[FWD cdmc] - 24/2007 -

FWD cdmc fwd.cdmc em gmail.com
Sex Jun 29 10:36:08 BRT 2007


*FWD cdmc  - 24   29/06/2007 *

*CENTRO DE DOCUMENTACAO DE MUSICA CONTEMPORANEA*

*PESQUISA, DOCUMENTACAO E INFORMACAO MUSICAL*

*BIBLIOTECA CENTRAL DA UNICAMP - TERREO*

*CAIXA POSTAL  6136 - CEP 13083-859*

*ABERTO DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA DAS 9:00H ATE AS 17:00H *

*DIRECAO: PROFA. DRA. LENITA W. M. NOGUEIRA
PRODUCAO E MONTAGEM DO FWD CDMC: DENIS KOISHI
**www.unicamp.br/cdmc*



Noticias somente em texto simples, sem figuras nem tabelas, enviar a:
cdmusica em unicamp.br


Para receber/cancelar o recebimento do FWD cdmc enviar seu pedido a
cdmusica em unicamp.br



1 -        AUDICOES : Orquestra Sinfonica de Minas Gerais (Jul/2007 - Belo
Horizonte, MG, Brasil) <#_Toc170872334>

2 -        CHAMADA DE TRABALHOS: V ENCUN, Encontro de Estudantes
Universitarios (LIMITE: 13/Jul - Sao Paulo, SP) <#_Toc170872335>

3 -        CONCERTO: Orquestra Sinfonica Municipal de Campinas, reg. Karl
Martin. Obras de Britten, Ginastera (30/Jun e 01/Jul - Campinas, SP,
Brasil)<#_Toc170872336>

4 -        CONCERTO: Adalmario Pacheco (piano); Duo Instrumentalis. Obras de
Prokofiev, Poulenc, Duttileux (29/Jun, 19:30hs - Conservatorio UFMG, Belo
Horizonte, MG, Brasil) <#_Toc170872337>

5 -        CONCURSO DE REGENCIA : III Concurso Internacional de Regencia
Orquestral, OSESP (LIMITE : 30/Nov/2007  - Sao Paulo, SP,
Brasil)<#_Toc170872338>

6 -        CONCURSO PUBLICO: Regente de coral e musica de camara, UEMS
(LIMITE: 12/Jul - Campo Grande, MS, Brasil) <#_Toc170872339>

7 -        RADIO: Ciclo Marlos Nobre na Radio MEC (Jul/2007 - Rio de
Janeiro, RJ) http://www.radiomec.com.br/online/ <#_Toc170872340>

8 -        RECITAL: Trio Turina. Obras de Enrique Granados e Joaquin Turina
(01/Jul - Teatro Popular do SESI, Sao Paulo, SP) <#_Toc170872341>

9 -        RECITAL: Antonio Meneses (violoncelo) e Celina Szvinsk (piano).
Obras de Nadia Boulanger, Martinu, Calimerio Soares, Camargo Guarnieri,
Villa-Lobos (30/Jun, 20:00hs - Espaco Cultural CPFL, Campinas,
SP)<#_Toc170872342>

10 -      RECITAL e MASTERCLASS: Guillaume Tardif (violino, Canada); (03 e
06/Jul - Porto Alegre, RS, Brasil) <#_Toc170872343>

11 -      CALL FOR PAPERS:  6th European Music Analysis Conference
(DEADLINE: 15/Jul - Freiburg, Alemanha) <#_Toc170872344>

12 -      COMPETITION: 3rd International Composition Competition for
Symphonic Band (DEADLINE: 31/Jul - Lille, Franca) <#_Toc170872345>

13 -      COMPETITION : 7th International Competition Franz Schubert
(DEADLINE :31/Mai/2008  - Graz, Austria) <#_Toc170872346>

14 -      COMPETITION: 28th Young Composer Competition, Frederic Mompou
International Award (DEADLINE: 01/Out/2007 - Barcelona, Espanha)<#_Toc170872347>

15 -      CONVOCATORIA A COMPOSITORES RESIDENTES: I. Concurso de
Compositores residentes LIPM 2007 y Concurso de Sonoclip con Medios
Electroacusticos (LIMITE: 15/Out - Buenos Aires, Argentina) <#_Toc170872348>

16 -      WORKSHOP - 4th International Workshop for Young Composers
(DEADLINE: 20/Abr/2008 - Dundaga, Letonia) <#_Toc170872349>

17 -      NOTA: Flo Menezes recebe Premio Especial do 1o. Concurso
Internacional de Composicao Giga Hertz-Preis (Jun/2007 - Karlsruhe,
ALEMANHA) <#_Toc170872350>


********************************************
********************************************


1. AUDICOES : Orquestra Sinfonica de Minas Gerais (Jul/2007 - Belo
Horizonte, MG, Brasil)


********************************************


A Fundacao Clovis Salgado e o ICOS - Instituto Cultural Orquestra Sinfonica
comunicam aos interessados que entre os dias 08 e 22 de julho do corrente
ano, havera audicoes para preenchimento de vagas na Orquestra Sinfonica de
Minas Gerais.

A selecao esta aberta para todos os naipes do conjunto sinfonico, ou seja,
violino, viola, violoncelo, contrabaixo, oboe, flauta, clarineta, fagote,
trombone, trompete, trompa, tuba, percussao, harpa e teclado.

As chefias de naipes tem inscricoes abertas ate 2 de julho. As audicoes
serao realizadas no Palacio das Artes, em Belo Horizonte, entre os dias 8 e
15 do mesmo mes. O salario do cargo e de R$ 4,8 mil. Ja para os candidatos a
musico de secao, o prazo de matricula estende-se ate 10 de julho, com
audicoes agendadas para o periodo de 16 a 22 de julho. A remuneracao dos
aprovados sera de R$ 4 mil por mes.

Duvidas entre em contato com a Banca Examinadora.
audicao em icos.org.br

EDITAIS :

http://www.icos.org.br/


********************************************
********************************************


2. CHAMADA DE TRABALHOS: V ENCUN, Encontro de Estudantes Universitarios
(LIMITE: 13/Jul - Sao Paulo, SP)


********************************************


De: adrimauricio em uol.com.br


V ENCUN, Encontro de Estudantes Universitarios: 07-12/Out

O Encontro, que ocorre anualmente desde 2002, nesse ano e organizado por
estudantes e professores da USP, UNESP e FASM. Chamadas de pecas para piano
solo, grupos de percussao, eletroacustica e ensembles. Apoio: Projeto
Pro-eve/USP, Fundo de Cultura e Extensao/USP e Centro Universitario Maria
Antonia. Envio de pecas: ate o dia 13/Jul. Mais informacoes:
http://www.encun2007.cjb.net/ .


APRESENTACAO

O V ENCUN sera realizado entre os dias 7 e 12 de outubro de 2007 na cidade
de Sao Paulo, no Centro Universitario Maria Antonia (CEUMA). O espaco e
ideal para a realizacao do evento devido a sua localizacao privilegiada e de
facil acesso no centro da cidade, alem da possibilidade de abrigar tanto
concertos quanto cursos e palestras.

Para a quinta edicao do Encontro, serao realizados cinco concertos: Um
concerto com obras para piano solo, um concerto com obras para percussao, um
concerto de musica eletroacustica e dois concertos com obras instrumentais
para formacoes variadas. Compositores residentes em qualquer parte do pais
podem inscrever suas obras segundo as diretrizes expostas no edital. As
apresentacoes contarao com recursos de informatica e audiovisual, cedidos
pelo CEUMA, que possibilitarao sua transmissao em tempo real pela internet.

Alem dos concertos, serao oferecidos cursos com compositores convidados (a
definir) e sessoes de escuta em que os participantes poderao discutir as
obras apresentadas. A programacao completa do evento estara disponivel neste
site a medida que as atividades forem definidas.


HISTORICO

O ENCUN - Encontro Nacional de Compositores Universitarios - foi idealizado
em 2003 por estudantes dos cursos de graduacao em Musica da Unicamp. O
Encontro nasceu da vontade de se criar um espaco de divulgacao das obras de
jovens compositores brasileiros, propiciando assim um importante intercambio
entre estudantes de todo o pais.

