Carlos Eduardo Marcos, baixo
Lenine Santos, tenor
Amadeu Gois, baritono
Elizabeth Ratztendorf, soprano
Suzel Cabral, soprano
Maria Cecilia Ribeiro da Silva, soprano

MES CARLOS GOMES 
(de 31 de agosto a 30 de setembro)



Realizacao
Prefeitura Municipal de Campinas
Orquestra Sinfonica Municipal de Campinas
Tel: (19) 3237-2730
http://www.sinfonicadecampinas.com.br
mailto:contato em osmc.com.br















********************************************
********************************************




15 - 	CHAMADA PARA ARTIGOS: Revista "Em Pauta" (31/Out - Porto Alegre, RS,
BRASIL)




******************************************** 








De: [mailto:anppom-l-bounces em iar.unicamp.br]
Em nome de lucianadelben
Enviada em: terca-feira, 12 de setembro de 2006 08:17
Assunto: [ANPPOM-L] Revista Em Pauta - Chamada para artigos



EM PAUTA - Chamada para artigos

Prazo de submissao: 31 de outubro de 2006

A revista Em Pauta e uma publicacao do Programa de Pos-Graduacao em Musica
da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e esta recebendo
colaboracoes de artigos e resenhas em todas as subareas da musica.

Maiores informacoes, ver Linha Editorial, em anexo.

Contatos:

Revista Em Pauta
Programa de Pos-Graduacao em Musica
R. Prof. Annes Dias, 112/15o. andar
90020-090 - Porto Alegre/RS

Tel./Fax: (51) 3226-8772, 3316-3641 e 3316-3642
e-mail: ppgmus em ufrgs.br



Linha Editorial


Em Pauta e uma revista na area de Musica que tem como objetivo fomentar a
producao e a disseminacao do conhecimento cientifico dentro do espectro
amplo de dominios de questoes e conhecimento musical.

O requisito principal para publicacao na Em Pauta consiste em que o artigo
represente, de fato, contribuicao cientifica no que se refere a relevancia e
pertinencia do tema abordado ao contexto e ao momento; ao reflexo do estado
da arte do conhecimento na area no referencial teorico-conceitual adotado; a
consistencia do desenvolvimento do artigo em relacao aos principios de
construcao cientifica do conhecimento e a clareza e concisao das implicacoes
do trabalho para a teoria e/ou para pratica musical.

A Em Pauta tem interesse na publicacao de artigos ineditos de
desenvolvimento teorico, trabalhos empiricos e ensaios.

Os artigos de desenvolvimento teorico devem ser sustentados por ampla
pesquisa bibliografica e propor novos modelos e interpretacoes para
fenomenos relevantes no campo da musica.

Os trabalhos empiricos devem fazer avancar o conhecimento na area por meio
de pesquisas metodologicamente bem fundamentadas, criteriosamente conduzidas
e adequadamente analisadas.

Os ensaios compoem formas mais livres de contribuicao cientifica. Tais
artigos devem privilegiar as abordagens criticas e criativas, revelando
novas perspectivas e trazendo reflexoes sobre temas relevantes na area de
musica.

Notas para os colaboradores: 

A Em Pauta esta aberta a colaboracoes do Brasil e do exterior, e aceita
textos em portugues, espanhol, ingles ou frances. 

Os artigos de desenvolvimento teorico e os artigos baseados em pesquisa
empirica deverao ter entre 8.000 e 10.000 palavras e os ensaios, de 4.000 a
6.000 palavras.

Os artigos deverao ser encaminhados para a comissao editorial da Em Pauta
com as seguintes caracteristicas:

 Formatacao:
- Folha: A 4
- Editor de texto: Word for windows 6.0 ou posterior
- Margens: esquerda, direita, superior e inferior de 2 cm
- Fonte: Times New Roman, tamanho 12
- Paragrafo: espacamento duplo; alinhamento a esquerda.

