[ANPPOM-L] sub-=?ISO-8859-1?B?4Q==?=reas

Jos=?ISO-8859-1?B?6SA=?=Luiz Martinez rudrasena em uol.com.br
Sex Set 23 19:25:31 BRT 2005

Olá Silvio, colegas,

Em primeiro lugar, algumas perguntas. Como ficaram as tabelas que havíamos
discutido no primeiro "round", antes do congresso da ANPPOM? Não seria bom
levarmos em consideração as melhores idéias de então?

Em segundo lugar, continuo achando que musicoterapia não pertence às artes.
É uma área híbrida, onde entra música, mas seu propósito não é a produção
musical, mas o uso da música como terapia. Isto é, musicoterapia está na
área de saúde.

Em terceiro, comunicação sonora? O que é isso, por que seria uma sub-área?

Finalmente, acho que a nova tabela deve ser pautada por uma classificação
natural, isto é, que retrate os grupos e as prátivas efetivas de nossa área.
Nao estou certo de qual seria o grau correto de segmentação. Lembro que na
proposta do Manuel Veiga, a chamada carta de Salvador, havia um número bem
maior de subdivisões do que as atuais. Será vantagem manter as sub-áreas em
grupos mais abrangentes, como está se encaminhando agora, ou será melhor
termos sub-áreas mais específicas? Que diferença faz na prática, isto é,
para o uso que será feito dessa tabela em Brasília?

Abraços,
Martinez