Na sua primeira edicao, realizada em Campinas-SP em 2003, alem da veiculacao
de obras ineditas de jovens compositores, foram tambem realizadas
mesas-redondas, palestras e comunicacoes de trabalhos academicos.

O II Encontro aconteceu em 2004 na cidade de Londrina-PR, organizado por
estudantes da UEL (Universidade Estadual de Londrina). Nessa edicao, o
evento foi expandido e ampliado, sendo instauradas mesas-redondas e cursos
com a duracao de tres dias. Os cursos foram ministrados por professores e
compositores de diversas regioes do pais.

O III Encontro foi realizado em 2005 na cidade de Curitiba-PR, organizado
por estudantes da UFPR (Universidade Federal do Parana), e ampliou a
programacao do evento que passou a comportar, alem dos concertos,
mesas-redondas e cursos, sessoes de escuta onde os compositores tinham um
espaco para discutir as obras apresentados em concerto no dia anterior.

O IV Encontro foi realizado em 2006, na cidade de Belem-PA, organizado por
estudantes da UFPA (Universidade Federal do Para), aproximando o evento das
regioes Norte e Nordeste do Brasil, tendo em vista uma maior abrangencia, ja
que as edicoes anteriores haviam reunido principalmente compositores das
regioes Sul e Sudeste.

A quinta edicao (2007) e organizada por estudantes da USP, UNESP e FASM
(Faculdade Santa Marcelina), dando continuidade a este importante encontro
ja consolidado dentro da agenda academica dos jovens compositores do Brasil,
bem como do publico interessado pela producao musical contemporanea. Todos
os eventos da programacao serao gratuitos e abertos a todos os interessados.


********************************************
********************************************


3. CONCERTO: Orquestra Sinfonica Municipal de Campinas, reg. Karl Martin.
Obras de Britten, Ginastera (30/Jun e 01/Jul - Campinas, SP, Brasil)


********************************************


Orquestra Sinfonica Municipal de Campinas
T e m p o r a d a   2 0 0 7

Nosso proximo programa sera executado nos dias:  30  jun - 20h  e  01  jul -
17h, no Teatro Interno do Centro de Convivencia Cultural Carlos Gomes.


CONCERTO OFICIAL

Serie Condor - 3o. Concerto

30 jun - sab - 20h - 01 jul - dom - 17h

As Obras - A Solista

P r o g r a m a


BENJAMIN BRITTEN (1913-1976)
Soirees Musicales Op. 9 - Suite para Orquestra em 5 movimentos

ALBERTO GINASTERA (1916-1983)
Concerto para Harpa e Orquestra Op. 25

solista - Cristina Braga, harpa

 I n t e r v a l o

FELIX MENDELSSOHN (1809-1847)
Sinfonia n. 5, em Re Maior, Op. 107, "Reforma"


Regente
Karl Martin

Serie
Condor

Programacao

23 de junho, 20h
24 de junho, 17h
Maestro: Karl Martin
Solistas: Diana Kacso (piano);  Jose Eduardo D'Almeida (viola)

30 de junho, 20h
01 de julho, 17h
Maestro: Karl Martin
Solista: Cristina Braga (harpa)

14 de julho, 20h
15 de julho, 17h
Maestro: Karl Martin
Solista: Sonia Rubinsky (piano)


Centro de Convivencia Cultural Carlos Gomes


Servico

Local: Teatro Interno do Centro de Convivencia Cultural Carlos Gomes- Pca.
Imprensa Fluminense, s/no. - Cambui
Ingressos: R$ 15,00 (inteira)  - R$ 7,50 (meia-entrada): Aposentados,
estudantes, maiores de 60 anos
Bilheteria: (19) 3232-4168


Realizacao
Prefeitura Municipal de Campinas
Orquestra Sinfonica Municipal de Campinas
Tel: (19) 3237-2730

http://www.sinfonicadecampinas.com.br
mailto:contato em osmc.com.br


********************************************
********************************************


4. CONCERTO: Adalmario Pacheco (piano); Duo Instrumentalis. Obras de
Prokofiev, Poulenc, Duttileux (29/Jun, 19:30hs - Conservatorio UFMG, Belo
Horizonte, MG, Brasil)


********************************************


De: sandramontreal em hotmail.com


Concerto de Outono

Direcao Artistica: Sandra Loureiro de Freitas Reis

Data: 29 de junho de 2007, sexta-feira as 19h30

Local: Conservatorio UFMG - Av. Afonso Pena, 1534


PROGRAMA

Primeira Parte
Adalmario Pacheco - piano

Beethoven - Sonata Op. 31 no. 2, em Re menor, "Tempestade" -Allegro / Adagio
/ Allegretto

Sergei Prokofiev - Sonata no. 7 Op. 83, em Si b Maior - Allegro inquieto /
Andante caloroso / Precipitato


Segunda Parte
Duo Instrumentalis

Mauricio Veloso - piano
Militza Franco - flauta

Claude Debussy - De Petite Suite: - 1. En  bateau

Francis Poulenc - Sonate
1. Allegro malinconico
2. Cantilena
3. Presto giocoso

Robert Schumann - 3 Romanzen, op.94
1. Nicht schnell
2. Einfach, innig
3. Nicht schnell

Henri Dutilleux - Sonatine
Allegretto, Andante, Anime


********************************************
********************************************


5. CONCURSO DE REGENCIA : III Concurso Internacional de Regencia Orquestral,
OSESP (LIMITE : 30/Nov/2007  - Sao Paulo, SP, Brasil)


********************************************


OSESP ABRE INSCRICOES PARA CONCURSO DE REGENCIA


Reger a Orquestra Sinfonica do Estado de Sao Paulo e um sonho para muitos
maestros. Ate 30 de novembro, a Osesp tem inscricoes abertas para o III
Concurso Internacional de Regencia Orquestral. O vencedor, alem do premio de
R$ 16 mil, vai assumir o cargo de regente assistente da Orquestra por um
ano, hoje ocupado pelo chileno Victor Hugo Toro. Nessa funcao, o ganhador
vai assistir a todos os ensaios e apresentacoes, e deve estar sempre apto a
substituir o maestro titular, John Neschling.

O concurso e aberto a candidatos de todas as nacionalidades, nascidos a
partir do dia 30 de novembro de 1973. Espera-se dos interessados
objetividade para conducao dos ensaios, dominio das tecnicas de regencia e
capacidade de aprendizagem rapida.

Todas as etapas estarao sob judice dos regentes Yoram David, Jan Latham
Koenig, Jose Maria Florencio e Roger Epple. Alem do juri, presidido por John
Neschling, a orquestra, atraves de seus musicos, tem direito a um voto. A
primeira fase sera uma analise de dados enviados pelos participantes. As
outras serao provas publicas, realizadas na Sala Sao Paulo, entre os dias 28
e 29 de fevereiro e 1o. de marco do proximo ano. No repertorio do concurso,
obras de Brahms, Mozart, Bartok, Stravinsky.

O pedido de inscricao deve ser feito mediante a apresentacao da ficha de
inscricao assinada e acompanhado dos seguintes documentos: duas copias da
certidao de nascimento ou passaporte, duas copias do curriculo completo,
duas copias do curriculo artistico resumido, duas copias das qualificacoes
academicas, copias de tres diferentes criticas publicadas em jornais ou
revistas, tres cartas de recomendacao especificas para o Concurso; duas
fotos artisticas; documentos que atestem trabalhos profissionais realizados;
e DVD ou VHS com no minimo 10 minutos de registro de trabalho frente a uma
orquestra sinfonica ou de camara.

Todo o material deve ser entregue pessoalmente ou enviado por correio, por
meio de carta registrada para o endereco: III Concurso Internacional de
Regencia Orquestral  - Premio Osesp; Praca Julio Prestes s/no.; Sao Paulo
(SP)  - Brasil; CEP: 01218-020. Mais informacoes no site da Osesp
www.osesp.art.br


********************************************
********************************************


6. CONCURSO PUBLICO: Regente de coral e musica de camara, UEMS (LIMITE:
12/Jul - Campo Grande, MS, Brasil)


********************************************


UEMS abre concurso para regente de coral e musica de camara

A UEMS esta com concurso aberto ate 12 de julho para regente de coral e
musica de camara, cargo para o qual se exige graduacao e mestrado em Musica.
As inscricoes estao sendo recebidas pelo Setor de Selecao e Lotacao da
universidade, localizado na sede da UEMS, em Dourados, e podem ser feitas
por sedex, pessoalmente ou por procurador legalmente constituido. A taxa e
de R$ 100,00 e os valores salariais podem variar de 2.537,18 a 3.432,66,
dependendo da titulacao do candidato.