Texto: a primeira pagina do artigo deve conter:

- Titulo
- Resumo em portugues, com cerca de 150 palavras, alinhamento a esquerda,
contendo campo de estudo, objetivo, metodo, resultados e conclusoes
- Tres (3) palavras-chave, alinhamento a esquerda, em portugues
- Resumo em ingles, com cerca de 150 palavras, alinhamento a esquerda,
contendo campo de estudo, objetivo, metodo, resultados e conclusoes
- Tres (3) palavras-chave, alinhamento a esquerda, em ingles

Referencias: devem ser citadas no corpo do texto com indicacao do sobrenome
em caixa baixa, ano de publicacao e pagina, quando for o caso. As
referencias bibliograficas completas deverao ser apresentadas em ordem
alfabetica no final do texto, de acordo com as normas da ABNT (NBR-6023).

Notas: devem ser reduzidas ao minimo necessario e apresentadas no final do
texto, numeradas sequencialmente, antes das referencias bibliograficas.

Diagramas, quadros, tabelas e exemplos musicais: devem apresentar titulo e
fonte e ser colocados ao final do texto, apos as referencias. Sua posicao
deve ser indicada no proprio texto e tambem deve constar referencia a eles
no corpo do artigo.

Informacoes complementares: em separado, o autor devera enviar uma pagina
com o titulo do artigo; seguido da identificacao do(s) autor(es) - nome
completo, instituicao a qual esta ligado, cargo, endereco para
correspondencia, fone, fax e e-mail.

Impressao:

- O artigo devera ser enviado em tres (03) vias impressas com qualidade
laser ou comparavel.
- As informacoes complementares deverao ser enviadas em uma via impressa com
qualidade laser ou comparavel.

Disquete: as copias deverao ser acompanhadas por um disquete, contendo:

- Um arquivo com o texto.
- Um arquivo com as informacoes complementares

N. B.:

Os artigos assinados sao de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es).
Os direitos, inclusive os de traducao, sao reservados. E permitido citar
parte dos artigos sem autorizacao previa desde que seja identificada a
fonte. A reproducao total de artigos e proibida. Em caso de duvidas,
consulte a comissao editorial.

Processo de avaliacao:

O processo de avaliacao dos artigos enviados para a Em Pauta consta de duas
etapas:
- primeiro, uma avaliacao preliminar pela comissao editorial que examina a
adequacao do trabalho a linha editorial da revista;
- segundo, consulta a pareceristas ad doc
Eventuais modificacoes sugeridas serao efetuadas em consenso com o(s)
autor(es). Depois de aprovado, o artigo passara por uma revisao ortografica
e gramatical.

Resenhas:

A secao de resenhas tem como objetivo apresentar aos leitores os lancamentos
de livros no campo da musica, contribuindo, assim, para a divulgacao do
conhecimento na area.
As obras escolhidas para as resenhas devem ser recentes e apresentar
conteudo inovador e consistente, de interesse para a area.
As resenhas podem ser enviadas em dois formatos:

- Resenhas de um livro, analisando um lancamento nacional ou estrangeiro. O
autor devera localizar o campo de estudo ao qual a obra pertence, introduzir
a obra e apresentar uma apreciacao critica dela, mencionando sua
contribuicao para a teoria e/ou pratica da musica.
- Resenhas multiplas, analisando duas a cinco obras. O autor devera
localizar o campo de estudo ao qual os livros pertencem e comenta-los
brevemente, mencionando pontos de complementaridade e interfaces. Uma
apresentacao critica e desejavel.

Os originais devem ser encaminhados para a comissao editorial da Em Pauta
com as mesmas caracteristicas de formatacao dos artigos. As resenhas devem
apresentar cerca de 1.200 palavras.


