[ANPPOM-L] as tabela de =?ISO-8859-1?B?4Q==?=reas de conhecimento e a musicoterapia

Jos é Luiz Martinez rudrasena em uol.com.br
Qui Jun 16 09:55:22 BRT 2005

Olá Renato,

On 16/06/2005 02:22, "Renato Sampaio" <renato em musicoterapia.sampa.nom.br>
wrote:

> Reconheço a importância da musicoterapia ter sua origem e seu fundamento na
> música e, o que eu questionava, era se a musicoterapia deveria permanecer como
> sub-área da música tendo em vista sua aplicação. Porém, reconheço também que
> talvez tal questão não se faça relevante pois o que está em discussão não é a
> área de atuação ( o ponto de implicação na sociedade) e sim a área de
> conhecimento, ou seja, a área de origem.

Eu não sei qual é a posição da comunidade dos musicoterapeutas, mas não
posso concordar com a localização da musicoterapia como sub-área da música,
que por sua vez, se insere nas artes. Concordo que uma parte dos
conhecimentos necessários à prática da musicoterapia venha da música, mas
não exclusivamente. Por ser uma _terapia_, a musicoterapia deve também
necessariamente incorporar conhecimentos vindos da medicina, psicologia,
psicanálise, etc.

Ao meu ver, é justamente o que você chama de "a atuação na sociedade" que
faz a diferença. O músico é livre para produzir o que quiser e como quiser
(apesar da política de vigilância e punição da Ordem dos Músicos do Brasil,
essa excrecência de ditadura e censura), o público consumidor de música é
livre para decidir se gosta ou não, se compra ou não. Já o musicoterapeuta
tem como objetivo trabalhar com o corpo e com a psique de um ser humano que
se encontra necessitado de um tipo especícifo de terapia. Trata-se portanto
de uma questão de saúde. Os profissionais que atuam com saúde necessitam de
capacitação especial, e por essa razão devem ser credenciados por organismos
como o CRM, CRP, etc. Ao meu ver, a musicoterapia é sub-área da psicologia.

Abraços,
Martinez

--
José Luiz Martinez