O regime de trabalho e de oito horas diarias, perfazendo um total de 40
horas semanais. O profissional nomeado tera como atribuicoes formar grupos
de musica instrumental, reger grupos de coral e orquestra; trabalhar
conteudos teoricos e praticos com os componentes de grupos de coralistas e
instrumentistas e de projetos desenvolvidos na UEMS na area musical;
coordenar e/ou colaborar na realizacao de projetos na area musical,
desenvolvidos com alunos e com grupos da comunidade em geral; realizar
apresentacoes publicas e em eventos institucionais com os grupos musicais;
desenvolver atividades musicais em parcerias da UEMS com instituicoes
publicas e privadas; realizar master classes, oficinas, workshops,
exercicios publicos, na sede da UEMS e em suas unidades, conforme demandas;
realizar apresentacoes nas unidades universitarias da UEMS; elaborar
projetos para concorrer a editais publicos de diferentes orgaos de fomento;
captar recursos junto a empresas da iniciativa privada e executar outras
tarefas de mesma natureza e nivel de dificuldade.

O processo seletivo constara das provas: escrita, pratica e de titulos,
realizadas de 13 a 17 de agosto de 2007, na Casa da Cultura UEMS, localizada
a rua Monte Alegre, 1810, em Dourados. A prova pratica, de carater
eliminatorio, constara da execucao ao piano de tres pecas cameristicas,
extraida da lista organizada com base no programa de provas. O candidato
devera trazer o(s) instrumentista(s) que o acompanharao na execucao da peca,
sendo a performance de sua inteira responsabilidade. A prova sera
cronometrada pela Banca Examinadora e devera ter obrigatoriamente um tempo
superior a 20 minutos e inferior a 30 minutos de musica.

A sede da UEMS esta localizada na Cidade Universitaria de Dourados, em
frente ao Aeroporto Municipal. Todas as informacoes para a investidura do
cargo estao no edital, publicado neste site, no link "concursos". Mais
informacoes podem ser obtidas pelo telefone (67) 3411-9042.

Isabela Schwengber
Assessoria de Imprensa / UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

EDITAL: http://www.uems.br/portal/editais/Ed_04_07_RTR_Reg_Coral.doc


********************************************
********************************************


7. RADIO: Ciclo Marlos Nobre na Radio MEC (Jul/2007 - Rio de Janeiro, RJ)
http://www.radiomec.com.br/online/


********************************************


De: dianaarismendi em cantv.net


CICLO MARLOS NOBRE NA RADIO MEC (JUNHO E JULHO 2007)


Esta acontecendo na Radio MEC FM (98,9 MHz) no programa "Compositores
Brasileiros, producao e apresentacao de Jorge Ayer, sempre aos domingos, as
22 horas, o CICLO MARLOS NOBRE, apresentando em cada programa um genero da
producao do compositor, em forma de entrevista com o proprio criador
brasileiro.

Marlos Nobre explica, em cada programa, a genese de cada obras, os aspectos
tecnicos, estruturais e esteticos das diferentes etapas de sua carreira,
formando assim um caleidoscopio de sua producao desde 1959 aos nossos dias.

Vencedor recente, por unanimidade pela primeira vez em sua historia, do VI
Premio Tomas Luis de Victoria 2005, na Espanha, o compositor foi declarado
"el mas grande compositor vivo del continente iberoamericano" (Revista
Musica Iberoamericana, pagina 186, artigo "Marlos Nobre laudatio", pelo
musicologo e compositor espanhol Tomas Marco.

A seguir a programacao do Ciclo:


JULHO

01/07/07 : Obras para violao: Homenagem a Villa-Lobos, 4 Momentos, Prologo e
Toccata, Reminiscencias.

08/07/07 : Obras para 2 violoes: Tres Ciclos Nordestinos (15 pecas) e
Concerto Duplo para 2 violoes e Orquestra.

15/07/07 : Obras para percussao: Rhythmetron, Sonancias I e Sonancias III.

22/07/07 : Musica de Camara : Trio para piano, violino e violoncelo,
Quinteto de Sopros, Desafio II para violoncelo e piano.

29/07/07 : Obras para Orquestra: Convergencias, In Memoriam e Kabbalah.

As obras sao interpretadas por solistas, orquestras e conjuntos de renome,
como a Orchestre de la Suisse Romande, Nova Philharmonia de Londres,
Orchestre Philharmonique de l´Opera de Nice, Franca; violonistas Sergio e
Odair Assad, Joaquim Freire e Marcelo Kayath; pianistas Maria Luiza Corker,
Bernardo Scarambone, Clelia Iruzun e Horacio La-vandera; soprano espanhol
Pilar Jurado; Cello Octeto Conjunto Iberico de Amsterdam; Piano Trio da
Texas University; Quinteto de Sopros da Cidade do Mexico; violoncelistas

Carlos Prieto e Jesus Castro-Balbi; regentes Alvaro Cassutto, Roberto
Minczuk e Elias Arizcuren alem do proprio Marlos Nobre que atua como diretor
de orquestra e solista ao piano. A maioria das obras foi lancada
recentemente em CD na Europa e nos Estados Unidos pelos selos Channel
Classics, Leman Classics, Dorian Records e sao apresentadas neste ciclo em
primeira audicao no Brasil.


********************************************
********************************************


8. RECITAL: Trio Turina. Obras de Enrique Granados e Joaquin Turina (01/Jul
- Teatro Popular do SESI, Sao Paulo, SP)


********************************************


De: imprensa em sesisenaisp.org.br


SESI-SP APRESENTARA, NO PROXIMO DOMINGO (1o./07),
O TRIO TURINA

O repertorio do grupo homenageara os compositores Enrique Granados e Joaquin
Turina . A apresentacao sera realizada domingo, a partir do meio dia, no
Teatro Popular do SESI.

A entrada e franca.

Sao Paulo, 25/06/2007 - O concerto que abre a programacao de julho do Musica
em Cena sera do Trio Turina , grupo composto pelo pianista Mario Balzi, a
violinista Maria Cristina Balzi e a violoncelista Ji Yon Shim . A
apresentacao do proximo domingo (1o./07) contara com obras dos compositores
espanhois Enrique Granados e Joaquin Turina.


Historico do grupo

O trio foi formado neste ano com o objetivo de divulgar a musica de camera
menos conhecida do grande publico, em especial a de origem espanhola. Em
suas apresentacoes, o grupo varia a formacao tambem para duo de violino e
piano ou violoncelo e piano. As obras apresentadas destacam os trios e
outras obras de compositores espanhois como Joaquin Turina e Enrique
Granados, alem de Manuel de Falla , Isaac Albeniz e Joaquin Rodrigo . O
grupo se apresentou na temporada 2006 da Pinacoteca/Bank Boston, em Sao
Paulo.

O musico espanhol Mario Balzi iniciou seus estudos musicais em sua terra
natal, Barcelona. Ja se apresentou como recitalista e camerista em salas de
concerto em Roma, Nice, Nova Iorque, Phoenix, Princeton, Barcelona, assim
como nas principais salas do Brasil ao lado de artistas como Fiorenza
Cossotto, Dorothy Maddison, Scott McCoy, Airton Pinto e da Orquestra
Sinfonica do Estado de Sao Paulo (OSESP). E Mestre em piano solista e em
piano colaborador pela Arizona State University e pelo Westminster Choir
College, nos Estados Unidos. Tambem dedica parte de seu tempo a atividade
docente e de pianista colaborador no Centro de Estudos Musicais Tom Jobim,
da Secretaria de Estado da Cultura de Sao Paulo.

