[FWD cdmc] - 22/2007 -

FWD cdmc fwd.cdmc em gmail.com
Qui Jun 14 23:31:54 BRT 2007


*FWD cdmc  - 22   15/06/2007 *

*CENTRO DE DOCUMENTACAO DE MUSICA CONTEMPORANEA*

*PESQUISA, DOCUMENTACAO E INFORMACAO MUSICAL*

*BIBLIOTECA CENTRAL DA UNICAMP - TERREO*

*CAIXA POSTAL  6136 - CEP 13083-859*

*ABERTO DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA DAS 9:00H ATE AS 17:00H *

*DIRECAO: PROFA. DRA. LENITA W. M. NOGUEIRA
PRODUCAO E MONTAGEM DO FWD CDMC: DENIS KOISHI
**www.unicamp.br/cdmc*



Noticias somente em texto simples, sem figuras nem tabelas, enviar a:
cdmusica em unicamp.br


Para receber/cancelar o recebimento do FWD cdmc enviar seu pedido a
cdmusica em unicamp.br



1 -        CHAMADA DE TRABALHOS: Revista Opus n.13 (01/Jun-31/Jul -
Campinas, SP, Brasil) <#_Toc169621795>

2 -        CONCERTO: "Mutações". Obras de Harry Crowl (27/Jun, 19:30hs -
Curitiba, PR,
Brasil) <#_Toc169621796>

3 -        CONCERTO: Historia do Soldado, Stravinsky - versao integral (27 e
29/Jun - CEU Pq Sao Rafael e Aricanduva, Sao Paulo, SP) <#_Toc169621797>

4 -        CONCURSO: 8º Concurso Internacional de Composição Electroacústica
(LIMITE: 30/Jun - Parede, Portugal) <#_Toc169621798>

5 -        ESPETACULO: "(Re)volta", Carmen Gomide. Musica de José Luiz
Martinez (14-24/Jun - VIGA Espaço Cênico, Sao Paulo, SP) <#_Toc169621799>

6 -        RECITAL: Horácio Gouveia (piano). Obras de Marisa Rezende, Berio,
Kurtag e Ligeti (16/Jun, 20:00hs - Espaço Cultural CPFL, Campinas,
SP)<#_Toc169621800>

7 -        RECITAL: Quarteto Tau e Evandro Riga (piano). Obras de Alberto
Nepomuceno, Radamés Gnattali, Paulo de Tarso Salles,John Cage, Arnold
Schoenberg (16/Jun, 20:30hs - Campo Grande, MS, Brasil) <#_Toc169621801>

8 -        RECITAL e MASTERCLASS: Prof. Marcos Machado (contrabaixo, Univ.
Southern Mississippi, EUA). (19 e 21/Jun - Porto Alegre, RS,
Brasil)<#_Toc169621802>

9 -        COMPETITION: Shakuhachi Chamber Music Composition Competition
2008 and the Shakuhachi Chamber Music International Prize 2008 (DEADLINE:
15/Jan/2008 - Lilydale, Australia) <#_Toc169621803>

10 -      RESULTS: 2007 International Rostrum of Composers. Oscar STRASNOY
(Argentina), Recommended Work (11/Jun - Paris, FRANCA) <#_Toc169621804>

11 -      TALLER DE DIRECCION ORQUESTAL: Dir. Arturo Tamayo (Espanha).
(06/Ago - Montevideo, Uruguai) <#_Toc169621805>

12 -      VIDEOS: Videos de Música Contemporánea (20/Jun, 19:15hs -
Montevideo, Uruguai) <#_Toc169621806>

13 -      NOTA: Estreias de obras de Arthur Kampela (Jun/2007 - Strasbourg,
FRANCA) <#_Toc169621807>


********************************************
********************************************


1. CHAMADA DE TRABALHOS: Revista Opus n.13 (01/Jun-31/Jul - Campinas, SP,
Brasil)


********************************************


De: alux em sigmanet.com.br


Esta é a chamada de trabalhos para a revista OPUS n. 13, publicação anual da
ANPPOM. Estará aberta de 01/06 a 31/07/07.

As normas para publicação estão no site www.anppom.com.br

Os trabalhos poderão ser enviados nos seguintes endereços:

alux em sigmanet.com.br

akayama em iar.unicamp.br

Informamos ainda que a OPUS n. 12. (2006) foi publicada no site, bem como
demais números sob nossa responsabilidade de edição. Os números 9. 10. E 11.
(1) também estão no formato impresso.

Maria Lúcia Pascoal
Editora da OPUS
ANPPOM/UNICAMP


********************************************
********************************************


2. CONCERTO: "Mutações". Obras de Harry Crowl (27/Jun, 19:30hs - Curitiba,
PR, Brasil)


********************************************


De: harrycrowl em uol.com.br


Fundação Cultural de Curitiba apresenta

"Série Intermezzo"

"Mutações - Recital de obras de Harry Crowl"

27 de junho de 2007 às 19h30
Teatro Londrina - Memorial de Curitiba - Rua do Rosário, s/n - Largo da
Ordem
Largo da Ordem
Ingresso: R$ 5,00
Informações: 3321 2847

Programa:

1.      Taghai'urun (Iraque/Brasil, 1982/83) para piano

2.       Solilóquio III (2005/06) - estréia em Curitiba - para violino solo

3.       Sonata II (1998) para piano

4.       Aethra III (1999/2000) para violino solo com piano obrigado

5.      Paisagem de Inverno (2006) - estréia mundial - para clarineta em lá,
violino e piano.

Leilah Paiva (piano), Atli Ellendersen (violino), André Ehrlich (clarineta)

acontece em: 27/06/2007

local: Teatro Londrina do Memorial de Curitiba
endereço: Rua Claudino dos Santos, s/nº - Largo da Ordem ,00
telefone: 3321-3263
sala: Teatro Londrina do Memorial de Curitiba
data: 27/06/2007
horário: 19:30 - 21:00
preço: Normal - R$ 5,00

