[ANPPOM-L] Helio Gaspari na FolhaX OMB

silvio.ferraz silvio.ferraz em terra.com.br
Dom Jan 15 21:33:57 BRST 2006


O cartório musical está ameaçado 

Está na rua uma boa briga para a defesa dos profissionais tungados por associações corporativas que não entregam serviços e produzem felicidade para suas diretorias. Cidadãos dos sete maiores Estados conseguiram liminares individuais livrando-se da obrigação de pagar anuidades de R$ 90 à Ordem dos Músicos para exercerem o direito de tocar bandolim num botequim.
Em Pernambuco, a Justiça Federal alforriou toda a categoria. Um processo semelhante tramita no Supremo, com três votos a favor e zero contra. A legislação exige que um sujeito que decidiu ganhar a vida tocando música seja membro do sindicato de seu Estado. Em tese, o sindicato cuida para que os artistas não sejam roubados. A Ordem nada oferece além do custeio do enterro dos sócios. A experiência mostra que uma pessoa pode ter a carteirinha sem saber tocar coisa alguma.
O repórter Alexandre Pavan aprendeu dois acordes de piano, desembolsou R$ 260 e conseguiu o babilaque nº 24.321. A capitania juntou 50 mil sócios inscritos, mas só metade deles têm direito a voto. Se isso fosse pouco, o presidente da Ordem, Wilson Sândoli, ocupa a cadeira desde 1964. Rivaliza com Elisabeth 2ª e Fidel Castro, coroados em 1953 e 1959.
Noves fora uma certa simpatia do Dops da ditadura pelas suas opiniões, Sândoli mudou as regras eleitorais da Ordem, ficando fora do alcance das mudanças que o Ministério da Cultura começou a fazer na área. A Ordem quer cassar a carteira do violonista carioca Eduardo Camenietzki, professor da Escola de Música, por conta do conteúdo de um texto que escreveu. Quer proibi-lo de exercer a profissão. Saudades do AI-5. Em defesa do marechal Costa e Silva, ele usou esse tacape contra os jornalistas Antônio Callado e Léo Guanabara, mas voltou atrás dias depois. 


E-mail classificado pelo Identificador de Spam Inteligente.
Para alterar a categoria classificada, visite o Terra Mail 


Esta mensagem foi verificada pelo E-mail Protegido Terra.
Scan engine: McAfee VirusScan / Atualizado em 13/01/2006 / Versão: 4.4.00/4674
Proteja o seu e-mail Terra: http://mail.terra.com.br/ 
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20060115/7ce8e7f0/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L