Maria Cristina Braga Maria Cristina Braga iniciou seus estudos de violino na
Escola de Musica de Jundiai . Estudou com Marcos Fukuda e Elisa Fukuda em
Sao Paulo e integrou a Orquestra Sinfonia Cultura e a Orquestra Experimental
de Repertorio . Atualmente, leciona e atua como violinista convidada na
Orquestra Jazz Sinfonica de Sao Paulo e na Orquestra Sinfonica da
Universidade de Sao Paulo (OSUSP). Foi convidada para integrar o programa de
Mestrado e Doutorado na James Madison University , em Harrisonburg,
(Virginia/EUA). Atualmente, ministrar aulas de violino no Centro de Estudos
Musicais Tom Jobim da Secretaria de Estado da Cultura .

Ji Yon Shim e mestre e doutora em musica pela University of Illinois (EUA),
onde colaborou como professora assistente por quatro anos, de 1998 a 2002.
Obteve o Perfectionement e o premio maximo Virtuosite pelo Conservatorio
Superior de Musica de Genebra . No Brasil, venceu os seguintes concursos:
Jovens Solistas da Orquestra Sinfonica de Sao Paulo, Jovens Instrumentistas
do Brasil (Piracicaba/SP), Jovens Instrumentistas de Cordas Pro-Musica em
(Juiz de Fora/MG) e Jovens Solistas da Orquestra Sinfonica Jovem Municipal
de Sao Paulo.

Lecionou violoncelo na Eastern Illinois University em Charleston Illinois,
alem de ter tocado como spalla e concertino em orquestras desta cidade como
a Illinois Symphony Orchestra, a Danville Symphony Orchestra, a Eastern
Illinois University Symphony Orchestra, e tambem no Japao na Toho Academy
Festival Orchestra.

Concluiu o bacharelado em violoncelo pela UNESP e foi solista de orquestras
como a Orquestra Sinfonica Estadual de Sao Paulo, a Orquestra Sinfonica de
Campinas, a Orquestra Sinfonica da USP e a Orquestra Sinfonica Jovem
Municipal de Sao Paulo . Atualmente e professora de violoncelo e de musica
de camera na Faculdade Integrada Cantareira.


SERVICO:
Musica em Cena 2007 - Trio Turina

Local: Teatro Popular do SESI - Avenida Paulista, 1313 - Metro Trianon-Masp

Data e horario: 1o. de julho (domingo), as 12 horas.

Interpretes: Mario Andrea Balzi (piano), Maria Cristina Braga (violino) e Ji
Yon Shim (violoncelo)

Repertorio: J.Turina - Trio N.2 em Si menor: Lento - Allegro Molto Moderato
e Molto Vivace, Lento - Andante Mosso; E. Granados - Trio Op.50 em Do maior:
Pouco Allegro com espressione e Scherzetto.

Capacidade: 456 lugares

Entrada : Franca - A distribuicao dos ingressos tem inicio a partir da
abertura da bilheteria, no dia do espetaculo - domingo, a partir das 11
horas. Sao distribuidos dois ingressos por pessoa.

Indicacao etaria: livre
Informacoes: (11) 3146-7405

SESI-SP e SENAI-SP / FIESP     www.sesisp.org.br e www.sp.senai.br
Jornalistas Responsaveis: Rosangela Gallardo (MTb. 23.025); Evelyne
Lorenzetti (MTb. 42.375); e Solange Mingorance (MTb. 23.908)
Apoio de atendimento: Ligia Juliano, Felippe Constancio e Ariane Lima.

E-mail: imprensa em sesisenaisp.org.br
Telefone: (11) 3146-7703 / 7706 / 7702 / 7715


********************************************
********************************************


9. RECITAL: Antonio Meneses (violoncelo) e Celina Szvinsk (piano). Obras de
Nadia Boulanger, Martinu, Calimerio Soares, Camargo Guarnieri, Villa-Lobos
(30/Jun, 20:00hs - Espaco Cultural CPFL, Campinas, SP)


********************************************


Musica Erudita| CONCERTO | A gramatica do violoncelo no seculo 20 | Antonio
Meneses (violoncelo) e Celina Szrvinsk (piano)


GRAND FINALE

O Espaco Cultural CPFL encerra neste sabado (dia 30), as 20h, sua primeira
temporada semestral de concertos com um recital do renomado violoncelista
Antonio Meneses, acompanhado por Celina Szrvinsk ao piano.

Com curadoria do jornalista de musica Joao Luiz Sampaio, do Caderno 2, do
jornal O Estado de S.Paulo, o programa tem por titulo A gramatica do
violoncelo no seculo 20. No concerto, tres pecas de rara audicao compostas
pela celebre professora francesa Nadia Boulanger, uma sonata de Bohuslav
Martinu e obras de expressao nacionalista dos brasileiros Calimerio Soares,
Camargo Guarnieri e Villa-Lobos.

O programa tem entrada franca e os ingressos podem ser adquiridos no local
com uma hora de antecedencia.


A gramatica do violoncelo no seculo 20

O que tem em comum Nadia Boulanger, Bohuslav Martinu, Heitor Villa-Lobos,
Camargo Guarnieri e Calimerio Soares? Ha algumas leituras possiveis. De um
lado, veremos recriada no palco uma Paris de sonho, aquela em que a
professora Nadia formou toda uma geracao de compositores; em que o checo
Martinu se refugiou ao fugir da guerra; ou que Villa-Lobos visitou, lancando
seu nome internacionalmente e adquirindo as ferramentas que fariam dele o
grande nome da composicao brasileira, influenciando musicos como Camargo
Guarnieri, seu herdeiro, que, por sua vez, ainda se mostra influente no
trabalho de musicos como Calimerio Soares. Mas o programa de hoje tambem
esbarra em uma das mais importantes correntes esteticas do seculo 20, o
nacionalismo musical. Ele se manifesta de diversas maneiras: em Martinu,
esta no folclore que o compositor recria para evocar a patria distante; em
Villa e Guarnieri, e a base de uma ideia de musica essencialmente nacional
que remonta a Mario de Andrade e a Semana de Arte Moderna e chega forte
ainda hoje, como revela o trabalho de Calimerio Soares.

Joao Luiz Sampaio


[programa]
Nadia Boulanger (1887-1979) - 3 Pecas para cello e piano
- Em mi bemol menor
- Em la menor
- Em do sustenido menor

Bohuslav Martinu (1890-1959) - Sonata no.3
- Poco andante-moderato
- Andante
- Allegro (ma non presto)

Calimerio Soares (1944) - Toada - 1a. audicao

Camargo Guarnieri (1907-1993) - Sonata no.1
- Tristonho
- Apaixonadamente
- Selvagem

Villa-Lobos (1887-1959) - Bachianas Brasileiras no.2
- O Canto do Capadocio
- O Canto da Nossa Terra
- O Trenzinho do Caipira

[interpretes]
Antonio Meneses, violoncelo
Celina Szrvinsk, piano


********************************************
********************************************


10. RECITAL e MASTERCLASS: Guillaume Tardif (violino, Canada); (03 e 06/Jul
- Porto Alegre, RS, Brasil)


********************************************


Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Instituto de Artes
Departamento de Musica

MASTERCLASS E RECITAL DE VIOLINO E MUSICA DE CAMARA COM GUILLAUME TARDIF
(Universidade de Alberta/Canada)

MASTERCLASS

Dia e horario: sexta-feira, dia 06 de julho de 2007, das 10h as 12h15 e das
14h as 16h

Local: Auditorium Tasso Correa do Instituto de Artes da UFRGS

Taxas: R$ 50,00 (executantes comunidade em geral) - R$30,00 (executantes
alunos DMUS) - R$10,00 (ouvintes)

Inscricoes abertas - na Coordenadoria das Atividades de Extensao do DeMus
(Rua Senhor dos Passos, 248/62 - Centro - Porto Alegre/RS)


RECITAL DE VIOLINO E MUSICA DE CAMARA

Dia e horario: 03 de julho de 2007, as 20h

Local: Auditorium Tasso Correa do Instituto de Artes da UFRGS
Apresentando:

GUILLAUME TARDIF, violino
RODRIGO BUSTAMANTE, violino
PAULO BERGMANN, piano

Programa:
Jean-Marie Leclair -  Sonata para 2 violinos em Fa Maior
Violet Archer - Three Duets
Dimitri Cervo - 3 Momentos Brasileiros
Fritz Kreisler -  Recitativ und Scherzo, op. 6
Rossini-Castelnuovo Tedesco - Figaro
Maurice Moszkowski - Suite para 2 violinos e piano em sol menor, op. 71
Pablo de Sarasate - Navarra

