[ANPPOM-L] Enc: Carta de Salvador2.pdf

Associacao Nacioanl de Pesquisa e Pos-Graduacao em Musica anppom em iar.unicamp.br
Qua Jul 13 13:48:39 BRT 2005



----- Mensagem encaminhada de Manuel Veiga <mvrvj em yahoo.com.br> -----
    Data: Tue, 12 Jul 2005 16:55:32 -0300
      De: Manuel Veiga <mvrvj em yahoo.com.br>
Reponder para: Manuel Veiga <mvrvj em yahoo.com.br>
 Assunto: Carta de Salvador2.pdf
    Para: anppom <anppom em iar.unicamp.br>

Caros companheiros:

A Universidade Federal da Bahia, pela sua Pró-Reitoria de Pós-Graduação e
Pesquisa, Dra. Maria de Fátima Dias Costa, propiciou-nos a oportunidade de
discutirmos as questões da nova tabela de áreas de conhecimento das agências de
fomento. Deu-se isto em vista da UFBA vir sendo uma das universidades
brasileiras que mais investiram na área das artes.
Tivemos colaboradores com a experiência de Maurício Loureiro e de Maria Lúcia
Kern, ora representantes nossos no CNPq, além de outros daqui que os
precederam, entre os quais Jamary e eu próprio. Martha Ulhoa veio pouco antes,
particularmente para abordagem de problemas de avaliação, sem ter podido
estender sua permanência para as discussões posteriores.
Conforme o que se havia proposto em correspondência para a lista, olhamos "para
cima", no sentido de tentarmos o mais difícil, que é o reconhecimento da
especificidade das artes, sua "disciplinaridade", como áreas, cada uma delas.
Isso, conseqüentemente, implica na idéia de uma grande área de artes, pois do
contrário, como sub-áreas, continuaríamos sem existir nas agências. Este é o
problema mais difícil, em torno do qual teremos de nos unir.
Internamente, reuniram-se representantes de Música, Artes Visuais, Teatro e
Dança. Como essas discussões entre as áreas, inclusive por motivos históricos,
não é fácil, também estipulamos que não meteríamos o nariz na janela do
vizinho. Ainda assim, alguns conceitos tiveram de ser moderados, como o de
espetáculo, com o qual as artes cênicas nos engoliriam a todos.
Tampouco, não nos preocupamos muito com as especializações, subdivisões das
sub-áreas. No caso das sub-áreas, optamos pela abrangência, isto é, a inclusão
do possível, mesmo já nos afastando do consenso em relação a umas poucas. As
especializações, por assim dizer, foram adiadas quanto à intenção de se
oferecer um quadro completo. Quando aparecem lá estão à guisa de explicação.
Entendam, por favor, de que estou falando de Música.
Para todos os efeitos, o que vai aqui é uma sugestão. Mas seria bom que na
reunião pertinente do XV Congresso Nacional da ANPPOM de lá saíssemos com uma
demonstração de coerência e de coesão.
Uma última observação: este documento, embora fruto da reflexão, é ainda assim
um documento político. Reforçou-se a disciplinaridade neste momento em que a
tendência à diluição das fronteiras disciplinares é um fato. Numa etapa
posterior, a busca da interdisciplinaridade pode ser um fator para o
desenvolvimento da base teórica de nossas disciplinas. Pode ocorrer
fragmentação, como no caso da Sociologia, a ponto de sociólogos passarem a se
entender menos entre si, do que entre eles e uma ou outra das disciplinas
híbridas que se foram gerando. Nessa fragmentação, algumas das disciplinas
tradicionais perderam o seu cerne, enquanto outras, como a Lingüística e a
Economia, de alguma forma conseguiram conservá-lo. Há também disciplinas
imperialistas. Talvez é o que se reflete no conjunto Música/Artes da CAPES e de
outros países europeus e americanos.
Um abraço, e até o dia 20, segundo creio, quando este assunto das áreas será
discutido no Rio de Janeiro, no XV Congresso.
Manuel Veiga
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