HARRY CROWL, compositor e musicólogo. Nascido em Belo Horizonte, MG. Vive em
Curitiba desde 1994. Com um catálogo de mais de 100 obras de todos os
gêneros, sua música tem sido executada e radiodifundida em várias partes do
Brasil assim como em quase todos os continentes. Suas obras têm sido tocadas
e gravadas por vários grupos e intérpretes tanto locais quanto
internacionais como a Camerata Antíqua de Curitiba, Orquestra de Câmara da
Cidade de Curitiba, Orquestra Sinfônica do Paraná, Orquestra de Câmara do
Amazonas, Quarteto Moyzes (Bratislava, Eslováquia), George Crumb Trio (Linz,
Áustria) Trio Fibonacci (Montreal, Canadá), Ensemble MD7 (Ljubljana,
Eslovênia), Violoncelissimo (Bucharest, Romênia), Duo Clarineta ao Piano
(Brasil/USA) entre vários outros. Tem colaborado como compositor, com
diretores de cinema curitibanos como Frederico Füllgraff e Fernando Severo.
Prêmio de Melhor Música no Festival de Cinema de Curitiba de 2003, para a
trilha sonora do filme "Visionários", de Fernando Severo. Professor da
Escola de Música e Belas Artes do Paraná e Diretor Artístico da Orquestra
Filarmônica da UFPR. Presidente da Sociedade Brasileira de Música
Contemporânea (SBMC - ISCM, Brazilian Section), gestão 2002/2006. Produtor
colaborador da Rádio Paraná Educativa FM. Foi o primeiro latino-americano a
ser compositor-em-residência no Visby Internationella Tonsättar Centrum
(Centro Internacional para Compositores de Visby), na Suécia, a convite da
própria instituição, em 2006. No final do ano passado, esteve na Romênia a
convite do festival "Meridian", em Bucharest, para assistir a estréia de sua
obra Sinfonia no. 3 para 8 Violoncelos (2006). Estão programados ainda para
este ano, a estréia da obra "De Fluminibus" (2006), para orquestra de cordas
pela Orquestra de Câmara da Rádio Romena e "Responsórios I" (2006), para
violino e 2 pianos, em Sofia, Bulgária, em um recital com obras de
compositores brasileiros sob sua curadoria.


- Taghai'urun (Iraque/Brasil, 1982-83) para piano.
Esta complexa peça para piano foi escrita a partir da vivência do compositor
no Iraque, em 1982. O título significa "mutação" em árabe. Há aqui um
confronto entre a técnica pontilhista da vanguarda musical dos anos 60 e a
cultura milenar árabe que se faz presente através de ritmos e melodias em
métricas que seriam absurdas dentro da música tradicional do ocidente.

- Solilóquio III (2005/06) - estréia em Curitiba - para violino solo.
Terminada em Visby, Suécia, esta obra foi concebida como um discurso baseado
na estrutura ABCBA' um pouco à maneira dos responsórios religiosos muito
comuns na música do séc.XVIII e XIX em toda a América e na Europa. Obra
dedicada a Atli Ellendersen e também existe na versão ainda inédita para
violino e 2 pianos sob a denominação de "Responsórios I" (2006).

- Sonata II (1998) para piano.
Escrita especialmente para a pianista Leilah Paiva que também gravou a obra,
esta segunda sonata para piano explora quase todas as possibilidades
técnicas e sonoras do instrumento. Não se trata aqui da forma tradicional
tão comum desde o séc. XVIII, mas de uma busca de sons inesperados que
reportam a visões oníricas e lembranças fragmentárias.

- Aethra III (1999/2000) para violino solo com piano obrigado.
Na língua latina a palavra "Aethra" quer dizer "a parte mais elevada do céu,
ar puro", a raiz da palavra "etéreo". Nesta obra, uma forma musical inédita
é apresentada. Trata-se de uma peça onde o solista, no caso o violino, é um
personagem absoluto na primeira e terceira partes e o piano entra apenas na
segunda parte para reforçar o ápice mundano do solista. Na terceira parte, a
obra dilui-se de maneira constante até esvair-se completamente. Esta
composição foi escrita especialmente para Leilah Paiva e Atli Ellendersen.

- Paisagem de Inverno (2006) - estréia mundial - para clarineta em lá,
violino e piano.
Seguindo uma tendência de suas últimas obras, esta peça representa a
observação da chegada do inverno em Curitiba e lembranças de invernos no
hemisfério norte. Logo na introdução, há uma alusão a uma queda em
conseqüência de um deslizamento do compositor no gelo em Visby. No geral,
porém, a obra reflete uma visão da quietude do inverno.

Leilah Paiva vem se dedicando ao cenário artístico musical por várias
atuações como pianista e professora. Com uma classe privilegiada de alunos
talentosos, conta em seu currículo mais de uma centena de prêmios em
concursos nacionais e internacionais.  Como pianista tem representado
Curitiba em diversas cidades do Brasil, América Latina e Europa. A partir de
1997, passou a trabalhar com compositores do séc.XX, em particular aqueles
atuantes no Paraná. Tem participado sempre como professora convidada de
importantes festivais de música brasileira. É ainda, professora titular da
EMBAP desde 1976. No âmbito didático-pedagógico, um de seus projetos mais
importantes foi a tradução definitiva, para todos os países de língua
portuguesa, da obra "Microcosmos", de Bela Bartok, publicado pela editora
inglesa Bossey & Hawkes.