ENTRADA FRANCA

Informacoes:

Instituto de Artes - Dep. de Musica - Coordenadoria das Ativ. de Extensao

Rua Senhor dos Passos, 248 - 6o. andar - Centro - Porto Alegre/RS

Tel.: (51) 3308 4325

E-mail: extmusica em ufrgs.br

Homepage: www.extensao.musica.ufrgs.br


********************************************
********************************************


11. CALL FOR PAPERS:  6th European Music Analysis Conference (DEADLINE:
15/Jul - Freiburg, Alemanha)


********************************************


6th EUROPEAN MUSIC ANALYSIS CONFERENCE

VII. JAHRESKONGRESS DER GESELLSCHAFT FUR MUSIKTHEORIE
10 -14 October 2007
Freiburg

Call for Papers

Following previous meetings in Colmar (France), Trento (Italy), Montpellier
(France), Rotterdam (Holland) and Bristol (UK), the 6th European Music
Analysis Conference will take place jointly at the Hochschule fur Musik and
the Albert-Ludwigs-University of Freiburg (Germany) from 10 -14 October
2007. Proposals for papers of 20 minutes' duration are invited on any
subject, but particularly in connection with the following topics:

* Analysis and performance practice
* Text and music
* The interpretation of new music
* The notion of improvisation in the 18th century
* Formenlehre (theory of form)
* (Free papers)

Proposals of no more than 300 words (completed in English, French or German,
and indicating clearly the category into which the intended topic falls)
should be sent, either on disk or in e-mail form, to: Prof. Ludwig Holtmeier
(Conference Director), Hochschule fur Musik, Freiburg, Schwarzwaldstraße
141, 79102 Freiburg, LHoltmeier at onlinehome.de. Please note that the
closing date for submissions is 15 July 2007.

The full programme will be announced towards the end of July 2007 and
details will be posted on the conference website at www.gmth.de. The
Conference is organised by the liaison group of European music analysis
societies in association with the Gesellschaft fur Musiktheorie (GMTH), the
Gesellschaft fur Musik und Asthetik, the Hochschule fur Musik and the
Albert-Ludwigs-University of Freiburg.


********************************************
********************************************


12. COMPETITION: 3rd International Composition Competition for Symphonic
Band (DEADLINE: 31/Jul - Lille, Franca)


********************************************


De: http://www.coupsdevents.com/


Rules in English Coups de Vents 2008

Rules of the 3rd International Composition Competition for Symphonic Band
Honorary President : Maurice Andre
Artistic Director : Philippe Langlet

Article 1

The biennial International Composition Competition for Symphonic Band,
"Coups de Vents", is organised by Domaine Musiques, with the support of the
Conseil General du Nord and the Conseil General du Pas-de-Calais.

Article 2

The competition aims to enhance the repertoire of original music for wind
orchestra. All styles and musical forms are accepted.

Article 3

The competition is open to participants of all ages and from all countries.

Article 4

All entries must be postmarked no later than midnight, 31 July 2007.

Article 5

The submitted works must be copyright free and unpublished both prior to and
for the duration of the competition. Since entry into the competition is
free, composers selected in the qualifying rounds agree to quote "Coups de
Vents" on all visual items and recordings bearing the title of the work, e.g.
scores, CDs, DVDs, books, programmes and posters etc. All works selected in
the qualifying rounds should carry the words "Selection officielle Coups de
Vents 2008" (Coups de Vents 2008 official qualifier), whilst works selected
for the final should carry the words "Oeuvre finaliste Coups de Vents 2008"
(officially selected for the final of Coups de Vents 2008), and other
prize-winning works should carry the words " Laureat Coups de Vents 2008"
(Coups de Vents 2008 prize-winner), followed by the name of the prize.

Article 6

The composer may choose any style and level of difficulty. However, the
composer must provide "ossia" or "alternative" passages, in order to
facilitate interpretation of the work for high level amateur orchestras
(level 4 out of 6 on the international scale) who may wish to substitute
them for passages more difficult than level 4. These passages must appear on
the score and on any orchestral material. The duration of the work must be
between 8 and 10 minutes. It is essential that the work be presented in full
score. The work must be manuscript or printouts in A3 format. Transcriptions
will not be accepted.

Article 7

At the end of the competition, works selected during the qualifying rounds
may be published by the partner publisher(s) of the Coups de Vents
competition.

Article 8

The identity of the composer must not appear anywhere on the work and the
title must be indicated on the envelope (see Article 9). The musical
instructions should be written in Italian. The composer may also include a
written piece to introduce the work.

Article 9

Works must be sent as follows : a) the work is to be put in an envelope
bearing its title. b) it must be accompanied by a second sealed envelope
containing the following information :
full name, gender, nationality, full postal address, email address, country,
date and place of birth, telephone number, title of the work and a
declaration signed and dated by the composer, stating that his or her work
has not been published (see Article 5).
This information must be given in French, English, Italian, German or
Spanish.
The second envelope (which must be sealed) must carry the title of the work
and the word "Confidential".
Both envelopes are to be placed in a single envelope, which may also contain
a recording of the work.

This envelope should be sent by registered post to the following address :

Coups de Vents
Concours International de Composition
Domaine Musiques
2 rue des Buisses
F59000 Lille - FRANCE
and postmarked no later than midnight, 3 September 2007.

Article 10

The jury, consisting of internationally renowned artists (e.g. composers,
conductors and performing musicians), will adjudicate the qualifying rounds
in October 2007.

Article 11

At the end of these rounds, the composers whose works have been selected to
take part in the quarter-finals will be informed by post. Composers whose
works have been selected to take part in the semi-finals and the final will
be informed in the same way. The composers concerned must then send the
orchestral parts of their work to Domaine Musiques, postmarked midnight, 23
November 2007 at the latest. The identity of the composer must not appear on
the orchestral parts.

Article 12

Works selected for the quarter-finals and semi-finals will be performed by
high-level orchestras and adjudicated at public concerts in different towns
and cities in the Nord and Pas-de-Calais regions (and possibly in towns and
cities abroad).

Article 13

The juries will adjudicate the qualifying rounds, the quarter-finals,
semi-finals and the final of the competition under the same presidency and
will consist of different individuals each time.

Article 14

The results will be announced at the end of the adjudication process at each
stage of the competition (qualifying rounds, quarter-finals, semi-finals and
the final).

Article 15

The prizes are as follows :
1st prize : EUR10,000 ; 2nd prize : EUR5,000 ; 3rd prize : EUR2,500.
The jury may also award special prizes and commendations.

Article 16

The jury reserves the right not to award the prizes.

Article 17

The orchestration of the work must not exceed the following instrumentation
:
2 flutes (C)
2 oboes (C)
1 Eb soprano clarinet
Clarinets (Bb)
1 bass clarinet (Bb)
2 bassoons (C)
2 alto saxophones (Eb), 1 tenor saxophone (Bb), 1 baritone saxophone (Eb)
3 trumpets (Bb or C) and/or cornets (Bb)
4 horns (F)
3 trombones including 1 bass trombone
2 euphoniums / baritone-bass saxhorns
1 tuba (C) and/or 1 double bass (Bb)
Timpani
Percussion (for maximum of 4 percussionists) The orchestration may include
the following optional parts :
1 piccolo, 1 English horn (F), 1 double bassoon/contra-bassoon, 1 or 2
flugelhorns (Bb), 1 string double bass, 1 harp and/or 1 piano (non
concerto).

The work's instrumentation should be listed on the score's flyleaf.

Article 18

Only one work per composer will be accepted.

Article 19

Manuscripts (or printouts) submitted to the competition will remain the
property of Coups de Vents and will not be returned.

Article 20

Registered candidates agree to abide by the rules of the competition. Any
contravention of any of the clauses laid out in the current rules will
automatically lead to the disqualification of the candidate.

Article 21

The French version of these rules will constitute the official version in
the case of any dispute.

Article 22

The jury's decision is final.


