[ANPPOM-L] Brasil for export

Yo Argentino musicoyargentino em hotmail.com
Qua Fev 1 20:47:50 BRST 2006

Caros amigos,

Acho que a discussão não passa pelo meu caso pessoal. Mas mesmo assim é um
bom exemplo. Eu passei 2 anos trabalhando como professor substituto,
recebendo exatamente R$1200. A escola do meu filho custa R$1200 por mês.
Bom, eu gosto muito de alface, mas quase virei tartaruga...

Durante esse tempo eu poderia ter tentado ir para qualquer universidade que
aceite candidatos sem o diploma na mão (há muitas fora do Brasil). Por que
escolhi ficar no Brasil? Por vários dos motivos que o Silvio fala, e mais
alguns outros. Claro, quando já não dava para pagar as contas ou comprar
alface... aí tive que pensar duas vezes no assunto.

Eu concordo que o salário é ruim. Mas já que isso não tem solução, por que
criar mais entraves? Vejam só quantos motivos há para não ficar no Brasil
(ou trazer gente pro Brasil): 1. Somente pode fazer concurso quem é
brasileiro, 2. Só diploma brasileiro é válido, 3. Só faz concurso quem tem o
diploma na mão, 4. O salário não é bom. Como já falei, em tempo e grana isto
significa vários anos e vários centos de dólares.

Outra coisa, não da para confundir bolsa com emprego. Emprego significa um
vínculo permanente, a bolsa deveria ser um complemento e não a única forma
de se sustentar. Alem disso, quantas bolsas da nossa área foram concedidas
neste último ano?

Saudações,

Damián

Damián Keller
Visiting Assistant Professor of Composition
College of Music
University of North Texas
http://ccrma.stanford.edu/~dkeller