[ANPPOM-L] Enc: Carta de Salvador2.pdf

adrimauricio adrimauricio em uol.com.br
Qui Jul 21 18:14:00 BRT 2005


----- Mensagem encaminhada de Manuel Veiga ----- 
Data: Tue, 12 Jul 2005 16:55:32 -0300 
De: Manuel Veiga 
Reponder para: Manuel Veiga 
Assunto: Carta de Salvador2.pdf 
Para: anppom 
Caros companheiros: 
A Universidade Federal da Bahia, pela sua Pró-Reitoria de Pós-Graduação e 
Pesquisa, Dra. Maria de Fátima Dias Costa, propiciou-nos a oportunidade de 
discutirmos as questões da nova tabela de áreas de conhecimento das agências de 
fomento. Deu-se isto em vista da UFBA vir sendo uma das universidades 
brasileiras que mais investiram na área das artes. 
Tivemos colaboradores com a experiência de Maurício Loureiro e de Maria Lúcia 
Kern, ora representantes nossos no CNPq, além de outros daqui que os 
precederam, entre os quais Jamary e eu próprio. Martha Ulhoa veio pouco antes, 
particularmente para abordagem de problemas de avaliação, sem ter podido 
estender sua permanência para as discussões posteriores. 
Conforme o que se havia proposto em correspondência para a lista, olhamos "para 
cima", no sentido de tentarmos o mais difícil, que é o reconhecimento da 
especificidade das artes, sua "disciplinaridade", como áreas, cada uma delas. 
Isso, conseqüentemente, implica na idéia de uma grande área de artes, pois do 
contrário, como sub-áreas, continuaríamos sem existir nas agências. Este é o 
problema mais difícil, em torno do qual teremos de nos unir. 
Internamente, reuniram-se representantes de Música, Artes Visuais, Teatro e 
Dança. Como essas discussões entre as áreas, inclusive por motivos históricos, 
não é fácil, também estipulamos que não meteríamos o nariz na janela do 
vizinho. Ainda assim, alguns conceitos tiveram de ser moderados, como o de 
espetáculo, com o qual as artes cênicas nos engoliriam a todos. 
Tampouco, não nos preocupamos muito com as especializações, subdivisões das 
sub-áreas. No caso das sub-áreas, optamos pela abrangência, isto é, a inclusão 
do possível, mesmo já nos afastando do consenso em relação a umas poucas. As 
especializações, por assim dizer, foram adiadas quanto à intenção de se 
oferecer um quadro completo. Quando aparecem lá estão à guisa de explicação. 
Entendam, por favor, de que estou falando de Música. 
Para todos os efeitos, o que vai aqui é uma sugestão. Mas seria bom que na 
reunião pertinente do XV Congresso Nacional da ANPPOM de lá saíssemos com uma 
demonstração de coerência e de coesão. 
Uma última observação: este documento, embora fruto da reflexão, é ainda assim 
um documento político. Reforçou-se a disciplinaridade neste momento em que a 
tendência à diluição das fronteiras disciplinares é um fato. Numa etapa 
posterior, a busca da interdisciplinaridade pode ser um fator para o 
desenvolvimento da base teórica de nossas disciplinas. Pode ocorrer 
fragmentação, como no caso da Sociologia, a ponto de sociólogos passarem a se 
entender menos entre si, do que entre eles e uma ou outra das disciplinas 
híbridas que se foram gerando. Nessa fragmentação, algumas das disciplinas 
tradicionais perderam o seu cerne, enquanto outras, como a Lingüística e a 
Economia, de alguma forma conseguiram conservá-lo. Há também disciplinas 
imperialistas. Talvez é o que se reflete no conjunto Música/Artes da CAPES e de 
outros países europeus e americanos. 
Um abraço, e até o dia 20, segundo creio, quando este assunto das áreas será 
discutido no Rio de Janeiro, no XV Congresso. 
Manuel Veiga 
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