[ANPPOM-L] Re: DEFASAGEM

silvio silvio.ferraz em terra.com.br
Ter Dez 12 20:42:32 BRST 2006


caro farley

concordo com vc
qual minha preocupação?
é simples
nossas salas, de música, são mal equipadas, 
muitas vezes acumulamos muitas horas aulas, bem 
mais do que nossos colegas da comunicação ou da 
letras.
por que isto?
porque somos poucos, temos poucos alunos e aparecemos pouco na universidade.
não sou contra o curso de produção sonora, sou 
contra sim a área de música achar que isto é 
picaretagem.
pois este é o mercado, e seremos irresponsáveis 
se não notarmo que as coisas se mexem e que a 
música é uma base interessante e importante para 
o designer sonoro, para o trilheiro, para toda 
esta gente que quer cursar universidade, que tem 
vontade de lidar com música, e que acaba 
encontrando o que quer longe da música.
resultado:
os cursos de comuniicaçao crescem, os de 
música...deverão minguar se continuarem nesta 
espécie de reacionarismo.
aliás, tenho ótimos amigos na anhembi morumbi, e 
eles tem um espaço gigante na tv cultura em são 
paulo...apresentado por diversos ex-profs. da usp 
e da unicamp.

silvio


>Bom dia a todos, gostaria de oferecer uma visão 
>ao que se vem falando nesta plenária sobre 
>"performance", "performer", "intérprete", 
>"interpretação". Meu nome é Farlley Derze. Derze 
>é sobre nome de família, meu avô era mulçumano, 
>libanês, eu não tenho vínculo algum com nenhuma 
>ideologia "religiosa salvadora"; o nome Farlley 
>é apenas porque minha mãe tinha como fã o ator 
>Farlley Granger, ela tinha 19 anos na época, 
>nasceu e cresceu em Xapuri-AC. Nomes são 
>heranças ou invenções, quando os inventamos para 
>outras finalidades. Mas tudo isso para informar 
>aos amigos que não se trata de um estrangeiro 
>falando, sou brasileiro, como seria libanês, 
>iraniano, grego, argelino, embora ter nascido em 
>determinado lugar parece ser o critério sumário 
>para aplicar um valor, melhor ou pior,  a 
>outro povo, suas tradições, suas crenças. Toco 
>piano desde os 7, tenho 44. Quando eu comecei a 
>tocar piano (desculpem a falta de rigor 
>acadêmico ao tentar me comunicar) lembro apenas 
>de no início perceber uma coincidência que aos 
>poucos foi se cristalizando: cada vez que eu 
>apertava na mesma tecla, saía o mesmo som, e 
>aquele som tinha na partitura o mesmo desenho. 
>Já não se pode dizer o mesmo com a evolução dos 
>sintetizadores (instrumentos que abracei nos 
>anos 80, sem abandonar o piano), pois há certos 
>timbres que quando se aperta a mesma tecla, 
>digamos, 12 vezes, cada ocorrência produz uma 
>alteração do timbre, e fica aqui a minha dúvida 
>como é que se poderia grafar aqueles sons. Se se 
>estiver considerando os sintetizadores como 
>"tecnologia de audio", de qual tipo o "ler 
>música" se estaria falando? Vou correr o risco 
>de acreditar que as palavras de Jorge Antunes 
>"picaretagem" se refira a um exemplo similar ao 
>que tentei expor relacionado ao "ler música". E 
>enquanto eu crescia tocando piano, lidando com 
>tantas coincidências entre gestos, teclas e 
>símbolos, sequer imaginava que poderia estar 
>atuando como "intérprete" ou fazendo uma 
>performance. Eu apenas acreditava no que meus 
>pais diziam, "o Farlley já está tocando a 
>Valsinha da vovó". Meus pais não são acadêmicos, 
>sequer possuem curso superior, seja de longa ou 
>curta duração, eram apenas pais orgulhosos por 
>ter um filho fazendo algo diferente do que 
>faziam em Xapuri na década de 50, ou 
>simplesmente, porque se podia chamar de música 
>aquilo que ouviam. Mais tarde fui parar dentro 
>da Faculdade de Música e lá dentro conhecer 
>inúmeras terminologias. Na época eu já tinha 
>composto algumas músicas, mas ao me deparar com 
>o CURSO BACHARELADO, CURSO DE COMPOSIÇÃO, fiquei 
>até com medo de mostrar minhas composições pois 
>eu não havia feito um Curso Superior, de 
>COMPOSIÇÃO. Eu tinha 23 anos.
>Hoje percebi que não há correspondência entre 
>MÚSICA ou SONS e as palavras que pretendem 
>"dizer" sobre tais eventos. Há, a meu ver, uma 
>arrogância. A arrogância das palavras ou a 
>arrogância dos "saberes" ou a arrogância dos 
>"diplomas" para validar uma ação que em sua 
>infância era apenas "som" ou "música". Entendi 
>que as palavras do Silvio "Enqto discutimos 
>feito tontos se somos performers ou 
>interpretes"  possa ser um resultado da 
