[Dicasdeiluminacao-l] Levantamento dos bloqueios da iluminação pelos elementos cenográficos

Valmir valmir em unicamp.br
Qui Set 6 10:00:54 BRT 2007


Prezado(a) assinante, bom dia,



Em palcos convencionais ou em ambientes alternativos, os lighting designers devem sempre estudar os projetos cenotécnicos, melhor ainda, trabalhar em conjunto com os cenógrafos, afim de criar as luzes em harmonia com esses elementos e com o todo das cenas.

Uma das preocupações básicas é com os bloqueios da iluminação por esses elementos.

É tentando alertar alunos e profissionais da área sobre a importância desses estudos, que apresento o pequeno texto abaixo.

Um bom feriado a todo(a)s

Um grande abraço,





Levantamento dos bloqueios da iluminação pelos elementos cenográficos

 

 

Quando um determinado elemento cenográfico provoca uma zona de obscurecimento da luz em certa região do espaço cênico, provocando sombras em locais que, de acordo com os conceitos estéticos desejados, deveriam estar iluminados, surge a necessidade de iluminar esses espaços com luzes complementares, conseguidas através da colocação de estruturas e instrumentos nessa região. O bloqueio da iluminação, geralmente, é causado pela interferência material entre os cenários e as fontes de luz, resultado dos ângulos de inclinação e incidência dessas últimas sobre o palco e cenários.

O estudo das estruturas cenográficas e suas relações com a criação de sombras sobre o palco importam na medida em que fornecem elementos criativos de composição tridimensional da luz.

Os bloqueios de iluminação também podem ser requeridos pela iluminação que busca determinado efeito visual. Aproveitando-se das estruturas cenográficas, é possível criar efeitos com a luz e aumentar a ilusão da perspectiva, desequilibrar a visualidade da cena, operar efeitos de posicionamento da luz solar mudando as informações do tempo, criar efeitos de movimentação cenográfica através da movimentação da luz etc.


Valmir Perez
Lighting Designer
Laboratório de Iluminação
DAC/IA - Unicamp
http://www.iar.unicamp.br/lab/luz
(19) 35212444
(19) 92229355
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/dicasdeiluminacao-l/attachments/20070906/5ed07861/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Dicasdeiluminacao-l