Atli Ellendersen nasceu nas Ilhas Faroe. Estudou violino com Arne Svendsen
em Copenhague, Dinamarca. Na Universidade de Copenhague estudou teoria
musical, piano e regência. Foi aluno do prof. Max Rostal no Conservatório de
Berna na Suíça. Desde 1989 reside no Brasil. Foi chefe de naipe dos segundos
violinos da Orquestra de Câmara de Blumenau. De 1998 a 2003 foi spalla da
Camerata Antíqua de Curitiba e da Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba
com a qual também realizou concertos como diretor musical. Apresenta-se como
solista e em recitais. Gravou vários CD's. Participou de masterclasses de
violino barroco com Manfredo Kraemer, Micaela Comberti e Luis Otavio Santos.
Como intérprete de música contemporânea tem participado freqüentemente de
festivais internacionais como o "Summartónar", nas Ilhas Faroe, onde já
estreou várias de compositores brasileiros antigos e contemporâneos. É
spalla da Orquestra de Câmara da PUC/PR e membro dos grupos de música antiga
"Das Tripas Coração" e Banza. Com este último gravou um CD em 2004.
Dedica-se também ao ensino de violino.

André Ehrlich. Clarinetista premiado em diversos concursos como: Concurso
Jovens Instrumentistas Brasil (Piracicaba), Concurso Internacional Jovens
Concertistas (RJ) e Concurso Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica do
Estado de São Paulo, entre outros. Membro fundador da Orquestra Sinfônica do
Paraná, em 1987 inicia seus estudos na Alemanha. Em 1996 conclui sua Pós
Graduação na Escola Superior de Música de Detmold, graduando-se com nota
máxima com louvor. Atualmente, além de 1º clarinete da Orquestra Sinfônica
do Paraná, frente a qual já solou múltiplas vezes, exerce intensa atividade
didática e camerística.


********************************************
********************************************


3. CONCERTO: Historia do Soldado, Stravinsky - versao integral (27 e 29/Jun
- CEU Pq Sao Rafael e Aricanduva, Sao Paulo, SP)


********************************************


De: antenorferreira em yahoo.com.br


Antenor Ferreira, doutorando em música pela ECA-USP, orientando do Prof.Dr.
Amilcar Zani, convida para a apresentação da História do Soldado de Igor
Stravinsky - versão integral (música e cena)

Dias 27 e 29 de junho nos CEUs Parque São Rafael e Aricanduva,
respectivamente, sempre as 19:30hs. SP.

Regência: Antenor Ferreira
Violino: Fernando Travassos
Contrabaixo: Miranda Bartira
Clarinete: Mário Marques
Fagote: Mariana Bergsten
Trompete: Carlos Sulpício
Trombone: Emerson Teixeira
Percussão: Paulo Zorzetto
Atores:
Diabo: Priscila Gomes
Soldado: René Ramos
Narrador: Antenor Ferreira
Produção e Direção Geral: Antenor Ferreira


********************************************
********************************************


4. CONCURSO: 8º Concurso Internacional de Composição Electroacústica
(LIMITE: 30/Jun - Parede, Portugal)


********************************************


De: concurso em misomusic.com


Prazo limite para envio de candidaturas: 30 de Junho de 2007 (carimbo dos
CTT)

8º CONCURSO INTERNACIONAL DE COMPOSIÇÃO ELECTROACÚSTICA 2007

REGULAMENTO

1 - As obras concorrentes deverão ser obras electroacústicas sobre suporte,
compostas em estúdio, difundidas por altifalantes em concerto sem
intervenção de fontes sonoras ao vivo. Podem incluir até um máximo de oito
canais e deverão ter uma duração compreendida entre cinco e quinze minutos.
Poderão participar compositores portugueses na categoria nacional e
compositores de qualquer nacionalidade na categoria internacional, com idade
não superior a 35 anos em 31/12/2006. Os compositores portugueses são
automáticamente candidatos apenas com uma obra a concurso às duas categorias
(nacional e internacional); podendo vir a cumular o prémio em ambas as
categorias.

Cada concorrente poderá participar com apenas uma obra, não editada
comercialmente, nem premiada em qualquer concurso nacional ou internacional.
Um compositor premiado no Concurso de Composição Electroacústica Música Viva
não poderá apresentar uma obra a concurso nos dois anos seguintes.

2 - As obras concorrentes deverão ser enviadas em triplicado, em versão
estéreo (suporte: CD ou DAT), para além de um exemplar da versão original
multicanais no caso das obras com mais de dois canais (neste caso o suporte
poderá ser ADAT, ou CD-R com os ficheiros audio correspondentes a cada um
dos canais em formato SDII, AIFF ou WAV).

3 - As obras concorrentes, unicamente identificáveis, sob pena de
afastamento do concurso, pelos próprios títulos, deverão ser enviadas em
triplicado até 30 de Junho de 2007 (registadas, fazendo fé o carimbo dos
CTT). Aos exemplares de cada composição deverá ser anexado um sobrescrito
fechado, apenas com a indicação do título da composição, o qual contenha os
elementos indispensáveis à identificação do autor, uma cópia do bilhete de
identidade ou do passaporte, assim como o contacto do mesmo; solicita-se
também um breve curriculum, uma breve descrição da obra e uma fotografia do
compositor. Os materiais das obras a concurso ficarão em arquivo na Miso
Music Portugal.