>defasagem entre "o fato" e "o que se diz sobre o 
>fato" , cuja incomprrensão não justificaria 
>invalidar ou ridicularizar a discussão daqueles 
>que tentam chegar a um entendimento sobre os 
>nomes que herdaram de seus avós. A prole 
>linguística, e suas variações 
>"morfogenéticosemânticas" já batizaram 
>o "apertar de algumas teclas", fazendo circular 
>terminologias como "percepção auditiva", "ler 
>música", etc. Ou ainda, fazendo circular saberes 
>de uns na contramão de saberes de outros. Parece 
>que se lida com a prática alheia como se o 
>outro fizesse parte do "ranking" de onde se está 
>situado. Seria então outra defasagem, a meu ver: 
>validar o trabalho do outro a partir dos 
>valores cultivados no âmbito do seu. 
>Possivelmente o Curso de Curta Duração esteja 
>adequado às exatas teclas que pretendem apertar 
>no teclado do mercado, diferentemente de um 
>Curso Superior de Longa Duração que pretendem 
>apertar outras teclas, ou até as mesmas, mas em 
>outra tonalidade e com outra finalidade. Estou 
>tentando ser prudente e não cair na armadilha de 
>julgar um Curso do qual não faço parte, onde se 
>lida, possivelmente, com outros saberes, embora 
>se façam circular as terminologias batizadas e 
>outorgadas pelo meio acadêmico como "percepção 
>auditiva" (talvez meus pais não tivessem a 
>percepção auditiva quando ouviam a Valsinha da 
>vovó) e outras terminologias herdadas de um 
>"mundo sabido anterior e superior 
>pós-atlântico", de modo que o Silvio parece ter 
>detectado a dificuldade do nosso meio acadêmico 
>em lidar com a transição dos significados dos 
>termos, tanto quanto Jorge Antunes parece haver 
>detectado a dificuldade em se aceitar uma tal 
>"universidade anhembi-morumbi", como talvez seja 
>difícil a Sorbonne aceitar uma tal "universidade 
>federal brasileira", tanto quanto os sacerdotes 
>cristãos da Idade Média em aceitar uns tais 
>Galileus e Galileis quando se inventou algo 
>diferente do "saber hegemônico". Enfim, de 
>defasagem em defasagem, de arrogância em 
>arrogância, uns querem validar outros a partir 
>de "seus" próprios valores (aposto que herdaram 
>dos avós), instituições pretendem validar 
>instituições à distância. Assim, entre a 
>interpretação e a performance, entre os altares 
>das tradições e os tombos da modernidade, paira 
>a Santa Virgem da Defasagem Semântica entre o 
>mundo que se escolheu e o mundo que se estica 
>fora de si, entre a tecla do piano e a tecla do 
>sintetizador, entre o nome que você escolhe para 
>o seu filho ou aquele que precisa perpetuar por 
>causa do avô.
>
>Nomes são heranças ou invenções, quando os 
>inventamos para outras finalidades. O mesmo deve 
>valer para as idéias.
>
>Farlley Derze
>
>
>----- Original Message -----
>
>From: <mailto:antunes em unb.br>Jorge Antunes
>To: <mailto:silvio.ferraz em terra.com.br>silvio ; 
><mailto:anppom-l em iar.unicamp.br>anppom-l em iar.unicamp.br
>Sent: Monday, December 11, 2006 12:38 PM
>Subject: Re: [ANPPOM-L] para curtir
>
>Querido Silvio:
>
>Quê que é isso?
>Não confunda "passo massacrante" com "picaretagem"!!!
>Lamento você estar ajudando a divulgar essa 
>coisa, dessa tal "universidade anhembi-morumbi".
>O texto fala em um curso 'superior' de CURTA DURAÇÃO, que promete:
>"você será capaz de conjugar o domínio do 
>instrumental tecnológico com o conhecimento 
>musical necessário para essa atividade, sabendo 
>ler música, com uma perpepção auditiva 
>consciente para cumprir suas funções 
>adequadamente."
>O mais engraçado, na propaganda desse curso 
>superior de curta duração, é que eles destacam 
>com negrito as expressões: "ler música" e 
>percepção auditiva".
>Abraço,
>Jorge Antunes
>
>
>
>silvio wrote:
>
>>BLOCKQUOTE {	PADDING-BOTTOM: 0px; PADDING-TOP: 
>>0px } DL {	PADDING-BOTTOM: 0px; PADDING-TOP: 
>>0px } UL {	PADDING-BOTTOM: 0px; PADDING-TOP: 
>>0px } OL {	PADDING-BOTTOM: 0px; PADDING-TOP: 
>>0px } LI {	PADDING-BOTTOM: 0px; PADDING-TOP: 
>>0px } Enqto discutimos feito tontos se somos 
>>performers ou interpretesOutras áreas dão o 
>>passo q vai simplesmente nos massacrarabraços e 
>>condolênciassilvio   ATENÇÃO - PROCESSO 
>>SELETIVO EM 16/12 - Inscriçoes abertas CURSO 
>>SUPERIOR DE TECNOLOGIA - CURTA DURAÇÃO - 
>>PRODUÇÃO MUSICAL
>
>
>
>
>
>
>
>
>Se você não deseja mais receber os comunicados 
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