[ANPPOM-L] as tabela de áreas de conhecimento e a musicoterapia

Renato Sampaio renato em musicoterapia.sampa.nom.br
Qui Jun 16 02:22:59 BRT 2005

Prezados colegas,

Tenho acompanhando a discussão sobre as possíveis ( e prováveis)  alterações na tabela de áreas de conhecimento do cnpq e não tenho podido me manifestar pois tive diversos problemas com meu computador e com meu provedor. No entanto, gostaria de comentar meu último e-mail (de 20 de abril) e articular alguns outros dados.

Na mensagem que enviei a esta lista em 20 de abril coloquei algumas questões referentes à atuaçào profissional do musicoterapeuta e sua possível relação com a classificação da musicoterapia como sub-área da música. Posteriormente tentei enviar outras mensagens, sem sucesso, a esta lista e até onde sei, nenhum outro musicoterapueta se manifestou nesta lista.

Gostaria de esclarecer que as questões que levantei naquele e-mail são de caráter pessoal (embora envolvam uma prática coletiva e uma categoria profissional) e de forma alguma eu representava , naquela situação, qualquer posição oficial de qualquer instituição, órgão ou entidade de musicoterapia, apesar de no final da mensagem constar minha vinculação profissional (tal vinculação profissional estava como uma identificação automática no meu outlook).

Infelizmente, como mencionei acima, nenhum outro musicoterapeuta se manifestou nesta lista quer seja como um profissional isolado ou representando alguma entidade, o que pode ter dado um "peso" inadequado à minha mensagem, ou às leituras e intrepretações do que escrevi.

Reconheço a importância da musicoterapia ter sua origem e seu fundamento na música e, o que eu questionava, era se a musicoterapia deveria permanecer como sub-área da música tendo em vista sua aplicação. Porém, reconheço também que talvez tal questão não se faça relevante pois o que está em discussão não é a área de atuação ( o ponto de implicação na sociedade) e sim a área de conhecimento, ou seja, a área de origem.

Atualmente, esta redefinição de áreas do cnpq  está em discussão numa lista da União Brasileira de Associações de Musicoterapia cujos participantes são representantes dos cursos de graduação e pós-graduação em Musicoterapia no Brasil e representantes das várias associações estaduais de Musicoterapia.  Espero que, em breve, alguém possa oficialmente comunicar à anppom e aos representantes da área de Música junto ao cnpq, capes, etc. a posição dos musicoterapeutas em relação a esta redefinição de áreas.

Peço desculpas a todos se eventualmente possa ter gerado com minha mensagem algum mal entendido.

Abraços,

Renato Sampaio
Musicoterapeuta