As obras deverão ser enviadas para: Concurso de Composição Electroacústica
2007 - Miso Music Portugal - Rua do Douro 92, Rebelva, 2775-318 Parede,
Portugal.

4 - Prémios: o júri poderá seleccionar até 3 obras numa categoria geral que
inclui todas as nacionalidades, e uma obra numa categoria nacional (apenas
para compositores portugueses).

As obras seleccionadas serão apresentadas no âmbito do Festival Música Viva
2007, num concerto pela Orquestra de Altifalantes, e serão editadas
posteriormente em CD pela Miso Records, no caso dos autores das obras
seleccionadas estarem de acordo com as condições oferecidas pela editora.

5 - O Júri internacional constituído por três membros, tornará pública a sua
decisão na sessão de abertura do Festival Música Viva 2007.

6 - O Júri poderá admitir que nenhuma das obras concorrentes merece ser
seleccionada. Das decisões do Júri não haverá recurso.

7 - A participação no Concurso implica a aceitação de todos os artigos do
presente regulamento.

8 - Caberá à Miso Music Portugal esclarecer quaisquer dúvidas que a
interpretação deste regulamento eventualmente suscite.


Dúvidas ou informações suplementares:
tel:+351.21.4575068 fax:+351.21.4587256 mailto:concurso em misomusic.com

http://www.misomusic.com/port/cria/concomp/2007_main.htm


MISO MUSIC PORTUGAL
Centro de Informação da Música  Portuguesa, membro da IAMIC
Secção Portuguesa da International Society of Contemporary Music
Secção Portuguesa da Confédération Internationale de Musique
Electroacoustique
Membro da European Conference of Promoters of New Music.

Estrutura financiada pelo Ministério da Cultura / Instituto das Artes

http://www.misomusic.com

http://www.mic.pt

Rua do Douro 92 - Rebelva
2775-318, PAREDE
PORTUGAL

Tel:+ 351-214575068
Fax: + 351-214587256


Deadline for submissions: June 30, 2007 (postmarked)



8TH ELECTROACOUSTIC COMPOSITION COMPETITION

RULES
In order to encourage the creation of electro-acoustic music, Miso Music
Portugal, the Portuguese section of the ISCM (International Society of
Contemporary Music) and the Portuguese Federation of the CIME (Confedération
Internationale de Musique Electroacoustique), is organising, as part of the
International Festival of Electro-acoustic Music - MÚSICA VIVA, the 8th
Música Viva Electro-acoustic Composition Competition 2007.

This competition is sponsored by the Ministry of Culture/Instituto das Artes

1 - The works submitted shall be recorded electro-acoustic pieces, composed
in studio, projected by loudspeakers in concert with the intervention of no
live sound sources. They may include a maximum of eight channels and should
have a duration of between five and fifteen minutes. The competition is open
to composers of any nationality, aged no more than 35 years on 31/12/2006,
each of whom may submit only one work, which must not have been commercially
published or awarded a prize in any national or international competition.
Any prize winner composer will not be allowed to submit a work on the two
years following the year of the prize award.

2 - The entries shall be sent in triplicate, in stereo version (on CD or
DAT), as well as a copy of the original multichannel version in the case of
works with more than two channels (in this case the works shall submitted in
ADAT, or CD-R with the audio files corresponding to each of the channels in
SDII, AIFF or WAV format).

3 - The works entered shall be identified only by their titles, on pain of
disqualification, and shall be sent in triplicate by 30 June 2007 (by
registered mail, the date being determined by the post mark) to: Música Viva
Electro-acoustic Composition Competition - Miso Music Portugal - Rua do
Douro 92 Rebelva 2775-318 Parede Portugal.

Entrants shall attach to each copy of their composition a closed envelope,
bearing only the title of the composition, and containing the details
required to identify the composer with a proof of nationality and age,
together with contact information. Please also send a short CV, a brief
description of the work and photograph of the composer. The materials
submitted as entries to the competition shall kept in the archives of Miso
Music Portugal.

4 - Prizes: the judges may select up to 3 works which will be presented
during Festival Música Viva 2007 at a concert given by the Loudspeaker
Orchestra, and which will then be released on CD by Miso Records, provided
the composers of the works selected agree with the terms offered by the
record company.

5 - The judges will announce its decision at the official opening of the
Música Viva Festival 2007.

6 - The judges may decide that none of the works submitted merit selection.
The judges' decision shall be final.

7 - Submission of an entry to the competition implies acceptance of all the
provisions of these regulations.

8 - Any questions which may arise as to the interpretation of these
regulations shall be clarified by Miso Music Portugal.

Other information:
tel:+351.21.4575068 fax:+351.21.4587256
mailto:concurso em misomusic.com

http://www.misomusic.com/ingl/crea/comcomp/2007_main.htm

MISO MUSIC PORTUGAL
Portuguese Music Information Centre, member of IAMIC
Portuguese Section of the International Society of Contemporary Music.
Portuguese Section of the International Confederation of Electroacoustic
Music.
Associate Member of the European Conference of Promoters of New Music

Funded by: Ministério da Cultura/Instituto das Artes

http://www.misomusic.com
http://www.mic.pt

Address: Rua do Douro 92 - Rebelva
Zip Code: 2775-318
City: PAREDE
Country: PORTUGAL
Phone:+ 351-214575068
Fax: + 351-214587256


********************************************
********************************************


5. ESPETACULO: "(Re)volta", Carmen Gomide. Musica de José Luiz Martinez
(14-24/Jun - VIGA Espaço Cênico, Sao Paulo, SP)


********************************************


De: rudrasena em uol.com.br


"(Re)volta"


Trata-se de uma suíte para quarteto de cordas e percussão, incluindo tabla,
illatalam (címbalos do sul da Índia), ton-tons, caixa, gongos, pratos e
vibrafone. A suíte foi gravada em sua maior parte em janeiro e fevereiro
deste ano no Estúdio Cachuera, com Milton Pires (1º violino), Denise
Pedrassoli (2º violino), Daniel Pires (viola), Teresa Cristina Rodrigues
(violoncelo), Joaquim Abreu (percussão).

