[Dicasdeiluminacao-l] Tese de Doutorado: "Práxis Cênica Como Articulação de Visualidade - A Luz na Gênese do Espetáculo" - Eduardo Augusto da Silva Tudella

Valmir Perez valmirperez em gmail.com
Sex Ago 3 09:23:16 BRT 2018


Prezado(a) assinante, bom dia,

Tem material novo de estudo e pesquisa na Coletânea de Arquivos do
Laboratório de Iluminação.

Trata-se do texto "Práxis Cênica Como Articulação de Visualidade - A Luz na
Gênese do Espetáculo"
<http://www.iar.unicamp.br/lab/luz/ld/C%eanica/Pesquisa/eduardo-tudella-praxis-cenica-como-articulacao-de-visualidade.pdf>,
Tese apresentada ao *Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Escola de
Teatro da Universidade Federal da Bahia*, como requisito parcial para
o *Doutorado
em Artes Cênicas*, no ano de *2013*, com orientação do *Prof. Dr.  Ewald
Hackler.*

O texto pode ser lido ou baixado na íntegra em versão *PDF *através do
endereço:

*http://www.iar.unicamp.br/lab/luz/ld/C%eanica/Pesquisa/eduardo-tudella-praxis-cenica-como-articulacao-de-visualidade.pdf
<http://www.iar.unicamp.br/lab/luz/ld/C%eanica/Pesquisa/eduardo-tudella-praxis-cenica-como-articulacao-de-visualidade.pdf>*

*Abaixo resumo do trabalho:*

O objetivo desta tese é investigar a práxis cênica como problema
estético-visual, cuja origem se encontra, não apenas nas primeiras
teorizações do teatro da Grécia Clássica, mas também nos estágios iniciais
do drama clássico, uma vez que ambas as abordagens observam, analisam e
operam com a posição artística da luz no contexto do espetáculo teatral. A
presente tese compreende a práxis cênica como uma obra compósita, cuja
efetivação geralmente congrega o trabalho de muitos artistas, i. e., mesmo
quando nela se observa a acentuação de um ou outro aspecto, sua natureza se
afirma na interação dinâmica entre os diversos aspectos e agentes. Tais
elementos interagem em movimentos irregulares, transversalmente
articulados, entrelaçando-se ao longo do processo de criação. As
investigações que constituíram a tese incorporam os conceitos de imagem
cênica e de visualidade, aplicando a análise bibliográfico-documental como
estratégia para identificar elementos instigantes para a discussão desses
conceitos. A abordagem refere-se a um conjunto de documentos, desde o
teatro grego clássico até a contemporaneidade, e descarta o ordenamento
cronológico, pois leva em conta as específicas relações entre os textos e a
problematização que guia a tese. Procurando analisar a amplitude das
interações entre a luz e a cena, o presente trabalho é sustentado por duas
convicções: em primeiro lugar, as contribuições da luz estão presentes em
momentos muito anteriores à “montagem da luz” de um espetáculo; depois, do
ponto de vista histórico, é preciso constatar a presença da luz no teatro,
em momentos muito anteriores ao Renascimento italiano, no século XVI,
quando apareceram os primeiros teatros cobertos que necessitavam da luz
artificial para a realização de espetáculos. Com a leitura de textos e
documentos do âmbito particular do tema, a tese indica futuras
intervenções, tanto na abordagem teórica da cena em si, quanto no seu
planejamento visual.

*Vale a pena conferir!*

*Ótimo final de semana a todo(a)s!*



-- 


Valmir Perez
Lighting Designer
Laboratório de Iluminação Unicamp
www.iar.unicamp.br/lab/luz
http://valmirperez.blogspot.com/
Skype: lablux
Fones: 55(19) 3521 1478
              55(19) 9 9222 9355
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