[ANPPOM-Lista] [etnomusicologiabr] JSS vs. Philip A. Ewell

climério de oliveira santos zabumba2 em gmail.com
Domingo Dezembro 20 14:02:42 -03 2020


Importante reflexão. Muito obrigado, Camila.


Climério de Oliveira Santos
Prof. no Conservatório Pernambucano de Música
Prof. Colaborador no Programa de Pós-Graduação em Música – UFPE
Secr. Geral da Associação Respeita Januário
Coord. #Festival São João na Rede



Em sex., 18 de dez. de 2020 às 16:07, Camila Durães Zerbinatti <
camiladuze em gmail.com> escreveu:

> prezades,
>
>
> acompanhei essa conversa com grande atenção e foi importante ler e
> refletir a partir do que foi partilhado aqui.
>
>
> agradeço especialmente ao Carlos, Hugo, Rafael e Climério pelo que vocês
> escreveram e disseram aqui. nossa. que necessário. que urgente. e como foi
> de contribuição enorme pra mim. muito obrigada a vocês.
>
>
> desde uma perspectiva que reconhece o entrelaçamento inegável e
> verificável entre a supremacia branca (e suas variações globais de
> supremacias étnico-raciais com diferentes e localizadas manifestações e
> interpretações da branquitude), o patriarcado, a normalizadora matriz cis e
> héterossexual, o capitalismo e o colonialismo (entre outras matrizes de
> opressão),
>
> e, portanto, o quanto o racismo estrutural está imbricado com o sexismo
> estrutural e o classismo estrutural e à diferentes expressões de
> colonialismos,
>
>
> é importante notar o quanto se repetem estratégias de grupos dominantes,
> e, de sujeitos pertencentes a esses grupos.
>
>
>
>
>
>
> com foco no que venho observando (coletivamente, em companhia de outres
> pesquisadores) no que toca às pesquisas em música e gênero e
> interseccionalidades no Brasil (pensando especialmente nos trabalhos
> embasados de fato e com rigor/ respeito/ ética nessas áreas de
> conhecimento, ou seja, pensando nas pesquisas que de fato reconhecem também
> os campos de conhecimento em gênero, etnia e raça, sexualidade, classe,
> interseccionalidade, descolonização, corporeidades, deficiência, entre
> outros, como, de fato, campos de conhecimento - com criticidade, rigor,
> epistemologias, ontologias, métodos, critério, cientificidade, histórico -
> e, portanto, pesquisas em diálogos éticos com esses campos quando a partir
> do e/ou com o campo da música), e, considerando também as resistências que
> essas pesquisas específicas têm enfrentado no campo da música,
>
>
>
> percebo a repetição de estratégias e padrões defensivos e mantenedores do *status
> quo *de gênero (sexista) e étnico-racial (racista), entre outros, do/no
> campo da música nacional - são tantos comportamentos e estratégias
> defensivas narcísicas dos grupos sociais dominantes em prol da manutenção
> das estruturas, relações e situações de dominação e opressão como as que
> vocês aqui já nomearam e descreveram antes de mim, que, listá-las aqui
> seria repetitivo e, para além, exaustivo.
>
>
>
> é triste, porque, para além do desrespeito e das violências e falta de
> ética que isso implica e significa não só contra campos inteiros de
> conhecimento que têm muito a contribuir e inclusive a nos ensinar (sim, o
> que é desconfortável, mas também um fato), isso também têm implicado em
> desrespeito, violências, exclusões e ações e produções antiéticas contra
> sujeitos e grupos inteiros de pessoas de outros campos e do próprio campo
> da música, o quê, ao fim, desfavorece e trabalha contra, mais do que tudo,
> o próprio campo da música, e, num momento em que, me parece, tudo o que não
> precisamos é trabalharmos contra nós mesmes enquanto campo de saberes e
> fazeres/ práticas. embora isso não seja inédito em nosso país, em nossa
> história, ainda, assim, lamento muito.