As peças da suíte (opus 45) são as seguintes:

45.1 'Praeludium

45.2 'Ilattalam'

45.3 'Passos da Paixão'

45.4 'Passos Sobre a Ponte'

45.5 'Passo da Contingência'

45.6 'Interludium'

45.7 'Cinco Passos ao Sol'

45.8 'Sete Passos em Rupak'

45.9 'Postludium - Fuga'

A Fuga normalmente não é apresentada no espetáculo.


Serviço:

"(Re)volta"

Concepção, criação e interpretação: Carmen Gomide

Concebido pela bailarina e coreógrafa Carmen Gomide, com direção de Mariana
Muniz, (Re)volta traz poesia inédita de Alice Ruiz e música especialmente
composta por José Luiz Martinez. Por este trabalho de dança e performance,
Carmen Gomide foi agraciada com os Prêmios Klauss Vianna e Caravana Funarte
Petrobrás de Circulação Nacional, ambos pela Funarte. (Re)volta também foi
apresentado em Paris, na Journée Internationale de la Danse, com apoio da
Unesco e da Casa do Canadá.

Direção Geral: Mariana Muniz
Poema: Alice Ruiz
Música Original: José Luiz Martinez
Figurino: Carmen Gomide
Visagismo: Tânia Marcondes
Projeto de Luz: André Boll
Fotografia: Silvia Machado, Gil Grossi e Luciana Bortoletto
Vídeo: Canvas
Design Gráfico: Wilson Spinardi Jr
Assessoria de Imprensa: Marra Assessoria de Comunicação Ltda.
Produção: José Renato Fonseca de Almeida

De 14 a 24 de junho de 2007
De quinta a sábado as 21hs e domingos as 19hs
Preco: R$ 10,00
Meia-entrada para estudantes, idosos e classe teatral

Workshop
Dia 23 de junho de 2007
Sábado às 11hs
Sala de Ensaio
20 Vagas - Gratuito

Reservas podem ser feitas pelo e-mail joserfda em yahoo.com.br, com José Renato

VIGA Espaço Cênico

Telefone: (11) 38011843 - Rua: Capote Valente, 1323 - CEP: 05409-003
(entre a rua Heitor Penteado e a Amália de Noronha). Próximo ao metrô
Sumaré.


********************************************
********************************************


6. RECITAL: Horácio Gouveia (piano). Obras de Marisa Rezende, Berio, Kurtag
e Ligeti (16/Jun, 20:00hs - Espaço Cultural CPFL, Campinas, SP)

********************************************


De: nonstop21 em uol.com.br


16_junho
O piano contemporâneo

A experimentação apareceu sob diversas formar ao longo do século 20. Uma
delas foi a aposta em novas combinações sonoras, realizadas a partir da
ênfase em formações instrumentais diversificadas e, às vezes, inusitadas.
Mas os instrumentos tradicionais também tiveram seu papel neste rico
processo. E, no caso do piano, isso é particularmente verdade  - como mostra
o programa de hoje. De Berio, serão interpretadas Wasserklavier,
Feuerklavier e Rounds, exemplos de uma escrita marcada por justaposições,
alternâncias de dinâmicas, repletas de contrastes. De Ligeti, uma seleção
dos Estudos, talvez sua principal contribuição para o instrumento. E qual
seria a medida exata desta contribuição? Uma resposta possível está na obra
de Kurtág, contemporâneo e amigo de Ligeti, que em seus Jogos ecoa sua
influência; ou nas peças de Marisa Rezende que, nos primeiros anos do século
21, leva adiante a proposta de investigação das sonoridades do piano, dando
a ele lugar de destaque na busca por uma música nova.


[programa]

Marisa Rezende (1945)
- Ressonâncias (1993)
- Contrastes (2001)

Luciano Berio (1925-2003)
- Wasserklavier (1965)
- Feuerklavier (1989)
- Rounds (1967)

György Kurtág (1926) - Jogos (Játékok):
- Hommage à Tchaikovsky
- Hommage à Ligeti
- Hommage à Ferenc Farkas 2
- Hommage à Ferenc Farkas 3
- Keringö
- Perpetuum mobile (objet trouvé)

György Ligeti (1923-2006) - Estudos:
- Nº 5: Arc-en-ciel
- Nº 2: Cordes à vide
- Nº 10: Der Zauberlehrling
- Nº 11: Em Suspens (dedicado à Kurtág)
- Nº 6: Automne à Varsovie

[intérprete]
Horácio Gouveia, piano

SERVIÇO

Série: "Dialogar para Sobreviver - Berio e Ligeti, uma rajada de notas"
Curador: João Luiz Sampaio
Datas: 16 de junho
Horário: 20h
Local: Espaço Cultural CPFL
End.: R. Jorge Figueiredo Corrêa, 1.602, Campinas (SP)
Tel.: 19/ 3756-8000

Entrada franca


********************************************
********************************************


7. RECITAL: Quarteto Tau e Evandro Riga (piano). Obras de Alberto
Nepomuceno, Radamés Gnattali, Paulo de Tarso Salles,John Cage, Arnold
Schoenberg (16/Jun, 20:30hs - Campo Grande, MS, Brasil)


********************************************


De: evandrohiga em uol.com.br


RECITAL DO QUARTETO TAU DE VIOLÕES E DO PIANISTA EVANDRO HIGA

Dia 16 de junho (sábado) - 20:30 hs.
Teatro Glauce Rocha
Entrada franca

Integrado ao projeto de extensão Movimento Concerto e projeto Concertos
Universitários da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, é o segundo
recital de uma série de doze que serão apresentados até o final do ano no
Teatro Glauce Rocha e Auditórios do DAC, LAC e CCHS no campus da UFMS.