Submissao de artigos:

Revista Em Pauta
R. Prof. Annes Dias, 112/15o. andar
CEP.: 90020-090 - Porto Alegre - RS
Fone/Fax.: (51) 3226-8772, 3316-3641, 3316-3642
E-mail: ppgmus em ufrgs.br











********************************************
********************************************




16 - 	CONCERTO: Orquestra Sinfonica de Sergipe. Reg. GUILHERME MANNIS
(29/Set, 21:00hs - Aracaju, SE, BRASIL)




******************************************** 









De: Guilherme Mannis [mailto:gmannis em terra.com.br] 
Enviada em: quinta-feira, 7 de setembro de 2006 16:57
Assunto: Orquestra Sinfonica de Sergipe - Programacao Setembro



A Orquestra Sinfonica de Sergipe (ORSSE), em seu segundo mes sob a direcao
artistica do regente paulistano Guilherme Mannis, apresentara no mes de
setembro um repertorio variado variado, com enfase a musica brasileira de
concerto.
 
O grupo, composto por 57 membros provenientes de diversas partes do pais,
iniciou suas atividades ha cerca de 20 anos, e passou por grandes crises.
Reestabelecido em 2003, na gestao do Secretario de Cultura Dr. Jose Carlos
Teixeira, provem desde entao ao publico sergipano contato regular com a
musica erudita de concerto. 
 
No mes de setembro, em seus tres concertos no Teatro Tobias Barreto, na
cidade de Aracaju, serao apresentados os seguintes repertorios, sempre com
entrada franca:


Dia 29, as 21h
Concerto Sinfonico
Guilherme Mannis, regencia

J. BRAHMS
Abertura Festival Academico

C. DEBUSSY
Prelude a l'apres midi d'un faune

P. TCHAIKOVSKY
Sinfonia no.5
 
Maiores informacoes: (79) 3179-1480/1489








********************************************
********************************************




17 - 	RECITAL: Homenagem a Magda Tagliaferro (26/Set, 21:00hs - Teatro
Cultura Artistica, Sao Paulo, SP)




******************************************** 








De: Fabio Caramuru [mailto:flcaramuru em uol.com.br] 
Enviada em: terca-feira, 12 de setembro de 2006 15:25
Assunto: DIA 26 NO TEATRO CULTURA ARTISTICA



RECITAL EM HOMENAGEM A MAGDA TAGLIAFERRO



TEATRO CULTURA ARTISTICA
Rua Nestor Pestana, 196, fone 3256 0223, Sao Paulo
26/09/2006
21H00



PROGRAMA



Fabio Caramuru

Caramuru - Moods 50 th


Gilberto Tinetti

Mozart - Sonata K. 570
Allegro
Adagio
Allegretto

Debussy - Suite pour le Piano
Preludio
Sarabanda
Toccata


Gilberto Tinetti e Paulo Gori

Debussy - Six Epigraphes Antiques

Bizet - Jeux d'Enfants


Eduardo Monteiro
Leopoldo Miguez - Noturno opus 10

Wagner / Liszt - Morte de Isolda


Flavio Varani

Chopin - Improviso no. 3 opus 51

Mozart / Liszt - Reminiscencias sobre a opera Don Giovanni


********************************************
********************************************




18 - 	CONCERTO: "Jovens Talentos De Pernambuco" (27/Set, 19:30hs - Recife,
PE, BRASIL)




******************************************** 








De: Carlos Eduardo Amaral [mailto:audicoesbrasileiras em gmail.com] 
Enviada em: quarta-feira, 13 de setembro de 2006 03:48
Assunto: Audicoes Brasileiras na Saraiva - convite



Primeiro concerto da serie

JOVENS TALENTOS DE PERNAMBUCO

Com alunos e professores do

CONSERVATORIO PERNAMBUCANO DE MUSICA

Apresentando

GRUPO SAXONICO E GRUPO TAQUARA

CONVITE
Dia 27 de setembro de 2006, quarta-feira, as 19h30
Livraria Saraiva - Sala Manuel Bandeira
Shopping Center Recife
Patrocinio Apoio
www.audicoesbrasileiras.mus.br










********************************************
********************************************




19 - 	PUBLICATION : Dissonanz/Dissonance #95 (Set/2006 - Lausanne, SUICA)