>
>
>
>
> que possamos e saibamos fazer diferente, é o que espero, pelo que torço,
> e, sei ser possível (e que bom saber disso através de exemplos reais).
>
>
>
> sabendo que o colonialismo insiste e se materializa inclusive dentro das
> fronteiras de um mesmo país, e que o sul e norte (e tantos outros
> binarismos coloniais) se reconfiguram de diferentes formas, partilho aqui
> no ps* algo que, quem sabe, pode ser de contribuição para a mudança desse
> estado de coisas. reconheço que o fato disso estar em inglês pode
> dificultar ou impossibilitar a leitura para muitas pessoas falantes de
> porutugês aqui no e do Brasil. ao mesmo tempo, lembro de recursos de
> tradução online como o google translate que, ainda que acessíveis apenas a
> quem, como nós, têm algum acesso digital, podem ajudar.
>
>
>
> saudações,
> camila.
>
>
>
> ps*
>
> Engaged Music Theory
>
> Inspired by Naomi André
> <https://lsa.umich.edu/rc/people/faculty/nandre.html>’s vision of an
> “engaged musicology” (2018
> <https://www.press.uillinois.edu/books/catalog/47wcf3tf9780252041921.html>),
> the members of the Engaged Music Theory Working Group collectively
> assembled the following bibliography to encourage music scholars to engage
> directly with issues of cultural politics—race, ethnicity, gender,
> sexuality, class, intersectionality, decolonization, and disability—in
> their research and teaching. We especially highlight scholarly work that
> confronts the centralized, historically Eurocentric and heteropatriarchal
> framing of North American music theory. Thus we include scholarship that
> has explicitly and significantly intervened in our field’s established
> practices at the time of publication, especially in terms of subject
> position, topic, methodology, and repertoire. While this list is not meant
> to be exhaustive, we hope it offers a starting point for engaged music
> theoretical research. It focuses primarily on music theoretical work as
> well as directly relevant scholarship from musicology and ethnomusicology.
>
> The bibliography purposefully omits work by scholars who do not
> self-identify as music theorists or musicologists, but whose work is
> indispensable to the aims of our group. A list of these authors would
> include Sara Ahmed <https://www.saranahmed.com/>, Daphne Brooks
> <https://afamstudies.yale.edu/people/daphne-brooks>, Patricia Hill Collins
> <https://socy.umd.edu/facultyprofile/collins/patricia-hill>, Rosemarie
> Garland-Thomson
> <http://english.emory.edu/home/people/bios/garland-thomson-rosemarie.html>
> , Saidiya Hartman <https://english.columbia.edu/content/saidiya-v-hartman>
> , Lisa Lowe <https://americanstudies.yale.edu/people/lisa-lowe>, Fred
> Moten <https://english.ucr.edu/people/faculty/fred-moten/>, José Esteban
> Muñoz
> <https://lareviewofbooks.org/article/vacating-now-remembering-jose-esteban-munoz/>
> , Christina Sharpe <https://profiles.laps.yorku.ca/profiles/cesharpe/>, Eve
> Tuck <http://www.evetuck.com/>, and Alexander G. Weheliye,
> <https://www.afam.northwestern.edu/people/faculty/alexander-weheliye.html> among
> many others. We strongly encourage anyone who is interested in the goals of
> our group to read and cite this body of scholarship.
>
> Please contact the administrators of this group at
> engagedmusictheory em gmail.com if you require assistance accessing any of
> the items on this list.
>
> New Item Suggestions
>
> Please use this form
> <https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdkqP3Epro4MU_oVsqfT9XT9MECuQQUYZm9aiCaaihqys3cew/viewform> to
> suggest new items for this bibliography. You will need to provide a full
> citation using Chicago footnote style, 17th edition, as well as suggested
> keywords.