O Quarteto Tau de violões é integrado por Breno Chaves, Fábio Bartolini,
José Henrique de Campos e Marcos Flávio, todos músicos atuantes no Estado de
São Paulo, com estudos realizados no exterior e vencedores de diversos
concursos nacionais e participação em festivais internacionais.

O Tau nasceu com o propósito de ampliar o repertório de música de câmara
para violões, e tem no ecletismo uma de suas características. Neste ano
realizaram uma tournée de concertos nos Estados Unidos e lançaram o Cd
"Brasileiro" dedicado à música brasileira, com obras de Alberto Nepomuceno,
Radamés Gnattali, Carmo e Giacomo Bartolini e Paulo de Tarso Salles,
repertório que será apresentado no recital em Campo Grande.

O pianista Evandro Higa é professor no curso de licenciatura em música da
UFMS e graduado pelo Conservatório Brasileiro de Música, tendo realizado
pesquisa sobre os gêneros polca paraguaia, guarânia e chamamé para obtenção
do grau de mestre em musicologia pelo Departamento de Música da Escola de
Comunicações e Artes da USP. Para este recital, o repertório estará
privilegiando a produção musical do século XX com obras de John Cage, Arnold
Schoenberg, Claude Debussy, George Gershwin e Heitor Villa-Lobos.

Realização e apoio cultural:

A realização é da UFMS, Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis,
Departamento de Comunicação e Artes e Curso de Licenciatura em Música  com
apoio cultural da Fundação Municipal de Cultura (FUNDAC) e Prefeitura
Municipal de Campo Grande.


********************************************
********************************************


8. RECITAL e MASTERCLASS: Prof. Marcos Machado (contrabaixo, Univ. Southern
Mississippi, EUA). (19 e 21/Jun - Porto Alegre, RS, Brasil)


********************************************


Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Instituto de Artes
Departamento de Música

promove


RECITAL E MASTERCLASS DE CONTRABAIXO
COM PROF. MARCOS MACHADO
(University of Southern Mississippi/EUA)


Masterclass

dias 19 e 21 de junho de 2007, no Auditorium Tasso Corrêa do Instituto de
Artes
Horários:
dia 19, das 13h às 17h30
dia 21, das 14h30 às 17h30

Taxas de inscrição:
Executantes: R$50,00
Ouvintes: R$10,00

Informações e inscrições:
Coordenadoria das Atividades de Extensão DeMUS
Rua Senhor dos Passos, 248/sala 62 - Centro - Porto Alegre/RS
Fone/Fax: 3308 4325
E-mail: extmusica em ufrgs.br
Homepage: www.extensao.musica.ufrgs.br

----------------------------------------------------------------------------------


RECITAL

dia 21 de junho de 2007
às 20h
no Auditorium Tasso Corrêa do Instituto de Artes (Rua Senhor dos Passos, 248
- Centro - Porto Alegre/RS)

ENTRADA FRANCA

Convidado: Paulo Bergmann, piano


Programa

François Rabbath - Poucha Dass
A. Vivaldi - Largo
Frank Proto - Weeping Woman
Frank Proto - Charnel House
Salvador Amato - Fantasia Concertante
Patrick Michel - Tango for Andre
Patrick Neher - Juste Melodie
Errol Garner - Misty
Frank Proto - Nine Variants on Paganini

Currículos

MARCOS MACHADO

Natural de Bagé (RS), desenvolve carreira internacional, atuando como
solista, professor e músico de câmara. Reside nos Estados Unidos desde 1996,
e atualmente é professor de contrabaixo erudito e jazz na University of
Southern Mississippi, em Hattiesburg, e spalla da Meridian Symphony
Orchestra e Sinfonia Gulf Coast .

Sua formação teve início com o professor Milton R. Masciadri, na capital
gaúcha, no Conservatório de Música da OSPA- Orquestra Sinfônica de Porto
Alegre. Continuou os estudos na University of Georgia com o professor Milton
W. Masciadri. Marcos é doutor em música pela University of Illinois e teve
como orientador o professor Michael Cameron. Paralelamente, aperfeiçoou-se
na Europa com os renomados professores Duncan McTier (Suíça/Inglaterra) e
Franco Petracchi (Itália). Em 2004, estudou em Paris com François Rabbath,
considerado o mais importante contrabaixista da atualidade e tópico de sua
dissertação de doutorado.

O virtuosismo de Marcos Machado tem atraído a atenção de muitos músicos, em
especial do compositor americano Frank Proto que o descreveu como
"brilhante". Sua performance com a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre em
2003 foi considerada "espetacular". Tem feito diversas turnês pela Itália,
França, Suíça, Portugal, Alemanha, Inglaterra, Brasil e Argentina como
spalla e solista. Apresentou-se no Montreaux Jazz Festival (Suíça), no
Vienne Jazz Festival (França) e no Spoleto Festival (Estados Unidos). Em
Londres apresentou-se no Fairfield Hall e Queen Elizabeth Hall.

Marcos é um músico versátil e confortável em vários idiomas. Já trabalhou
com respeitados compositores , entre eles George Crumb, Charles Wuorinen e
Tristan Murail. Além do contrabaixo acústico, Marcos é muito requisitado no
baixo elétrico.