******************************************** 













De: [mailto:mailman-bounces em www.listas.unicamp.br] Em nome de Sebastien
BERANGER
Enviada em: quarta-feira, 13 de setembro de 2006 05:06
Assunto: Publication : Dissonanz/Dissonance # 95
 
dissonanz
dissonance
# 95
septembre 2006



Publication : Dissonanz/Dissonance # 95 



Dissonanz/Dissonance # 95

www.dissonanz.ch

La musique spectrale se suffit-elle a elle-meme ?
Analyse d' "Ethers" de Tristan Murail
par Sebastien BERANGER

" Pour adoucir le cours du temps"
Entretien de Thomas Hummel avec Tristan Murail

Ecriture Spectrale et Opera
" L'Amour de loin " de Kaija Saariaho
Par Olivier CLASS

La quete interieure du son
La musique spectrale d'Horatiu Radulescu
Par Sebastian AESCHBACH

Aufbruchstimmung, Tradition und Identitat
Zum Musikleben in Estland
von Franziska BREUNING

Aktuelles musikalisches Denken im Umgang mit Mozarts Musik
Von Rudolf KELTERBORN

Komponieren als Sprachfindung
Zur Arbeit des Komponisten Michael Heisch
Von Stefan DREES 
 
DEGEM WebRadio :
"Le complexe de la goutte d'eau" ainsi que les oeuvres laureates du concours
"Short Cuts: Beauty" sont en ecoute tous les jours, a 2h, 10h et 18h
(GMT+01) sur DegemWebradio 

"Le complexe de la goutte d'eau" and the winning works of the competition
"Short Cuts: Beauty" are broadcasted every days at 2AM, 10AM and 6PM
(GMT+01) on DegemWebradio











********************************************
********************************************




20 - 	CONCERTO: Quarteto Tau (28/Set, 19:30hs - Osasco, SP, BRASIL)




******************************************** 








De: Quarteto Tau [mailto:quartetotau em quartetotau.com.br] 
Enviada em: quinta-feira, 7 de setembro de 2006 01:36
Assunto: Concertos em setembro!



QUARTETO TAU

28 de Setembro - Osasco/SP 

No dia 28 de setembro, o Quarteto Tau ira se apresentar na cidade de Osasco.
O concerto acontecera no Conservatorio Villa-Lobos e contara com a abertura
da Orquestra de Violoes Villa-Lobos que tem a regencia de Fabio Bartoloni

Data: Quinta-feira, 28 de Setembro de 2006
Hora: 19:30

Semana da Arte
Conservatorio Villa-Lobos
Sala de Recitais Edna Baldassi
Rua Camelia, 26, Jardim das Flores
Osasco - SP

ENTRADA FRANCA


para saber mais sobre o QUARTETO TAU acesse

www.quartetotau.com.br












********************************************
********************************************




21 - 	CALL FOR PAPERS: 5th European Workshop on Evolutionary Music and Art
(01/Nov/2006 - Valencia, ESPANHA)




******************************************** 








De: Juan Jesus Romero Cardalda [mailto:jj em udc.es] 
Enviada em: quinta-feira, 7 de setembro de 2006 13:51
Assunto: CFP EvoMusArt: Workshop on Evolutionary Music and Art



FIRST CALL FOR PAPERS

EvoMUSART 2007

5th European Workshop on Evolutionary Music and Art

11-13 April, 2007, Valencia, Spain

http://www.evostar.org/



INTRODUCTION

The use of biological inspired techniques for the development of artistic
systems is a recent, exciting and significant area of research. There is a
growing interest in the application of these techniques in fields such as:
visual art and music generation, analysis, and interpretation; sound
synthesis; architecture; video; and design.

EvoMUSART 2007 is the fifth workshop of the EvoNet working group on
Evolutionary Music and Art. Following the success of previous events and the
growth of interest in the field, the main goal of EvoMUSART 2007 is to bring
together researchers who are using biological inspired techniques for
artistic tasks, providing the opportunity to promote, present and discuss
ongoing work in the area.

The workshop will be held from 11-13 April, 2007 in Valencia, Spain, as part
of the Evo* event.

Accepted papers will be presented orally at the workshop and included in the
EvoWorkshops proceedings, published by Springer Verlag in the Lecture Notes
in Computer Science series.