********************************************
********************************************


13. COMPETITION : 7th International Competition Franz Schubert (DEADLINE
:31/Mai/2008  - Graz, Austria)


********************************************


INTERNATIONALER WETTBEWERB / INTERNATIONAL COMPETITION / CONCOURS
INTERNATIONAL

fur / for / de

KOMPOSITION / COMPOSITION / COMPOSITION

Duo fur Violine und Klavier
Duo for Violin and Piano
Duo pour Violin et Piano

2008

anlasslich des / on the occasion of / a l'occasion du

7. Internationalen Wettbewerbs 2009 / 7th International Competition 2009 /
7e Concours International 2009

Franz Schubert
und die Musik der Moderne
and Modern Music
et la musique de la modernite

ausgeschrieben von der / presented by / presente par

Universitat fur Musik und darstellende Kunst Graz / University of Music and
Dramatic Arts Graz /
Universite de Musique et d'Arts dramatiques Graz

General Information
http://www.kug.ac.at/schubert/2008_violine_e.php

Application Form
http://www.kug.ac.at/schubert/2008_violine_anmeldung_e.php


********************************************
********************************************


14. COMPETITION: 28th Young Composer Competition, Frederic Mompou
International Award (DEADLINE: 01/Out/2007 - Barcelona, Espanha)


********************************************


De: http://www.jmbarcelona.com/


28th Young Composer Competition, 2007
Frederic Mompou International Award
Piano

Honorary President, Mrs Carme Bravo, widow of Frederic Mompou

Rules

Any composer who is not over 35 years of age on 31 December 2007 can
participate in this competition.

The works must be completely unknown. They must not have been previously
performed, published, or disseminated. In tribute to Frederic Mompou on the
20th anniversary of his death, the musical formation for this year is for

Piano

The style and scoring methods of the work are completely unrestricted. The
recommended duration is between 12 and 20 minutes. The scores must make some
reference to Frederic Mompou's compositions for the piano, whether in their
sound, timbre or form.

Award

The Frederic Mompou International Award for 2007 consists of:

- The amount of EUR5.000. This amount will be subject to Spanish taxation.
- Publishing and marketing of the winning score.
- The first performance of the piece.

The Frederic Mompou International Award cannot be shared or declared void.

The jury reserves the right to award two honorary mentions.

The 2007 winner cannot compete again until two years have gone by.

Presentation of the Scores

The presentation of the scores must be anonymous: a pseudonym must be used.
No motto or pseudonym can be used that identifies the composer or the work
presented.

The work has to be sent as a score that is written by hand or printed by
means of a musical notation programme.

Incomplete scores will not be accepted. All the scores presented must be
legible at first sight. A score that is badly written or badly photocopied
can be refused.

If the composers so desire, they can cite the musical reference alluded to
in the work of Frederic Mompou.

Send:

* Six copies of the score, on which a pseudonym figures.
* A sealed envelope with the same pseudonym, which includes:

The entry form, correctly filled in.
A photocopy of an identity card, passport or proof of identity.
A brief curriculum vitae.

The six scores and the sealed envelope must be sent before 1 October 2007,
to:

Joventuts Musicals de Barcelona
Frederic Mompou International Award
c/Pau Claris 139 4t. 1a..
08009 Barcelona
Spain


The scores that have been sent by registered post before the above date will
be accepted.

A copy of the scores that have not been awarded a prize will be kept in the
files of the entity. During 2008, the remaining copies will be returned to
their composers, if they have requested them.

Jury and Verdict

The jury will be made up of five composers of international prestige, and
they will be made known when the verdict is made public.
.
The decision of the jury will be taken by absolute majority and the verdict
will not be open to appeal.

Once the verdict is determined and it is found that the winning work has not
complied with all the rules, the composer will be stripped of the award.

The verdict will be announced directly to the winner and the mass media
before 30 December 2007.

Award-winning Work

Once the verdict has been announced, the award will be granted on the date,
and according to the terms, which have been agreed upon with the winner.

The intellectual property rights remain in the composer's possession. In
posterior recordings and programmes, the following text must be stated:
"Frederic Mompou International Award for the Young Composer Competition of
Joventuts Musicals de Barcelona, 2007".

Once the award is granted, the winner is required to present a copy of the
score in the programme, Finale.

Editorial Boileau has the publishing and marketing rights to the score.
The winner must accept this point regardless of other publishing
commitments.

Participation in the competition implies total acceptance of these rules.
Anything that has not been foreseen in these rules will be governed by the
regulating rules of the local administration.


ENTRY FORM


Name and surname(s):

Date and place of birth:
Nationality:

Address:

Postal code and city:

Country:

Telephone number(s):

E-mail:

The following must be enclosed:
A photocopy of an identity card, passport or proof of identity.
A brief curriculum vitae.

Information and delivery of scores:
JOVENTUTS MUSICALS DE BARCELONA
Pau Claris, 139  4t 1a   08009 Barcelona - Spain
Tel. + 34 93 215 36 57  Fax: + 34 93 487 29 70
jmb em jmbarcelona.com     www.jmbarcelona.com


********************************************
********************************************


15. CONVOCATORIA A COMPOSITORES RESIDENTES: I. Concurso de Compositores
residentes LIPM 2007 y Concurso de Sonoclip con Medios Electroacusticos
(LIMITE: 15/Out - Buenos Aires, Argentina)


********************************************


De: Leandro Donozo <donozo em FIBERTEL.COM.AR>


Fundacion Musica y Tecnologia. Convocatorias a compositores 2007

La Fundacion Musica y Tecnologia, con el fin de promover la creacion musical
con medios electroacusticos,  convoca a compositores dedicados a las nuevas
tecnologias, a participar en los siguientes concursos:

I. Compositores residentes - LIPM 2007 II. Sonoclips con medios
electroacusticos.


I. Concurso de Compositores residentes LIPM 2007

La Fundacion Musica y Tecnologia convoca a compositores de hasta 35 anos de
edad residentes en el territorio argentino, que acrediten experiencia en
musica electroacustica, a presentar un proyecto para la realizacion de una
composicion con medios electroacusticos en las instalaciones del LIPM
(Centro Cultural Recoleta, Buenos Aires), un concierto presentacion y la
edicion de un CD colectivo con las obras que realizen los compositores
ganadores.

Condiciones

1. El proyecto debera estar orientado hacia las siguientes modalidades de la
composicion:
- Musica electroacustica a 8 canales
- Musica para soporte fijo a 8 canales y un instrumento
- Musica para live electronics para 2 canales y un instrumento (a elegir
entre contrabajo, flauta, flauta baja, clarinete y clarinete bajo)

2. Se seleccionaran hasta cinco compositores en total. Cada compositor podra
presentar una propuesta en mas de una categoria pero solo podra ser
seleccionado para una de ellas.

3. Las obras a realizar deberan tener una duracion de entre 10 y 12 minutos
aproximadamente.

4. Los proyectos se concretaran en los estudios del LIPM entre el 1 de
septiembre de 2007 y el 28 de febrero de 2008, en dias y horarios a
determinar de comun acuerdo con el LIPM. Para aquellos ganadores que no
residan en la ciudad de Buenos Aires, podria otorgarse una ayuda economica
para traslados por via terrestre.

5. El laboratorio cuenta con tres estudios de produccion y uno  de grabacion
a disposicion de los compositores seleccionados y los requerimientos
tecnicos deberan ajustarse al equipamiento detallado en el Anexo
"Equipamiento disponible en el LIPM". En caso de que los proyectos incluyan
la utilizacion de patches en Csound, Max u otros entornos, estos seran
provistos por el autor, quien contara con asistencia tecnica limitada a la
viabilidad del proyecto.

6. Se realizara un concierto con las obras de todos los compositores
seleccionados en una sala de Buenos Aires en fecha a determinar. Dichas
obras seran editadas en un Disco compacto por la Fundacion Musica y
Tecnologia.

7. Los/as compositores seleccionados participaran de manera gratuita de un
curso sobre composicion con medios mixtos dictado por Jorge Sad, quien
actuara ademas, como tutor de las tareas a realizar en el Laboratorio.

Presentacion del Proyecto

La misma debera incluir:

1. Descripcion del proyecto de obra a realizar, incluyendo modalidad en la
que se inscribe, duracion aproximada de la obra (desde 10 y hasta 12
minutos), requerimientos tecnicos para la produccion y calculo estimado de
horas de estudio necesarias para su realizacion.