>
> Important Notes on the Search Function
>
> The search bar will filter the bibliography so that it only includes items
> that contain your word(s). This search includes both the complete
> bibliographic entry (“black” will include any item from *Black Music
> Research Journal* or with “Black” in the title or author name, for
> example) and a set of invisible keywords that we have entered for each
> item. All keywords are constructed as one word.
>
> Suggested keywords include: blackmusic, colonialism, disability,
> embodiment, feminism, gender, hiphop, historyoftheory, improvisation,
> indigenousmusic, interculturality, intersectionality, jazz, methodology,
> nonwesternmusic, pedagogy, philosophy, popularmusic, posttonal,
> queertheory, race, rhythmandmeter, schenker, sexuality, timbre, tonality,
> 16thcentury, 17thcentury, 18thcentury, 19thcentury, 20thcentury, and
> 21stcentury.
>
> Entering numbers such as 198 will produce a list of anything published in
> the 1980s (useful), but will also include anything with a page range that
> includes these numbers (less useful).
>
> Search items are additive: entering “queer 198” will include items that
> include “queer” anywhere in their bibliographic entry or keywords,
> published in the 1980s, *and* any page ranges that include “198.”
>
>
> https://engagedmusictheory.com/
>
> Em qua., 14 de out. de 2020 às 23:22, climério de oliveira santos <
> zabumba2 em gmail.com> escreveu:
>
>> Concordo, Carlos. Ewell vai num ponto tão "óbvio" que ninguém parecia ver.
>> A noção de "estruturas racializadas", de Bonilla-Silva, cai bem na
>> fundamentação dele, uma vez que desvela o contexto letárgico que leva as
>> pessoas ao pouco caso diante do problema. Não dar muita atenção – ou
>> tentar
>> minimizar os questionamentos – só corrobora o que 'parece óbvio, mas quase
>> ninguém quer tocar'. Vestir-se na moldura desse "quadro" ainda será
>> confortável por algum tempo... não sem os incovenientes Ewells que surgem.
>>
>> Abraços,
>>
>> Climério.
>>
>>
>>
>> Em seg., 27 de jul. de 2020 às 22:00, Carlos Palombini <
>> cpalombini em gmail.com>
>> escreveu:
>>
>> >
>> >
>> > Hugo,
>> >
>> > Achei o artigo de Cook autojustificativo ao tentar demonstrar, em pouco
>> > mais de duas páginas, que Ewell não o entendeu. O argumento final, a
>> pedir
>> > que se leve em consideração que Schenker era judeu e sua esposa morreu
>> num
>> > campo de concentração não faz sentido à luz da exposição de Ewell. Ao
>> fim e
>> > ao cabo, ele acaba por servir de ilustração para a tese à qual se
>> > contrapõe. Tudo leva a crer que Cook desferiu um golpe contra si mesmo.
>> > Veja a resposta rápida do Conselho Executivo da Society for Music
>> Theory:
>> >
>> > Society for Music Theory
>> >> 7:57 PM
>> >> to smt-announce
>> >
>> > The Executive Board of the Society for Music Theory condemns the
>> >> anti-Black statements and personal ad hominem attacks on Philip Ewell
>> >> perpetuated in several essays included in the “Symposium on Philip
>> Ewell’s
>> >> 2019 SMT Plenary Paper” published by the *Journal of Schenkerian
>> Studies*
>> >> .
>> >> The conception and execution of this symposium failed to meet the
>> >> ethical, professional, and scholarly standards of our discipline. Some
>> >> contributions violate our Society’s policies on harassment and ethics.
>> As
>> >> reported by participants, the journal’s advisory board did not subject
>> >> submissions to the normal processes of peer review, published an
>> >> anonymously authored contribution, and did not invite Ewell to respond
>> in a
>> >> symposium of essays that discussed his own work. Such behaviors are
>> >> silencing, designed to exclude and to replicate a culture of whiteness.
