[ANPPOM-L] resultado da audiência - ensino demúsica nas escolas
jcsnfo em unb.br
jcsnfo em unb.br
Qui Nov 23 21:06:47 BRST 2006
Agora eu comecei a gostar!
É verdade, fico apático, sequer consigo reagir quando alguns verbos são
utilizados.
Precisamos mesmo começar a pensar sobre música nas escolas, educação e
cultura realmente são idissolúveis, concordo plenamente com isso que o
Antunes escreveu, acho mesmo que precisamos pensar alguns valores e, se
for mesmo o caso de repensar, é repensar para melhorar e não para
reutilizar.
Jonas Correia
Quoting Jorge Antunes <antunes em unb.br>:
> Colegas:
>
> Gosto quando vejo, nos documentos de nossa luta, frases e expressões
> como estas:
>
> *Introdução da Música na grade curricular
> *incluir a Música no currículo escolar
> *implantação do ensino de música nas escolas
>
> Acho muito bom o uso destes verbos: introduzir, incluir, implantar.
>
> Fico preocupado quando vejo colegas falarem em "volta da música às
> escolas" ou usarem os verbos: reintroduzir, reincluir, reimplantar.
>
> A educação musical e o ensino da música nas escolas não podem voltar
> a ser como eram nos anos 40-50-60, quando ministrados pelos egressos
> do C.N.C.O. de Villa-Lobos. Formação de orfeões nas escolas devem,
> sim, voltar a acontecer.
> Mas, naquela época acontecia uma total deseducação musical, com aulas
> chatíssimas de "Canto Orfeônico" em que apenas hinos cívicos eram
> trabalhados. As turmas eram divididas em primeira voz, segunda voz e
> ouvintes.
> Também não podemos deixar margem para que o ensino da música nas
> escolas se atenha a métodos Dalcroze, Orff, Kodaly, Martenot e
> Montessori, em que tudo se encaminha para o sistema tonal, com
> alienação total com relação às estéticas pós anos 20.
> Também não devemos dar margem a que tudo se resuma a reuniões de
> porralouquice em oficinas básica de música, com sessões de catárse
> coletiva.
> Discutamos.
>
> Abraço,
> Jorge Antunes
>
>
>
>
>
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