TOPICS OF INTEREST

The papers should concern the use of biological inspired techniques - e.g.
Evolutionary Computation, Artificial Life, Swarm Intelligence, etc. - in the
scope of the generation, analysis and interpretation of art, music, design,
architecture and other artistic fields. Topics of interest include, but are
not limited to:

- Generation

o Biological Inspired Art - Systems that create drawings, images,animations,
sculptures, poetry, text, etc.;

o Biological Inspired Music - Systems that create musical pieces, sounds,
instruments, voices, etc.;

o Robotic Based Evolutionary Art and Music; o Other related generative
techniques;


- Theory

o Computational Aesthetics, Emotional Response, Surprise, Novelty;

o Representation techniques;

o Surveys of the current state-of-the-art in the area; identification of
weaknesses and strengths; comparative analysis and classification;

o Validation methodologies;

o Studies on the applicability of these techniques to related areas;

o New models designed to promote the creative potential of biological
inspired computation;


- Computer Aided Creativity

o Systems in which biological inspired computation is used to promote  the
creativity of a human user;

o New ways of integrating the user in the evolutionary cycle;

o Analysis and evaluation of: the artistic potential of biological inspired
art and music; the artistic processes inherent to these approaches; the
resulting artifacts;

o Collaborative distributed artificial art environments;


- Automation

o Techniques for automatic fitness assignment;

o Systems in which an analysis or interpretation of the artworks is used in
conjunction with biological inspired techniques to produce novel objects;

o Systems that resort to biological inspired computation to perform the
analysis of image, music, sound, sculpture, or some other types of artistic
object;



ADDITIONAL INFORMATION AND SUBMISSION DETAILS

Submit your manuscript, at most 10 A4 pages long, in Springer LNCS format
(instructions downloadable from
http://www.springeronline.com/sgw/cda/frontpage/0,11855,5-164-2-72376-0,00.h
tml) no later than November 1, 2006.

The papers will be peer reviewed by at least three members of the program
committee. Authors will be notified via email on the results of the review
by December 15, 2006.

The authors of accepted papers will have to improve their paper on the basis
of the reviewers' comments and will be asked to send a camera ready version
of their manuscripts, along with text sources and pictures, by January 8,
2007. The accepted papers will appear in the workshop proceedings, published
in Springer LNCS Series, which will be available at the workshop.

Further information, including the Online Submission Details, can be found
on the following pages:

Evo*2007: http://www.evostar.org

EvoMUSART2007: 

http://evonet.lri.fr/TikiWiki/tiki-index.php?page=EvoMUSART



IMPORTANT DATES


Submission: 1 November 2006
Notification: 15 December 2006
Camera ready: 8 January 2007
Workshop: 11-13 April 2007