2. Curriculum Vitae con datos personales completos, incluyendo correo
electronico y telefono para contactos.

3. Una carta de recomendacion de al menos un compositor/a  reconocido,
docente o institucion vinculada al genero

4. Grabacion en formato CD de al menos una obra estrenada del postulante.

Los items 1 y 2 deben presentarse en hoja impresa y en forma de documento
Word para PC en CD.

La presentacion del proyecto debera ser enviada por correo o personalmente
en sobre cerrado en el horario de 10:00 a 19:00 hs. hasta el 15 de agosto de
2007, en el Laboratorio de Investigacion y Produccion Musical LIPM /
Convocatoria 2007 / Centro Cultural Recoleta / Junin 1930 / C.P 1113 /
Capital Federal .

Para cualquier informacion extra consultar a la Direccion Musical del Centro
Cultural Recoleta al tel. (11) 4803-4052  o a:
musica em centroculturalrecoleta.org Las propuestas seran evaluadas por un
jurado integrado por reconocidos compositores y sus decisiones seran
inapelables. Los seleccionados seran notificados telefonicamente o por
correo electronico.

Cualquier situacion no prevista en esta convocatoria sera resuelta por la
Fundacion Musica y Tecnologia.


II. Concurso de Sonoclip con Medios Electroacusticos


La Fundacion Musica y Tecnologia convoca a todos los musicos de hasta 35
anos vinculados a la tecnologia del sonido residentes en la Republica
Argentina, a participar del Concurso Sonoclip, para premiar la creacion de
una pieza electroacustica de breve con caracter experimental  de entre
1.30y 2 minutos de duracion..

Un jurado seleccionara 2 sonoclips que recibiran los siguientes premios:
1o. Premio $2000 (pesos argentinos)
2o. Premio $1200 (pesos argentinos)

El jurado seleccionara otros 10 sonoclips que se escucharan durante un
concierto, junto con los sonoclips ganadores. Durante este evento el publico
actuara como jurado en el otorgamiento de del 3er.Premio de $ 600 (pesos
argentinos)

Presentacion de las obras

Las mismas deberan incluir:

1. Disco compacto con la grabacion de una pequena pieza electroacustica con
caracter experimental  de entre 1.30 y 2 minutos de duracion. El disco y su
estuche deberan estar rotulados bajo seudonimo.

2. En sobre cerrado aparte se incluira un Curriculum Vitae con datos
personales completos, incluyendo correo electronico y telefono para
contactos. El sobre debera mencionar claramente el seudonimo del
participante. Dicho sobre quedara en custodia de la direccion musical del
Centro Cultural Recoleta.

La presentacion del proyecto debera ser enviada por correo o personalmente
en sobre cerrado en el horario de 10:00 a 19:00 hs. hasta el 15 de octubre
de 2007, en el Laboratorio de Investigacion y Produccion Musical LIPM
/Convocatoria 2007 / Centro Cultural Recoleta / Junin 1930 / C.P 1113
/Capital Federal .

Las propuestas seran evaluadas por un jurado integrado por reconocidos
compositores y sus decisiones seran inapelables. Los seleccionados seran
notificados telefonicamente o por correo electronico.

Cualquier situacion no prevista en esta convocatoria sera resuelta por la
Fundacion Musica y Tecnologia. Para cualquier informacion extra consultar a
la Direccion Musical del Centro Cultural Recoleta al tel. (11) 4803-4052 o
a:

musica em centroculturalrecoleta.org

Anexo "Equipamiento disponible en el LIPM"

Sala 8 canales
1 Sistema de 8 canales circular y sub low.
1 Mixer digital Ramsa A7
1 Computadora Pentium 4, Tarjeta de sonido Motu multicanal y MIDI 1x1
1 Mac G5, placa de sonido Motu multicanal y MIDI 2x1
1 Grabador digital ADAT
1 Sintetizador DX7
 Software: Adobe audition, Sound Forge, Csound, MaxMsp, Nuendo, Cubase

Estudio MIDI
Sistema stereo
1 Interfase MIDI M Audio 2x2
1 Computadora Pentium 4, Tarjeta de sonido Hammerfall
1 Teclado Sintetizador Kurzweil 88 notas Software : Adobe audition, Sound
Forge, Csound, Max=Msp, Nuendo, Cubase,Kontakt

Estudio 3
Sistema stereo
1  Computadora Mac G5 M audio multicanal
Software: Peak MaxMsp Cubase. IRCAM

Sala de grabacion/ Control Room
3 Microfonos a condensador
2 Monitores Tannoy
1 Mixer Alessis
Pentium 4 con 6 canales in/out


********************************************
********************************************


16. WORKSHOP - 4th International Workshop for Young Composers (DEADLINE:
20/Abr/2008 - Dundaga, Letonia)


********************************************


De: dundagaworkshop em gmail.com


LATVIAN COMPOSERS' UNION


4TH INTERNATIONAL WORKSHOP FOR YOUNG COMPOSERS
DUNDAGA CASTLE, LATVIA AUGUST 10 - 18, 2008


From August 10 till 18, 2008 in the historical castle of Dundaga, the 4th
International Workshop for young composers will take place. The project has
already gained a considerable international reputation, and it is the only
workshop of its kind in the Baltic region. During three previous Workshops,
some 50 participants from nine countries have particpated. They have
developed their abilities with 12 prominent composers from seven countries.
Those who have already been in the small, eastern Latvian town of Dundaga,
remember the time of the workshop as full of creative activities, fresh air
and romantic country atmosphere. You can get everything in Dundaga except
for the daily grind, oppressive city heat and plenty of modern technologies.
The Workshop for young composers in Dundaga is a chance to seek inspiration
in silence and simplicity under the guidance of excellent composers. It is a
chance to hear your own music and that of other composers, and to breathe in
deeply.


ACTUAL

The theme of 4th International Workshop for young composers is Universe and
labyrinths of possibilities for wind instruments in contemporary music


LECTURERS OF THE WORKSHOP

Olga Neuwirth - Austria
Vladimir Tarnopolski - Russia
Yannis Kyriakides - Cyprus/ The Netherlands


To participate in the workshop,

You have to compose 3/4 of a piece for a classical wind instrument quintet
(fl, ob, cl, fg, cor).


The residing group of the workshop will be the woodwind quintet Quintus
Anima - an ensemble of young, talented and internationally known soloists.
The range of interesrs of the ensemble goes beyond classical and romantic
music: The technical and creative ambitions of the ensemble consistently
tend towards contemporary music. The musicians will stay at Dundaga for most
of the duration of the workshop and will be open to consultations all day
long.

The piece should involve the full instrumentation of the quintet. Solo
pieces or pieces for part of instruments will not be accepted. The submitted
score fragment must not exceed 5 minutes (the total length of a piece should
be no more than 7 minutes).

Fifteen active participants of the workshop will be selected according to
the results of the competition,  after evaluation of the submitted material.

The selcted authors are to finish their pieces during the workshop, making
use of consultations with the residing musicians and lecturers. At the end
of the workshop, the lecturers will   choose the ten best pieces for the
final concert. Detailed information about the ensemble and instruments can
be obtained by contacting the ensemble:

atvarslakstigala em inbox.lv

DEADLINE FOR SENDING IN THE FRAGMENT OF THE PIECE IS
APRIL 20, 2008 (POST MARK).

The results of the competition and chosen participants will be announced no
later than May 20, 2008.

Send your scores together with CV to the address below:

International workshop for young composers

Mr.Andris Dzenitis

Ziedona iela 5
Riga, LV-1029
LATVIA

You can participate in the workshop also as a passive participant
(observer), without taking part into the competition. Passive participants
will not have their pieces performed, but may have limited possibilities for
individual consultations with musicians and lecturers.


LECTURERS

Yannis Kyriakides (1969)

Born in Cyprus currently living in the Netherlands, Yannis Kyriakides has
studied with Louis Andriessen  in the Hague. In 2000 he received the
prestigious Gaudeamus music prize, in 2006 - the honorary award of Prix Ars
Electronica. The composer has co-operated with important contemporary music
ensembles, among them Icebreaker, ASKO, Ensemble Integrales, and London
Sinfonietta. Within the scope of his interests, an essential part is
occupied by the interaction of acoustic and electronic music, which produces
and seeks new forms and hybrids of media. Very often Kyriakides unites
seemingly incompatible sources of sounds thus broadening the audience's
experience of space and time.

