[ANPPOM-L] Re: Olga em Bravo (Carta aberta ao Irineu)

Jorge Antunes antunes em unb.br
Sex Set 1 14:33:54 BRT 2006

Caro Irineu:

Agradeço muito sua mensagem e sua intenção em divulgar meu trabalho na Revista Bravo.
Quero lhe dizer que eu admiro muito sua dedicação à divulgação da música contemporânea brasileira e também seu permanente interesse em divulgar meu trabalho. Sou-lhe grato pelas várias matérias que você escreveu na Folha, por exemplo, dando-me espaço quando de minha luta contra a censura do CCBB.
Esses prolegómenos de elogios a você tem por objetivo salientar que a raiva e a revolta que tenho contra a revista Bravo, não têm nada a ver com você.
Durante anos, entre abril de 2000 e novembro de 2003, sempre enviei meus novos CDs acompanhados de releases, quando eram lançados, para a redação da Bravo. Fui sempre surpreendido pelo descaso da revista. Nada publicavam. Isso acontecia ao mesmo tempo em que CDs de compositores e cantores populares filhos-do-jabá tinham seus novos CDs sempre divulgados na revista, com reproduções da capa e notas. Sei que de lá para cá os jornalistas da revista foram trocados, mas a minha revolta ficou cravada em meu âmago. Quando em 2005 lancei o CD Sinfonia das Diretas alguém me telefonou da redação da Bravo, pedindo que eu enviasse um exemplar do disco porque queria escrever uma nota. Contei essa história que acabei de contar a você, e disse que eu não enviaria o CD novo, de modo algum.
No ano passado apresentei uma série de espetáculos no CCBB (Speculum Brasilis). Minha assessoria de imprensa enviou fartos releases para a revista, mas nada publicaram, nem anunciaram.
Na época fiz uma promessa a mim mesmo. Eu falei com meus botões: "-Um dia um grande acontecimento cultural com minha participação fará com que a Bravo deseje me entrevistar e fazer uma grande matéria sobre mim. Nesse momento vingar-me-ei, esnobarei e direi que cobro cachê pela entrevista."
Não sei se você é free-lancer na revista e vai propor a pauta sobre Olga, ou se foi a própria revista que lhe pautou.
Seja um ou outro caso, peço que você diga aos donos e chefes da revista, que eu cobro por entrevista ou informação para nota informativa. Os preços são: vinte mil reais para pequena entrevista para redação de nota, e oito mil reais para entrevista para redação de matéria de duas páginas.
O meu maior interesse é o de que a revista não aceite minhas proposta se que, então, nada publique.
Minha vingança estará então concretizada: na medida em que a Bravo não publicar sequer uma linha sobre a estréia de Olga, um dos acontecimentos culturais brasileiros mais importantes dos últimos 60 anos, aí então milhares de novos leitores da revista me seguirão na revolta e no boicote à revista.
Abraço,
Jorge Antunes