WORKSHOP CHAIRS

Penousal Machado
University of Coimbra, Portugal
Machado AT dei DOT uc DOT pt

Juan Romero
University of A Coruna, Spain
jj AT udc DOT es



PROGRAM COMMITTEE

Alan Dorin, Monash University, Australia
Alejandro Pazos, University of A Coruna, Spain
Amilcar Cardoso, University of Coimbra, Portugal
Andrew Gildfind, Royal Melbourne Institute of Technology, Australia
Andrew Horner, University of Science & Technology, Hong Kong
Antonino Santos, University of A Coruna, Spain
Artemis Sanchez Moroni, Renato Archer Research Center, Brazil
Bill Manaris, College of Charleston, USA
Brian J. Ross, Brock University, Canada
Carlos Grilo, School of Technology and Management of Leiria, Portugal
Charlie D. Frowd, University of Stirling, UK
Christian Jacob, University of Calgary, Canada
Colin Johnson, University of Kent, UK
Eduardo R. Miranda, University of Plymouth, UK
Evelyne Lutton, INRIA, France
Francisco Camara Pereira, University of Coimbra, Portugal
Francois-Joseph Lapointe, University of Montreal, Canada
Gary Greenfield, University of Richmond, USA
Gerhard Widmer, Johannes Kepler University Linz, Austria
Gianfranco Campolongo, University of Calabria, Italy
James McDermott, University of Limerick, UK
Janis Jefferies, Goldsmiths College, University of London, UK
Jeffrey Ventrella, Independent Artist, US
Joao Martins, University of Plymouth, UK
John Collomosse, University of Bath, UK
Jon McCormack, Monash University, Australia
Jorge Tavares, University of Coimbra, Portugal
Larry Bull, University of the West of England, UK
Luigi Pagliarini, Pescara Electronic Artists Meeting & University of
Southern Denmark, Italy
Maria Goga, University of Bucharest, Romania
Martin Hemberg, Imperial College London, UK
Matthew Lewis, Ohio State University, USA
Nicolas Monmarch?, University of Tours, France
Nicu Goga, University of Bucharest, Romania
Paul Brown, University of Sussex, UK
Paulo Urbano, Universidade de Lisboa, Portugal
Peter Bentley, University College London, UK
Peter Todd, Max Planck Institute for Human Development, Germany
Rafael Ramirez, Pompeu Fabra University, Spain
Rodney Waschka II, North Carolina State University, USA
Ruli Manurung, University of Indonesia, Indonesia
Scott Draves, Independent Artist, USA
Stefano Cagnoni, University of Parma, Italy
Stephen Todd, IBM, UK
Tim Blackwell, Goldsmiths College, University of London, UK
William Latham, Art Games Ltd, UK









********************************************
********************************************




22 - 	CALL FOR PAPERS: IASPM Canada and IASPM-US 2007 Joint Conference:
Boundaries, Blockades and Bridges (01/Nov/2006 - Boston, EUA)




******************************************** 









De: br [mailto:anppom-l-bounces em iar.unicamp.br]
Enviada em: quarta-feira, 6 de setembro de 2006 14:21
Assunto: [ANPPOM-L] CFP: IASPM Canada and IASPM-US 2007 Joint Conference



IASPM Canada and IASPM-US 2007 Joint Conference: Boundaries, Blockades and
Bridges

April 26-29, 2007 at Northeastern University, Boston


CALL FOR PAPERS

Popular music has always maintained a dialogue with political and social
developments, raising awareness, spurring debate, and even directing events
throughout history. To many minds, it is this active and engaged role that
makes popular music vital and worthy of serious study. The 2007 special
joint meeting of IASPM Canada and IASPM-US hinges on ideas of boundaries,
blockades and bridges. The conference programme committee invites proposals
relating to these themes, as well as proposals for papers, panels, or
roundtables on any aspect of popular music.

Possible paper topics might address questions such as the following:

* In an age of national, international, and global crises, what roles do (or
can) popular musics play?

* What role does music play in breaking down borders, and in reinforcing
them? 

* Do genre categories such as "world music" enable musicians or ghettoize
them? 

* When a classical recording sells in the multi millions, does it become
popular music?

* How does popular music provide a bridge between online and off-line
communities?

* Do History of Rock'n'Roll classes mean that popular music has at last
arrived in the academic world, or do these classes serve merely to fund the
study of "serious" music?

* Even within the world of popular music scholarship, are some genres
considered more worthy than others?

Proposals will be read blind by the program committee, which consists of:
Holly Everett (Memorial University of Newfoundland), Ellie Hisama (Columbia
University), David Todd Lawrence (University of St. Thomas), Tom McCourt
(Fordham University), Paul Theberge (Carleton University), and Jacqueline
Warwick (Dalhousie University).


Proposals must be submitted online at http://www.iaspm-us.net/conferences/.

Proposals for individual papers and roundtables should be no longer than 300
words. Proposals for panels should include an abstract of no more than 300
words for the panel as a whole, as well as abstracts of no more than 300
words for each paper proposed for the panel. The program committee reserves
the right to accept a panel but reject an individual paper on that panel.

For questions about the conference, contact Jacqueline Warwick, Program
Committee Chair, at 2007conference em iaspm-us.net.

