[Unicamphoje-l] Agenda de Eventos Unicamp - 20 de fevereiro de 2014

Lista informativa da Unicamp unicamphoje-l em listas.unicamp.br
Qua Fev 19 15:08:30 BRT 2014


[cid:image001.jpg em 01CF2D84.72905BB0]<http://www.unicamp.br/unicamp/eventos/todos>
20 de fevereiro de 2014
Volta às aulas
De acordo com o calendário 2014 da Diretoria Acadêmica da Unicamp (DAC), as aulas recomeçam dia 20. Confira calendário da graduação<http://www.dac.unicamp.br/portal/grad/calendarios/calgra2014/index.html> e da pós<http://www.dac.unicamp.br/portal/pos/calendarios/calpos2014/>.
SAE recepciona calouros com atividades na Praça do Básico
O Serviço de Apoio ao Estudante (SAE<http://www.sae.unicamp.br/>) organiza no dia 20 de fevereiro, a partir das 10h30, em diversos pontos da Praça do Ciclo Básico, evento de recepção aos calouros.  Stands do SAE, do Cecom, do Banco Santander, da Secretaria de Turismo de Campinas estarão no local. Na ocasião, representantes do Trote da Cidadania farão a distribuição de canecas. Pipoca e algodão doce também estão garantidos pela organização do evento. Durante a recepção o SAE realizará a distribuição de um "kit" (camiseta, vale-foto e vale refeição). Apresentações de projetos da 4ª edição do Programa Aluno-Artista também estão no programa receptivo. Outras informações: telefone 19-3521-7016 ou envie e-mail para everaldo em unicamp.br<mailto:everaldo em unicamp.br> Veja programação no link http://www.unicamp.br/unicamp/eventos/2014/02/05/sae-recepciona-calouros-com-atividades-na-praca-do-basico
‘Criatividade em sala de aula depende de poucos recursos'
É possível aplicar a criatividade em sala de aula, independente do espaço físico ideal, da qualidade dos equipamentos e da infraestrutura da escola. Poucos recursos, muitas ideias e uma pitada de ousadia podem criar um ambiente diferenciado no espaço escolar. A defesa é da educadora, artista e docente da Faculdade de Educação (FE) da Unicamp, Marcia Maria Strazzacappa Hernandez. Seus argumentos estão apresentados, na forma de experiências, no livro organizado por ela Era uma vez uma história contada outra vez (Editora Librum).

A obra, fruto de diversas pesquisas e ações práticas na área, conta também com a participação de estudiosos das universidades federais de Goiás (UFG) e Rio Grande do Norte (UFRN), e apoio do Ministério da Cultura (Minc), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O lançamento acontece no próximo dia 20, às 18h30, na Livraria da Vila, no Galleria Shopping, em Campinas. Leia texto completo<http://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2014/02/11/criatividade-em-sala-de-aula-depende-de-poucos-recursos>.
Caism recebe diretora do Centro Latino-Americano de Perinatologia
A nova diretoria do Centro Latino-Americano de Perinatologia (CLAP) apresenta-se no anfiteatro do Caism da Unicamp no dia 20 de fevereiro, às 10h30, durante a reunião geral do Departamento de Tocoginecologia. O  CLAP é uma entidade ligada à OPAS e à OMS e localizada em Montevidéu, Uruguai. Ali foi criado por um grupo de profissionais de renome, incluindo os médicos Caldeyro-Barcia, Pose, Poseiro, Capurro, etc. Esses especialistas são figuras frequentes nos livros da área de Obstetrícia. Mais: http://www.unicamp.br/unicamp/eventos/2014/02/18/caism-recebe-diretora-do-centro-latino-americano-de-perinatologia
Ecopsicologia é tema de workshop na Casa do Lago
Workshop que propõe uma introdução sobre os principais conceitos da Ecopsicologia e uma demonstração de exercícios práticos de sua atuação será realizado no dia 20 de fevereiro, das 18 às 20 horas, no Espaço Cultural Casa do Lago. O evento é gratuito e direcionado aos estudantes universitários, professores, administradores, psicólogos, educadores ambientais e interessados no assunto. O workshop será ministrado pela socióloga Isa Gama, que atualmente se especializa na área pela Escola Italiana de Ecopsicologia.
A Ecopsicologia é uma disciplina teórico-prática que nasceu em 1989 nos EUA, a partir do encontro entre Ecologia e Psicologia, ou seja, entre o cuidado com o ambiente e o cuidado com o ser humano. Ela parte do pressuposto que o contato direto com o ambiente natural estimula a relação com as partes menos conhecidas e mais vitais de nós mesmos. Em seu aspecto prático, a Ecopsicologia parte de uma nova visão da relação entre o homem e a natureza convertendo-a em estratégias aplicáveis ​​em terapias, programas educacionais, formativos, projetos organizacionais, ambientais e comunitários.
Mais informações podem ser obtidas na rua Érico Veríssimo 1011, no campus da Unicamp, ou mediante contato com o telefone 19-3521-7017 ou email casadolago em reitoria.unicamp.br<mailto:casadolago em reitoria.unicamp.br>
[http://www.unicamp.br/unicamp/sites/default/files/field/image/palestraorientacaofinanceira.jpg]
Hélio Costa Júnior
Jornalista
Editor da Agenda de Eventos Unicamp
Assessoria de Comunicação e Imprensa (Ascom)
Universidade Estadual de Campinas - Unicamp
Fone: 19-3521-5137
Agenda de Eventos pode ser acessada em dispositivos móveis
http://www.unicamp.br/unicamp/eventos/2013/03/06/agenda-de-eventos-unicamp-ja-pode-ser-acessada-em-dispositivos-moveis
Assine e receba eventos da Unicamp em seu e-mail
http://www.unicamp.br/unicamp/agenda/assine-agenda-unicamp
Siga a Agenda no Twitter:
http://twitter.com/agendaUnicamp

-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/unicamphoje-l/attachments/20140219/998b7c8b/attachment-0001.html>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não-texto foi limpo...
Nome: image001.jpg
Tipo: image/jpeg
Tamanho: 152730 bytes
Descrição: image001.jpg
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/unicamphoje-l/attachments/20140219/998b7c8b/attachment-0002.jpg>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não-texto foi limpo...
Nome: image002.jpg
Tipo: image/jpeg
Tamanho: 219840 bytes
Descrição: image002.jpg
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/unicamphoje-l/attachments/20140219/998b7c8b/attachment-0003.jpg>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Unicamphoje-l