Performances em 2006 incluem diversas cidades americanas e brasileiras, com
destaque a première, na América do Sul, da Nine Variants on Paganini, de
Frank Proto, frente à Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, e recital de
abertura do 3º Encontro de Pesquisa em Música da Universidade de Maringá.

Em outubro se apresentará no Texas com o grupo de Câmara "Conspiracy", ja
nomeado duas vezes ao Grammy. Irá também a Nova Iorque gravar o novo CD do
grupo. Fará duas apresentações no LMTA (Associação de Instrumentos de Corda
de Louisiana), onde executará todos os Concertos escritos por Frank Proto
para o virtuoso François Rabbath.

Em novembro, Marcos será solista frente à Meridian Symphony, executando o
Concerto #3 (Picasso) de Frank Proto. A obra não é tocada desde sua estréia
em 1997 devido à sua extrema dificuldade.


PAULO BERGMANN

Natural de Bagé (RS), formou-se em 1993 no curso de Bacharelado em Piano
pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na classe da
professora Maly Weisenblum. Ingressou em 2000 no Mestrado em Música, Área de
Concentração: Práticas Interpretativas, pela Universidade Federal do Rio
Grande do Sul (UFRGS), onde estudou sob a orientação da professora Cristina
Capparelli Gerling. Participou de masterclasses ministradas por Jeffrey
Jacob, Charles Rosen, David Witten, Fernando Laires, Victor Rosenbaum,
Homero de Magalhães e Yara Bernette, entre outros.

Como bolsista da VITAE, participou do XLVI Seminário de Música de Câmara de
Bariloche, coordenado por Nicolás Chumachenco, como membro do Musitrio,
único grupo brasileiro selecionado para o evento. Com este mesmo grupo,
participou de recitais na Argentina, Santa Catarina, Minas Gerais e por todo
o estado do Rio Grande do Sul. Como camerista, tem desenvolvido intensa
atividade, tendo apresentado-se em recitais com Felix Renggli (flauta,
Suíça), Michael Titt (flauta, Noruega), Tadeu Coelho (flauta, Brasil), Fred
Mills (trompete, Canadá), Bret Schuster (trombone, EUA), entre outros.

Como pianista correpetidor, participou do Programa Musicistas, desenvolvido
pela CAPES em 1997 e 1998 na Universidade Federal do Rio Grande do Sul
(UFRGS). Também foi pianista correpetidor do 10º Seminário de Música de
Montenegro em 1997, e nos Festivais de Inverno da UNISINOS de 2002 a 2005.

Tem colaborado em concertos com a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre
(OSPA), Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro, Orquestra de Câmara da
ULBRA, Orquestra de Câmara SESI/FUNDARTE (Montenegro), Orquestra da UNISINOS
e Orquestra de Câmara da Universidade de Caxias do Sul (UCS).Em 1996/97 foi
professor substituto de Teclado Complementar e Harmonia na Universidade
Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Entre 2003 e 2005 foi professor da
UNISINOS (São Leopoldo), onde atuou no projeto Sinos Acorda.


********************************************
********************************************


9. COMPETITION: Shakuhachi Chamber Music Composition Competition 2008 and
the Shakuhachi Chamber Music International Prize 2008 (DEADLINE: 15/Jan/2008
- Lilydale, Australia)


********************************************


De: http://www.shakuhachichambermusic.com/


International Competition

SHAKUHACHI CHAMBER MUSIC COMPOSITION COMPETITION 2008
and the SHAKUHACHI CHAMBER MUSIC INTERNATIONAL PRIZE 2008

Announce an international competition, open to composers of any age and from
any country or any nationality. The aim is to encourage new works for
shakuhachi with western instruments and chamber groups. This 2008
competition will accept works for shakuhachi with string quartet and guitar,
in any combination.

The judging panel will comprise eminent leaders in the field of shakuhachi,
composition, academia and performance and they will select three finalists.

The world premiere of three selected finalists will be played on Sunday 6th
July 2008 in the Finals concert of the Shakuhachi Chamber Music Composition
Competition 2008 with the announcement of the Shakuhachi Chamber Music
International Prize 2008.

All finalists will receive a monetary prize with an Audience Award also
being given.

The closing date is 15th January 2008.

Visit the competition site at www.shakuhachichambermusic.com


********************************************
********************************************


10. RESULTS: 2007 International Rostrum of Composers. Oscar STRASNOY
(Argentina), Recommended Work (11/Jun - Paris, FRANCA)


********************************************


De: http://www.unesco.org/imc/

Results of the 2007 International Rostrum of Composers

Paris, June 11, 2007. The 54th International Rostrum of Composers (IRC) took
place at the Maison de la Radio in Paris, June 5 to 9, 2007, organised by
the International Music Council in cooperation with Radio France and with
the financial support of UNESCO.

The 2007 Rostrum gathered representatives from 33 national radio networks
from four continents, which presented 64 works composed within the five
years preceding the Rostrum. CBC Executive Producer David Jaeger (Canada)
chaired the sessions. After the listening sessions, the assembly of
delegates selected and recommended the most important works in two
categories: general and "young composers". These and other works will be
presented in concerts and broadcast after the Rostrum by the participating
and other interested radio stations.