Submission deadline: Midnight PST, November 1, 2006.


Jacqueline Warwick, PhD
Assistant Professor of Music,
Dalhousie University
6101 University Ave.,
Halifax, NS B3H 3J5
902.494.1926
902.494.2801 (fax)
jwarwick em dal.ca














********************************************
********************************************




23 - 	CALL FOR PAPERS: New Music and the Musical Canon - A Symposium on
Composition in the Twenty-first Century (30/Nov/2006 - Hong Kong, CHINA)




******************************************** 







De: [mailto:anppom-l-bounces em iar.unicamp.br] Em nome de Carlos Palombini
Enviada em: terca-feira, 12 de setembro de 2006 00:27
Assunto: [ANPPOM-L] CFP: New Music and the Musical Canon



New Music and the Musical Canon:
A Symposium on Composition in the Twenty-first Century

26-30 November, 2007
Hong Kong 

CALL FOR PAPERS 

In a postmodern age which celebrates cultural plurality, and which assumes,
as a given, the ideological character of musical discourse, our received
notions of the musical canon have increasingly been called into question.
Today it no longer seems viable to speak of a single canon that epitomises
universal human and artistic experiences. Instead, we refer to the political
and social connections that a musical work possesses, to the different
aesthetic values that it embodies, and to the multiplicity of meanings that
it can support during the various stages of composition and reception. 

Yet the concept of canon has stood up to the challenges of cultural
democracy. At the same time that we accept the co-existence of diverse
compositional styles and repertoires, a sense of hierarchy remains
stubbornly in place. We continue to privilege certain composers and works
over others - though we may disagree as to who or which these should be -
and we each take our own stands on their significance and greatness. We may
have undergone conversions and apostasies, but nevertheless cannot seem to
retreat from the act of canonization.

This Symposium seeks to explore the notion of musical canons in the 21st
century in the context of historiography, reception, hermeneutics, cultural
identity, aesthetics, and cross-cultural studies. As part of the 2007 World
Music Days (23 November to 2 December, 2007) jointly hosted by the
International Society of Contemporary Music (ISCM) and the Asian Composers
League (ACL), the Symposium will be a forum for constructive discussion
among scholars and composers, and will especially promote interaction
between different cultural perspectives, between theory and practice, and
between different generations of composers and scholars.

The Symposium programme committee invites proposals for papers, which will
be limited to 30 minutes. Interested applicants should submit an abstract of
500 words or less accompanied by a short curriculum vitae or biography. 

The symposium will be conducted in English.

Proposals should be sent (preferably by email) to:

Symposium Programme Committee
2007 ISCM-ACL World Music Days, Hong Kong
c/o RhapsoArts Management Ltd
Room 1103, Albion Plaza
2-6 Granville Road 
Tsimshatsui, Kowloon
HONG KONG 

Tel: (852) 2722-1650; Fax: (852) 2724-1960; Email: info em rhapsoarts.com

Deadline for receipt of proposals:
30 November 2006

Announcement of Programme:
07 January 2007

Programme Committee: Giorgio Biancorosso (University of Hong Kong), Chan
Hing-yan (University of Hong Kong), Mak Su-yin (The Hong Kong Academy for
Performing Arts), Michael McClellan (The Chinese University of Hong Kong),
Yang Hon-lun (Hong Kong Baptist University), Yu Siu-wah (The Chinese
University of Hong Kong).



Su Yin Mak
Head of Academic Studies

School of Music
The Hong Kong Academy for Performing Arts
1 Gloucester Road
Wanchai
Hong Kong

Tel: (852) 2584 8788 (direct line)
Fax: (852) 2827 5823
e-mail: symak em hkapa.edu


-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não texto foi limpo...
Nome  : winmail.dat
Tipo  : application/ms-tnef
Tam   : 49172 bytes
Descr.: não disponível
Url   : http://www.listas.unicamp.br/pipermail/cdmusica-l/attachments/20060915/ce9d3580/attachment-0001.bin 


Mais detalhes sobre a lista de discussão Cdmusica-l