Olga Neuwirth (1968)

One of the most distinguished contemporary European composers, she studied
with Erich Urbaner in Vienna, Elinor Armer and Tristan Murail in San
Francisco and Paris. Neuwirth has worked at the IRCAM institute in Paris.
She is also a Berlin DAAD stipendiary, has received the Hindemith prize and
the promotional prize of the Ernst von Siemens foundation, the Ernst Krenek
prize. Neuwirth was presented with two portrait concerts at the prestigious
Salzburg festival. Together with Pierre Boulez, she was the resident
composer of the Lucerne festival. Boulez conducted the London Symphony
Orchestra in 2000, when it performed her piece Clinamen/Nodus, which was
also on the program during its world tour. In 2006, Olga Neuwirth was
elected a member of the Berlin Academy of Arts. Her music is full of vital,
contemporary colours, unexpected plot changes and original philosophy.

Vladimir Tarnopolski (1955)

Studied in Moscow with Nikolai Sidelnikov and Edison Denisov. Tarnopoļski's
music has been performed in almost all of the biggest European music
festivals, such as Berliner Festwochen, Wien Modern, Holland Festival,
Huddersfield Contemporary Music Festival, The Schleswig-Holstein Musikfest,
Tage fur Neue Musik Zurich, Warsaw Autumn. Among the performers of his music
are the Bavarian Radio Symphony Orchestra, Ensemble Modern, Ensemble
InterContemporain etc. Tarnopolski's music can be regarded from two aspects
- on the one hand, it is subject to carefully weighed-out construction while
seeking for new coherence in music between consonance and dissonance, sound
and noise, harmony and tone, electronic and acoustic. On the other hand,
this music embodies refined postmodern histrionics together with subtle
irony or surreal grotesque.

PROCESS

During the nine days of the workshop every participant will attend private
consultations with all lecturers, as well as present his/her music, take
part in rehearsals, seminars and discussions. Each lecturer will read two
lectures on current issues of contemporary music. The theme of the workshop
is only the axis around which different discourses concentrate. The official
theme is not obligatory, and participants are given maximal creative
freedom. During the workshop all conditions for creative, individual work
will be provided. The historical building of Dundaga Castle combines a music
school with facilties for creative work and a simple student hostel, in
which participants will be accommodated.


CONCERTS AND FREE TIME

During the workshop there will be two concerts performed. Compositions of
the workshop lecturers will be performed by an ensemble of the best Latvian
contemporary music soloists, and the wind quintet Quintus Anima will render
premieres of participants' pieces. In free time all the participants are
invited to offer their musical performances, lectures and other kinds of
creative activities. The quiet and inspiring environment of the castle is
perfectly suitable for both active and passive rest and tasty entertainment.
Dundaga is located at a distance of about twenty kilometres from the Baltic
Sea and the Gulf of Riga.


ABOUT TRADITION

2002. 1st International Baltic States Workshop for young composers. 22.-
26.08.2002

Lecturers: Tonu Korvits, Helena Tulve (Estonia), Imants Mezaraups, Rolands
Kronlaks (Latvia), Rytis Mazulis, Sarunas Nakas (Lithuania).


2004. 2nd International Workshop for young composers 15. - 23. 08.2004

Theme: Use of vocals in contemporary music

Lecturers: Tapio Tuomela (Finland), Toivo Tulev (Estonia), Pēteris Plakidis
(Latvia) un Remigijus Merkelys (Lithuania).


2006. 3rd International Workshop for young composers 13.- 21.08.2006

Theme: Between intimate and global. Sound aesthetics of contemporary chamber
music.

Lecturers: Rolf Wallin (Norway), Klass Torstensson (Sweden/ The
Netherlands), John Woolrich (UK)


PARTICIPANCE FEE

For active participants - 150EUR

Observers - 200EUR (number of places is limited. Please, apply to this
option duly)

The participation fee covers expenses of accommodation, catering, transport
(Riga - Dundaga - Riga) and lecturers' work. All the participants will be
settled in the simple, but romantic premises of the Dundaga castle students'
hostel. International travel expenses as well as insurance are not included
in the participation fee.


CONTACTS

More detailed information about the workshop upon request -

dundagaworkshop em gmail.com
workshop em one.lv



International workshop for young composers
Mr.Andris Dzenitis, director of workshop
Mrs. Anda Dzenite, general manager of workshop
Ziedona iela 5
Riga,
LV-1029
LATVIA


Latvian Composers Union
Mr. Ugis Praulins, head of the board
Baznicas iela 37 - 3
Riga
LV - 1010
LATVIA


SUPPORTERS

State Culturecapital foundation
Gaudeamus Foundation
Donemus Foundation
Netherlands Culture Fund
Dundaga municipality
Dundaga music and art school
SIA "Slokenbeka"


********************************************
********************************************


17. NOTA: Flo Menezes recebe Premio Especial do 1o. Concurso Internacional
de Composicao Giga Hertz-Preis (Jun/2007 - Karlsruhe, ALEMANHA)


********************************************


De: flomenezes em uol.com.br

Tenho a satisfacao de divulgar que acabo de receber o Special Prize
(Forderpreis) da primeira edicao do Concurso Internacional de Composicao
Giga-Hertz-Preis, lancado este ano pelo ZKM (Zentrum fur Kunst und
Medientechnologie) de Karlsruhe, em colaboracao com o Experimentalstudio da
Sudwestfunk de Freiburg, Alemanha. Trata-se do grande premio alemao na area
da composicao contemporanea e, segundo a imprensa europeia, do maior premio
(mais bem dotado) da area no mundo.

No jurado estavam Pierre Boulez, Wolfgang Rihm, Horacio Vaggione, Ludger
Brummer, Armin Kohler, Detlef Heusinger e Peter Weibel. Foi a unica vez que
Boulez participou de um Juri em concurso internacional ao longo de sua vida.

O Giga-Hertz (http://www.giga-hertz-preis.de ; noticia de imprensa de
25/06/2007: http://www.presseportal.de/pm/7169/1006942/swr_suedwestrundfunk)
consistiu na premiacao de um grande mestre pelo conjunto de sua obra, por
indicacao do Juri (na reta final estavam Karlheinz Stockhausen, Pierre
Henry, Francis Dhomont, mas o premio por indicacao foi concedido a Jonathan
Harvey) e em 4 Special Prizes de igual valor (soma em dinheiro para
encomenda de uma nova obra, a ser realizada ou no ZKM de Karlsruhe, ou no
Experimentalstudio de Freiburg em 2008).

Minha obra vencedora foi "La Novita del Suono", para orquestra de camera e
eletronica em tempo real, que escrevi sob encomenda do EOC (Ensemble
Orchestral Contemporain) de Lyon e que estreou no Festival Musica Nova em
junho de 2006, no Audtiorio do Ibirapuera, sob a regencia de Daniel Kawka.

Meu projeto de composicao a ser composto em 2008 e uma obra eletroacustica
intitulada "Retrato Falado das Paixoes" ("Spoken Portray of the Passions"),
baseada na teoria semiotica dos afetos.

Os outros tres compositores ganhadores foram: Mark Andre da Franca, Daniel
Mayer da Austria e Vassos Nicolaou do Chipre.

A cerimonia de premiacao, com ampla cobertura televisiva e radiofonica na
Europa, dar-se-a em 24 de novembro de 2007 em Karlsruhe.

Flo Menezes
CP 141
06803-971 - Embu - SP
Brasil


Compositor &
Diretor Artistico do
Studio PANaroma
e do
PUTS  - PANaroma/Unesp: Teatro Sonoro

Tel & Fax: ++55/11/4781-6775
Celular: ++55/11/8282-0960
Studio PANaroma: ++55/11/6166-6513
email: flomenezes em uol.com.br
web: http://flomenezes.sites.uol.com.br
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/cdmusica-l/attachments/20070629/fcd7063c/attachment-0002.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Cdmusica-l