Press release
http://www.unesco.org/imc/programmes/irc_release.pdf

Communiqué de presse
http://www.unesco.org/imc/programmes/irc_release_f.pdf


RECOMMENDED WORK:

Oscar STRASNOY (Argentine/Argentina)  The End
Présentée par / Presented by Radio France


********************************************
********************************************


11. TALLER DE DIRECCION ORQUESTAL: Dir. Arturo Tamayo (Espanha). (06/Ago -
Montevideo, Uruguai)


********************************************


De: nmnm em adinet.com.uy


núcleo música nueva de montevideo

taller de dirección orquestal
a cargo de ARTURO TAMAYO

El prestigioso director de orquesta español Arturo Tamayo dirigirá el 6 de
agosto próximo en Montevideo un concierto de la Orquesta Sinfónica del SODRE
con obras de compositores latinoamericanos actuales. Coincidentemente con su
presencia montevideana, ofrecerá una charla para público en general, así
como un taller en torno a la "Selección y dirección orquestal de repertorio
contemporáneo", de cupo limitado.

Dada la naturaleza del taller, se privilegiará la inscripción de directores
y estudiantes de dirección orquestal, y se aceptará en segundo término a
músicos y musicólogos interesados específicamente en el tema. El taller, que
se dictará en el Centro Cultural de España los días mièrcoles 1º y jueves 2
de agosto a las 15:00 horas, será sin costo, gracias a la colaboración de
dicha institución.

Los interesados podrán enviar su solicitud de inscripción antes del 15 de
julio al Núcleo Música Nueva, a la dirección

<nmnm em adinet.com.uy>

adjuntando un breve currículum.

Tamayo ha sido director invitado por varios de los más importantes
festivales de música europeos, tales como el de Salzburgo, el de Lucerna,
Wien Modern, Proms de Londres, Bienal de Venecia, Maggio Musicale
Fiorentino, Holland Festival, Festival de Otoño de París, Bienal de Música
de Berlín y Trienal de Colonia. Su carrera se ha visto jalonada por estrenos
absolutos de compositores contemporáneos como John Cage, Iannis Xenakis,
Klaus Huber, Giacinto Scelsi, Brian Ferneyhough, Wolfgang Rihm, Mauricio
Ohana, Sylvano Bussotti, Niccolò Castiglioni, Luis de Pablo, Mauricio Kagel,
Giacomo Manzoni y Philippe Manoury, y por colaboraciones con algunos de los
más eminentes compositores de nuestro tiempo: Pierre Boulez, Luciano Berio,
Karlheinz Stockhausen, Olivier Messiaen, Goffredo Petrassi, Luigi Nono,
Witold Lutoslawski, Morton Feldman, Helmut Lachenmann, Giacinto Scelsi y
Salvatore Sciarrino.

Como director de ópera se ha presentado en numerosos teatros, entre los
cuales se cuentan la Deutsche Oper de Berlín, la Wiener Staatsoper, el
Covent Garden de Londres, el Teatro la Fenice de Venecia, la Ópera de Roma,
el Teatro Real de Madrid, la Ópera Cómica de París y la Ópera de Graz,
ofreciendo un repertorio variado que va de Mozart y Bellini a estrenos
absolutos de Rihm, Bussotti o Huber, sin olvidar obras de repertorio poco
habituales como la "Lulu" de Alban Berg, el "Moisés y Arón" de Arnold
Schoenberg o el "Doktor Faust" de Ferruccio Busoni.


********************************************
********************************************


12. VIDEOS: Videos de Música Contemporánea (20/Jun, 19:15hs - Montevideo,
Uruguai)


********************************************


De: nmnm em adinet.com.uy


núcleo música nueva de montevideo

videos de música contemporánea
en el centro cultural de españa

El miércoles 20 de junio a las 19:15 horas el Núcleo Música Nueva de
Montevideo realizará un primer programa de videos de música contemporánea en
colaboración con el Centro Cultural de España, en la sede de esta
institución, Rincón 629 (entre Bartolomé Mitre y Juan Carlos Gómez). Se
verán aspectos de la producción de compositores de España y Cuba.   La
entrada es libre.

El programa del miércoles 20, primero de las Jornadas 2007 de video del
Núcleo, presentará dos visiones complementarias del quehacer musical de
nuestros días. El programa comprende el montaje de un concierto de la
extraordinaria cantante-compositora española Fátima Miranda (una figura
sobresaliente en el ámbito de las nuevas técnicas vocales), y una recorrida
por la obra del compositor y virtuoso guitarrista cubano Leo Brouwer, de la
mano del propio Brouwer.


********************************************
********************************************


13. NOTA: Estreias de obras de Arthur Kampela (Jun/2007 - Strasbourg,
FRANCA)


********************************************


De: arthurkampela em earthlink.net


Arthur Kampela estreiou 2 obras para instrumentos e sons eletroacusticos no
Museu de Arte Moderna de Strasbourg ambas apresentadas pelo Ensemble LINEA
de Strasbourg. O concerto realizou-se 1 de Junho de 2007. As obras,
"Percussion Study V" para viola tocada 'alla chitarra' e sons eletronicos e
"Elastics" para Flauta, violao e sons eletronicos, foram criadas por Pablo
Marquez (viola e violao) e Mario Carolli, flautas (um grande interprete das
obras de Ferneyhough). O concerto apresentou ainda a obra Microphonie de
Stockhausen. Apos este concerto no Museo de Arte Moderna o Compositor
apresentou-se no Theatre "Hall des Chars" (ainda em Strasbourg) com o
baixista brasileiro Jose Moura para um show exclusivo de sua musica
'pop-hibrida' (avant-Bossas-Novas, sambas atonais, peças contemporaneas,
etc). Kampela obteve resposta entusiastica de publico e critica presente em
ambos os concertos.
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/cdmusica-l/attachments/20070614/1c6b4d51/attachment-0002.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Cdmusica-l