>> >> These are examples of professional misconduct, which in this case
>> enables
>> >> overtly racist behavior. We humbly acknowledge that we have much work
>> to
>> >> do to dismantle the whiteness and systemic racism that deeply shape our
>> >> discipline. The Executive Board is committed to making material
>> >> interventions to foster anti-racism and support BIPOC scholars in our
>> >> field, and is meeting without delay to determine further actions.
>> >> Patricia Hall, President
>> >> Robert Hatten, Past-President
>> >> Gretchen Horlacher, Vice President
>> >> Philip Stoecker, Secretary
>> >> Jocelyn Neal, Treasurer
>> >> Inessa Bazayev
>> >> Anna Gawboy
>> >> Julian Hook
>> >> Jennifer Iverson
>> >> Nancy Yunhwa Rao
>> >> Leigh VanHandel
>> >
>> >
>> > Abraço,
>> >
>> > Carlos
>> >
>> > Le lun. 27 juil. 2020 à 15:11, Hugo Leonardo Ribeiro <
>> hugoleo75 em gmail.com>
>> > a écrit :
>> >
>> > Muito interessante, principalmente por gerar discussão sobre ideias que
>> >> nem sempre tinha espaço para serem discutidas. Gostei da resposta do
>> >> Nicholas Cook. E me impressiona mesmo que tenha uma resposta anônima.
>> Por
>> >> fim, Análise schenkeriana é bem limitada mesmo e sua permanência na
>> área de
>> >> teoria só deixa claro o quanto valorizamos um determinado repertório
>> >> musical em detrimento de outros.
>> >>
>> >> Bom para pensar.
>> >>
>> >> Agradeço.
>> >>
>> > --
>> > Etnomusicologia BR
>> > Fórum livre sobre Etnomusicologia
>> >
>> > Apoio ABET Associação Brasileira de Etnomusicologia
>> > http://www.abet.mus.br/
>> >
>> > Informações, inscrições e mensagens anteriores, além de outras
>> informações
>> > sobre esta lista de discussões, no sítio
>> > http://groups.google.com/forum/etnomusicologiabr/
>> >
>> > COMPORTAMENTO
>> > São bem-vindos: dicas de livros, textos, sítios, cursos, palestras,
>> > seminários etc, referentes ao tema. Não são bem-vindas e podem
>> ocasionar a
>> > exclusão do emitente, o envio de mensagens que não correspondam ao
>> objetivo
>> > do grupo, assim como termos ofensivos.
>> >
>> > FUNCIONAMENTO
>> > A rede é moderada. As mensagens fora do foco (puramente pessoais,
>> > agressões, fofocas), repetidas, com HTML e assuntos relacionados a
>> > administração da rede não são liberadas. Os participantes são leitores,
>> > correspondentes, comentaristas, articulistas, divulgadores e etc.
>> > ---
>> > Recebeu esta mensagem porque subscreveu ao grupo "Etnomusicologiabr" do
>> > Grupos do Google.
>> > Para anular a subscrição deste grupo e parar de receber emails do mesmo,
>> > envie um email para etnomusicologiabr+unsubscribe em googlegroups.com.
>> > Para ver este debate na Web, visite
>> >
>> https://groups.google.com/d/msgid/etnomusicologiabr/CAJWibmEqf4ZRkRoUSyQDbK9LGqep%3DYMhFTTGtLWFE2t2%2BEEn_w%40mail.gmail.com
>> > <
>> https://groups.google.com/d/msgid/etnomusicologiabr/CAJWibmEqf4ZRkRoUSyQDbK9LGqep%3DYMhFTTGtLWFE2t2%2BEEn_w%40mail.gmail.com?utm_medium=email&utm_source=footer
>> >
>> > .
>> >
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>> Pesquisa e Pós-Graduação em Música
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>> Conforme deliberado na Assembleia Geral da ANPPOM realizada em Belo
>> Horizonte, em 24/08/2016, esta lista é moderada e não veicula mensagens
>> contendo ANEXOS.
>>
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